Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 30 de abril de 2020. | Atualizado em 30 de abril de 2020


Promover mudança de hábitos nas agências serve tanto para acompanhar tendências, como também para ter um olhar para a estrutura. É possível desenvolver processos ágeis que otimizam os resultados e melhoram a qualidade do serviço. Logo, faz-se necessário ter visão e planejamento para encontrar as melhores mudanças e saber implementá-las.

Mudança de hábitos na área de comunicação pode parecer algo clichê, mas, na verdade, é uma estratégia fundamental para acompanhar tendências e se destacar da concorrência. A transformação digital, as mudanças no comportamento do consumidor e o surgimento constante de novas mídias impactaram também o formato de produção dentro das agências e de atendimento com o cliente.

Neste artigo, mostraremos como a mudança é uma qualidade importante dentro de uma agência, principalmente na capacidade de modificar a sua estrutura de maneira ágil para atender às demandas do mercado e conseguir os melhores resultados. Confira alguns passos cruciais na hora de implementar uma inovação dentro da empresa. Boa leitura!

Entenda como funciona a estrutura da sua agência

Até poucas décadas atrás, a estrutura de uma agência de comunicação era praticamente igual em qualquer lugar do mundo. Um time de atendimento era responsável por se comunicar com o cliente, entendendo suas necessidades, orçamento e prazos, ao mesmo tempo em que se comunicava com as equipes.

O diretor de criação desenvolvia conceitos e repassava para as duplas desenvolverem as artes das campanhas. Também havia o profissional de mídia que planejava e aprovava em quais veículos de comunicação toda a publicidade seria divulgada, fazendo o contato e contratando as mídias.

Se você está dentro de uma agência hoje, deve perceber que muita coisa mudou. Mesmo que o foco seja o outbound marketing, é possível encontrar profissionais como o social media, o web designer e os profissionais de inbound marketing. Quais outros profissionais são essenciais em uma agência nos dias de hoje?

Na verdade, essa é uma questão um pouco complexa, pois os tipos de mídia surgem e caem em desuso muito rápido, além das mais diversas estratégias. Então, talvez seja importante descobrir:

  • o porte da agência e quantas contas é o objetivo conseguir;
  • o recorte do serviço que é entregue com excelência (pode ser marketing de conteúdo, e-commerce, anúncio);
  • o esquema de profissionais (se todos são contratados da agência, se vocês contratam freelancers ou fazem parcerias com outras empresas).

Acompanhe as mudanças de hábito do mercado

Para ter uma gestão de sucesso, é indispensável observar as mudanças do mercado. Afinal, se alguém já implementou uma estratégia que está funcionando, é possível aprimorá-la. Então, é importante olhar para as outras agências, observar as tendências, o que tem funcionado e o que não.

A estratégia de growth hacking pode contribuir para encontrar possibilidades de sucesso, como também para se inspirar. Vivemos em uma era na qual a informação viaja muito rapidamente. Então, uma rede social que é sucesso nos Estados Unidos não vai demorar para chegar ao Brasil, por exemplo.

Conheça bem seu público para mudanças consistentes

Além das mudanças de mercado, também temos um novo perfil de consumidor. Por um lado, a agência conquistou um novo público de clientes. Hoje já existem algumas empresas que se dedicam a atender prioritariamente os MEIs (microempreendedor individual) e pequenos empreendedores. Por isso, é importante saber muito bem quem é a persona da agência.

Depois de descobrir quem é a audiência, é hora de pesquisar alguns detalhes sobre a persona da agência, mas também sobre o perfil do consumidor final (o cliente do cliente). Para isso, levante alguns dados sobre:

  • detalhes sobre a área de atuação — uma agência focada em imobiliárias usará estratégias diferentes de outra com perfil para empresas educacionais ou do ramo gastronômico, por exemplo;
  • mídias mais usadas pelo público final — certamente Instagram, LinkedIn e YouTube estão em alta, mas cada rede social é focada em um perfil diferente;
  • fique por dentro de notícias e polêmicas que envolvem a área — assim, você pode apresentar novas soluções sem o risco de gerar uma imagem negativa ou criar rejeição do público.

Crie um posicionamento da sua marca

Como sua agência se posiciona no mercado? Assim como você precisa explicar para o cliente que para ter mais resultados no seu negócio é fundamental que ele segmente o público da marca, uma agência também precisa fazer isso. Da mesma forma, o consumidor vai buscar uma agência de acordo com a sua dor.

Alguns encontram a empresa de comunicação por causa da localização geográfica, outros pela experiência no ramo de atuação e ainda existem os que buscam por um serviço específico. Para fazer um bom posicionamento da marca, é importante entender qual é o diferencial da agência e focar nessas qualidades.

Isso não significa que você não pode atender outros clientes, mas que vai atrair naturalmente as contas que terão os melhores resultados com seus serviços. Também é possível que o posicionamento da marca seja o ponto de mudança, como agências tradicionais que pretendem se transformar em agências digitais ou passar a abranger essa área.

Foque em estratégias e promova mudança de hábitos

Os processos dentro de uma agência sofrem uma pressão forte em torno de prazos. Muitas vezes as lideranças precisam dedicar bastante energia ao gerenciamento de tempo e pessoas. Afinal, o sucesso do cliente está atrelado ao cumprimento das tarefas com qualidade e na hora certa.

Existem várias ferramentas que agilizam processos e contribuem para o controle de tarefas com maior rapidez também na aprovação do cliente. Esse é um dos pontos cruciais para qualquer modificação na estrutura da agência, pois otimiza o monitoramento do fluxo de trabalho e automatiza várias funções da gestão.

Você viu como a mudança de hábitos na agência pode se transformar em um diferencial competitivo para o seu negócio? Dessa forma, você garante que sua estrutura e suas soluções estarão sempre alinhadas com as tendências do mercado e o perfil do público. Um dos principais pontos em qualquer mudança é garantir a eficiência da gestão da agência.

Se você gostou do texto, então aproveite e teste gratuitamente nosso software para gestão de agências. Assim, você automatiza processos operacionais, mantendo o foco na estratégia e inteligência do seu negócio!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *