Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 19 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 25 de julho de 2019


Para conseguir a atenção — e os recursos — dos consumidores, é preciso, no mínimo, fazer frente aos concorrentes na sua área de atuação. Para isso, a gestão de operações acaba se tornando essencial, afinal, é a melhor maneira de tornar os processos internos mais produtivos e eficientes.

A concorrência no mercado é cada vez maior e o consumidor se tornou mais exigente em relação ao desempenho das empresas. Dessa forma, administrar algum negócio — seja um e-commerce, seja uma empresa de logística — é uma tarefa repleta de desafios. A gestão de operações, portanto, é peça-chave para o sucesso da sua organização.

Atualmente, é preciso utilizar as soluções e ferramentas disponíveis no mercado para otimizar os processos dentro da sua empresa. Com a transformação digital, adequar-se aos principais conceitos e tendências — como automação de marketing ou CRM — é um movimento praticamente obrigatório para quem busca melhores resultados.

Da estruturação de um projeto até a execução de um planejamento, tudo deve ser levado em consideração para que a sua empresa encontre diferenciais competitivos e se destaque aos olhos do consumidor. Sendo assim, que tal saber mais sobre gestão de operações e os benefícios dessa prática para o seu negócio? Então, continue a leitura!

O que é gestão de operações?

A competitividade aumenta à medida que a tecnologia avança e mais empresas descobrem maneiras de otimizar as suas tarefas. Ficar para trás nessa corrida em busca de avanços nos diferentes setores de uma organização pode representar uma queda significativa nos resultados de uma empresa.

A gestão de operações é, portanto, uma forma de planejar, executar e monitorar as diferentes decisões e processos que fazem parte de uma empresa. Visando tirar o melhor de cada funcionário ou tarefa, esse conceito abrange as diferentes áreas de uma organização, podendo ser utilizado para as Vendas ou o Marketing, por exemplo.

Ao aplicar a gestão de operações dentro da sua organização, o foco passa a ser no desenvolvimento de atividades e relações que resultem nos melhores números possíveis para a empresa. Seja para reduzir custos, seja para desenvolver funcionários, essa é uma prática fundamental nos dias de hoje.

O trabalho do encarregado dessa missão não é simples, afinal, é preciso analisar toda a estrutura de uma organização. Da relação com os seus fornecedores e colaboradores até a produtividade dos profissionais, tudo deve ser analisado minuciosamente em busca de soluções para a otimização desses processos.

Na prática, o foco está na experiência do consumidor, ou seja, o produto e/ou serviço final que vai ser entregue ao cliente. Afinal, todos os processos acabam influenciando na qualidade — ou mesmo no preço — do que vai ser ofertado no mercado. Caso você não invista na gestão de operações, a tendência é ficar para trás.

Atualmente, não importa se a sua empresa trabalha diretamente com tecnologia ou não. A transformação digital chegou e a gestão de operações caminha lado a lado com as tendências e inovações em busca de melhorias nos diferentes processos dentro de uma empresa.

Portanto, tudo o que se refere à produção e disponibilização do produto e/ou serviço final entregue ao consumidor é englobado quando falamos em gestão de operações. Para ter sucesso atualmente, é fundamental tirar o melhor de cada componente da estrutura organizacional da sua empresa.

Quais são os benefícios desse conceito para uma empresa?

Para que você entenda como aplicar a gestão de operações dentro da sua empresa pode ser importante, separamos uma lista com os benefícios desse conceito. Assim, você não vai ter nenhuma dúvida na hora de pensar se essa estratégia vale ou não ser colocada em prática. Confira!

Reduzir custos

O trabalho de gestão operacional tem como um dos primeiros objetivos identificar excessos e, consequentemente, reduzir os custos. Trata-se de encontrar gargalos nos processos internos e, assim, buscar maneiras mais baratas de alcançar o mesmo resultado — substituindo o maquinário ou trocando de fornecedor, por exemplo.

O objetivo é cortar qualquer tipo de custo que seja desnecessário ou que não esteja retornando resultados significativos para a empresa. Essa tarefa, porém, só é possível de ser realizada com um estudo detalhado de como funcionam as diferentes operações dentro da sua organização.

Aumentar a produtividade

Com as ferramentas adequadas para o perfil e os objetivos da sua empresa, é possível encontrar soluções que tornem o trabalho dos seus funcionários mais eficiente. Seja com um software de gestão, seja com a automação da estratégia de email marketing da sua empresa, aumentar a produtividade é um dos benefícios desse conceito.

O trabalho manual e burocrático, por exemplo, passa cada vez mais a ser realizado por sistemas e ferramentas tecnológicas. Além disso, é possível acompanhar o desempenho de cada atividade por meio de métricas e indicadores, que vão mostrar quais ações estão funcionando e quais precisam ser modificadas.

