Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 19 de março de 2020. | Atualizado em 19 de março de 2020


“Não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site”. Esse erro ocorre quando uma página tenta se conectar a um site, mas não consegue carregar o certificado digital. É possível resolver o problema verificando algumas configurações.

Se, ao tentar abrir um site na internet, aparecer a mensagem: “não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site”, saiba que esse é um alerta de que há uma falha quando o navegador tenta carregar o certificado SSL da página. O primeiro impulso, nesse momento, é tentar o acesso por outro navegador para ver se ela persiste.

Entretanto, mesmo com essa mudança, o erro pode continuar. Isso porque alguns fatores interferem no funcionamento do navegador e fazem com que o problema aconteça, como o horário do computador errado ou a falta de limpeza do cache. Portanto, é preciso verificar algumas configurações para resolver a questão.

Fizemos este post para mostrar a você:

  • O que é a mensagem: “Não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site”?
  • Quando ela aparece?
  • Como resolver esse erro?

O que é a mensagem: “Não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site”?

A mensagem “Não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site” ocorre quando um usuário tenta acessar uma página da internet e, por alguma razão, existe um erro de segurança. Na prática, o navegador encontrou um problema com o certificado de segurança do site e, por questões de segurança, retornou essa mensagem de erro, em vez de carregar o conteúdo.

não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site

Fonte: site forum-pt.ubnt.com

O que é um certificado SSL?

O primeiro passo para resolver o problema é entender o que é o certificado de segurança da página, ou seja, o SSL. Trata-se de um arquivo armazenado no site que cria uma conexão segura entre o usuário e a página.

Para isso, utiliza a criptografia de dados, que é responsável por garantir que as informações trafegadas não possam ser lidas por pessoas não autorizadas. O certificado SSL é emitido com data de validade. Isso significa que, enquanto ele está dentro desse prazo, os dados são trafegados com segurança. Depois que ele expira, deixa de ter a função de proteger a página.

Quando ela aparece?

A mensagem ocorre quando o navegador não consegue criar uma conexão segura com a página. Em um primeiro momento, há a impressão de que existe um problema de segurança no site e, por isso, ele não pôde ser carregado.

O navegador, então, retorna uma mensagem que indica que o site não é seguro. Entretanto, a causa para essa ocorrência pode não ser do lado do servidor e, sim, no computador local.

Isso porque algumas configurações no computador são capazes de interferir na comunicação com o site e ocasionar o erro. Uma situação típica é a falta de sincronização do relógio da máquina. Com isso, o navegador entende que o certificado não é válido.

Outra situação específica ocorre quando o computador retém, em seu cache, um certificado anterior ao que está em uso pelo site. Se nenhuma dessas causas forem verdadeiras, provavelmente, o problema está no certificado SSL da página, o que só pode ser resolvido pelo proprietário do site ao atualizar o certificado. A seguir, vamos mostrar como resolver cada uma dessas situações.

Como resolver esse erro?

Existem algumas verificações que é possível fazer para conferir se a causa da mensagem é no computador local. Confira cada uma delas, a seguir.

Powered by Rock Convert

Corrija o horário do computador

Uma das causas mais comuns para esse problema é quando a data e a hora do computador estão erradas. Em razão disso, o navegador não consegue validar o certificado, pois há uma inconsistência nessas informações. Para resolver, é preciso alterar essa configuração.

Selecione, no Windows, o menu “Iniciar” > “Configurações” > “Hora e Idioma”. Confira se os pontos “Definir horário automaticamente” e “Definir fuso horário automaticamente” estão ativos. A seguir, basta clicar no botão “Sincronizar agora” para que o Windows acerte o relógio do computador.

não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site

Limpe o cache do navegador

Outra razão para que esse problema ocorra é o cache do navegador. Quando ele faz uma requisição para o carregamento de uma página, nem sempre todos os arquivos são carregados naquele momento. Isso porque o cache funciona para armazenar arquivos que não são atualizados com frequência pelo servidor e, dessa forma, garantir maior velocidade durante a navegação na internet.

Entretanto, isso pode ser um problema, caso o site atualize o seu certificado SSL e o navegador não faça a correspondência no cache. Por isso, é importante limpar o histórico do navegador periodicamente. Para fazer isso no Chrome, por exemplo, basta selecionar no menu principal, do lado superior direito da página, e escolher a alternativa “Mais ferramentas” > “Limpar dados de navegação”.

não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site

Fonte: site blog da Rock

A seguir, escolha o período desejado para fazer a limpeza e clique no botão “Limpar dados”. Vale ressaltar que existem diferenças entre as formas de acessar a limpeza do histórico nos navegadores. Entretanto, em cada um, é possível fazer esse procedimento com facilidade.

não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site

Fonte: site blog da Rock

Verifique o antivírus

Se a mensagem de erro acontece ao acessar diversos sites seguros, pode indicar que existe algum programa externo ao navegador que tenha interceptado a comunicação. Essa é uma característica comum em antivírus, pois eles podem entrar em conflito com os certificados SSL e barrar o acesso à internet.

A recomendação do Firefox, por exemplo, é a utilização do Windows Defender para proteger as conexões da internet. Já quem deseja manter a utilização do antivírus para essa função, deve reinstalar o produto para que, durante o processo de configuração, ele possa recarregar os certificados SSL utilizados pelo navegador.

Além disso, é possível desabilitar no antivírus a execução dessa checagem no navegador. Essa ação garantirá que somente o Windows Defender fará essa verificação.

A melhor forma de evitar que a mensagem “Não foi possível estabelecer uma conexão segura com este site” atrapalhe a navegação é adotar algumas boas práticas de segurança antes de o problema acontecer. Entre elas, limpar periodicamente o histórico do navegador, manter o horário sincronizado e conferir as configurações do antivírus.

Já que falamos sobre erros de segurança no navegador, confira este conteúdo que mostra 7 passos necessários para identificar um site seguro?

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *