O que é empreendedorismo?

Definição de o que é empreendedorismo e como desenvolver o comportamento empreendedor

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

De acordo com pesquisa recente da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), nunca se empreendeu tanto no Brasil!

Mas quando pensamos sobre “o que é empreendedorismo?”, muitas ideias veem à cabeça: negócio próprio, horários flexíveis, não é preciso lidar com um chefe, é possível inovar, há muitos riscos envolvidos, é uma chance para inventar novos produtos e serviços, liderar equipes e, finalmente, ser rico!

Apesar de que elas têm uma certa relação com o que é empreendedorismo, não acredito que nenhuma dessas represente por si só e completamente o conceito.

Como veremos nesta postagem de hoje, é possível empreender sem ter um negócio próprio, e até mesmo sem ser tão inovador assim.

Ficou curioso para saber mais sobre esse conceito? Leia nosso post e entenda agora o que é empreendedorismo.


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    As bases do empreendedorismo

    Você já parou para pensar sobre o verbo “empreender”? Se você olhar no dicionário, vai encontrar uma série de definições.

    Mas a surpresa está entre os sinônimos. Basta olhar atentamente para encontrar o verbo “fazer”. Isso pode até parecer um pouco simplista, mas posso garantir que está longe disso.

    Na verdade, associar empreendedorismo ao ato de “fazer alguma coisa” significa também entender a necessidade de se por em prática estratégias, planos e ações que visam organizar e gerenciar qualquer empresa ou negócio, com forte senso de iniciativa.

    Empreendedorismo é aquela vontade de encontrar as necessidades e saná-las da melhor forma possível.

    É simples assim: definir objetivos, investir para alcançá-los, construir resultados e repetir a operação.

    Colocado assim, tiramos o peso que geralmente é dado, em bases não muito sólidas, àquela figura do empreendedor, que deve ser sempre inventivo e dono do próprio negócio.

    Na verdade, como veremos no desenrolar deste artigo, empreendedorismo é muito mais amplo do que isso.

    É aplicável a qualquer profissional, qualquer ser humano, independentemente de sua área de atuação, ou até mesmo carreira.

    Na prática, o que significa “ser empreendedor”?

    Se partimos desse pressuposto acima sobre empreendedorismo, a visão acerca do que é “ser empreendedor” se torna muito mais clara e possível para a maioria de nós.

    Pessoalmente, eu gosto muito da definição que aprendi em Babson (universidade americana reconhecida como a melhor escola de empreendedorismo do mundo): empreendedorismo é “uma forma de pensar e agir, obcecada por oportunidades, com visão holística e liderança, focada em agregar valor”.

    Acredito que você já tenha ouvido – ou mesmo dito – uma frase a respeito de algo que se tornou uma verdadeira praga em muitas instituições públicas e privadas: agendas repletas de reuniões para resolver problemas e quase nenhuma efetiva solução de problemas.

    Pois o empreendedor, na verdade, vai contra esse pensamento.

    Por mais que ele reconheça a necessidade de se sentar e pensar, ele tem uma motivação para sair desse “campo das ideias” e quer colocar imediatamente em ação um plano para resolver essas questões.

    Enquanto vários (os não-empreendedores) se apegam nos obstáculos e nas burocracias envolvidas como se fossem tábuas de salvação, o empreendedor não vê problemas em transpô-los para apresentar resultados.

    Vale aqui apontar uma questão que pode surgir em durante sua leitura: falamos sobre a necessidade de ação, de transpor obstáculos para atingir metas, todas referentes ao empreendedorismo.

    Só que isso não significa que o empreendedor age sem pensar, que é de alguma forma afobado. Na verdade, é justamente o contrário!

    Empreender é verbo de ação que anda sempre acompanhado de conceitos como qualidade, o que significa pesquisar e pensar muito. Somente a partir de uma sólida base é que é possível criar boas estratégias de negócio.

    Somente por meio do conhecimento é que as pessoas podem agir de forma planejada, com resultados possíveis, esperados e mensuráveis.

    Agora, que tal a gente analisar um pouco mais a fundo cada um dos pontos destacados na definição formal dada alguns parágrafos acima? Veja:

    Pensar e agir

    Da mesma maneira que ideias sem execução não valem nada, não adianta termos um empreendedor que sai aplicando ideias sem critério, planejamento, ou organização.

    Algumas vezes, ele pode até ter a sorte de as coisas darem certo sem nenhum planejamento, mas se você chegar mais longe, definir seus objetivos de forma clara e montar um plano de ação para alcançá-lo é fundamental.

    Por outro lado, quantas vezes vemos ideias que ficam perfeitas no papel e acabam nunca saindo de lá? Isso gera a pergunta “então como saber qual o limite entre o planejamento e o momento de colocar a mão na massa?”.

    Pois é, não tem como saber. Definir exatamente esse meio termo é a sua função, caro empreendedor.

    Para se aprofundar no tema, recomendo o artigo sobre Planejamento estratégico.

    Oportunidades

    Existem duas analogias que gosto muito quando pensamos em análise de oportunidades.

    Uma delas é que, na mesma cidade, a chuva molha o território igualmente.

    Porém, enquanto ela bate e vai embora no concreto, quando cai em solo fértil ela pode gerar excelentes frutos.

    Nessa mesma linha, é importante destacar que o empreendedor normalmente tem acesso às mesmas oportunidades que outras pessoas, mas ele se preparou para aproveitá-las de melhor forma.

    Outra analogia é sobre as ondas de rádio. Elas estão aí, circulando pelo ar, 24 horas por dia.

    Porém, sem o instrumento correto (no caso, o aparelho de rádio), não conseguimos transformar essas ondas em música.

    Na prática, para transformar a informação que você recebe em oportunidade, é essencial que o empreendedor seja um cara sempre curioso, trabalhando para transformar sinais aleatórios em novas oportunidades de negócio.

    Visão holística e liderança

    Apesar da ideia comum de que o empreendedor é um visionário, uma pessoa que cria um império sozinho, não sei de absolutamente nenhum empreendedor que não tenha tido companheiros de jornada.

    Steve Jobs tinha ao seu lado um dos maiores gênios do século 20, Steve Wozniak.

    Bill Gates tinha como companheiros inseparáveis seus amigos de Harvard, Paul Allen e Steve Ballmer.

    Esses são apenas alguns exemplos sobre como o empreendedor só alcançou o sucesso devido a uma equipe forte, que foi capaz de dar escala a sua visão.

    Claro que o Vale do Silício pode passar essa imagem de empreendedores-estrela para muitas pessoas.

    No entanto, na prática, qualquer grande projeto leva muito tempo e esforço para ser concretizado com sucesso e precisão, o que é humanamente impossível fazer sozinho.

    Por isso, mesmo que você comece sozinho, saiba que em algum momento você precisará exercitar suas características de um líder.

    Agregar valor

    Infelizmente, essa expressão virou piada graças ao “Rei do Camarote” hoje em dia.

    No entanto, não é por causa do mau uso da expressão que ela tenha perdido a sua importância.

    De nada adianta ter uma ideia que na sua cabeça é totalmente genial, se na prática ela não facilita a vida de outras pessoas.

    O teste de fogo do empreendedor é colocar o seu produto no mercado, justamente porque esse é o momento em que veremos se as pessoas consideram se aquilo agrega valor ou não.

    No caso, preço é o que você paga, valor é o que você recebe.

    Analisando pelo lado do empreendedor, uma das formas mais objetivas de avaliar o valor agregado é justamente se ele está conseguindo gerar lucro naquele negócio.

    Se as pessoas consideram aquilo algo útil, nada mais justo do que o empreendedor ser devidamente recompensado por isso.

    Inovação e empreendedorismo

    Falei logo no início do artigo que empreender não significa, necessariamente, abrir um negócio ou criar produtos e serviços novos, com inventar.

    Na verdade, vimos a partir das características do perfil desse tipo de profissional que a inovação ligada ao empreendedorismo tem muito mais a ver com uma maneira de se comportar diante dos acontecimentos diários e projetos.

    Um paralelo interessante pode ser traçado com a sétima arte, o cinema brasileiro para ser mais preciso.

    Nos idos da década de 1950, um grupo de cineastas (Glauber Rocha, Paulo Cesar Saraceni) criaram um movimento cinematográfico cujo lema era “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.

    Eles surgiram com a falência das grandes produtoras de cinema e resolveram criar uma estética mais real, mais brasileira e com menos recursos.

    O resultado foi uma série de filmes que marcaram a constituição da identidade cultural brasileira no cinema, com nomes reconhecidos internacionalmente.

    O cinema novo pode ser visto, então, como um movimento de empreendedorismo na arte do nosso país.

