Você sabe a importância de um bom networking? Ative sua rede de contatos e prospere!

Networking é construir uma rede de contatos profissional para trocar experiências e informações e potencializar oportunidades através de relacionamentos.

networking

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Em um ambiente profissional, é muito comum encontrar diversas opiniões quando o assunto é networking. E isso pode variar bastante, de acordo com as profissões.

Sabemos que para vendedores, ter uma rede de contatos é fundamental. Consultores também são profissionais que não dispensam o networking, pois precisam deles para gerar novos negócios.

Ter uma rede de contatos também é fundamental para a busca de oportunidades no mercado de trabalho. Entretanto, para obter benefícios com essa estratégia, é importante ficar atento a alguns detalhes que podem fazer grande diferença na hora de fortalecer a sua rede de contatos.

Por isso, preparamos esse post, para ajudar você entender o que é um networking e como fazê-lo de forma eficiente. Confira:

O que é Networking? Conheça o conceito

O termo surgiu é oriundo da língua inglesa e no contexto dos negócios significa “criar uma rede de contatos” que favoreça a troca de conhecimentos e de experiências entre pessoas de diferentes segmentos. A finalidade do networking é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais.

Seja para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho.

Essa ação divide opiniões. Existem muitas pessoas que consideram o networking como uma atitude falsa, outros entendem ser uma coisa natural nas relações atuais.

O que precisa ficar claro entretanto, é que manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa. E se tratando de uma rede de contatos profissionais, existem grandes benefícios nas trocas de informações e experiências.

Como o networking pode ser importante para a carreira e para os negócios?

É muito comum pensar em contatos como uma forma de aumentar o ciclo social e manter bons relacionamentos.

Contudo, a todo instante estamos realizando pequenas ações que nos aproximam de diversas pessoas, que até então, não conhecíamos. Seja em um curso, em uma viagem com a família, na faculdade, ou no próprio trabalho.

O que não pensamos muitas vezes, é como isso pode estar diretamente ligado a diversos aspectos da nossa vida e não somente na área social. Como disse a teoria chamada “the small world problem” estamos à seis pessoas de distância de qualquer outra no mundo.

Se pararmos para pensar, onde gastamos a maior parte do nosso tempo? Como estamos cultivando as relações no trabalho e qual a importância que elas têm para a nossa carreira e os negócios?

Partindo dessa visão, vamos entender como o networking é fundamental para que as relações profissionais fiquem cada vez mais fortes e atinjam os objetivos para os seguintes pontos:

Carreira

Conviver com pessoas inspiradoras é uma oportunidade que qualquer um tem para aprimorar ideias e fazer crescer o seu potencial criativo.

Manter-se conectado é uma forma de melhorar as oportunidades de crescimento e aprimorar conhecimentos para alcançar os objetivos que você tem para a sua carreira.

Mas não pense que o networking é uma relação onde você só ganha. É importante perceber que essa rede de contatos é pautada na base da troca de informações, experiências e conhecimentos. Dificilmente você terá êxito se pensar em ganhar sempre.

Estudos comprovam que o sucesso na carreira está diretamente ligado os relacionamentos que você cultiva ao longo do tempo. Com isso, ter uma rede profissional deixou de ser opção. É indispensável.

Outro aspecto positivo é que, construir uma boa rede de contatos e manter um bom relacionamento profissional contribui na qualidade e satisfação no trabalho, além de melhorar os seus resultados e ajudar a atingir os objetivos esperados para a sua carreira.

Negócios

No mundo dos negócios, o networking é essencial. Para quem está começando a empreender, ter uma rede de contatos é o primeiro passo para organizar o negócio.

Buscar parceiros que tenham a mesma visão muitas vezes e uma atitude que começa bem antes de definir os que você vai oferecer ao mercado.

Quem nunca fez planos com amigos de fazer uma viagem no próximo verão, de comprar ingressos para um determinado show ou até mesmo de montar uma festa inesquecível?

O estranho é que esse tipo de relação é muito comum na vida pessoal. É tão fácil agradar quem gostamos, fazer amigos e fazer parte de grupos sociais dos quais nos identificamos.

E por que não utilizar esses canais para fortalecer a sua imagem profissional?

A diferença é que nas relações comerciais, tais ideias precisam ser bem estruturadas para ganhar forma, ter as pessoas certas e que buscam a mesma coisa: o resultado.

Digamos que você é uma profissional que trabalha com organização de eventos, como formaturas, casamentos e festas.

Se você costuma publicar em suas redes sociais os eventos que realiza, é muito provável que, quando alguma pessoa da sua rede de contatos precisar de serviços relacionados ao que você oferece ou quiser indicar alguém para uma oportunidade, lembrará de você.

A chave então é pensar como você está se relacionado com a sua rede. Quais as oportunidades que você identifica e o que fazer para ser lembrado no momento oportuno. Para isso, veja o próximo tópico.

Confira também algum conteúdos especiais que separamos para você:
Cursos online e gratuitos: 8 opções para alavancar a carreira
Plano de carreira: saiba como elaborar o seu e alcançar sucesso
Como a Rock Content pode ajudar a turbinar sua carreira de gestão

Como fazer um networking de forma natural e eficiente?

Com certeza você já ouviu histórias de pessoas que conseguiram emprego porque fizeram um bom trabalho em lugares por onde passaram. Também empresas que estimulam seus profissionais a indicarem pessoas para compor o seu quadro de funcionários.

Mas como fazer uma boa rede de contatos e estar dentro desse quadro de pessoas que são lembradas sempre que uma nova oportunidade aparece no mercado? Bem, segue algumas dicas:

Seja útil 

Ajudar pessoas é a melhor forma de começar. Ajudar de forma genuína é uma maneira de reforçar o seu interesse em fortalecer o seu relacionamento profissional.

Veja em sua lista de contatos quem você realmente pode ajudar, sem querer nada em troca. É muito provável que essa pessoa jamais esqueça de você.

Seja visível

A frase “só é lembrado quem é visto” é uma verdade. E uma das maneiras mais comuns de fazer isso é nas redes sociais. Mantenha suas redes atualizadas e publique conteúdos interessantes para a sua rede de contatos.

Fora do ambiente web também é importante fazer networking. Se, por exemplo, você encontrar alguém que não vê há muito tempo, cumprimente e troque uma ideia (mas sem constrangê-lo).

Busque pessoas com interesses em comum

Identifique na sua rede de contatos — amigos, família, conhecidos, colegas de trabalho — pessoas que você possui afinidade. Pense que relações duradouras são aquelas que “falam a mesma língua”. Ter os mesmos interesses é uma excelente forma de manter-se atualizado na sua rede, mas também de ser parte dela.

Tenha uma abordagem criativa e sincera

Para fortalecer um relacionamento profissional é necessário se destacar. E isso não é somente estar presente, mas a forma como você se diferencia dos demais.

A autenticidade é uma bela maneira de destaque, quando os outros fazem sempre a mesma coisa. Mandar a mesma mensagem de aniversário ou felicitações como os demais, só vai fazer com que você esteja no mesmo patamar.

A melhor forma de fazer networking é ser autêntico. Aproximar dos contatos com a intenção de ter um benefício não é uma atitude correta. Além disso você corre o risco de perder os pontos que já conseguiu com aquela conexão. Então, seja sincero.

9 dicas para sair na frente e ampliar sua rede de contatos

A maioria das pessoas acham que já têm uma rede de contato sólida. Entretanto, é fundamental nutrir sua base constantemente.

Isso não quer dizer que você precisa sempre estar presente ou que tem que ser o número um de toda sua rede. Mas é importante ser lembrado sempre. Por isso, algumas ações são essenciais, se quiser manter sua rede ativa:

  1. Sua presença deve ser frequente. Aparecer somente na hora que precisa de alguma coisa não é uma boa ideia.
  2. Participe de eventos que fazem parte da sua rede de relacionamentos. Isso vai fortalecer a sua imagem.
  3. Saiba expressar: comunique-se de forma clara para que as pessoas compreendam perfeitamente suas intenções
  4. Expor seus objetivos com as pessoas que você tem mais afinidade é importante.
  5. Seja uma pessoa interessante. Leia, consuma conteúdo, seja bem informado.
  6. Compartilhe ideias e convide pessoas para opinar
  7. Não fale mal dos outros.
  8. Seja fiel e verdadeiro com seus contatos. A pior coisa que existe é ser visto como interesseiro.
  9. Mostre interesse real e verdadeiro pelos outros.

Conclusão

Pensar que o segredo do sucesso está diretamente relacionado às pessoas que convivemos, é uma visão que a princípio parece ser ingênua, mas que possui uma realidade muito forte.

E manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada com frequência. Para isso, é importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer a sua marca pessoal.

Assim, você terá mais oportunidades de alcançar os principais objetivos para a sua carreira, seus negócios e sua vida.

Gostou das dicas? Então confira 12 habilidades essenciais para quem quer trabalhar com Marketing Digital

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.