Gerar mais lucro

Com a redução dos custos de operação e o aumento da produtividade nos processos internos, gerar mais lucro se torna mais fácil. Afinal, você vai produzir mais gastando menos recursos, o que vai gerar uma economia considerável e, consequentemente, um lucro mais elevado.

Manter os funcionários motivados

Com a escala de trabalho mais rápida e prática, além do estabelecimento de estratégias organizacionais, os processos duram menos tempo e os resultados são melhores. Tudo isso contribui diretamente para a satisfação e motivação dos funcionários, que vão se sentir inspirados para realizar as suas funções.

Ao realizar atividades que realmente agreguem algum tipo de valor para a empresa, o profissional se sente mais motivado a demonstrar o seu trabalho. Com melhores condições no ambiente, a tendência é que ele se desenvolva profissionalmente, aprendendo e rendendo mais ao exercer as suas funções.

Você pode se interessar por estes outros conteúdos sobre gestão!
👉 Sistema de gestão: quais os tipos, as vantagens e como escolher um
👉 Gestor: quais os desafios e 5 dicas para uma boa gestão
👉 Gestão integrada: o que é e como implantar em sua empresa
👉 Gestão de processos: saiba como implantar na sua empresa
👉 15 especialistas indicam 44 ferramentas de Marketing, Gestão e Vendas

Quais são as melhores práticas para otimizar a gestão de operações?

Agora que você já sabe o que é gestão de operações e quais são os benefícios de aplicar o conceito na sua empresa, que tal entender quais ações você precisa colocar em prática para ter sucesso? Para facilitar esse trabalho, listamos alguns pontos que você deve levar em consideração para melhorar os processos internos na sua organização.

Elabore um planejamento efetivo

Para que qualquer estratégia funcione corretamente, o primeiro passo deve ser estabelecer um planejamento efetivo. Ou seja, um documento em que a situação da empresa seja destrinchada nos mínimos detalhes. Você pode, por exemplo, aplicar uma análise SWOT para entender qual é o cenário da organização.

Dessa forma, é possível definir quais são os objetivos a serem alcançados em determinado período. Além disso, as estratégias e táticas que vão ser utilizadas em busca dessas metas também são escolhidas.

Capacite os funcionários

Outro ponto fundamental quando falamos em gestão de operações é a capacitação e o desenvolvimento dos funcionários. A sua empresa precisa investir na qualificação dos profissionais que trabalham ali, afinal, não é possível aplicar um conceito tão abrangente se parte considerável da organização não compreende esse movimento.

Mapeie e reduza custos operacionais

Além disso, é importante encontrar os eventuais gargalos dos processos internos da sua organização, ou seja, mapear custos operacionais elevados ou desnecessários e, em seguida, aplicar as ações necessárias para reduzir esses gastos. Só de evitar erros na sua operação, a tendência já é conseguir melhores resultados.

Utilize recursos tecnológicos

Aliado à análise prévia dos processos da sua empresa, o sucesso do seu planejamento passa também pela utilização das ferramentas e soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Seja para centralizar e facilitar o armazenamento de dados e informações, seja para automatizar o serviço de atendimento ao cliente, por exemplo.

Monitore o desempenho das operações e atividades

Hoje em dia, o trabalho não acaba quando uma ação é executada, afinal, o monitoramento é peça-chave para o sucesso de qualquer estratégia. Erros acontecem, ideias não funcionam, enfim, é fundamental monitorar o desempenho do que está sendo feito dentro da sua empresa e, assim, encontrar um modelo que gere um retorno mais positivo.

Qual é a importância de todos na empresa abraçarem essa ideia?

Apesar da enorme importância da gestão de operações, é importante que esse movimento não seja exclusivo das lideranças da empresa. Ou seja, é preciso criar uma cultura que valorize esse conceito dentro da organização, para que todos os componentes entendam os benefícios que esse trabalho pode oferecer.

Dessa forma, apresentar as vantagens e melhorias aos funcionários é uma maneira de incentivar essa prática internamente. Aos poucos, os profissionais vão entendendo os benefícios da gestão de operações no dia a dia de trabalho e, assim, o conceito vai se enraizando para garantir o desenvolvimento saudável da organização.

Aplicar as técnicas de gestão de operações é, portanto, uma excelente maneira de conseguir competir em igualdade em um mercado cada vez mais desenvolvido. Além disso, é uma forma de mostrar valor aos seus superiores na organização por meio de ações e iniciativas que, de fato, gerem retornos positivos para o negócio.

Além de investir na gestão de operações, existem outras formas de tornar as estratégias da sua empresa mais eficientes. Saber administrar a relação entre o tempo e as obrigações é fundamental para ter sucesso. Confira, então, o nosso artigo sobre o tema para saber como fazer a gestão do seu tempo e aumentar a sua produtividade!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *