O que é music branding e como desenvolver essa estratégia para sua marca

Quer saber como utilizar a música para criar uma identificação da marca com o cliente? Leia nosso post e entenda como estruturar uma boa estratégia de music branding!

O que é music branding e como desenvolver essa estratégia para sua marca

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quando o assunto é music branding, muita gente fica em dúvida sobre o que esse conceito significa e como ele pode beneficiar o seu negócio. Esse também é um questionamento para você?

Pois saiba que a música tem tudo a ver com o marketing — e um elemento pode reforçar o outro. Afinal, se sons e melodias específicos trazem à tona algumas lembranças de nossa vida, fica claro que eles também podem reforçar o DNA da marca.

Como isso acontece? É preciso adotar boas práticas, que vão melhorar a experiência no varejo e desenvolver a imagem da sua marca.

Neste post vamos desvendar o que você precisa saber para implementar essa estratégia, quais erros devem ser evitados e quais vantagens são conquistadas.

Achou interessante? É só continuar lendo e ver o que fazer!

O que é music branding?

O music branding é uma estratégia que integra o marketing sensorial e tem o propósito de usar os sons para traduzir a identidade da marca. A ideia é gerar uma experiência única, capaz de se conectar ao negócio a partir de suas principais associações e seus atributos.

Por suas características, essa é uma forma de gerenciar a imagem de sua marca. Em outras palavras, a música ajuda a construir uma representação positiva do varejo perante a opinião dos clientes e a diferenciar sua empresa da concorrência.

Para ser eficiente, o music branding deve traduzir essências e conceitos da loja. Somente dessa forma é possível melhorar seu posicionamento e agregar valor à percepção dos clientes sobre a empresa.

O conceito de branding

A melhor forma de entender o conceito da música em relação à marca é compreender o que o branding representa para o varejo. Ele permite construir a imagem do seu negócio perante o público.

Isso acontece por meio de diferentes técnicas. Elas têm o intuito de remeter a conceitos, trazer lembranças etc. Assim, a chance de aumentar as vendas é maior.

Duvida? Basta pensar no cheiro sentido ao passar por uma loja de O Boticário. Ou lembrar da sua marca de roupas preferida, que deve ter uma música, um cheiro, uma sensação específica.

Assim, diversos elementos formam o branding. Entre eles estão:

  • nome fantasia da empresa;
  • cores usadas na decoração;
  • desenho do logotipo e da identidade visual;
  • organização da loja;
  • uso do marketing sensorial;
  • qualidade do atendimento.

O music branding e sua relação com o marketing tradicional e sensorial

A música ambiente para loja é um dos recursos mais valiosos para atrair e fidelizar o público. Assim como qualquer ferramenta de marketing, consiste em uma estratégia para proporcionar uma experiência melhor de compra— essencial para a fidelização.

Assim, apesar de ser uma ação específica, o music branding usa a audição a partir de uma playlist para tornar o ambiente mais agradável e propício às compras. Afinal, se você é bem atendido e gosta dos aromas e das músicas, é normal que estabeleça uma conexão com o estabelecimento — e isso ajuda a vender mais.

Por exemplo, uma mulher na faixa dos 50 anos de nível de renda alto pode se sentir incomodada em uma loja de roupas para skatistas. Nesse ambiente, o atendimento é mais descolado e a música é de rock ou qualquer outro estilo bem agitado — vai depender da marca.

Essa cliente, provavelmente, está no estabelecimento para comprar um presente. No entanto, ela não sente nenhuma conexão e é possível que nunca mais volte ao local. Inclusive, ela pode falar mal da loja.

Por outro lado, se ela for a uma loja de roupas femininas de marca, que tem um atendimento formal e uma música mais calma, tende a se engajar e a comprar mais, até mesmo de forma recorrente.

Perceba, então, que a música é mais que um elemento aleatório. Por meio dela, é possível fazer uma conexão emocional do cliente com a marca, fortalecer a identidade do negócio, criar lembranças positivas e enriquecer a experiência de compra.

Por que pensar no music branding como estratégia?

Na sua rotina, você pode adotar diferentes ações de marketing. Uma delas é a musical. O mais importante é que todos os elementos trabalhem em conjunto e criem uma imagem única do negócio perante os clientes.

É assim que sua loja cria uma atmosfera mais agradável e compatível com o que os clientes desejam. Desse modo, também é possível aperfeiçoar o relacionamento com o consumidor e ter uma identidade sonora mais fortalecida.

Esses são apenas alguns benefícios que justificam por que você deve pensar no music branding como estratégia.

Existem vários outros, como mostramos a seguir.

Conexão com o cliente

A música rodeia nossas vidas — e com o varejo é a mesma coisa. Ela contribui para o fortalecimento da conexão entre público e marca, porque tem uma carga sentimental significativa.

Com isso, há identificação, engajamento e senso de conexão. É o que diz Martin Lindstrom: “quanto mais positiva a sinergia estabelecida com nossos sentidos, mais forte é a conexão feita entre o emissor e o receptor”.

Aumento nas vendas

O objetivo maior de melhorar a experiência do cliente é gerar mais oportunidades de venda, fechar negócios e, sempre que possível, fidelizar clientes. Uma playlist para loja faz exatamente isso.

Para ter uma ideia, 90% do sistema nervoso é desenvolvido na gestação devido à audição. Ainda há músicas que marcam momentos da vida e incentivam as pessoas a comprarem produtos ou serviços.

Em outras palavras, as compras por impulso são estimuladas por essa estratégia. Tanto é que o programador musical da ListenX, Caio Tadeu Tápias Gonçalves, destaca que o music branding pode elevar as vendas em, pelo menos, 15%.

Portanto, é uma forma de obter bons resultados sem fazer grandes investimentos. Tudo isso porque a música é um fator influenciador de compra.

Aumento da permanência do cliente no estabelecimento

O som ambiental faz as pessoas voltarem à sua loja e ficarem mais tempo nela. É o que diz Caio, que ressalta que 31% dos consumidores voltam em uma loja porque se sentiram bem com algo que nem mesmo eles sabem explicar.

O motivo para esse índice é a sensação agradável e a memória positiva gerada na sua loja, que faz a marca ter uma percepção diferente para os clientes. Em relação à permanência, o aumento chega a ser de 35%.

Para isso, é preciso investir em uma playlist certa, que pode ser uma rádio online com uma programação personalizada. Por exemplo, se tiver uma loja de móveis planejados, é inviável tocar um heavy metal, porque a música não condiz com o tipo de ambiente e isso afasta os clientes.

Nesse caso, é melhor tocar um lounge, jazz ou qualquer estilo de música que agrade a todos os gostos. Assim, ainda que um fã de heavy metal entre na loja, ele não vai se incomodar com o som que estiver tocando.

Melhoria da liderança da marca

A memória auditiva é muito forte e capaz de ativar gatilhos nos consumidores, mesmo que eles nem percebam. Com o music branding, o cliente deixa de lembrar apenas do momento da compra e também recorda de elementos relacionados, como a música, claro.

Sempre que ouvir aquela canção, é provável que sua mente volte a relembrar a experiência de compra. E sempre que ele ouvir o nome da marca, vai ter a certeza de que passou por uma experiência agradável. Assim, o cliente tende a memorizar o nome do seu negócio e a voltar a comprar.

Fortalecimento das estratégias entre filiais

A marca que precisa gerenciar diferentes lojas deve manter uma unidade entre elas. O cliente não pode ir a uma loja do McDonald’s, pedir o mesmo sanduíche de sempre e receber uma combinação diferente, certo?

A mesma ideia vale para o som ambiente. A música faz parte da identidade da marca. Por isso, deve ter o mesmo padrão. Ao fazer desse elemento parte do planejamento estratégico, você mostra a clientes e colaboradores o que deseja passar.

Com isso, fica mais fácil manter o nível de experiência em todos os âmbitos de conexão com o cliente, como no atendimento. Isso porque orelacionamento se torna mais transparente e claro para todos.

Como fazer music branding no meu negócio?

A estratégia musical é positiva — você já entendeu isso. A questão é saber colocá-la em prática. Nem sempre é fácil implementar essa ideia, porque, assim como toda ação de marketing, requer a análise de diferentes variáveis para chegar às boas práticas.

Por isso, é impossível tocar a mesma playlist que o seu concorrente. Para ele, pode surtir efeito. Para a sua loja, talvez não. O ideal é personalizar a programação, de acordo com a sua realidade.

Como fazer isso? Existem diferentes atitudes a serem adotadas. Confira as principais!

Conheça o público da loja

O perfil do consumidor interfere no music branding, assim como essa estratégia impacta o comportamento das pessoas. O público está relacionado à construção de marca e também é um item importante para fortalecer a experiência de endomarketing.

Para conhecê-lo, é recomendado realizar uma pesquisa de mercado. Esse levantamento é abrangente e vai determinar o comportamento dos consumidores, quais são seus desejos, suas expectativas, seus hábitos de compra etc.

A partir desse conhecimento, você adapta suas ações e cria um ambiente adequado ao fortalecimento da estratégia de negócio. Ao mesmo tempo, deixa de lado os “achismos”, que tendem a fazer você a gastar dinheiro tendo pouco retorno.

Entenda os horários de fluxo de clientes

O ritmo das compras é influenciado pela música que toca no ambiente. Se ela for calma e estiver em um volume mais baixo, a tendência é que os clientes permaneçam por mais tempo pelos corredores. Se for mais agitada, as pessoas aceleram o passo.

Entender esse comportamento e saber em quais horários há mais pessoas na loja, em que períodos os clientes ficam mais agitados etc. ajuda a definir a estratégia mais apropriada. Assim, você cria um ambiente ideal para vendas.

Personalize as músicas a partir de um bom planejamento

Uma trilha sonora personalizada cria diferentes experiências aos consumidores, o que aumenta a conexão entre eles e a marca. Mais que colocar uma música ou uma playlist para tocar, é preciso selecionar as canções com cuidado, porque elas precisam estar de acordo com o branding.

Ao definir quais canções estão adequadas à estratégia, você elabora um planejamento próprio, que valoriza o investimento realizado pela sua marca. Isso reflete o DNA da sua empresa e fortalece todas as ações de marketing.

Com uma playlist personalizada, você atende a diferentes propósitos, como gerar uma sensação agradável, aumentar o tempo de permanência dos clientes, incentivar a compra e fortalecer o negócio.

Aplique o music branding junto a outras estratégias sensoriais

As ferramentas precisam ser trabalhadas em conjunto para surtirem o efeito desejado. O objetivo é saber onde pretende chegar para garantir o melhor resultado possível com o marketing sensorial. Portanto, trabalhe diferentes ações, como:

  • visuais;
  • auditivas;
  • olfativas;
  • táteis.

Lembre-se de que a audição é apenas um dos sentidos e ele traz resultados melhores quando aplicado junto a outros detalhes. Todos esses fatores interferem o comportamento do consumidor e aumentam a chance de fechar negócios.

Selecione as músicas de acordo com as sensações a serem percebidas

O aumento da permanência do público depende do sentimento que você deseja causar com o music branding. A escolha da playlist depende diretamente disso. Por isso, faça um estudo apropriado para escolher as músicas certas e controlar a atmosfera do ambiente.

Desse modo, os resultados sentidos com a estratégia serão positivos, porque é como se a marca conversasse diretamente com o cliente e ativasse gatilhos que ajudam na decisão de compra.

Que erros evitar no music branding da empresa?

Escolher a trilha musical da sua loja é uma ação pensada e planejada, a fim de estimular experiências, lembranças e sensações. O som ambiente tem o dever de acompanhar as compras e criar um vínculo entre consumidor e marca para incentivar o retorno do cliente ao estabelecimento.

No entanto, toda a estratégia pode ser colocada em risco, se você cometer alguns erros comuns. É preciso saber quais são eles para evitá-los. Por isso, listamos aqueles com os quais você deve ter mais atenção. Que tal conferi-los?

Escolher a playlist por gosto pessoal do gerente

Prefere rock? Ou jazz? Ou bossa nova? Seu gosto pessoal é importante para você, mas pouco importa para a trilha sonora do varejo.

Para compor a estratégia de marketing, a música deve ser escolhida a dedo, conforme a identidade da marca, o perfil do público da loja e outras variáveis.

Portanto, nunca se deixe levar por interesses pessoais. A mesma recomendação vale para os colaboradores. Eles devem resistir à tentação de colocar a canção que desejam para colocar a playlist selecionada — por isso, vale a pena usar softwares que garantem que todas as unidades estão com a música condizente com a escolhida.

Ignorar os horários ao montar a playlist

Sabe os horários de pico, sempre após às 18h? As músicas menos agitadas são mais apropriadas. Esse é o momento em que as pessoas saem do trabalho e fazem compras pontuais. Por isso, há mais chance de impaciência e cansaço, que levam à irritação.

Se você colocar uma canção muito agitada, pode elevar o estresse — lembre-se de que a playlist dita o ritmo, ok?

Por isso, escolha uma trilha sonora mais calma, que deixe o espaço mais confortável e menos barulhento. Ele será como um oásis diante da loucura rotineira.

Por outro lado, os horários de médio fluxo exigem músicas mais enérgicas. Essa recomendação é válida, porque as pessoas estão no meio do dia e mais preocupadas com as atividades cotidianas e suas responsabilidades.

Ao colocar uma música mais animada, os clientes tendem a se desligar dos problemas e a reagir a estímulos inconscientes. Com isso, há uma chance maior de comprar um produto ou um serviço.

Dar shuffle na playlist

Gostar de dar shuffle — ou seja, deixar as músicas tocando no modo aleatório — é uma escolha pessoal, mas não deve ser uma alternativa para a trilha sonora da loja. Mantenha as escolhas feitas para garantir que o cliente permaneça por mais tempo no ambiente.

Ao evitar o shuffle, você não corre o risco de misturar preferências musicais diferentes. Desse modo, aumenta a chance de ter a imagem da sua marca refletida nas estratégias de marketing. Ao mesmo tempo, evita que os clientes tenham uma percepção errada.

Usar plataformas de streaming

Contar com uma plataforma de streaming é errado, porque você não consegue trabalhar bem o music branding. O ideal é usar o serviço de uma empresa especializada, que tem know-how em alavancar as vendas e oferecer uma experiência de compras melhor.

Por exemplo, com o streaming, qualquer colaborador consegue mudar o tipo de música tocado e definir aquele que ele achar melhor. Com isso, a identidade da marca deixa de ser refletida e a percepção do cliente pode mudar.

Por outro lado, uma programação planejada de acordo com as necessidades da sua loja transmite as mensagens e as sensações desejadas.

Você ainda tem a oportunidade de criar atrações e divulgar promoções exclusivas, a fim de vender ainda mais e incentivar a compra recorrente dos consumidores.

Qual a diferença de sound branding e music branding?

Agora você já sabe exatamente o que é o music branding e como usar essa estratégia a seu favor. No entanto, ainda tem outro ponto a explicar: o sound branding.

Os dois, como os nomes indicam, têm a ver com o marketing sensorial e trilhas sonoras. Então, qual a diferença entre eles?

As duas estratégias são próximas e podem ser trabalhadas em conjunto. Elas têm relação com funções perceptivas e emocionais, mas são praticadas de forma diversa. Por isso, o mais importante é que o sound branding tem um tempo mais curto para passar uma sensação.

Sua implantação é mais indicada para a construção de jingles para campanhas e composição de sound design — a assinatura musical da marca. Um exemplo bem claro foi a campanha da Parmalat “Porque somos mamíferos”.

A ação foi ao ar nos anos 1990 e deu tão certo que foi reeditada em 2007. Quem viveu na época com certeza lembra da letra: “O elefante é fã de Parmalat. O porco cor de rosa e o macaco também são. O panda e a vaquinha só querem Parmalat. Assim como a foquinha, o ursinho e o leão”.

Já o music branding é diferente, porque seu objetivo não é atender a uma campanha específica. Ele é colocado em prática a partir de um estudo das músicas disponíveis para ver quais se encaixam no conceito da marca e transmitem as sensações esperadas.

Dessa forma, fica claro que, para o varejo, a melhor estratégia é a da playlist especializada, que vai tocar todos os dias para mostrar com o que a marca se identifica. É assim que você vai chamar a atenção dos clientes e incentivar a compra impulsiva.

Ao mesmo tempo, o music branding fortalece as outras ações de marketing sensorial e garante uma experiência diferenciada aos clientes. Assim, o ambiente se torna mais agradável e isso gera impactos nas vendas, na satisfação dos consumidores e na lembrança da marca.

É isso que você quer fazer para sua loja? É só adotar as estratégias certas. Saiba mais sobre o que fazer com o som ambiente ao assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe os novos conteúdos direto no seu e-mail.

Conteúdo produzido pela ListenX.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.