4 coisas importantes que aprendi com a certificação de Blogs Corporativos da Rock Content

O curso de Blog Corporativos da Rock Content pode dar insights valiosos de como gerir o blog da sua empresa. Veja 4 pontos principais aqui!

o-que-aprendi-com-certificacao-blogs

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Confesso que antes de entrar na Rock, em junho de 2018, eu não era muito adepta a fazer cursos online.

Sempre achei que o bom e velho Google e as videoaulas no YouTube ajudariam a tirar minhas dúvidas e curiosidades sobre determinado assunto.

Mas, quando me tornei estagiária da maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina — a Rock Content, senti que era a hora de me tornar especialista em marketing e que, para isso acontecer, eu precisaria de mais do que uma pesquisa rápida ou um vídeo de 5 minutos.

Foi aí que mergulhei de cabeça nos cursos da Rock University, me tornando cada dia mais conhecedora do universo do marketing digital e tirando minhas certificações.

A última delas foi a de Blogs Corporativos, ministrada pelo especialista em Marketing de Conteúdo, André Mousinho. Eu gostei tanto deste curso que decidi vir até aqui contar as 4 coisas mais importantes que aprendi tirando minha certificação.

Ficou curioso? Então, vamos lá!

1. Um blog é essencial para sua estratégia

Não tem escapatória, a criação de um blog é um dos primeiros passos para uma marca se destacar e alcançar uma boa reputação online.

Uma das coisas mais legais que considero sobre uma estratégia de marketing de conteúdo é o fato de uma marca se tornar útil ao seu público compartilhando conteúdos de qualidade e dos mais diversos temas, e não apenas fazendo propaganda sobre si mesma.

Pensando nisso, um blog é a ferramenta perfeita para se aprofundar em diversos assuntos relacionados a sua marca ou produto e educar seu público.

Além disso, um blog abastecido regularmente com bons conteúdos faz com que o Lifetime Value (LTV) de uma empresa aumente, já que o cliente, ao ver sua marca como uma referência em informação de qualidade, pode fazer novas compras ou contratar seus serviços por mais tempo, uma vez que ele passa a ver mais valor em sua empresa.

2. SEO não é um bicho de 7 cabeças (e é fundamental para uma estratégia de marketing digital)

Em um primeiro momento, SEO pode parecer apenas mais uma daquelas siglas de marketing digital que assombram quem está iniciando os estudos sobre o tema.

Mas, posso te contar uma coisa? SEO é bem legal e aprender sobre ele é relativamente simples, basta se dedicar um pouquinho.

A certificação de Blogs Corporativos contém várias dicas de como aplicar as técnicas de SEO, ensinando como definir as melhores palavras-chaves para os seus conteúdos e também como escolher o título externo (SEO title), por exemplo.

O curso também evidencia a importância de se escolher URLs amigáveis para os blog posts, já que o endereço de um conteúdo é a primeira coisa a ser analisada pelos crawlersdas ferramentas de busca.

Além disso, a certificação salienta a importância e as boas práticas para usar as heading tags. São elas que criam a hierarquia dentro dos conteúdos e ajudam a mostrar ao Google quais são as informações mais relevantes dentro do seu texto.

Enquanto estava assistindo o curso, fiz várias anotações sobre SEO. Mas não vou dar tanto spoiler! O André Mousinho tem muita coisa legal pra te contar.

3. A importância da linkagem interna e externa

Para rankear bem nos motores de busca e alavancar sua estratégia de marketing digital, a linkagem interna e externa são essenciais.

Os links internos dentro de um blog post conduzem o usuário a outros conteúdos relevantes e importantes para sua página. E o melhor: o leitor continuará dentro do seu blog, enquanto é guiado pelo funil, sendo nutrido, educado e vendo valor na sua marca.

Enviar links também é importante, pois o Google reconhece a linkagem externa como uma boa prática para otimizar a experiência do usuário.

Os links externos podem ser usados para comprovar dados e para reforçar um argumento, por exemplo. Usá-los dará credibilidade a alguma informação extra que você esteja utilizando em seu texto.

Outro fator fundamental é ter blogs do mesmo nicho que o seu linkando para seu blog, pois demonstra que seus conteúdos têm relevância.

Mas, fique atento! Receber links de páginas com reputações ruins ou que não tenham nenhuma ligação com o tema do seu blog pode prejudicar sua estratégia.

4. Dicas para produção de conteúdo

Para engajar sua persona, a qualidade do conteúdo publicado em seu blog deve ser excepcional. Mas, como fazer isso?

É importante decidir se os conteúdos serão produzidos internamente ou por uma equipe externa.

A produção interna garante conteúdos mais alinhados à estratégia da empresa e textos com temas mais específicos para o fundo do funil de vendas.

Já a produção externa amplia o leque de possibilidade de temas, otimiza o tempo da sua equipe e proporciona um alto volume de conteúdos fresquinhos no blog.

Uma sugestão é seguir com a produção combinada, em que equipe interna e externa produzem juntas — o que pode gerar melhores resultados para sua estratégia.

É essencial ter, também, um calendário editorial para documentar os temas das pautas e as datas de publicações no blog e nas redes sociais. Esse documento é muito importante para manter a organização da equipe, evitando a repetição de temas e de palavras-chaves e mantendo um equilíbrio nas postagens.

O tamanho do texto também deve ser levado em consideração, já que influencia no rankeamento do post.

E, se você quer saber qual o tamanho ideal de um conteúdo, e ter outros insights valiosos, convido você a tirar a certificação de Blogs Corporativos da Rock University.

Tenho certeza que este curso te ajudará a se tornar um especialista e a administrar muito bem o blog da sua empresa!

Curso Blogs Corporativos
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.