Atualização do assistente do Google: conheça as novas funções e melhorias do dispositivo

Google Assistant lança função que torna a navegação ainda mais intuitiva

Buscas por voz, botão próprio e novos idiomas: entenda as atualizações anunciadas para o Google Assistant.

O Google está em uma constante busca por novas ferramentas que permitam a empresa fazer mais parte do nosso cotidiano. E, uma dessas ferramentas, é o Google Assistant.

Essa inteligência artificial funciona como uma secretária particular em que você pode deixar sua lista de tarefas, redigir e-mails, programar lembretes e, caso você se sinta sozinho, conversar com ele.

Você pode imaginar que, apesar de todas essas funções, a ferramenta de conversa se tornou a mais popular entre os usuários, certo? Por isso, em sua última atualização, ela ganhou um botão próprio.

Para entender mais sobre a novidade do Google Assistant, siga conosco!

Novo botão do Google Assistant

Não foi em vão que a empresa aproveitou o MWC Barcelona — o evento mais elegante da tecnologia — para anunciar a novidade.

O novo botão do Google Assistant poupa o usuário de ter que usar a barra de navegação ou ter que pressionar o botão de “início” para iniciar a ferramenta. Com um botão físico o dispositivo fica muito mais claro e o uso passa a ser mais intuitivo.

Com um toque você abre o assistente. Com dois, abre as funções visuais com a sua localização, a rota que deve seguir, sua agenda etc. Com um toque pressionando o botão por mais tempo, você pode dar comandos de voz maiores, inclusive, pode ditar textos.

Busca por voz em dispositivos Go e KaiOS

A ideia é que o botão facilite tudo o que for relacionado aos comandos de voz. E, para que essa modalidade seja a mais eficiente possível, o Google anunciou que vai ativar essa possibilidade nos sistemas de operação Android Go e KaiOS.

Tanto o KaiOS como o Go são vistos como sistemas operativos de dispositivos de baixa gama, porque conseguem operar em aparelhos de pouca memória.

No entanto, isso é, precisamente, o que os fazem tão interessantes. Eles buscam se popularizar nos chamados mercados emergentes, principalmente na Índia.

Dessa forma, o acesso dessa função em aparelhos mais baratos se torna mais democrática, ao mesmo tempo que elimina a barreira de dificuldade de escrever em dispositivos não tão bons.

Novos idiomas no aplicativo

Na verdade, o assistente não é uma invenção do Google, mas uma inspiração em algo que já existia — o próprio botão do assistente da Samsung. Mas, por que não funcionava para esse dispositivo?

Porque a Samsung não tem o mesmo conhecimento do usuário que o Google e o assistente não funciona em espanhol.

Graças ao sistema KaiOS você pode alterar o idioma das conversas e traduzir. E o foco não é, unicamente, que você pode falar em mais de 30 idiomas, mas sim que ele tem a capacidade de compreender dois idiomas ao mesmo tempo.

E pensando no gigantesco mercado da Índia, o assistente também fala outros idiomas locais, como:

  • Marathi;
  • Bengalí;
  • Tamil;
  • Telugu;
  • Gujarati;
  • Kannada;
  • Malayalam;
  • Urdu.

Pelo que pudemos ver no MWC Barcelona, ter um assistente é a tendência — e o Google não deixa de avançar nesse rumo.

Sendo assim, aproveite as oportunidades da tecnologia e se converta em um especialista no tema! Baixe nosso e-book e domine o Google.

Kit Domine o Google

This post is also available in: Español (Espanhol)

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo