Por Joana Moraes

Publicado em 20 de novembro de 2019. | Atualizado em 19 de fevereiro de 2020


O que é alcance no Instagram e como aumentar a visibilidade de suas postagens? Além de um conteúdo de qualidade, você pode utilizar vários recursos da plataforma para aumentar as visitas ao perfil. Conheça as melhores táticas e veja como uma boa estratégia nessa rede social poderá impulsionar seu negócio.

O Instagram se tornou fonte de entretenimento na vida de milhares de brasileiros, que acessam a rede social todos os dias para criar, compartilhar e curtir conteúdo visual. Consequentemente, ele se tornou também um alvo para empresas que desejam aumentar a visibilidade digital.

Hoje em dia, existem vários recursos da própria plataforma para ajudar as contas que a utilizam para se conectar com o público.

O Instagram para Empresas é amplamente utilizado para gerar leads, aumentar o valor da marca e impulsionar as vendas. Mas para extrair todo esse potencial, é necessário desenvolver uma estratégia para alcançar os potenciais clientes da marca.

Sendo assim, ter um bom alcance é imprescindível para atingir o objetivo de ganhar dinheiro no Instagram. Afinal, quanto mais usuários conhecem o seu perfil, maior o número de interessados pelo seu negócio e a sua solução.

Quer conhecer as melhores técnicas para ganhar mais vistas? Então, vem com a gente!

Neste post, você vai descobrir:

O que é alcance no Instagram?

Antes de começar a falar de estratégia, primeiramente vamos deixar claro o conceito dessa métrica.

O alcance é o número total de usuários que visualizou o seu conteúdo

Ou seja, a métrica de alcance mede o tamanho do público que viu alguma de suas publicações na rede social.

Estas vistas podem ser tanto de um público que você ainda não está conectado como sua própria rede de seguidores. Por esse motivo, ao ganhar mais seguidores, você naturalmente aumenta as chances de melhorar o alcance.

É importante ter esse conceito em mente, já que ele acaba sendo bastante confundido com uma outra métrica de crescimento no Instagram: as impressões.

Um mesmo usuário pode ter múltiplas impressões sobre seu conteúdo, o que não afetaria a métrica de alcance. Isso porque, ao contrário do alcance, as impressões não contabilizam o número de usuários. Para resumir:

A contagem de impressões mede o número de vezes que o conteúdo foi exibido

Que tal um exemplo prático?

Vamos supor que, durante a semana, você publicou alguns posts e gravou vídeos. Como resultado, alcançou os seguintes números, que podem ser acessados na opção “Informações” do menu da sua conta.

alcance no Instagram

O gráfico da plataforma mostrou que, nos últimos 7 dias, seu conteúdo foi visto por 636 usuários, mas o número de impressões foi de quase oito vezes maior! Isso significa que algumas dessas pessoas viram pelo menos uma de suas postagens bem mais de uma vez, seja por busca ativa pelo seu perfil ou como resultado do algorítmo do Instagram.

Assim como neste exemplo, você perceberá ao longo do tempo que é normal que o número de impressões seja bem mais alto que o de alcance. Essa diferença será ainda maior se suas postagens são frequentes, o que aumenta a chance de serem vistas e compartilhadas por seus seguidores.

Ademais, é importante lembrar que essas métricas só estão disponíveis no Instagram para Empresas. Mas é bem simples e rápido trocar seu perfil pessoal em um perfil empresarial seguindo este passo a passo.

Como ter um bom alcance no Instagram?

Não adianta apenas criar um perfil na rede social e esperar que as pessoas chegarão organicamente sem muita dedicação. É preciso saber como atrair o seu público.

Mantendo a constância na estratégia, você começará a perceber a melhoria da métrica de alcance no curto e médio prazo e, consequentemente, um impacto no objetivo do seu negócio no longo prazo. Mas para obter esses resultados mais rápido, existem algumas táticas fundamentais e já utilizadas pelos top influencers da rede.

Nos tópicos abaixo, listamos as 9 dicas que você precisa conhecer e começar a usar hoje mesmo. Confira!

1. Produza um conteúdo de qualidade de forma recorrente

Os usuários do Instagram estão sempre procurando mais conteúdo para consumir e preencher o tempo livre. Eles desejam ler sobre seus hobbies, aprender habilidades, resolver problemas pessoais e profissionais, superar desafios e buscar entretenimento.

