Como fazer o monitoramento de funcionários que trabalham de forma remota

O monitoramento de funcionários que trabalham fora da agência pode ser implementado de forma fácil. Para isso, é importante ter uma cultura empresarial forte e usar outros recursos que tornam as responsabilidades claras e fáceis de serem acompanhadas. Descubra como fazer isso e estimule a produtividade mesmo de quem está longe.

monitoramento de funcionários

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O monitoramento de funcionários é muito importante para entender o nível de produtividade (individual e da empresa). No caso do trabalho remoto, isso pode se tornar um grande desafio. Afinal, sabemos que cada pessoa tem um temperamento diferente, então, serão necessárias abordagens diferentes para engajar, motivar e estimular melhorias no desempenho de cada um.

Neste artigo, mostraremos como é possível acompanhar o trabalho remoto, que tem se transformado em uma tendência em diversas áreas, incluindo a comunicação. Além disso, em situações pontuais como o isolamento social durante a pandemia de COVID-19, vários dados apontaram para o aumento da produtividade de muitas pessoas que passaram a trabalhar nesse regime.

Confira os principais pontos aos quais você deve ficar atento para conseguir um bom desempenho mesmo com o trabalho a distância, além de oferecer também estrutura e ferramentas adequadas para o bem-estar do seu time. Boa leitura!

Crie uma cultura de responsabilidade para os funcionários home office

O primeiro ponto para monitorar os funcionários que não trabalham dentro da agência está relacionado ao contato do colaborador com a empresa. Se por um lado vestir a camisa da marca já se transformou em uma expressão clichê, por outro é justamente a prática necessária

Por isso, nesse processo que promove a autonomia no trabalho, é importante deixar claro quais são as responsabilidades de cada um. Se alguém é responsável pelo pagamento de contas e da folha de pagamento, por exemplo, é fácil entender a demanda e manter as atividades em dia. Por quê? Porque a função, o prazo e as consequências do atraso ficam muito claras.

A agência deve direcionar o trabalho de cada colaborador e mostrar a importância de todos assumirem suas próprias responsabilidades. Essa é uma prática fundamental porque garante que cada pessoa do seu time consiga desenvolver sua função sem depender de um superior.

Tenha um manual com as práticas para o trabalho a distância

Qual é a melhor forma de documentar posicionamentos e processos da empresa? Escrevendo! Um manual de boas práticas do trabalho home office também contribui para ter clareza do monitoramento. Para isso, é importante que o texto tenha:

  • foco na modalidade de trabalho – se continua sendo necessário cumprir uma carga horária ou se o objetivo passa a ser a entrega de resultados;
  • o direcionamento de condutas para determinadas ações. Por exemplo, se um cliente faz contato pedindo para cancelar a parceria com a agência, quais são as margens com as quais o gerente do projeto pode trabalhar? Alguns imprevistos podem ser pensados com antecedência;
  • clareza a respeito do limite entre o que é responsabilidade do colaborador e o que deve ser repassado para o gerente do projeto ou algum superior;
  • indicadores de desempenho claros, realistas e coerentes (alinhados com o histórico de performance da agência).

Realize reuniões periodicamente, mesmo que online

A área de comunicação conta com uma vantagem em relação a outros segmentos do mercado quando o assunto é o home office: as reuniões. Seja para delegar tarefas, seja para fazer briefings, o time provavelmente já está habituado a participar de reuniões para trazer resultados de campanhas, apresentar relatórios de gestão ou apontar possíveis erros de processos.

Além disso, as metodologias ágeis que o marketing digital herdou do seu parentesco com o pessoal de TI trazem novos desdobramentos para as reuniões. Elas colaboram por meio de apontamentos de sprints, distribuição de tarefas e desenvolvimento incremental dos projetos, permitindo que todos os participantes do time possam produzir sem a necessidade de aguardar a conclusão total da etapa anterior.

Defina a frequência das reuniões e o local em que serão realizadas. Elas podem acontecer na empresa ou em alguma plataforma online, por exemplo. Esse momento é importante não só para entregar novas atribuições aos funcionários que trabalham de forma remota, como também para:

  • entender como o time está se sentindo, a fim de evitar o esgotamento mental da equipe;
  • coletar dicas e insights percebidos pelos colaboradores;
  • receber possíveis reclamações e esclarecer dúvidas;
  • mostrar que a empresa se preocupa com os funcionários, motivando-os e transmitindo segurança.

Então, lembre-se: apesar de as reuniões serem uma excelente estratégia de monitoramento da produtividade e do estado de cada colaborador, esse espaço deve ser aberto para a participação em duas vias, aproveitando o momento para que cada um expresse suas impressões e expectativas em relação ao trabalho.

Acompanhe indicadores para o monitoramento do trabalhador remoto

Caso sua empresa ainda não tenha um software para analisar a gestão, você deve criar outros mecanismos que possibilitem acompanhar os indicadores de forma rápida e eficiente. Com uma tabela já é possível ter uma ideia básica do que está acontecendo. É importante inserir dados como o nível de produtividade e engajamento de cada um, além da prospecção, retenção e satisfação de clientes.

Outro ponto importante a ser analisado são as entregas dentro do prazo. A eficiência da comunicação (que é ainda mais importante no trabalho a distância) também deve ser monitorada, para garantir a fidelidade dos resultados. Por exemplo: se o combinado é transmitir a informação por e-mail toda vez que uma campanha for finalizada, isso deve acontecer, a fim de evitar o desencontro de informações.

Use ferramentas que ajudem no monitoramento de funcionários a distância

Contar com um software de gestão quando se tem colaboradores trabalhando home office é uma grande vantagem. Ele permite uma atualização online em tempo real de todas as atividades. É possível usar quadros como o kanban para organizar as entregas e facilitar a compreensão visual dos colaboradores.

O monitoramento de funcionários é um diferencial para entender o que precisa ser corrigido e incentivado no operacional da agência. No caso dos trabalhadores remotos, essa técnica torna-se ainda mais importante, pois garante que as operações aconteçam com êxito. Com as ferramentas adequadas, como softwares de gestão, essa análise fica ainda mais completa e certeira.

Se você gostou deste artigo e quer entender ainda mais como os funcionários influenciam uns aos outros em ambientes corporativos, leia nosso artigo sobre o efeito manada para entender como evitar esse comportamento no trabalho!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.