Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 23 de janeiro de 2019. | Atualizado em 14 de janeiro de 2020


O nome de uma marca é a mensagem mais difundida a respeito de um negócio. Portanto, é importante conhecer o processo de Naming e saber como realizá-lo com precisão.

Você deve escolher um título adequado para sua marca. Dessa forma, quando os consumidores o verem ou o escutarem, poderão identificar o produto e atribuir suas qualidades e diferenciais — o objetivo central de uma estratégia de Marketing.

A escolha do nome deve obedecer a uma série de atributos, emoções e experiências que um negócio procura transmitir ao seu público. Assim como o design da marca é associado à identidade visual da sua empresa, o naming representa sua autenticidade verbal.

Quer conhecer mais sobre como escolher um bom nome para sua marca e assim obter uma vantagem competitiva? Então, continue lendo e você verá:

Boa leitura!

O que é naming?

A tradução do termo “naming” significa, literalmente, nomear.

Na comunicação, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para desenvolver e criar nomes de produtos, serviços, empresas, eventos ou, ainda, um projeto em geral, com o objetivo de diferenciá-lo de outras ações ou campanhas.

Lembre-se que todo nome gera no usuário um retrato mental. Portanto, devemos considerar que a imagem e o som do nome escolhido atribuem caraterísticas concretas à marca.

Um aspecto relevante é prever onde a marca será implementada, a qual setor ela pertence, e a qual público-alvo ou persona se destina.

Você deve ter uma linguagem com critérios e objetivos comunicativos estratégicos para conseguir dar à marca um valor positivo.

Qual a importância do naming?

O processo de naming pode se utilizar de diferentes estratégias que facilitarão o trabalho de gestão de marca, sempre com o objetivo de fazê-la ser conhecida e lembrada pelos consumidores. Entre elas:

  • análise de fatores internos e externos;
  • identificação da cota do mercado que se planeja obter;
  • análise do público-alvo da marca.

Dessa forma, o naming permite discernir quais são os diferenciais que fazem uma marcar ser original diante da concorrência. O uso dessas técnicas reduz a margem de erro da forma como um projeto é percebido pelos consumidores ao chegar ao mercado.

Quais os 9 principais passos para criar o nome da sua marca?

Para escolher um nome que descreva sua vantagem competitiva, é recomendável considerar os seguintes fatores.

1. Capacidade de causar impacto

Você deve procurar um nome que tenha algo particular: um toque único, chamativo e diferente dos demais.

Dessa forma, evita-se um gravíssimo erro: optar por um nome parecido a outro fazendo com que o consumidor se confunda e caia na sua marca por engano.

Ser original e não enganar seus possíveis ou potenciais clientes é o primeiro passo para determinar o sucesso da sua estratégia de Marketing.

2. Concisão

O nome deve expressar a ideia com poucas e adequadas palavras para que seja mais fácil de lembrar, por exemplo: Nike, Facebook, Instagram. São curtos e entram rapidamente na mente do consumidor.

3. Facilidade de escrita e pronúncia

Nesse passo, você deve ter estudado em profundidade o público-alvo ao qual a ação se destina. É essencial considerar como eles pensam. Dessa forma é possível que eles se identifiquem e consequentemente se tornem leads.

4. Agradabilidade do som

Para que o naming seja eficiente é fundamental que a marca tenha um nome agradável até considerar como a publicidade que se planeja fazer futuramente será ouvida.

É importante aproveitar os benefícios da audição: ela aumenta a confiança mútua, favorece a calma, limita os erros, e dessa forma, aumenta a produtividade.

5. Transmissão da mensagem

Na medida do possível, procure por um nome que, de alguma forma, transmita o que sua marca quer comunicar, mas que não diga tudo o que vai fazer. Devemos deixar margem para alguma expectativa em prol de um melhor efeito.

6. Facilidade de memorização

Considerando os passos anteriores, o efeito direto deve ser que as pessoas tenham na memória o nome da sua marca e que o associem ao seu valor.

A restauração de ideias será feita a partir de todo o material adquirido sobre sua marca. Podem ser seus diferenciais, a concisão do nome, o som agradável aos ouvidos e sua forma de ser transmitido.

7. Inovação

Tentar inovar ou procurar uma tendência afastando-se do que é tradicional é uma boa técnica para que o nome da sua marca conquiste seu objetivo.

Por esse motivo, é necessário se manter atualizado a respeito dos nomes das novas empresas ou projetos — do mesmo nicho — que estejam se desenvolvendo para ter em mente o enfoque que estão tendo.

Dessa forma, você consegue se guiar e criar o nome mais efetivo e correto, que proporcionará à sua marca uma designação excepcional com maiores chances de sucesso.

8. Possibilidade de usar acrônimos

Os acrônimos são as iniciais de uma série de palavras que formam uma nova, assim, será mais simples transmitir uma ideia mais completa, mas de uma forma mais resumida.

9. Referências de outras línguas

Essa é uma técnica amplamente utilizada, uma vez que buscar palavras em outro idioma aumenta ainda mais o arcabouço de palavras possíveis.

Utilizando ferramentas de tradução, você pode escutar como se pronuncia o nome que você quiser utilizar em outra língua.

Além disso, também deve estudar outras empresas que tenham feito o mesmo e tiveram sucesso. Como exemplo podemos mencionar a “REEBOK”: trata-se de uma palavra africana que descreve um tipo de antílope.

Ainda que tenha sido reescrita, sua pronúncia é a mesma, apesar da empresa “Reebok International Limited” ser dos Estados Unidos.

Uma mente criativa representa uma importante colaboração para criar o nome do seu projeto e, dessa forma, garantir o sucesso da sua estratégia de Marketing.

Um nome eficaz amplia os fatores que determinam a produtividade empresarial, uma vez que tem a possibilidade de incrementar a probabilidade de conversão do público-alvo.

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil e que você possa colocar estas dicas em prática o quanto antes.

Antes de ir embora, convido você a baixar nosso ebook completo sobre Branding para conhecer o que torna uma marca forte. Você vai adorar!

Ebook BrandingPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *