Por Larissa Lacerda

Editora do Blog da Rock Content.

Publicado em 16 de setembro de 2019. | Atualizado em 16 de setembro de 2019


Facebook anunciou pacote de atualizações focados em criadores de vídeos. As atualizações envolvem mudanças na publicação de lives, no Facebook Watch Party, no Estúdio de Criação, além de melhorias nas ferramentas de desempenho de features.

O Facebook anunciou nesta segunda um número de updates focados em criadores de vídeos durante uma sessão no International Broadcasting Convention (IBC), em Amsterdã.

As atualizações envolvem mudanças na publicação de lives, no Facebook Watch Party e no Estúdio de Criação, além de incluir ferramentas de melhoramento do desempenho das features, como o analytics da rede e muito mais.

Os grandes destaques incluem melhores formas para o preparo de live streams em múltiplas plataformas, o desenvolvimento do Watch Party events, novas métricas de performance de vídeos e uma opção para o agendamento de conteúdos no Instagram/IGTV em até 6 meses de antecipação.

Quer saber tudo sobre essas novidades do Facebook? Então continue a leitura e entenda sobre o assunto!

Facebook Live

facebook live studio

Em termos de live vídeos, o Facebook afirmou ter escutado os feedbacks daqueles que têm realizado transmissões em tempo real na plataforma  e agora está lançando algumas features altamente solicitadas para páginas (e não perfis).

As mudanças são uma tentativa para melhor acomodar criadores de conteúdo profissionais que desejam usar o Facebook live em vez de outras plataformas semelhantes, como o Youtube.

Por meio do Live API, esses produtores poderão usar uma funcionalidade de “ensaio” para transmitir apenas para administradores de páginas e editores, com o objetivo de testar ajustes, ferramentas interativas e mostrar formatos antes mesmo de iniciar a live para toda a sua audiência. 

Além disso, será possível também cortar o início e o final das lives, assim como transmitir por 8 horas contínuas — o dobro do limite anterior.

Esse último recurso tem sido usado pela NASA, que transmitiu uma caminhada espacial de 8 horas, por exemplo, e pode ser bem interessante para a transmissão de esportes ao vivo.

O mais notável de tudo isso, talvez, seja que a companhia tenha compreendido a necessidade dos produtores de conteúdo de servir as suas audiências fora do Facebook. Agora, esses produtores poderão usar apps que permitem que eles façam a transmissão por meio de mais de um serviço de streaming, fazendo um “simulcasting” a partir do Live API.

Live videos recentemente foram liberados para o app Facebook Lite, como informado pela empresa.

watch party facebook

Watch Party

Adicionalmente, o Facebook anunciou alguns updates para a sua funcionalidade de streaming de vídeos em tempo real entre amigos, o Watch Party.

Uma delas inclui a possibilidade de páginas da rede agendarem vídeos em grupo com antecedência, com o objetivo de gerar um senso de expectativa em seus seguidores, de modo a aumentar o engajamento

Será possível também fazer um replay desses vídeos, para que os usuários possam assisti-lo várias vezes depois, assim como a possibilidade de marcar parceiros de negócios em branded contents.

Outra grande novidade é a atualização do analytics da rede, que contará com duas novas métricas que serão adicionadas ao Estúdio de Criação:

  • minutos visualizados;
  • visualizadores únicos de 60 segundos (número total de usuários únicos que assistiram pelo menos 60 segundos em um vídeo do Watch Party).

Além disso, a feature de Live Commenting (comentários em tempo real), que permite que um host inicie um vídeo ao vivo por meio do Watch Party para compartilhar seu próprio comentário, está agora disponível em âmbito mundial.

Estúdio de Criação

Para fechar todas essas novidades, o Estúdio de Criação do Facebook, que permite que produtores postem, administrem e monetizem  seus conteúdos no Facebook e Instagram, promete grandes mudanças.

Na dashboard principal da ferramenta será adicionada uma nova camada de visualização em “Informações de fidelidade” para auxiliar os criadores de conteúdo a identificarem quais os vídeos os usuários mais fiéis preferem assistir, a partir da mensuração dos conteúdos que mais geram retorno de visitantes.

Creator Studio Loyalty

Uma nova métrica de distribuição também irá pontuar a performance de cada vídeo baseada na média histórica da página para uma quantidade de outras métricas, como: Visualizações de 1 minuto, Média de minutos assistidos e Retenção.

Essa atualização, que será lançada nos próximos meses, possibilitará uma leitura rápida e relevante da performance desses conteúdos audiovisuais.

Creator Studio Distribution

O Estúdio de Criação suportará também 13 novos idiomas para legenda automática, confira quais são:

  • árabe;
  • chinês,
  • alemão;
  • indiano;
  • italiano;
  • malaio;
  • russo;
  • tagalo;
  • tâmil;
  • tailandês;
  • turco;
  • urdu;
  • vietnamita.

Além desses, os idiomas já oferecidos incluíam inglês, francês, português e espanhol.

Por fim, a última grande novidade anunciada pela rede foi a confirmação oficial do funcionamento do agendamento de postagens no Instagram e IGTV por meio do Estúdio de Criação.  

O furo foi dado há algumas semanas atrás, mas a funcionalidade ainda não estava 100% disponível. Quer saber mais como ela funcionará? Então confira o nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto!

Este conteúdo é uma tradução do texto do TechCrunch.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *