Saiba o que é Erro 501 não implementado e como corrigi-lo no seu site

Quer saber o que é Erro 501 não implementado? Ele ocorre quando o site tenta utilizar um método indisponível no servidor. Saiba como identificar esse erro e o que é preciso fazer para resolvê-lo!

o que é erro 501

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você quer saber como criar um site ou um blog, precisa entender o que é erro 501 e o que fazer quando ele acontece. Quando o navegador acessa uma página e encontra algo que não funciona bem, retorna uma mensagem de erro, chamada código de status HTTP. Se o número informado nessa mensagem começar com 5, indica que é um erro no servidor.

Isso quer dizer que algo no site — no lado do servidor — não funciona da maneira correta e não permite o carregamento completo da página. Entretanto, as causas para esse problema podem ser variadas. Por isso, é importante analisar cada alternativa para excluir todas as possibilidades e, assim, fazer com que o site volte a funcionar perfeitamente.

Para que você saiba como corrigir esse problema, fizemos este post, em que vamos mostrar:

  • O que é o Erro 501 não implementado?
  • Quais são as causas desse erro?
  • Quais os modos de resolver esse erro?
  • Por que você deve resolvê-lo?

Vamos lá!

O que é o Erro 501 não implementado?

Para carregar uma página em um navegador, é feita uma solicitação ao servidor web. Na prática, quando a URL é informada, há o envio de uma requisição para recuperar um determinado conteúdo. Após receber essa solicitação, o servidor entende a solicitação e devolve o resultado correspondente e, também, um cabeçalho com o código de status referente à solicitação.

Todo esse processo é feito por meio do protocolo HTTP, que contém uma série de métodos possíveis: GET, HEAD, POST, PUT etc. Um exemplo é o acesso a uma página qualquer, caso ela não exista no servidor, o código retornado pelo protocolo será o Erro 404, que significa que a página não foi encontrada.

Já o Erro 501 é referente aos métodos utilizados na comunicação HTTP. Quando há o retorno desse código, significa que o método utilizado na requisição não funciona ou não foi encontrado no servidor. Portanto, não se trata de uma falha no site, e sim no servidor.

o que é erro 501

Fonte: joebi.blogspot.com

Vale ressaltar que cada navegador exibe a mensagem de Erro 501 de forma diferenciada. Entre as mensagens apresentadas estão:

  • 501 não implementado;
  • Erro 501;
  • HTTP 501.

Quais são as causas desse erro?

Existem diferentes situações que podem causar esse erro. A seguir, mostramos quais os principais cenários em que essa mensagem pode aparecer.

Vírus ou malware 

A presença de vírus ou malware no computador pode impactar o funcionamento do sistema de tal forma, que o navegador não consegue estabelecer uma comunicação com o servidor web. Nesse cenário, é comum que o Erro 501 seja exibido como retorno da solicitação. Entretanto, a verdadeira causa do problema não é problema no servidor, mas o computador infectado.

Por isso, é importante fazer uma checagem completa no sistema para garantir que não existe a presença de nenhuma ameaça de segurança que possa ocasionar a falha de comunicação.

Sobrecarga no servidor 

Outra causa para que esse problema ocorra é quando há a sobrecarga no servidor. Na prática, o aumento de tráfego faz com que a comunicação seja mais lenta e ocorra falha para a conclusão da requisição solicitada. Dessa forma, o servidor pode retornar o Erro 501.

Nesse cenário, é importante identificar a causa do alto volume de tráfego, que pode ser em função de promoções, caso o site seja um E-commerce ou por conta do alto volume de visitas na página. É preciso analisar se esse aumento será constante, pois pode ser necessário a utilização de serviços de hospedagem mais eficientes.

Software do servidor expirado

Há também a possibilidade de o software do servidor estar desatualizado. Embora essa alternativa seja mais difícil de acontecer, não deixa de ser uma possibilidade. Isso porque normalmente os provedores mantêm seus softwares atualizados. Entretanto, não é impossível que possa ter ocorrido alguma falha ou que realmente o ambiente esteja desatualizado.

Embora seja um cenário mais difícil, essa situação pode ocorrer especialmente em provedores que oferecem serviços muito baratos ou gratuitos. Nesse caso, a melhor opção é entrar em contato com a empresa para que ela faça uma análise no ambiente ou migrar o site para um provedor confiável.

Outras causas

Existem, ainda, outras razões para esse problema, como diferentes tipos de erros no servidor ou falhas de comunicação que precisam ser analisadas com mais atenção pela equipe técnica do provedor de hospedagem.

Outra possibilidade é alguma configuração incorreta no servidor. Isso pode acontecer em atualizações de softwares, ou seja, ocorrerem mudanças nas configurações de forma equivocada. Por isso, o provedor deve avaliar a situação, caso nenhuma das alternativas anteriores seja a razão da falha.

Quais os modos de resolver esse erro?

Geralmente, para resolver esse erro, é preciso entrar em contato com o serviço de hospedagem. Entretanto, antes de partir para isso, é importante fazer algumas conferências no site e no computador local, pois, apesar de ser um erro de servidor, alguns fatores podem fazer com que essa falha aconteça. Confira, a seguir, o que fazer para solucionar o problema.

Tente recarregar a página 

Apesar de parecer inútil, essa tentativa deve ser feita sempre que ocorrer algum erro em que o código de status HTTP indique a indisponibilidade do site, como o Erro 501. Isso porque a falha pode ser simplesmente uma queda momentânea na comunicação com o servidor, ou seja, uma falha na internet que é resolvida sozinha em poucos minutos. Portanto, essa é uma alternativa sempre válida.

Limpe o cache do navegador

Sempre que uma página é carregada em um navegador, diversos arquivos ficam armazenados no computador. Ao fazer uma nova solicitação para a mesma página, nem sempre todos esses arquivos são recarregados. Portanto, caso eles tenham sofrido alterações no servidor, eles estarão desatualizados no navegador.

Essa diferença entre os arquivos pode ocasionar falhas de comunicação com o servidor e fazer com que o Erro 501 aconteça sem que exista realmente uma falha no servidor. Em função disso, é importante fazer uma limpeza de cache para que, ao efetuar um novo carregamento da página, todos os arquivos sejam atualizados.

o que é erro 501

Faça uma verificação de vírus

Já mencionamos que a causa para o Erro 501 pode ser em função de vírus ou malwares no computador. Por isso, é importante manter o antivírus atualizado e executar o escaneamento completo. Além disso, confira se o produto oferece o recurso de quarentena para garantir que, se houver uma identificação positiva, ela será neutralizada da maneira correta.

Desative as configurações de proxy

Se o navegador estiver configurado para utilizar proxy, essa pode ser a causa da falha no acesso ao site. Isso ocorre porque a utilização desse recurso pode dificultar o acesso à página. Portanto, verifique se ele está habilitado no navegador e desative essa funcionalidade.

o que é erro 501

Outros modos

Outra sugestão para resolver esse problema é verificar os registros de logs do servidor para identificar se há alguma mensagem de erro que possa ajudar a solucionar o problema. Além disso, também é indicado fazer uma verificação em arquivos de scripts e PHP para conferir se não existem erros no código ou caracteres inválidos que possam causar a indisponibilidade do site.

Por fim, se nenhuma alternativa solucionar o problema, o melhor é entrar em contato com o provedor para que ele possa analisar a configuração do servidor e identificar o que fez com que esse erro acontecesse no site.

Por que você deve resolvê-lo?

Qualquer problema que cause a indisponibilidade do site deve ser resolvido o mais rápido possível. Isso porque quando a página fica fora do ar, seus visitantes não conseguem acessar o seu conteúdo, o que não é bom para a empresa, que além de perder a visita, pode perder uma oportunidade de negócio.

E não é só isso. Um dos principais problemas causados pela indisponibilidade é o impacto negativo na estratégia de SEO. Isso acontece porque o Google de tempos em tempos faz o rastreamento nas páginas do site para a sua indexação. Portanto, caso ele tente acessar o site e o encontra indisponível, será retornado uma mensagem de erro.

Dessa forma, o Google utilizará as páginas armazenadas em cache para fazer a indexação. Entretanto, caso o problema continue por muito tempo, o site perderá posicionamento nos resultados, pois o Google entenderá que a página está indisponível e, portanto, ela perderá posição no rankeamento, o que é prejudicial para a estratégia de Marketing Digital.

Entender o que é Erro 501 é importante para identificar as possíveis causas desse problema e resolver a situação o mais rápido possível, pois é uma falha que causa a indisponibilidade da página e, como consequência, prejudica o rankeamento no Google. Portanto, analise as possíveis causas e soluções apresentadas para evitar esse transtorno no seu site.

Manter o site seguro também é importante para evitar sua indisponibilidade. Confira neste conteúdo 9 dicas essenciais para garantir a segurança para sites, blogs e E-commerce!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.