Por esse motivo, mesmo com a forte concorrência de perfis famosos, sempre haverá espaço para quem entende o público e oferece o que eles precisam. Assim, a etapa básica para uma estratégia de sucesso é oferecer conteúdo de qualidade constantemente.

Você precisa ter a clareza que quem é a sua persona para criar um conteúdo útil para ela. Se o conteúdo esclarece dúvidas e resolve alguma dor, eventualmente ele produzirá resultados em termos de alcance. Ele será elogiado, reassistido, compartilhado, citado, e fará o seu perfil crescer.

Um bom conteúdo demanda criatividade, e uma boa frequência demanda planejamento. Para garantir que esses dois pontos estejam adequados, é útil utilizar um calendário editorial.

2. Mantenha os Stories sempre ativos

O Instagram Stories é um recurso de postagem de textos, imagens e vídeos que ficam disponíveis para a visualização por apenas um dia. Parece pouca coisa, não é mesmo?

Mas é exatamente por isso que ele é tão importante para a sua estratégia. Por ser um tipo de conteúdo mais espontâneo, despojado e temporal, ele é a melhor forma de expressar a voz da marca. Além disso, acaba ajudando a sua marca a se conectar com o público de uma forma mais humana que as postagens do feed.

Isso torna a sua audiência mais leal, aumenta o tempo de exposição da sua marca aos seguidores e as chances de o conteúdo ser encaminhado para outros usuários.

O conteúdo postado nos Stories fica localizado logo na parte superior do aplicativo. Sempre que sua conta tem algum Story gravado nas últimas 24 horas, a foto de perfil recebe um atrativo contorno colorido, que acaba aumentando as chances de outros usuários clicarem no seu perfil.

Além disso, é possível separar esse tipo de mídia por tema e deixá-los em destaque permanentemente no seu perfil. Aliás, vamos falar melhor sobre essa funcionalidade na próxima dica!

Ebook Instagram StoriesPowered by Rock Convert

3. Utilize os destaques

Os destaques dos Stories permitem que o conteúdo já postado nesse formato seja fixado no perfil do usuário. Sendo assim, stories que já expiraram o prazo de 24 horas podem ser recuperados e acessados por tempo indeterminado pelos visitantes do seu perfil.

Isso é extremamente relevante para perfis profissionais por ser ajudar a trazer mais detalhes sobre os produtos e credibilidade sobre a marca. E, claro, ajuda a melhorar o alcance caso o conteúdo postado seja realmente útil para seu público em potencial.

Por exemplo, se você tem um perfil de empresa na área da odontologia, pode criar vídeos instrutivos ensinando as melhores técnicas de escovação e limpeza dos dentes e sua importância.

Além de atestar a sua didática e conhecimento como dentista, seus seguidores podem compartilhar o conteúdo com amigos e família no Instagram. Assim, pessoas fora da sua rede conhecerão o seu perfil.

Viu como faz sentido?

4. Faça transmissões ao vivo

As Lives são outra funcionalidade criada pelo Instagram que beneficia tanto os usuários como as empresas. Com ela, você pode gravar vídeos ao vivo de até uma hora para discutir algum assunto com seus seguidores.

Ao contrário dos Stories, que são mais unilaterais, esse formato de vídeo é altamente interativo, já que os usuários podem publicar comentários que serão vistos por você e pelo resto da audiência. Por isso, é uma forma excelente de engajar os seguidores melhorar o branding.

Além disso, as Lives tem um recurso poderoso para impulsionar o alcance: é possível convidar outros usuários para a conversa ao vivo.

Sendo assim, a transmissão será notificada não apenas para seus seguidores, mas também para todos os seguidores da outra conta. Você pode convidar, por exemplo, um de seus clientes para compartilhar um relato, ou chamar um parceiro de negócio.

A parceria, nesse caso, é benéfica para ambos os lados, perincipalmente se as empresas possuem personas similares.

Dessa forma, a sua Live receberá muito mais visitantes, que não apenas aumentarão o seu alcance como também podem se tornar o público-alvo para algum de seus anúncios pagos.

No próximo tópico, vamos explicar um pouco melhor essa tática de anúncio para melhorar o alcance!

5. Crie anúncios

Se seu orçamento é mais flexível, é interessante começar a trabalhar também com o Instagram Ads.

Para isso, é necessário que você já tenha uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Nessa plataforma, você conseguirá criar stories ou postas patrocinados que aparecerão para o público que você segmentar na criação da campanha. Esse público pode ser personalizado baseado em aspectos de seus seguidores ou dados demográficos e comportamentais dos usuários.

