Aprenda como monitorar links com 10 ferramentas que todo profissional de SEO precisa conhecer

É essencial monitorar links para que uma estratégia de SEO continue funcionando bem. Assim, é possível rejeitar backlinks de baixa qualidade e analisar o que os concorrentes estão fazendo. Para isso, você pode usar ferramentas como Check My Links, Monitor Backlinks, Linkstant, entre outras.

profissional de SEO

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ao desenvolver uma estratégia de Marketing Digital, é preciso se preocupar com diversos fatores, incluindo o SEO, a experiência do usuário e o posicionamento da sua marca como autoridade.

Afinal, o sucesso nesses aspectos faz com que os usuários encontrem você na internet, desenvolvam um relacionamento com a sua empresa e, por fim, se tornem clientes.

Nesse processo, existe um elemento que merece uma atenção especial: os backlinks. Eles podem enriquecer a experiência do usuário e mostrar aos buscadores que o seu conteúdo tem qualidade.

Por outro lado, se estiverem quebrados ou forem de baixa qualidade, eles podem fazer você perder pontos tanto com o usuário quanto com os mecanismos de busca.

Tudo isso reforça a necessidade de adotar boas práticas e monitorar links. Mas como fazer esse monitoramento? Neste post, vamos indicar algumas ferramentas que facilitam esse trabalho.

Continue lendo para ficar por dentro do assunto!

Por que backlinks são importantes?

Backlinks são os links que um conteúdo seu recebe. Eles podem ser internos, relacionando as páginas do seu blog umas com as outras, ou externos, quando outros domínios fazem referência ao seu conteúdo.

Os termos link e backlink se referem à mesma coisa, e o uso de um ou do outro depende do referencial. Por exemplo, este post contém vários links, mas cada um deles é considerado backlink do ponto de vista dos conteúdos de destino, sejam internos, sejam externos.

Quando se faz um bom trabalho de link building, o usuário continua navegando no blog, o que ajuda a diminuir a taxa de rejeição e a aumentar o número de sessões e a quantidade de páginas por visita.

Backlinks externos, que fazem parte de uma estratégia de SEO off page, ajudam os buscadores a entender que determinado conteúdo realmente tem qualidade. Ou seja, tais links de outros domínios podem ajudar seu site ou blog a alcançar uma boa posição nas páginas de pesquisa.

Além disso, os links enriquecem a experiência do usuário, já que o ajudam a se aprofundar em certos assuntos que ele ache mais interessantes.

Como se não bastasse, backlinks ajudam a trazer tráfego qualificado para as suas páginas. Afinal, quem clica neles já está interessado no assunto e tem vontade de continuar se informando. Ou seja, é um usuário com grandes chances de se tornar um lead e, em seguida, um cliente.

Já que os backlinks são tão importantes, isso nos leva à seguinte questão: como monitorá-los?

Como monitorar links? Confira 10 ferramentas!

Seria impossível monitorar os links do seu blog manualmente, mas ainda bem que existem ferramentas que simplificam muito essa tarefa. É sobre algumas delas que falaremos agora, acompanhe!

1. Check My Links

O Check My Links é uma ferramenta muito fácil de usar, começando pelo fato de que é uma extensão para o Google Chrome. Depois de instalá-lo, seu ícone fica disponível ao lado da barra de endereços.

Para verificar os links do seu site, basta acessá-lo e, em seguida, clicar sobre o botão da ferramenta. Ela vai destacar com a cor verde os que estão funcionando corretamente e com vermelho os que estão quebrados.

Check My Links

Com o Check My Links, você pode encontrar com facilidade os links que estão quebrados e prejudicando a experiência do usuário e o SEO do site.

Inclusive, essa ferramenta pode ser útil para uma estratégia de backlinks externos. Por exemplo, vale a pena visitar o blog de um potencial parceiro e conferir os links dele.

Se algum link não estiver funcionando, você pode fazer contato com o responsável e convidá-lo a linkar para um conteúdo seu, o que resolve o problema do link quebrado. Ou seja, a estratégia é boa para as duas partes.

2. Monitor Backlinks

Está claro para você que não é bom ter backlinks ruins apontando para as suas páginas, certo? Afinal, se eles não estiverem de acordo com as diretrizes de qualidade do Google, podem afetar a opinião do buscador em relação ao seu site.

Mas como saber da existência desses links? O Monitor Backlinks facilita essa tarefa, oferecendo informações sobre cada novo backlink que esteja apontando para o seu site.

Monitor Backlinks

Além de indicar a origem e o destino do link, a ferramenta mostra qual é a autoridade do domínio, indicando o nível de relevância de um site em sua área.

Se você configurar seus concorrentes no painel da ferramenta, ainda é possível monitorar os backlinks que eles conquistam. Esse benchmarking pode ajudar muito na elaboração de estratégias de SEO.

De quebra, o Monitor Backlinks ainda permite monitorar palavras-chave e o rankeamento delas nos motores de busca.

3. Linkstant

Linkstant é uma ferramenta simples que tem o objetivo de alertar você sobre cada novo link que está apontando para o seu site. Seu diferencial é que ela promete fazer isso de maneira imediata. Mas qual é a vantagem dessa rapidez na notificação?

O site da ferramenta explica que isso ajuda a manter você e o time de Marketing motivados, uma vez que é bom saber que há domínios de qualidade linkando para o seu site.

Além disso, é importante saber como está sua imagem nas redes sociais. Afinal, você pode ser citado de maneira tanto positiva quanto negativa, e é essencial estar pronto para proteger a reputação da sua marca com rapidez.

Linkstant

4. Linkody

Linkody é outra ferramenta que pode ajudar você a fazer benchmarking para melhorar sua estratégia de backlinks. Afinal, ela monitora não apenas os seus links, mas também os da concorrência.

Aliás, esse monitoramento é tão bom que a ferramenta envia alertas a cada novo backlink conquistado pelo concorrente. Comparando seus links com os de outro domínio, é possível descobrir motivos para uma estratégia de SEO não estar funcionando como você gostaria.

Linkody

5. Ubersuggest

Quando falamos em monitorar links, não devemos ficar limitados apenas aos nossos, já que é possível aprender muito ao observar os dos concorrentes.

Por exemplo, ao acompanhar os backlinks da concorrência, você tem a oportunidade de encontrar potenciais parceiros, ou seja, blogs que poderiam achar vantajoso ter um guest post seu. Esse acompanhamento também ajuda a identificar tendências e a definir os melhores temas para o seu calendário editorial.

O Ubersuggest é conhecido por ser uma ótima ferramenta de pesquisa de palavras-chave, mas ele também oferece funcionalidades voltadas para o monitoramento de backlinks. Depois de informar o domínio, você visualiza informações relacionadas com palavras-chave, tráfego, domain score e backlinks.

Ubersuggest para backlinks

Nessa tela, ao clicar sobre a área que informa a quantidade de backlinks, você acessa um relatório relacionado aos links que estão apontando para as páginas do seu site ou blog. Entre outras coisas, é possível verificar a origem de cada link, bem como a autoridade do domínio de origem.

Ubersuggest indicando origem dos backlinks

6. Ahrefs

Seguindo a lógica do Ubersuggest, o Ahrefs também é uma ótima ferramenta para monitorar os backlinks da concorrência. Em seu site, a ferramenta afirma ter o maior índice de links ativos do mundo, reunindo nada menos que 14 trilhões deles em sua base de dados.

Os robôs do Ahrefs analisam 4 bilhões de páginas a cada 24 horas, o que resulta em informações de qualidade para quem quer fazer um bom benchmarking.

Ahrefs

7. Majestic SEO

O Majestic SEO é uma ferramenta completa de SEO que, entre outras coisas, permite monitorar backlinks. Mas ele ainda oferece funcionalidades diferenciadas que ajudam a analisar o contexto em que um link está.

Por exemplo, é possível ler parte do texto que está antes e depois do texto âncora, o que é útil para entender o contexto em que seu conteúdo está sendo linkado.

Como você pode perceber na imagem, o dashboard oferece informações bem detalhadas que ajudam a analisar a qualidade de cada link que está apontando para os conteúdos do seu blog.

Majestic SEO

8. SEO PowerSuite

SEO PowerSuite é uma ferramenta que permite analisar de maneira bem criteriosa os backlinks de um site. Além disso, ao encontrar links de baixa qualidade, ele permite até mesmo rejeitá-los, como forma de proteger a reputação do seu blog do ponto de vista dos buscadores.

SEO PowerSuite

9. Kerboo

O Kerboo combina várias fontes de dados para oferecer uma visão completa dos links que apontam para o seu site. Além disso, ele apresenta, em forma de gráfico, o potencial de risco de um backlink e oferece opções como “Aprovar”, “Investigar”, “Remover”, entre outras.

Kerboo

10. SEMrush

O SEMrush, assim como algumas outras ferramentas citadas neste conteúdo apresenta uma vasta gama de funcionalidades e, sem dúvida, a sua seção focada em análise de backlinks é uma das mais completas desta lista.

Por meio do SEMrsh é possível acompanhar o mais novos backlinks recebidos, os principais domínios que fizeram essas linkagens, a sua natureza (se não bons ou tóxicos) e muito mais.

Além disso, é possível realizar uma auditoria completa desses links, em que a ferramenta indicará a nocividade dos links, o que fazer com os links considerados tóxicos e quais as principais páginas de destino do seu site.

Backlinks SEMrush

Como ficou claro no decorrer deste conteúdo, monitorar links é uma atividade fundamental para que uma estratégia de Marketing de Conteúdo funcione bem. Assim, você pode rejeitar links de baixa qualidade e analisar as táticas dos concorrentes para não correr o risco de ficar para trás.

Já que estamos falando sobre analisar a concorrência, continue se informando sobre o assunto e confira nosso kit de Análise de Concorrentes Digitais!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.