    Aproveitando-se de tecnologias presentes e mesmo diante das dificuldades, encontraram uma maneira – planejada, com identidade estética – de fazer o que mais desejavam: filmes.

    Mais do que ineditismo, o empreendedor busca algo que seja útil ao seu dia-a-dia, ao desenvolvimento de suas atividades.

    Isso vai muito além de estabelecer posições hierárquicas e chefias.

    Essa temática envolve muito mais a habilidade de reconhecer talentos – seus e dos seus companheiros – e das situações, buscando aproveitá-los da melhor forma, para ir além.

    Empreendedorismo é uma questão de postura

    Repare que, apesar de todos os quatro conceitos que apresentei (pensar e agir, oportunidades, visão holística e liderança, agregar valor) poderem ser aplicados em um negócio próprio, não é a única aplicação possível.

    Por exemplo, veja como é interessante a modalidade de empreendedorismo desse atleta que revolucionou o seu esporte aqui.

    Ou então, em diversos casos que vemos de comportamentos empreendedores de funcionários, os chamados intraempreendedores.

    Ou até mesmo no governo conseguimos ver excelentes casos de funcionários públicos com comportamento empreendedor, chamados de empreendedores públicos.

    Leia também:

    O que mais você pode fazer para empreender?

    Convenhamos que, muito além desses quatro conceitos, existem outros aspectos que você pode observar em seu dia a dia se quem empreender com sucesso.

    Veja as dicas que preparei para você aplicar em sua rotina e deixar de pensar sobre o empreendedorismo somente no campo das ideias:

    Conheça os custos efetivos de um negócio

    De nada adianta empreender descolado da realidade.

    Essa é uma atividade que requer pés no chão, sempre de olho nos custos efetivos de um negócio, e não apenas na possibilidade de lucro, ou de sucesso reputacional.

    Por isso é tão importante colocar na ponta do lápis todos os seus gastos, saber exatamente como será seu plano de negócios, seus custos fixos e variáveis, antes de se arriscar em uma atividade empreendedora.

    Acredite, não há nada de errado em ser um pouco comedido com aspectos financeiros!

    Cuidado com a escolha de sócios

    Outro aspecto do empreendedorismo que requer atenção é a escolha de sócios.

    Hoje em dia, especialmente em startups, a escolha de sócios acaba sendo algo menos fixo, mais dinâmico e passível de alterações.

    No entanto, quando pensamos naqueles modelos tradicionais de empreendimentos, é comum firmar um contrato social, com capitais pré-definidos para cada sócio.

    Nesses modelos, é imprescindível contar com profissionais que entendam seu modo de pensar, que tenham as mesmas expectativas que você em relação ao empreendimento, bem como que estejam dispostos a se arriscar nessa empreitada.

    Caso contrário, você poderá enfrentar diversos problemas no futuro!

    Não misture as coisas: tempo pessoal e de trabalho

    Empreendedores estão tão animados com seus negócios e engajados com aquele modo de pensar voltado para o sucesso do empreendimento, que é comum misturar os momentos de trabalho com o tempo pessoal.

    Esse é um grande erro, pois condiciona esses profissionais a se dedicarem exclusivamente à empresa.

    Você nunca desliga dos negócios e deixa de aproveitar a família, os amigos e o lazer. Por essas razões, aprenda a não misturar as coisas e a manter um equilíbrio maior entre tempo pessoal e de trabalho!

    Procure conversar com empreendedores que deram certo

    Na rotina de uma empresa, não é comum estudar cases de sucesso? Por que não utilizar a mesma lógica para lidar com empreendedores?

    Pesquisar sobre pessoas bem-sucedidas, seus segredos, aprendizados e sugestões é uma boa forma de adiantar (e muito) seu próprio processo de desenvolvimento profissional e pessoal!

    Se possível, procure estabelecer algumas relações de mentoria com outros profissionais, que vão poder te guiar nos momentos mais difíceis e desafiadores de sua carreira!

    Esses mentores podem te ajudar a lidar com as inseguranças e problemas inerentes de qualquer rotina empreendedora, independentemente de sua área de atuação ou estágio da carreira.

    Identifique seu público-alvo

    Hoje em dia, com métricas cada vez mais segmentadas, especialmente para quem trabalha online, fica fácil caracterizar o perfil exato de seu público: faixa etária, gênero, hábitos de consumo, classe social, escolaridade, interesses, entre outros aspectos que podem vir a ser relevantes para o desenho final de seu produto ou serviço.

    Identificar com exatidão seu público-alvo ajuda a manter um plano de negócios mais realista e efetivamente voltado para a demanda de futuros consumidores.

    Seja um líder, não um chefe

    Tudo bem que essa é uma dica clichê, que livros de autoajuda e textos sobre empreendedorismo vão sempre repetir.

    Mas não custa repetir: ser um líder é muito diferente de ser um chefe! E há muitas vantagens relacionadas à atuação como líder junto a sua equipe.

    Por exemplo, líderes estimulam a cooperação (e não somente a competição), o que gera maior engajamento, produtividade e resultados efetivos para o empreendimento.

    Além disso, líderes são aqueles que veem com bons olhos e incentivam o crescimento de sua equipe, em vez de simplesmente querer manter uma diferenciação hierárquica que pode não refletir com exatidão as qualificações profissionais e desempenho no ambiente de trabalho.

    Evite a confusão de bens pessoais e do empreendimento

    Não é apenas o tempo pessoal e profissional que deve estar em equilíbrio.

    Além disso, é preciso que seus bens pessoais e da empresa estejam separados, de forma a garantir a segurança de sua família e de seu patrimônio.

    Quando há confusão de bens, qualquer risco do empreendimento poderá também ser suportado por sua propriedade, o que está longe de ser uma decisão estratégica e racional.

    Não misture contas e, na medida do possível, procure evitar a utilização de bens pessoais como computadores, carro e outras ferramentas de trabalho no âmbito da empresa.

    Proteja-se para empreender sem risco!

    Invista em networking

    Networking é uma das ferramentas mais importantes à disposição de um empreendedor de sucesso: ela permite a captação de novos clientes.

    Além de propor parcerias estratégicas de negócios; aumentar a versatilidade de seus produtos e serviços (que podem atingir diferentes mercados); entre outros fatores.

    Mas como investir em networking no seu dia a dia? Não basta trocar cartões profissionais em eventos anuais de sua área.

    É preciso cultivar bons relacionamentos profissionais, por meio de contatos constantes, happy hours, indicações de outros profissionais e empresas, além da proposição de parcerias e outras formas de impulsionar também os negócios de seus colegas.

    Tipos de empreendedorismo

    Se você entende o que é empreendedorismo, talvez possa se interessar por algumas vertentes que saem dos estilos mais populares. Confira os principais tipos de empreendedorismo para lançar de vez sua ideia.

    Empreendedorismo individual

    Este é um tipo de empreendedorismo que ficou muito famoso com a popularização da internet e das estratégias digitais. Em geral, o empreendedorismo individual surge a partir de um negócio criado do zero por uma pessoa, às vezes até mesmo informal.

    O empreendedorismo individual normalmente é constituído por MEI, que é o microempreendedor individual, ou também por EIRELI, que é a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

    Empreendedorismo corporativo

    Também conhecido como intraempreendedorismo, o empreendedorismo corporativo é uma solução muito positiva. Nesta modalidade, as empresas permitem que os colaboradores desenvolvam soluções dentro da estrutura já existente.

    Essa é uma ação que confere independência e autonomia para a equipe, além de incentivar o engajamento e motivação do time.

    Empreendedorismo social

    Nem sempre o foco do empreendedorismo está no lucro obtido a partir das vendas e o empreendedorismo social é uma das possibilidades que surge dentro dessa vertente. Como o empreendedorismo está focado na identificação de problemas e propostas de soluções, o empreendedorismo social usa essa ferramenta a favor das necessidades sociais e ambientais.

    Dentro da história do empreendedorismo, essa é a solução que está mais focada na transformação capaz de gerar, o que não impede que seja possível lucrar também com o modelo.

    Empreendedorismo feminino

    Inclusão, vagas afirmativas e as lutas pelos direitos de igualdade e representatividade de gênero só reforçam o quanto ainda é preciso abrir espaço para essa temática. 

    Vale destacar que além de ser feito por mulheres, o empreendedorismo feminino também pode ter um foco de ser feito para mulheres. Ou seja, como uma tecnologia para reduzir desigualdades e oferecer soluções para o público. Sendo assim, o empreendedorismo feminino também surge como uma estratégia para destacar mulheres no poder e a força feminina dentro do mercado.

    Empreendedorismo verde

    Assim como o empreendedorismo feminino surge para olhar para a desigualdade de gênero, o empreendedorismo verde surge para sanar os pontos de dor das causas ambientais.

    Cada vez mais necessário e urgente, os negócios que surgem desse tipo de empreendedorismo tendem a fazer grande sucesso, indo de encontro com uma necessidade crescente da sociedade: reduzir os impactos causados pela humanidade e contribuir para a preservação do meio ambiente.

    Empreendedorismo digital

    O uso da internet para propor soluções completas (ou melhorar a entrega de soluções) faz com que surja uma nova categoria: o empreendedorismo digital. Essa categoria inclui desde grandes empresas que trabalham com soluções online como Uber, Netflix, ifood, marketplaces em geral e plataformas de ferramentas digitais.

    Além disso, o empreendedor digital também pode ser aquela pessoa que vende produtos pela internet ou um influenciador digital que usa as redes sociais para gerar renda.

    Importância da Educação Empreendedora

    Assim como em qualquer outra profissão, a vida empreendedora requer preparação por meio do investimento constante em educação. Alguns conhecimentos são fundamentais para a sua preparação diante dos desafios que surgem no mundo dos negócios, além de contribuírem para o desenvolvimento de uma mentalidade mais resiliente.

    Ao buscar a orientação de outros profissionais experientes, você consegue desenvolver habilidades necessárias para a gestão dos negócios, entende como estruturar o processo de vendas e ainda aprende como contornar os momentos de instabilidade econômica.

    Essa preparação pode incluir o acesso a programas educacionais, cursos gratuitos online, workshops em sua área e programas de apoio ao empreendedorismo local. Portanto, não deixe de pesquisar quais iniciativas estão disponíveis para sua atividade e região.

    Tecnologia e Empreendedorismo

    A tecnologia está intimamente ligada ao empreendedorismo, especialmente pelo surgimento de projetos impulsionados pela transformação digital. O surgimento da internet, por exemplo, possibilitou que diversos negócios fossem criados exclusivamente no mundo virtual, trazendo menores custos e maiores margens de lucro para as empresas.

    O avanço tecnológico frequentemente cria oportunidades de mercado, desenvolvendo um ecossistema ainda mais favorável para fomentar setores emergentes. Nesse contexto surgem as startups, responsáveis por trazer inovações disruptivas ao mercado. Esse formato empresarial geralmente é mais ágil, eficiente e capaz de se adaptar às mudanças no comportamento do público.

    Já para empresas estabelecidas antes desse processo, é necessário iniciar o processo de transformação da marca, ampliando sua presença online, trazendo recursos de IA para seu dia a dia e incluindo ferramentas de automação para ampliar sua eficiência operacional. 

    10 empreendedores de sucesso para te inspirar

    Ter a inspiração de pessoas que já alcançaram muito sucesso no empreendedorismo é uma ótima forma de começar os seus planos. Por isso, elencamos vários empreendedores renomados para você conhecer. Confira!

    1. Maurício de Sousa

    O primeiro deles é Maurício de Sousa, famoso principalmente por criar a Turma da Mônica. Esse cartunista tem uma história inspiradora, começando cedo no empreendedorismo. Ele decidiu transformar a paixão que tinha por desenhar em um negócio.

    Com o passar dos anos, Maurício construiu um império de entretenimento, expandindo suas criações para além dos quadrinhos, incluindo programas de TV, filmes e parques temáticos que conquistaram o coração das crianças brasileiras.

    2. Larry Page

    Larry Page é o Co-fundador do Google, desempenhando papel fundamental para o desenvolvimento do mundo online e sendo uma figura central no desenvolvimento da internet contemporânea.

    Um pouco da transformação da forma como as pessoas acessam e interagem com informações online vem da criação dele, o Google, e a sua visão inovadora contribuiu para a criação de um dos maiores motores de busca do mundo.

    3. Luiza Helena Trajano

    A terceira figura para você se inspirar e começar a pensar no mundo do empreendedorismo com mais carinho é a Luiza Helena Trajano. Ela é uma empresária brasileira notável e atualmente preside o Conselho do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do país.

    A jornada dessa mulher incrível é marcada por transformações significativas na empresa, desde a implementação de estratégias inovadoras até a expansão para o comércio online. Além disso, Luiza é uma líder inspiradora que demonstra como o comprometimento e a visão podem impulsionar o sucesso nos negócios.

    4. Ana Fontes

    Por inspirar e incentivar outras mulheres a trilhar o caminho empreendedor, Ana Fontes merece destaque em nossa lista. Ela fundou a Rede Mulher Empreendedora, uma iniciativa voltada para o apoio e capacitação de mulheres no mundo dos negócios.

    O trabalho que ela desenvolve é dedicado a criar oportunidades e promover a igualdade de gênero no empreendedorismo. Vale destacar ainda que ela tem voz influente que não apenas inspira, mas também trabalha ativamente para criar um ambiente mais inclusivo no cenário empresarial.

    5. Bianca Andrade

    Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, também é uma mulher inspiradora que merece ter destaque em nosso post. Essa empreendedora e influenciadora digital ganhou destaque inicialmente como maquiadora e criadora de conteúdo online.

    Aos poucos, fez a transição para o empreendedorismo, realizando o lançamento de produtos de beleza e consolidando sua presença no mercado. Para quem quer um caso de sucesso que alie capacidade de empreender e sucesso na era digital, Bianca é uma inspiração e tanto.

    6. Bill Gates

    Quem não conhece o Bill Gates, não é mesmo? Ele é figura icônica na indústria de tecnologia e co-fundador da Microsoft. Como principais características, pode-se destacar sua capacidade de liderar e visão inovadora.

    Por meio desses atributos, Gates transformou a Microsoft em uma das empresas mais influentes do setor. Ele também é conhecido por seu trabalho filantrópico, utilizando sua fortuna para abordar questões globais, como saúde e educação.

    7. Mark Zuckerberg

    Fundador do Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, Mark Zuckerberg também tem uma trajetória inspiradora. Ela começou na universidade, com a criação da plataforma que faz parte da vida de muitas pessoas atualmente. Com o passar do tempo, ele trabalhou na expansão da empresa e na consolidação do seu papel como um dos principais nomes da nova era tecnológica. 

    8. Jan Koum

    Se você usa muito o WhatsApp no seu dia a dia, esse empreendedor faz parte da sua vida. Jan Koum é o Co-fundador desse mensageiro tão importante para as pessoas e empresas. Sua história é marcada por uma jornada notável, começando como um imigrante que enfrentou desafios financeiros e passando pela criação do WhatsApp, que revolucionou a comunicação móvel globalmente.

    9. Coronel Sanders

    O Coronel Sanders, cujo nome completo é Harland David Sanders, é o fundador da cadeia de restaurantes KFC (Kentucky Fried Chicken). Sua história é única, pois começou a vender frango frito de sua receita secreta em um posto de gasolina. Com o passar do tempo, o KFC se tornou uma franquia globalmente reconhecida e a perseverança e inovação dele são fontes de inspiração para empreendedores do mundo todo.

    10. Luiz Seabra

    Entre os empreendedores da beleza, Luiz Seabra se destaca como um dos fundadores da Natura, empresa brasileira líder em cosméticos. Sua abordagem inovadora está associada a um forte compromisso com a sustentabilidade e o uso de ingredientes locais na formulação dos produtos.

    Ele conseguiu trazer para a marca um equilíbrio entre crescimento e propósito social que impulsiona o crescimento da marca. Além disso, os produtos trazem qualidade e bem-estar com um preço acessível.

    Qual é seu tipo de empreendedorismo?

    De acordo com a personalidade, temperamento e momento de vida, cada pessoa tende a encontrar um jeito diferente de empreender. Veja os principais tipos de empreendedores e descubra com qual você melhor se identifica:

    • aprendiz — está começando a arriscar nessa área, muitas vezes ingressando não por talento, mas por necessidade;
    • nato — aquela pessoa que desde criança sempre sonhou em empreender (ou às vezes até encontrava formas de fazer isso) propondo soluções e inovando constantemente;
    • serial — que tem o dom de abrir negócios, mas não de mantê-los. Dessa forma, o empreendedor serial cria bons negócios para depois vendê-los;
    • herdeiro — aquele que herda o negócio da família;
    • social — que está focado em resolver questões socioambientais e entra neste ramo para promover inovações e entregar soluções para o mundo.

    Agora que você viu o que é empreendedorismo, deve ter notado como empreender é um caminho amplo e realmente convidativo! Essa é uma área que envolve vários outros aspectos ligados à administração, marketing e vendas. Afinal, uma boa ideia, por melhor que seja, precisa de planejamento, estratégia e oferta para que o mundo a conheça e possa comprá-la.

    Quer impulsionar seu empreendimento por meio de conteúdos de qualidade? Então conheça agora a WriterAccess e venha fazer parte dos mais de 40.000 clientes satisfeitos!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.