Desse modo, você estará facilmente impulsionando o alcance da sua conta no curto prazo e atingindo as pessoas que não estão na sua rede mas poderiam vir a ser clientes.

Além disso, você pode criar um público personalizado de envolvimento com base nas pessoas que viram seu vídeo. Isso inclui vídeos do Feed, Stories ou até mesmo no Facebook. Ao utilizar o remarketing dessa forma, você pode alcançar um público que teve um breve contato com seu conteúdo no passado.

Para criar um Público Personalizado de envolvimento, acesse seus públicos, clique em “Criar público” e selecione Público Personalizado. Em seguidora, clique em “Envolvimento” e “Vídeo”.

O gerenciador então mostrará opções de tipo de conteúdo, como “Pessoas que visualizaram pelo menos 10 segundos do seu vídeo”, e dará a opção de selecionar quais vídeos você deseja usar.

6. Faça uso de hashtags

A Hashtag (#) é um forma de monitorar expressões ou palavras específicas que tenham a ver com a postagem.

Utilizar as hashtags populares, que tenham relação com um evento ou alguma tendência da rede social pode ajudar seu post a aparecer na sessão “Explorar” do Instagram.

Mas atenção: esse recurso deve ser utilizado sem exageros e de forma estratégica para não afetar negativamente a experiência do usuário e de fato gerar resultados.

7. Aprenda os melhores horários

Descubra quais dias da semana e horários os seus seguidores estão mais ativos!

Para isso, você pode acessar a sessão “Público” na opção “Informações” do menu da sua conta. No final da página, é possível ver a média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em um dia típico e os dias da semana de maior atividade.

Alcance no Instagram.

Além disso, você pode consultar nosso post com os melhores horários de postagem nas redes sociais para ter um parâmetro de como se organizar para melhorar o alcance das publicações.

8. Divulgue a conta em outros canais

Você não precisa utilizar apenas a própria plataforma do Instagram para aumentar as visitas.

Aproveite as outras redes sociais que seu público utiliza para recomendar que seus seguidores acessem seus conteúdos no Instagram. Essa divulgação também pode ser feita pelo email, no site da empresa, no seu cartão de visitas ou em panfletos, por exemplo.

As possibilidades são inúmeras, é só usar a criatividade a seu favor! Você pode também incentivar as pessoas que passarem a seguir o seu perfil utilizando estratégias como promoções especiais e sorteios.

9. Capriche na aparência

Por ser uma social voltada para o conteúdo visual, a estética é muito relevante para o sucesso de um perfil no Instagram.

O descuido com a aparência pode diminui o potencial da sua conta de atrair novos seguidores ou ser recomendada por eles. Sendo assim, poste fotos com qualidade, utilize ângulos criativos e tamanho de imagem adequado.

Um layout bonito ou uma boa organização padronizada no feed pode chamar a atenção de seus seguidores, gerar mais curtidas, engajamento e compartilhamentos, ou seja, um engajamento que será positivo para o alcance da sua marca.

Além disso, boas imagens e vídeos atraem novos seguidores e destacam-se no feed de exploração.

Como acompanhar o alcance no Instagram?

A única maneira de saber se as táticas que você aplicou estão funcionando é monitorar e analisar essas métricas regularmente. Faça constantes melhorias e experimente fazer mudanças, depois monitore um pouco mais.

Durante o artigo, mostramos alguns exemplos de relatórios que o Instagram fornece para perfis empresariais. É ali que você acompanhará o alcance. Avalie os dias e as semanas que seu alcance foi mais alto e veja qual estratégia teve mais impacto.

Além da própria métrica de alcance, você deve ficar de olho em outras métricas de relatório do Instagram, como número de seguidores e compartilhamentos. É uma forma de entender a melhorar as suas postagens e dar ao público aquilo que interessa e ele.

Não se esqueça de deixar tudo registrado em uma planilha ou utilizar as ferramentas para acompanhar o crescimento.

O objetivo do Instagram como aplicativo é aumentar o tempo de uso dos usuários cada vez mais e, por isso, o algoritmo sempre dará visibilidade às contas e publicações de maior engajamento ou com mais interações de usuários. Quer saber como tirar vantagem dessa ideia?

Veja agora nosso material completo sobre Marketing no Instagram e fique por dentro!

Kit de Marketing para o InstagramPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *