Conheça as principais ferramentas de SEO da Moz e veja como elas podem ser usadas na sua estratégia

Moz é uma plataforma completa que permite analisar o SEO de uma página e de que forma ele pode ser melhorado. Com uma seleção relevante de funcionalidades, os sites e as páginas podem ser melhorados e analisados a partir de uma seleção grande de detalhes de desempenho.

Moz

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Conseguir bons resultados em motores de busca é praticamente um objetivo em comum de todos que gerenciam sites, e-commerces e blogs.

Em estratégias de conteúdo, o SEO faz toda diferença para um alcance maior diante do público. No trabalho de desenvolvimento desse desempenho, ferramentas como a Moz podem ajudar a conquistar mais visibilidade.

Otimizar um site requer esforços contínuos, indo muito além da análise pontual. Esse monitoramento nunca pode ser pausado, e para que isso seja possível não se pode abrir mão de uma solução especializada.

A Moz é uma das plataformas de análise de SEO mais importantes do mercado, permitindo um estudo completo sobre todos os detalhes do desempenho de páginas.

Neste post falaremos um pouco mais sobre a Moz e como ela funciona. No conteúdo você encontra os tópicos:

Continue a leitura para entender melhor a importância dessa solução!

O que é a Moz?

A Moz é uma plataforma que integra diversas ferramentas de análise de SEO para páginas da web.

Em um ambiente só, é possível aproveitar uma série de funcionalidades que ajudam a entender o desempenho de um site — a partir das informações relacionadas à sua performance diante dos motores de busca.

Hoje, a Moz é considerada uma das principais soluções da categoria. Como plataforma, o funcionamento da Moz é bem simples e tem um papel totalmente analítico.

Os usuários inserem as informações sobre o site, como a URL, podendo ser de uma página específica também, e então o sistema retorna um amplo volume de dados relacionados às informações de SEO.

A partir daí, com uma visão analítica, é possível detectar insights de melhoria e ajustes.

Essa parte de análise talvez seja o ponto central do uso da Moz, mas o mais interessante é que, como solução, ela não se limita a uma solução analítica sobre páginas.

A proposta é ser, de fato, uma plataforma de suporte ao desenvolvimento de estratégias de conteúdo e de otimização para motores de busca. Por isso, há uma seleção técnica de funcionalidades voltadas a esses objetivos.

Quais recursos a Moz oferece?

A Moz é uma plataforma voltada para qualquer profissional que trabalhe com sites e estratégias de Marketing de Conteúdo, sempre com foco em desempenho.

A ideia é analisar parâmetros de SEO e entender como os sites conseguem se enquadrar. O que permite essa abrangência é justamente a seleção de recursos que a plataforma oferece.

Por isso, empreendedores, agências de comunicação, freelancers e companhias que têm áreas de Marketing integradas podem conseguir ótimos resultados utilizando a Moz. São funcionalidades completas e que permitem ir além da análise básica de desempenho do site.

Ao aplicar o uso da Moz na rotina de Marketing, ela se encaixa perfeitamente nos cenários de planejamento estratégico e de análise contínua de resultados.

Para entender isso melhor, confira a seguir os principais recursos encontrados nessa solução.

Keyword Explorer

Keyword Explorer
Fonte: Moz

Uma das principais funcionalidades da Moz é a ferramenta Keyword Explorer, sua versão para a pesquisa e análise de palavras-chave. Com ela é possível entender dados estatísticos dos termos desejados, ter informações sobre seu desempenho e entender a relevância no seu segmento.

A busca pode ser feita com diversos filtros personalizados, o que ajuda a ter retornos ainda mais refinados e precisos.

Quanto às métricas sobre as palavras-chave, as principais que podem ser analisadas em detalhes são CTR orgânica, potencial, oportunidade, dificuldade, relevância e volume.

Link Explorer

Link Explorer

Essa ferramenta tem uma finalidade simples: avaliar a relevância de um site na web.

Para isso, basta inserir a URL e então ter acesso a um relatório com uma pontuação de importância daquele site, o que é medido por citações, em uma análise que simula o algoritmo de rankeamento do Google.

Como a própria Moz sugere, o Link Explorer é ideal para avaliar possíveis sites para propor guest posts e parcerias em estratégias de backlinks.

Assim, uma análise prévia garante a seleção ideal daqueles sites de grande relevância e que podem gerar tráfego qualificado, especialmente se esses sites tiverem conteúdos interativos que possam resultar em backlinks.

Fresh Web Explorer

Fresh Web Explorer
Fonte: Moz

Que tal monitorar em tempo real uma palavra-chave importante para sua estratégia?

Alguns termos com alto volume de buscas estão o tempo todo gerando oportunidades e aparecendo em diversos conteúdos, desde blog posts até títulos e descrições de produtos.

Mais do que essas palavras-chave, especialmente para estratégias de e-commerce, é possível também usar o Fresh Web Explorer para acompanhar menções à marca ou até mesmo a assuntos importantes. São várias formas de uso, para diferentes finalidades no Marketing Digital.

On-Page Grader

On-Page Grader
Fonte: Moz

Pensar em um site da maneira ampla é importante, mas a análise On-Page, ou seja, específica para cada página, também tem um importante peso, especialmente em duas situações: em posts, nas estratégias de Marketing de Conteúdo, e em páginas que geram conversões, como landing pages.

Por isso, o On-Page Grader tem a finalidade de possibilitar essa análise para cada página, mostrando um suporte para melhorar o tráfego captado e, consequentemente, o rankeamento.

A funcionalidade mostra oportunidades de melhoria com link building e aponta possíveis erros.

Crawl Test

A funcionalidade Crawl Test rastreia URLs e analisa todos os links presentes naquele endereço, realizando o máximo de observação de até 3 mil links.

A proposta é gerar um relatório completo e aprofundado mostrando todos os detalhes desse link building, apontando o desempenho de cada um, quais estão quebrados, além de outras informações.

O relatório chega por email para o usuário, em um arquivo muitas vezes extenso, mas fundamental e que pode ser uma base para uma análise dos links daquele site.

Rank Tracker

Ferramenta simples, mas muito útil, a Rank Tracker analisa uma página para definir rankings tanto para as páginas que ele contém quanto para as palavras-chave.

Assim, em listas objetivas é possível saber quais são as páginas mais bem avaliadas do site e quais termos têm maior volume de buscas, o que consequentemente também testa a sua eficácia para a estratégia.

Moz Rank

O Moz Rank analisa as páginas e sites, indicando o impacto e a relevância por meio da popularidade de links presentes nesses ambientes.

Assim, há uma pontuação específica que varia de acordo com dois parâmetros: a quantidade e a qualidade de páginas que linkam para esses endereços na web.

Moz Trust

O Moz Trust é parecido, mas é focado na relevância de páginas na web. Seu parâmetro de pontuação para o ranking é avaliando quem menciona esses links, ou seja, quanto maior a credibilidade de quem os integra, maiores suas chances de subir no rankeamento.

Domain Authority e Page Authority

O Domain Authorityé uma métrica criada pela Moz para avaliar a importância de um site na web, enquanto o Page Authority faz a análise das páginas que estão dentro desse site, mostrando qual é a relevância delas.

Consequentemente, Domain Authority e Page Authority estão conectadas e funcionam com maior eficácia na análise de sites se forem combinados.

Qual é a relação da Moz com autoridade de domínio?

A autoridade de domínio, de forma geral, é um dos indicadores mais importantes dos quais se precisa ter total controle na gestão de sites.

Independentemente se o usuário opta pela Moz ou concorrentes, como o Majestic SEO e SEMRush, em todos há esse suporte para acompanhar a autoridade daquele domínio na web, considerando o seu segmento.

Como você viu há pouco, a Moz tem o Domain Authority, seu próprio índice que ajuda na mensuração.

O impacto maior do uso dessa funcionalidade é o fato de ela usar os mesmos parâmetros e esquema de classificação que os algoritmos do Google usam. Ou seja, o índice é extremamente confiável e retrata a realidade do site diante dos mecanismos de busca.

Na prática, a relação da Moz com a autoridade de domínio é direta, uma vez que o papel da plataforma é permitir essa análise e acompanhamento contínuo do desempenho das páginas na web.

Apesar de a Moz ser somente mais uma das páginas que analisam essa autoridade, uma vez que ele não é um indicador oficial, a profundidade e o nível de detalhamento que a plataforma proporciona aumentam muito sua confiabilidade.

Em sua análise, a Moz considera como fatores que impactam diretamente a autoridade do domínio:

  • volume de interações em redes sociais gerado a partir do link da página;
  • domínios raiz vinculados à página;
  • sub-domínios vinculados à página;
  • número de links externos da página;
  • sites com credibilidade vinculados à página (backlinks);
  • responsividade daquela página;
  • adequação a parâmetros básicos de SEO.

Como trabalhar com a Moz para melhorar o posicionamento na web?

É indiscutível que a Moz é uma ferramenta de grande capacidade e que pode fazer toda diferença em uma estratégia para a web. No entanto, gerar autoridade online e melhorar o rankeamento só são ganhos possíveis se a plataforma é utilizada da forma certa.

A seguir, veja alguns processos que devem ser aplicados nas estratégias e como a Moz oferece as ferramentas ideais!

Escolha das palavras-chave

Toda estratégia de rankeamento começa com uma boa pesquisa de palavras-chave. Quem usa a Moz tem o suporte mais adequado para essa tarefa, graças ao Keyword Explorer.

Basta entender, primeiramente, quais termos fazem sentido para a aplicação. Isso varia de uma estratégia normal de SEO para uma que se encaixa em blog posts, em um trabalho de Marketing de Conteúdo.

Por isso, usando a funcionalidade, uma pesquisa aprofundada pode ser feita, selecionando um grupo de termos com alto volume e que se encaixem bem no tema em questão.

É possível gerar um verdadeiro banco de palavras-chave e, a partir disso, explorar diversas formas naturais e orgânicas de aplicação em pontos estratégicos de sites e também nos blog posts.

Avaliação dos backlinks

Backlinks têm grande influência na autoridade de um site na web e, principalmente, no seu rankeamento.

Escolher bem onde seus links estarão posicionados pode render um fluxo de audiência qualificada, ou seja, usuários que têm interesse no que você oferece na web. As chances de conversão aumentam e o seu conteúdo tende a rankear cada vez melhor.

Com o suporte da Moz, por meio da funcionalidade Open Site Explorer, é possível explorar a web de maneira aprofundada, principalmente se você já tem sites preferidos, para descobrir qual deles tem maior relevância.

O impacto de cada um desses possíveis parceiros é detectado antes, e então a estratégia de backlink pode ser montada com guest posts com alta capacidade de gerar tráfego.

Link building

Um bom trabalho de link building é capaz de gerar boas oportunidades de tráfego dentro do próprio site, o que desenvolve o engajamento do usuário com a empresa em questão. Para isso, é importante saber escolher a melhor estratégia de linkagem, o que nem sempre é simples.

Ao fazer isso, a Crawl Test é o melhor recurso a ser utilizado na otimização do link building. A partir dela, é possível planejar até mesmo os conteúdos escritos e como eles farão referências e menções a outros temas, produtos e qualquer ponto que gere essa possibilidade de linkagem.

Se houver a necessidade de aumentar o tráfego para uma página específica que precisa rankear melhor, uma estratégia pode ser facilmente desenvolvida sabendo como valorizar o link em questão.

Qualidade de conteúdo

Por fim, o que mais faz diferença na autoridade de um domínio é sua qualidade, mas avaliada de maneira mais ampla. Link building, backlinks, palavras-chave utilizadas e todo esse conjunto de fatores é o que classifica um site perante os algoritmos dos motores de busca.

De forma geral, a Moz possibilita um trabalho completo não só de SEO, mas de monitoramento e qualificação de páginas em todas as perspectivas que a web leva em consideração.

Hoje, é praticamente obrigatório ter uma plataforma como a Moz servindo como base de partida e de acompanhamento do desempenho de sites e páginas em longo prazo.

Impulsionar o SEO de sites é um desafio que requer dedicação ininterrupta, e somente com os melhores recursos isso se torna realmente viável. Dessa forma, é fácil perceber, por meio de suas funcionalidades, como a Moz é uma plataforma qualificada para essa missão.

A parte de SEO local é especialmente importante para empresas que tenham pontos físicos, como estabelecimentos ou escritórios. Aproveite e confira nosso guia completo sobre esse tema!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.