7 motivos para não contratar o seu sobrinho

Motivos para não contratar seu sobrinho

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

“Ah, mas eu tenho um sobrinho que faz isso aí para mim…”

Infelizmente, essa é uma resposta comum quando agências de publicidade ou marketing apresentam propostas para empresas de todos os portes e segmentos.

Geralmente esse “sobrinho” não é uma pessoa em formação na área ou que trabalha em uma empresa referência, e sim uma pessoa que sabe mexer no Photoshop ou que fica o dia todo nas redes sociais e por isso “entende do assunto”.

Isso é muito mais sério do que pode parecer!

Primeiro porque mostra que muitas pessoas ainda não consideram o marketing como uma parte fundamental de seu negócio. Afinal, ninguém contrataria um “sobrinho” para cuidar da parte jurídica ou para ser responsável pelo fluxo de caixa.

Segundo porque ações de marketing não profissionais podem comprometer a imagem de uma empresa de maneira irreversível!

Se você já pensou nessa possibilidade, por favor leia esse texto até o final!

Eu não quero te convencer que a Rock Content é a melhor solução para o seu negócio, mas sim evitar que você cometa um erro que pode minar o seu negócio de uma maneira que nem mesmo a gente poderia mais ajudar!

Profissionalismo

Você contrataria uma pessoa que não estudou odontologia para extrair um dente? Ou alguém que não cursou medicina para realizar uma cirurgia em algum familiar?

É claro que não!

Isso porque saúde é coisa séria e os riscos que pessoas que se submetem a esse tipo de situação podem correr são incontáveis.

Agora, a sua empresa é importante? Ou você está disposto a deixar que ela corra riscos?

Mesmo empresas referências no mercado e com anos de experiência podem cometer erros, como foi o caso da campanha para as paraolimpíadas ou do Catraca Livre.

Isso se torna algo ainda mais possível de acontecer quando colocamos o marketing do nosso negócio nas mãos de pessoas sem experiência ou sem fundamentos mínimos necessários para executar um trabalho realmente profissional.

Qualidade

A imagem do seu negócio estará diretamente associada à qualidade das suas ações de marketing, tanto pensando na estética quanto na própria execução.

Com isso, por mais que o seu produto seja excelente e o seu atendimento seja incrível, se o marketing não faz um bom trabalho você dificilmente conquistará a confiança das pessoas, a ponto de ser contactado.

A sua credibilidade está em jogo!

Ela é um dos principais fatores que fazem com que uma pessoa escolha por uma empresa no lugar de um concorrente.

Por isso você precisa de ações, materiais e conteúdos de qualidade suficiente que fortaleçam o posicionamento da sua marca e passem confiança, o que só bons profissionais e que entendem do assunto poderão fornecer para você.

Seriedade

Poucas pessoas levam o seu negócio tão a sério quanto você! O mesmo acontece com os os profissionais e agências de qualidade no mercado.

Por isso, do mesmo jeito que a sua imagem está em jogo, o deles também está quando prestam um serviço para a sua empresa.

Isso faz com que o compromisso e a seriedade do trabalho seja ainda maior, tanto para que eles consigam fidelizar você, quanto para fortalecer a imagem da própria agência ou empresa de marketing por ter te atendido bem.

Já no atendimento informal ou “de um sobrinho”: dificilmente essa pessoa levará o serviço prestado de maneira tão responsável.

Resultados

Como cobrar resultados de uma pessoa que talvez nem saiba mensurar esses dados?

Ninguém contrata um serviço de marketing sem um objetivo. Seja vender mais, melhorar o posicionamento online, construir um bom relacionamento, ganhar visibilidade.. enfim, infinitas possibilidades.

Além disso, os dados também ajudam a orientar os próximos passos, dando um norte em relação ao que funciona e o que não em relação ao seu público.

Essa análise crítica e estratégica precisa ser executado por um profissional capacitado que, mais que extrair dados, saiba o que fazer com eles, aumentando o retorno sobre o seu investimento.

Prazos

Quantos casos nós conhecemos de empresas com “preços muito abaixo do mercado” e que pecam na qualidade, nos prazos e nos resultados?

Isso é ainda mais comum com contratos informais e “sobrinhos” que prometem entregas em tempos de execução irreais, criando expectativas que não serão supridas e atrasando — em alguns casos, em meses — a entrega de um produto ou serviço.

Um contrato formal esclarece o as responsabilidades e direitos dos dois lados, assegurando a entrega do que foi acordado dentro do período estabelecido. Caso isso não aconteça, você terá direito legal de agir, garantindo que você não “jogue dinheiro fora”.

Suporte

Esse é um ponto importantíssimo, especialmente para empresas que contrataram serviços, plataformas, aplicativos, outras ferramentas, para quem está criando um site ou ou para quem está trabalhando em uma estratégia.

É inevitável que dúvidas e até mesmo imprevistos aconteçam ao longo do processo. Com isso você precisará de suporte, seja para fazer ajustes ou para utilizar todas as funções possíveis.

Esse “sobrinho” conseguirá dar esse suporte? Saberá exatamente como ajudar você em alguma emergência?

Por exemplo: você contratou alguém para fazer os seus anúncios pagos e o seu custo por clique está aumentando muito. Ele saberá otimizar os conteúdos para diminuir os custos por clique?

Isso pode representar, além de segurança, economia para o seu negócio!

Experiência

Independente da formação e de uma área de atuação, poucas coisas nos ensinam tanto sobre um negócio quanto a experiência.

Isso não significa que você não possa contratar empresas novas no mercado ou profissionais recém-formados. Todo mundo conquistou a sua experiência começando em algum lugar e dar oportunidades é importante.

Mas confiar 100% da sua estratégia em uma pessoa sem vivência de mercado pode ser um grande tiro no pé.

O marketing exige conhecimentos e atualização constantes, além de uma certa “malícia” para enxergar além do óbvio, seja para inovar e não só fazer mais do mesmo, seja para não cometer nenhuma loucura.

Em resumo…

O seu negócio é coisa séria!

Cada uma das decisões que você tomar, independente da área, podem afetar o rumo e significar o sucesso ou o fracasso da sua reputação.

E isso ainda tem um potencial a mais tendo como base o marketing.

Afinal, são essas ações que apresentam o seu negócio para o mundo, atraem os seus potenciais clientes e podem gerar bons resultados em vendas para você.

Por isso esse é um setor tão importante quanto ter um cuidado com as finanças ou na hora de contratar um novo gerente.

Infelizmente isso muitas vezes representará um custo maior. Mas isso não deve ser um empecilho!

É melhor adequar suas expectativas e fazer um projeto menor, mas de muita qualidade, do que tentar abraçar o mundo e correr muitos riscos com um trabalho de procedência duvidosa.

Então, pense bem na hora de contratar uma empresa ou um profissional de marketing!

E, se precisar de ajuda, confira o nosso conteúdo com todos os pré-requisitos que uma boa empresa da área precisa ter para atender bem a sua empresa.

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.