Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 22 de agosto de 2018. | Atualizado em 28 de junho de 2019


A estratégia focada na produção de conteúdo de qualidade é uma das mais utilizadas por empresas que buscam se firmar no meio digital. Ainda não está convencido de que ela pode ser ideal para o seu negócio? Confira este artigo com 6 motivos para adotar o marketing de conteúdo!

Você já notou como a ampliação do alcance da internet vem remodelando os hábitos e comportamentos das pessoas?

Hoje, é quase impossível encontrar alguém que não consuma diariamente algum tipo de conteúdo online. Não é de se espantar, portanto, que o mercado acompanhe essas mudanças.

Em sua 4ª edição, a pesquisa Content Trends revelou que 73% das empresas entrevistadas já adotam o marketing de conteúdo como estratégia.

Entre aquelas que não praticam essa modalidade, 61,8% afirmam ter pretensão de investir nesse sentido no futuro.

Mas por qual razão esse tipo de investimento se tornou uma tendência tão forte? É o que vamos abordar neste texto. 

Prepare-se para conhecer 6 motivos irrecusáveis para investir em marketing de conteúdo!

1. Otimiza o rankeamento no Google

Não é novidade que, para sobreviver à alta competitividade presente no mercado, uma marca precisa ter uma forte presença na internet.

Um dos pontos-chave para isso é o rankeamento realizado pelo Google, que leva em consideração diversos fatores. Se você quer que o seu site apareça nos primeiros resultados de uma busca orgânica, o marketing de conteúdo é essencial.

Isso acontece porque, além de considerar a autoridade do domínio e outros quesitos, o Google dá extrema importância à produção de material variado e de qualidade, o que é exatamente um dos pilares do marketing de conteúdo.

Diante disso, ao adotar essa estratégia, sua empresa passa a ser mais relevante para o algoritmo do site de buscas, que define o ranking dos resultados de pesquisa.

Dá para entender a dimensão dessa oportunidade? Só no Google, são realizadas mais de 100 bilhões de pesquisas por mês.

Pode ter certeza de que sua persona está inserida nesse número impressionante. Então, utilizar as práticas mais eficientes pode garantir que seus serviços serão encontrados em, pelo menos, algumas dessas buscas.

2. Potencializa a autoridade de sua marca

No primeiro tópico, citamos a autoridade como um dos critérios para um bom rankeamento no Google, mas é preciso entender que sua importância vai além.

Vivemos a era do Marketing 4.0, que é definido por Philip Kotler como um período em que o consumidor tem cada vez mais dúvidas em relação à confiabilidade das empresas.

Sendo assim, atingir o status de autoridade no assunto é imprescindível para que sua marca conte com a confiança e fidelidade dos consumidores.

Ok, mas como o marketing de conteúdo colabora para que esse objetivo seja atingido? Trata-se de um processo relativamente simples, mas que exige planejamento e disciplina.

A autoridade de que estamos falando é gerada a partir do conteúdo produzido pela marca. Seja pelo uso de redes sociais, blogs ou outro canal de mídia, o ponto é que o material deve ser consistente em transmitir à persona um senso de que ela pode contar com a empresa para questões de determinados assuntos.

Como o marketing de conteúdo pode gerar autoridade para a marca?

Como mencionado, atingir esse objetivo exige disciplina, já que não é algo que acontece do dia para a noite.

Vamos dizer, por exemplo, que a sua empresa esteja inserida no mercado imobiliário. Provavelmente, uma pessoa que nunca ouviu falar da imobiliária pensará duas vezes antes de considerar fechar um negócio.

Agora, vamos imaginar que a empresa tenha adotado boas práticas de marketing de conteúdo, produzindo posts educativos com frequência e oferecendo respostas às dores da persona.

Se o material é qualificado e com potencial de engajamento, é natural que, após um certo período, o cliente tenha a confiança de que pode contar com a empresa para resolver seus problemas.

Assim, uma vez que a persona tenha sido atraída para o seu conteúdo, você tem a possibilidade de nutri-la com um material educativo e, assim, direcioná-la desde o topo do funil de vendas até o momento da tomada de decisão de compra.

Kit Planejamento do Funil de VendasPowered by Rock Convert

3. Diminui os custos envolvidos no marketing

Uma estratégia que apresenta tantos atrativos e possibilidades deve ter um custo elevado, correto? Errado!

Na verdade, o marketing de conteúdo custa 62% menos que o tradicional, e ainda gera 3 vezes mais resultados.

Os baixos custos têm relação direta com a simplicidade do conceito. Basta obter um domínio, criar um blog e começar a produzir material que você já estará dando seus primeiros passos na modalidade.

Claro, isso não significa que fazer tudo de qualquer maneira vai trazer resultados. É preciso contar com um plano de marketing bem definido e alinhado à persona.

Investir em marketing de conteúdo é, portanto, uma excelente opção para empresas de médio porte ou que não disponham de muitos recursos para gastar

No Content Trends 2018, 74,7% das empresas consideradas médias declararam estar ao menos moderadamente satisfeitas com a adoção das práticas.

Na mesma pesquisa, a falta de recursos foi apontada apenas por 13,5% dos respondentes como um obstáculo para a adoção da estratégia.

4. Possibilita a melhoria de outras estratégias

Pensa em implementar o marketing de conteúdo em sua empresa, mas não quer deixar de lado a expansão de suas redes sociais? Não existem motivos para se preocupar.

A geração de conteúdo é uma prática que beneficia todas as frentes de atuação da sua estratégia de marketing digital. Não por acaso, o blog é considerado um dos canais mais importantes para essa abordagem.

A Content Trends 2018 mostra que empresas que contam com um blog ativo conseguem praticamente o dobro de visitas do que aquelas que ignoram esse canal.

E sabe o melhor disso? O que é postado em um blog pode ser facilmente replicado em redes sociais ou campanhas de email marketing.

Assim, com pequenas adaptações, você pode usar o mesmo conteúdo para ativar seus contatos por diferentes meios.

Aliás, os posts em redes como Instagram e Facebook são indicados por 74,6% dos usuários como o meio favorito para o consumo de conteúdo.

Ou seja, é bastante provável que você consiga aumentar consideravelmente o seu número de seguidores. O mesmo funciona no caso contrário.

Posts em redes sociais são excelentes formas de engajar sua persona e encorajá-la a acessar o blog da empresa.

5. Permite educar o mercado sobre um produto ou serviço

O lançamento de novos produtos e serviços ou sua introdução em novos mercados pode ser um desafio e tanto para as empresas.

Muitas vezes, trata-se de algo muito específico ou com certo grau de resistência do público consumidor. Com a utilização do marketing de conteúdo, sua marca tem a possibilidade de quebrar essas barreiras.

Deixando de lado práticas do marketing convencional, frequentemente consideradas invasivas pelo consumidor, é possível executar um planejamento para ganhar a confiança do público. 

Com posts periódicos em blogs e redes sociais, pouco a pouco, a marca pode introduzir o produto à persona.

Dessa maneira, um público que, antes, desconhecia seu produto ou serviço, pode conhecer melhor suas aplicações e funcionalidades.

Então, cabe à sua equipe de marketing produzir um material educativo e engajador, que consiga educar a persona sobre o mercado e demonstrar como a empresa pode ajudar a sanar suas dores.

6. Aumenta o volume de vendas

Para vender seus produtos ou serviços, uma empresa tem que cumprir alguns requisitos. Ela precisa ser encontrada pelo cliente, contar com a confiança do público e educar a audiência sobre o que ela tem a oferecer. 

Todas essas premissas são alcançadas com a aplicação eficiente de uma estratégia de marketing de conteúdo.

A geração de leads, que é essencial para a construção de uma base sólida de consumidores, é um dos fatores potencializados. Empreendimentos que adotam a abordagem de criação de conteúdo conseguem gerar até 3,7 vezes mais leads do que aqueles que se limitam ao marketing convencional.

Com o maior número de leads, a taxa de conversão tende a também ser otimizada. De fato, uma pesquisa indica que a conversão de clientes em negócios que aplicam o marketing de conteúdo é até 6 vezes maior.

Se o seu objetivo é aumentar o volume de suas vendas, essa pode ser a solução que você procurava.

Investir em marketing de conteúdo é uma tendência crescente em empresas de todos os tamanhos.

Com o aumento constante do consumo desse tipo de material na internet, as marcas têm uma oportunidade de ouro para atrair e engajar visitantes, a fim de, eventualmente, transformá-los em clientes fidelizados.

Os benefícios dessa modalidade vão desde o seu baixo custo até o alto nível de eficiência que pode ser alcançado.

Para atingir o resultado esperado, é essencial se manter ligado nas tendências do marketing digital e conhecer a fundo o perfil do público que a sua marca almeja alcançar.

E aí, o que achou dos motivos apresentados no artigo? Concorda que o marketing de conteúdo pode ser de grande ajuda para o seu negócio? Quer saber como começar? Dê uma olhada neste e-book gratuito que ensina os primeiros passos para você montar sua estratégia!

marketing de conteudo primeiros passosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *