O novo Google Keyword Planner: como as mudanças afetam o seu marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você faz parte dos 70% de empresas que já investem em marketing de conteúdo, definitivamente já utilizou a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords, o Keyword Planner.

Seja para fazer campanhas pagas, verificar variações de palavras-chave ou identificar o volume de buscas de uma palavra-chave específica. A ferramenta com certeza já foi sua aliada.

Se não, deveria!

Talvez você já tenha percebido que o Planner sofreu algumas alterações, mas se ainda não viu nós vamos mostrar para vocês.

Antes de tudo você precisa entender uma coisa: essas mudanças são grandes e podem trazer um grande impacto na forma como usamos a ferramenta.

Sem mais delongas, confira o que mudou e saiba como lidar com isso:

As novidades no Keyword Planner

As mudanças começaram em meados de julho, quando diversos sites grandes americanos como a Moz, Search Engine Land e Search Engine Journal reportaram uma mudança que poderia ser impactante para as pessoas:

O agrupamento de palavras similares.

Veja bem: antigamente se buscássemos SEO, ou Search Engine Optimization, o Google nos apresentaria resultados diferentes. O volume dessas palavras não seria o mesmo.

Mas, como podemos ver no print abaixo (retirado do Search Engine Watch), com o agrupamento, o Google apresenta os mesmos resultados para essas palavras-chave.

keyword-planner

No seu Twitter, o Google confirmou as mudanças na ferramenta através do seu perfil.

Você pode conferir nesse print:

keyword-planner-01

Aparentemente o Google estava agrupando:

  • Plurais
  • Variações da palavra
  • Acrônimos (como SEO)
  • Palavras com espaços
  • Palavras com hífens

Isso pode gerar impactos, afinal palavras semelhantes podem ter um sentido e um valor bem diferentes.

Essa mudança não estava sendo confirmada para todos os usuários no Brasil, mas tivemos experiências com algumas palavras sendo agrupadas.

Isso não foi tudo

Aparentemente essas mudanças surgiram para culminar no que vimos hoje. Ao realizarmos uma busca, os resultados não foram mais tão exatos como costumavam ser.

Se antes buscássemos Marketing Digital, encontraríamos uma resposta quase exata como: 130.000

Já hoje, a realidade foi outra:

keyword-planner-02

O resultado, antes altamente aproximado de um número exato, apresentou uma gigantesca margem de erro.

Ou seja, atualmente você dificilmente identificará um número muito preciso para definir as suas palavras-chave na produção de conteúdo do seu blog.

Shut up and take my money

Obviamente essas mudanças possuem uma motivação lógica: dinheiro

Aparentemente, se você tiver campanhas ativas no Google Adwords, ainda visualizará os resultados da mesma maneira que víamos antes, de forma mais próxima à realidade. Ou seja, enquanto você tiver investindo no Google Adwords, encontrará resultados mais assertivos para as palavras-chave.

O que fazer?

Não se preocupe, você ainda tem algumas opções para combater isso.

Você pode pagar e investir em Adwords para continuar vendo o seu volume de palavras-chave ou utilizar outras ferramentas para identificar resultados mais próximos aos que você procura.

Podemos sugerir o SEMrush, que apresenta uma excelente precisão quanto a resultados de volumes de buscas. Apesar de não ter a mesma precisão do antigo Keyword Planner, ele ainda sim pode apresentar boas respostas e ajudar bastante na escolha de palavras-chave para o seu blog.

Um pequeno problema do SEMrush é para long tails mais específicas, ele não encontra os resultados de palavras-chave com um número de buscas muito baixo.

Para aprender a mexer no SEMrush com primor, veja esse tutorial incrível.

O futuro ainda é nebuloso e em breve atualizaremos esse conteúdo com maiores informações e soluções para você continuar escolhendo as melhores palavras-chave para o seu negócio!

Fique ligado e acompanhe o post a cada atualização!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.