O melhor da Black Friday: quem fez jus ao evento no Brasil

O melhor da Black Friday

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A Black Friday acabou — não fique triste, você já pode começar a juntar dinheiro para o ano que vem — e, contrariando a ideia de que no Brasil o evento se parece mais com uma “Black Fraude”, algumas empresas fizeram o dever de casa e realmente arrasaram em suas ofertas!

O evento de descontos mundial aconteceu no dia 24 de novembro e realmente movimentou as lojas, especialmente os e-commerces.

É claro que muitas empresas e marcas deixarem a desejar — o que já era esperado — mas algumas ações realmente foram impressionantes e nós listamos as que mais nos impactaram!

Anote esses nomes: se você não conseguiu comprar agora, precisa dar atenção especial para elas ano que vem.

Ou quem sabe, se inspirar para também fazer bonito!

Magazine Luiza

A Magazine Luiza já é conhecida por ter ações de marketing divertidas e bons preços, mas sem sombra de dúvidas, se alguém surpreendeu nessa Black Friday, foram eles!

Eles anunciaram caixas com preços diferentes, entre R$29,90 e R$ 999,90. As pessoas compravam e só saberiam o que adquiriram quando o produto chegasse em casa!

O melhor da Black Friday: Magazine Luiza

Pensa na confiança que uma pessoa precisa depositar em uma empresa para que uma ação dessa funcione? Pois é, e ela funcionou!

O menor produto era uma Máquina de Café — e quem não gostaria de comprar uma máquina de café por 30 reais — e o maior era uma TV 4K!

Além de causar frenesi nas redes sociais, os consumidores que recebiam os produtos eram desafiados a tirar fotos com seus produtos e, caso não gostassem, poderiam devolver em até 7 dias.

Aparentemente ninguém devolveu e quem não conseguiu comprar — os produtos eram limitados a 90 peças por valor — ficam muito chateados ao verem o que quem conseguiu estava recebendo.

Ou seja, tudo que uma boa Black Friday precisa: bons descontos, bom marketing e pessoas loucas por produtos!

Chico Rei

O ponto alto da Chico Rei não foram os preços e promoções — muitas das ofertas vistas são encontradas em outras épocas do ano, como compre 1 e leve outra — mas sim o foco na experiência do usuário.

A marca de camisas e itens criativos deu um passo à frente quando montou o “Aquecimento Chico Rei”, dando instruções para os usuários sobre como facilitar suas compras na data e aproveitar melhor as ofertas.

O melhor da Black Friday: Chico Rei

Todo mundo sabe que durante o dia, os sites podem travar, sair do ar ou ficar muito lentos, devido ao alto volume de acessos simultâneos.

Com uma ação simples — uma nova página em seu site — o Chico Rei ajudava seus compradores a “burlarem” as inconstâncias e garantirem um processo de compra mais prático, o que com certeza conta muitos pontos!

Fast Shop

A Golden Friday da Fast Shop chamou a nossa atenção por um fator bem simples: bons preços!

Além da disposição de cobrir as ofertas dos concorrentes, os descontos realizados pela empresa em alguns de seus produtos foram realmente significativos! Ou seja: o básico esperado por qualquer empresa em uma Black Friday.

Além de descontos de até 50%, a empresa ainda começou a lançar ofertas antecipadas para atrair os consumidores para o site e as lojas físicas, o que aumentou o engajamento do público e contribuiu para o sucesso da campanha na data.

O melhor da Black Friday: Fast Shop

É claro que alguns consumidores não ficaram totalmente satisfeitos com a experiência, ou por seus produtos de desejo não estarem na promoção ou por problemas de conclusão de compra pelo excesso de pessoas acessando o site ao mesmo tempo.

Porém, bons preços são o componente mais básico de uma Black Friday, e isso a Fast Shop conseguiu fazer, pelo menos em uma boa parte de seus produtos.

McDonald’s, Burger King e KFC

Ok, quem não gosta de ver empresas “brigando” — sempre de maneira saudável, claro — pela sua atenção?

Os 3 gigantes do Fast Food levaram essa disputa a um novo nível durante a Black Friday: McDonald’s, Burger King e KFC.

Acho que todos lembram das ações a respeito dos Milk Shakes que aconteceram a um tempo atrás, quando a empresa do Ronald comprou os direitos pelo uso da marca Ovomaltine, o que era um clássico de um de seus concorrentes.

Dessa vez, para a data, o grande alvo da ação foram as amadas batatas fritas. Pelo menos como principal argumento da briga.

Começou com o BK que ofereceu em todas os seus combos um balde de batatas no lugar do tamanho médio mais a sua famosa maionese.

O melhor da Black Friday: Burker King

Aí veio o McDonald’s e entendeu que assim como a zoeira, a batata não precisava ter limites e colocou em suas McOfertas o Refil de Batata.

O melhor da Black Friday: McDonalds

Para não deixar barato, o KFC tentou ganhar com o que faz de melhor, colocando na competição das batatas um balde de frango frito.

O melhor da Black Friday: KFC

Sabe o que é ótimo em tudo isso? Quem ganha com isso somos nós, consumidores!

A ideia é que a data seja boa para os dois lados, e os três Fast Foods souberem usar bem isso: os consumidores ganham em benefícios e opções, e as empresas ganham pelo volume de pessoas atrás das promoções!

Embora ainda tenha sido bem tímido e com muitas empresas que tentam burlar o processo e aumentam os preços na véspera para aparentarem maiores descontos do que realmente estão dando, vimos um certo amadurecimento das empresas no Brasil em relação a Black Friday.

Essas ações mostram isso de 4 formas que funcionam bem:

  • Originalidade;
  • Pensar na experiência dos compradores;
  • Oferecer ofertas que realmente valham a pena;
  • Tentar se destacar de seus concorrentes!

A ideia é essa! Se inspire e mais que isso, lembre-se de se preparar!

Sabemos que ainda falta muito para a próxima edição, mas quanto mais lições você tirar dessa, maiores as chances de sucesso em 2018.

Ah, e se você precisar de ajuda, nós temos um material que pode ajudar você construir a sua Black Friday e ir além! Separamos dicas valiosas de estratégias de marketing que irão manter sua audiência engajada e aumentar o número de vendas, assim como na Black Friday, mas que mas que você poderá aplicar em qualquer época, baixe agora mesmo.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.