Motivos para usar WordPress

Tem um website? Descubra 11 motivos para usar o WordPress e melhorar os seus resultados

Fazer com que o seu site tenha uma boa performance é fundamental para o sucesso da sua estratégia online, confira neste post 11 motivos para que você use o WordPress e obtenha resultados melhores!

Se você está começando a construir seu primeiro website, WordPress é inevitavelmente um nome que você se deparou. Eu o recomendaria para quase qualquer pessoa que tenha algum tipo de site.

Mas antes de entrar nos principais motivos para usar o WordPress, quero esclarecer qualquer equívoco sobre a plataforma.

O que exatamente é o WordPress?

Você não hospeda seu website com o WordPress. Você ainda precisará encontrar um provedor de hospedagem na web para esse serviço.

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (abreviação do inglês CMS). É uma ferramenta robusta para criar e administrar seu website. Blogs, websites, sites pessoais e lojas de comércio eletrônico podem se beneficiar usando o WordPress.

Essa plataforma é executada online, o que significa que você não precisa fazer download de nenhum software no seu computador para usá-la.

Então agora que você tem um melhor entendimento do que é o WordPress e o que ele faz, é hora de falar sobre o porquê ele é tão bom. Eu vou aparecer com 11 razões do porque você deve usar essa plataforma para o seu website.

No final dessa publicação, tenho certeza que você ficará convencido que WordPress é o melhor CMS para você.

1. Confiabilidade

Você não quer correr nenhum risco quando se trata de gerenciar seu website. As vezes, observar a quantidade de pessoas que utilizam uma plataforma é o melhor jeito de determinar a sua confiabilidade.

De acordo com um recente estudo da Kinsta, o WordPress domina o mercado do CMS.

WP ranking

O WordPress controla 60% do mercado de CMS. O Joomla é o segundo da lista, com uma porcentagem 12 vezes menor que o WordPress.

Além disso, o WordPress tem poder sobre 34% de todos os websites do mundo. Números como esses são, no mínimo, desconcertantes.

Se a plataforma não fosse confiável, não seria tão usada. Sites de grandes nomes como TED, TechCrunch, UPS, e CNN usam o WordPress.

A cada mês, cerca de 70 milhões de novas postagens são publicadas no WordPress. Essas postagens geram cerca de 77 milhões de novos comentários no mesmo período de tempo.

Considerando o fato de que o WordPress é usado por cerca de um terço dos websites ao redor do mundo, é seguro dizer que o seu site estará em boas mãos se usá-lo também.

2.Grande apoio

Como o WordPress é usado por várias pessoas ao redor do mundo, ele conta com guias, tutoriais e recursos que podem ser encontrados online. Você pode aproveitar os fóruns do WordPress, nos quais é possível se comunicar com outras pessoas que usam o CMS mais popular do planeta.

Além dessas opções, você também pode conseguir ajuda e suporte diretamente da equipe de suporte do WordPress.

Se você tem o plano pago do WordPress, você terá acesso livre ao chat de suporte durante 24 horas de segunda a sexta. Se você é um daqueles que tem planos de negócios ou de comércio eletrônico, você pode encontrar chats de bate papo ao vivo de agentes até nos finais de semana.

Com isso dito, é importante notar que esse recurso não poderá ajudar você em nenhum aplicativo de terceiros que você esteja usando em seu site do WordPress.

Mas, como mencionado anteriormente, você pode facilmente achar ajuda com isso em um fórum da comunidade ou se guiar por outro site. Definitivamente, não há escassez de recursos de “como fazer” do WordPress na internet.

3.SEO-amigável

O SEO pode criar ou destruir o sucesso do seu website. Então, é algo que você precisa começar a focar desde a inserção do seu site.

O WordPress torna isso fácil tendo algumas ferramentas internas que informam como o seu conteúdo é otimizado para SEO.-amigável. Apesar de que a maioria vai desejar um upgrade das ferramentas básicas de SEO e instalar um plugin para WordPress SEO.

Se você está interessado nisso, o Yoast SEO é uma boa opção para você considerar.

Yoast

Esse plugin é ótimo pois, possui uma versão grátis que você pode experimentar para se familiarizar com o funcionamento. Mas é fortemente recomendado que adquira o Yoast SEO Premium.

A versão paga desse plugin dá acesso a mais palavras chaves, frases e termos relacionados. Ele também vai monitorar automaticamente suas páginas mais importantes e enviará uma notificação para você, se estiver passado muito tempo entre as atualizações.

Aumentando para o plugin premium, ele dará insights de conteúdos, sugestões de links internos, e uma experiência sem anúncios, entre dezenas de outros benefícios.

4.Flexibilidade

O WordPress pode ser profundo e complexo ou simples, como você desejar que seja.

Você tem a opção de usar somente a versão básica da plataforma para publicar seus posts no blog, ou, no outro lado do espectro, você pode usar para o seu site de negócios e adicionar dispositivos e plugins para adicionar funcionalidade.

Quase tudo que você quer fazer com seu website pode ser realizado com o WordPress.

Novamente, pode ser que você precise instalar um plugin ou aplicativo de terceiros para isso acontecer, mas as possibilidades ainda estão lá.

A flexibilidade do WordPress também se aplica ao tipo de pessoa que o usa. Não, eu não estou falando sobre você conseguir tocar seus dedos do pé ou não. Estou me referindo ao seu nível de experiência técnica.

Novatos, desenvolvedores e todos que estão entre eles, podem usar o WordPress. Como você usa isso e quais recursos você quer aproveitar será totalmente para você.

5.Segurança

No geral, o WordPress é uma plataforma segura e protegida. Mas isso não significa que você está completamente vulnerável dos ataques maldosos, hackers e malwares no seu website.

Por sorte, o WordPress torna fácil para você aprimorar a segurança do seu site com recursos como proteção por senha para o conteúdo da pasta.

Mantendo a versão do seu WordPress atualizada, também combaterá erros e potenciais ameaças de segurança.

Também é fácil habilitar um certificado SSL para seu site em WordPress. Na maioria das vezes você pode conseguir isso do seu serviço de hospedagem na web.

Como funciona SSL

Essa é uma maneira simples e eficaz para aumentar a segurança do seu site em WordPress.

Além do mais, existem outras medidas que você pode tomar para garantir a segurança do seu site. É recomendado instalar um plugin de segurança WordPress.

Adicionar um desses ao seu site é como construir um fosso ao redor da sua casa. Claro, as portas podem estar trancadas, mas a camada adicionada tornará a entrada de intrusos na parede bem mais difícil.

Você também pode obter etapas proativas instalando um plugin de backup do WordPress.

Se em algum momento o seu site for comprometido de alguma forma, você não quer perder todo o seu conteúdo e dados. O plugin tornará fácil para você recuperar caso algo esteja errado no seu website.

Você pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 O que fazer depois de instalar o WordPress: checklist completo – Rock Content
👉 Curso de WordPress Grátis da Universidade Rock Content
👉 Wix ou WordPress: conheça as principais diferenças e saiba escolher
👉 WordPress SEO: quais os melhores plugins e como otimizá-los

6.Criação simplificada de conteúdo

Começar um novo site em WordPress é tão fácil, qualquer um pode fazer isso. Você pode configurar tudo somente com alguns cliques.

Quando o seu site estiver no ar, tudo que você precisa fazer é navegar até a seção de “postagens” do menu do painel. Feito isso, você estará apto para encontrar tudo o que você precisa para escrever e publicar uma nova publicação no blog.

Você encontrará editores de texto, ferramentas de formatação e maneiras de fazer upload de arquivos de vídeo.

Como você aprenderá rapidamente, todo o processo de criação de conteúdo do WordPress é muito direto. Então você não terá nenhuma desculpa para faltar nesse departamento.

Após o seu conteúdo ser publicado, você não terá que pular etapas para editá-lo em frente. Tudo o que você precisa fazer é procurar a postagem e realizar mudanças ou atualizações usando o editor visual.

Quando uma mudança for feita, basta clicar no botão “salvar” e a nova versão do conteúdo irá ao ar instantaneamente.

7. REST API

A maioria do que falamos hoje foi voltado para iniciantes no WordPress. Mas a plataforma também possui muitos recursos avançados.

Se você é um desenvolvedor, ficará feliz em saber que o WordPress possui um REST API, que permite que você compre aplicativos usando a plataforma.

REST API

Por exemplo, você poderia criar um plugin customizado para uma nova experiência de painel administrativo. Ou talvez você queira fazer mudanças no front-end.

Com o WordPress REST API, você não é forçado a escrever aplicativos em PHP. Você pode usar qualquer linguagem de programação que tem habilidade para fazer solicitações HTTP.

Mesmo se você não tiver ideia do que estou falando aqui, pode ser algo que você aprenda ou venha a se interessar durante a estrada. Ou talvez, você trabalhará eventualmente com um desenvolvedor para criar um aplicativo.

De qualquer maneira, é bom saber que aquilo é uma opção à sua disposição se você usar o WordPress.

8.Otimizado para velocidade

Sites lentos são inúteis. O WordPress sabe disso, então ele tem ferramentas específicas e elementos que você pode aproveitar para acelerar o seu site.

Por exemplo, você pode instalar um tema leve que não vai pesar seu código. Você pode adicionar um plugin para reduzir o tamanho de seus arquivos de imagens.

Aproveite as opções de compactação Gzip, armazenamento em cachê avançado, e redução de arquivos CSS e arquivos JS.

Se você usa ferramentas como as dos exemplos citados acima, você pode reduzir drasticamente a velocidade de carregamento da página do seu website. Isso reduzirá suas taxas de rejeição, melhorará a experiência do usuário e aumentará as conversões do seu site em WordPress.

9.Preços acessíveis

O WordPress é um recurso aberto e livre para usar. Então você pode sair sem pagar nada, se você quiser.

Mas, se você fizer mais do que um site pessoal básico, você definitivamente vai querer uma atualização para o plano pago. Os preços e tipos de planos são os seguintes:

Planos WordPress

Como você pode ver, você possui um monte de opções para escolher.

Incluindo a versão grátis, existem seis opções de assinatura no total. Estes variam de U$ 3 a U$45 por mês.

Se você estiver disposto a pagar pelo WordPress, eu nem me incomodaria usando o plano blogger ou pessoal. Iria direto para o Premium.

Por apenas alguns dólares a mais, os benefícios adicionais que você terá compensarão o preço.

Porém, se você quer características adicionais como a de integração com o Google Analytics e plugins personalizados, você vai precisar do plano de negócios, no mínimo.

Isso se relaciona ao que discutimos anteriormente nos termos de flexibilidade.

O WordPress tem planos que atendem às necessidades de praticamente qualquer tipo de site. Todos eles são totalmente acessíveis. Até o plano mais caro custará apenas U$ 540 por ano. Mas suponho que a maioria de vocês será capaz de gastar menos que isso.

10.Multilíngue

O WordPress tem um alcance global. Possui mais de 160 idiomas em todo o mundo. Então, você estará apto a criar um site para alcançar um bom público global.

Dito isso, vale a pena notar que o inglês é a língua mais popular usada no WordPress.

71% de todos os blogs publicados na plataforma estão escritos em inglês.

Mas é legal saber que se você quiser utilizar outros idiomas, o WordPress torna isso fácil para você.

11.Integrações simples

Como foi mencionado ao longo da lista, o WordPress é compatível com toneladas de diferentes ferramentas de terceiros.

Além de widgets e plugins, você também pode integrar coisas como software de e-mail, abas de pagamento, Google Analytics, e muitos outros componentes que talvez você precise para obter um site totalmente funcional e operacional.

Ferramentas de terceiros são feitas com o WordPress em mente. Como a plataforma CMS é muito popular, essas outras empresas sabem que seus clientes atuais e potenciais podem usá-la para configurar seus sites.

Logo, você não precisará abandonar as plataformas e os recursos com os quais está familiarizado depois de criar um site do WordPress.

Conclusão

O WordPress é a plataforma CMS mais popular do mundo.

Tenho certeza que você aprendeu com este guia, e isso não aconteceu por engano. Não importa se você está comprando seu primeiro website sem nenhuma experiência, ou se você é um desenvolvedor veterano — você deve usar o WordPress no seu site.

Não há nenhum outro sistema de gerenciamento que eu recomendaria tão bem quanto o WordPress.

Se você ficou interessado em criar, hospedar e gerenciar o seu website em WordPress, a Rock pode te ajudar. Clique aqui e conheça o Rock Stage!

criar blog gratuitamentePowered by Rock Convert

Este artigo foi escrito pelo site QuickSprout.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo