O que é Newsjacking e como aproveitar o buzz para gerar conteúdos

O que é Newsjacking e como aproveitar o buzz para gerar conteúdos

Newsjacking é uma técnica que aproveita do assunto do momento para promover a marca própria. Ao utilizar a técnica de Newsjacking corretamente, você consegue trazer atenção para sua marca de maneira natural e orgânica.

Atualmente, é fundamental inovar nas suas estratégias de Marketing Digital caso você busque se tornar uma referência na sua área de atuação.

Uma dessas maneiras é aplicar o conceito de Newsjacking, um método que tem como objetivo aproveitar um assunto ou tema do momento para promover a sua marca.

Com a transformação digital, as informações aparecem cada vez mais rápido, porém, também são substituídas rapidamente por novos conteúdos.

É preciso agilidade para não perder o timing e, ainda assim, conseguir produzir um material que seja útil para destacar a sua empresa positivamente.

Que tal saber mais sobre o que é Newsjacking e como utilizar esse método da forma certa pode trazer bons resultados para a sua marca?

Então é só continuar a leitura e entender melhor as suas etapas, características e, é claro, o que você precisa fazer para aplicar essa técnica na sua organização. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Qual a importância de promover a sua marca?

Antes de aprofundarmos no significado e aplicação de Newsjacking, é fundamental explicarmos a importância de saber posicionar a sua marca corretamente. Nos dias de hoje, os usuários estão cada vez mais conectados e, por isso, é preciso muito planejamento estratégico para aplicar as ações certeiras.

A relevância digital deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação para quem quer se destacar em um mercado tão concorrido e disputado.

Preços e produtos de qualidade já não são mais o suficiente para que a sua empresa seja vista como uma autoridade dentro da sua área de atuação.

Seja com anúncios pagos ou estratégias que gerem tráfego orgânico — como Marketing de Conteúdo —, é fundamental que a sua empresa esteja presente nos mais variados canais de comunicação e mecanismos de busca.

Não à toa, o estudo Social Media Trends mostra que 96,2% das empresas brasileiras estão nas redes sociais.

Além da visibilidade online, e do engajamento com o público, as empresas acabam conseguindo outros benefícios, como aumento do tráfego em suas páginas e, consequentemente, mais vendas para os seus negócios. Produzir conteúdo relevante é, portanto, fundamental para ter sucesso atualmente.

Pode ser por meio de um post no Twitter ou um conteúdo mais completo e aprofundado no blog da sua empresa: os caminhos para a promoção são os mais diversos.

Relacionar a sua marca a uma notícia relevante no momento também pode ser interessante e é exatamente aqui que entra o conceito de Newsjacking.

O que é e quando surgiu o termo Newsjacking?

Profissional de Marketing sempre antenado às principais novidades e tendências do mercado, David Meerman Scott lançou, em 2007, o livro “The New Rules of Marketing & PR” (“As novas regras do Marketing e RP”, em tradução livre) para abordar as mudanças na forma de trabalhar nessas áreas com o crescimento da internet.

David começou a ter um maior contato com a área, analisar as relações entre marca e consumidores no mundo digital e, em 2011, criou o conceito de Newsjacking.

O método consiste em aproveitar um evento ou notícia em destaque para promover um produto ou mesmo uma marca.

Ou seja, conseguir atrair mais olhares para a sua empresa a partir de uma informação relevante e que esteja chamando a atenção dos usuários.

A ideia é produzir algum tipo de conteúdo — de uma ação mais divertida até uma análise mais profunda — sobre algum assunto que esteja em alta no momento.

Você promove o engajamento com a sua marca de maneira orgânica, atraindo consumidores em potencial por meio de um evento que a sua empresa não tinha relação direta. Isso permite surfar na onda de popularidade de algum assunto para promover o seu negócio.

Ao utilizar a hashtag mais comentada no dia no Twitter, por exemplo, e associar ao seu conteúdo, a tendência é que usuários que não olhariam ao seu post acabem sendo impactados pela sua ação.

Ou seja, você consegue atrair mais leads para a sua empresa, gerando engajamento e aumentando a relevância da sua marca.

Nem sempre o assunto utilizado para a promover a sua marca precisa ter alguma relação direta com a sua área de atuação. É preciso, porém, analisar cada situação e saber se a interação vai trazer resultados positivos ou não para a sua empresa, pois uma ação mal planejada pode prejudicar a sua reputação.

Um bom exemplo do uso do Newsjacking foi quando as bagagens acima de 10 kg passaram a ser cobradas nas viagens de avião no Brasil.

Para uma loja de malas, era o momento ideal para realizar uma promoção com as malas que se encaixassem nos requisitos para entrar na aeronave sem pagar.

Com tamanha concorrência, é preciso encontrar maneiras inteligentes e inovadoras de divulgar e promover a sua marca. Portanto, se você quer melhorar os resultados da sua empresa por meio de estratégias de Marketing, o Newsjacking é uma excelente alternativa.

Quais são as etapas das notícias que você precisa conhecer?

Para realizar uma ação efetiva de Newsjacking, é importante entender qual é o ciclo da notícia. Afinal, o timing é essencial para que a sua ação não seja considerada muito atrasada. É preciso agir rapidamente.

ciclo da história

Como notícias são, geralmente, factuais, é preciso se posicionar no momento certo. De acordo com o gráfico acima, assim que uma notícia ou evento passa a ser muito comentado, é a hora de colocar em ação o seu plano. Uma tarefa que requer eficiência e rapidez.

Afinal, não adianta ser a primeira empresa a posicionar em relação ao Buzz e não conseguir gerar um impacto efetivo.

É fundamental ser preciso na execução da sua estratégia, garantindo que o conteúdo produzido seja interessante para os usuários que vão ser impactados.

A partir do segundo ponto do gráfico, a possibilidade de produzir alguma coisa interessante ou mesmo original se torna mais difícil. Mais pessoas já terão conhecimento sobre o assunto e a sua empresa não vai ser a única do mercado com a ideia de aplicar o Newsjacking.

Após o ápice da notícia, já se tornou muito tarde para investir tempo e até mesmo recursos na tentativa de associar um evento à sua marca. O interesse do público vai se tornando cada vez menor a medida que o tempo passa e outras notícias e informações vão surgindo e iniciando novos ciclos.

Estar atento ao que acontece nas redes sociais e na mídia em geral é fundamental para não perder o timingde uma ação de Newsjacking.

Com o fato se tornando menos relevante para o público — por mais similaridades que tenha com o seu negócio ou melhor que seja a sua ideia —, é hora de começar a pensar em outras ações.

Quais são as características de uma ação de Newsjacking?

Algumas características precisam ser analisadas na hora de planejar uma ação de Newsjacking.

De nada adianta identificar a popularidade de determinado evento rapidamente se você não tem o conteúdo adequado para aproximar o fato da sua marca.

Fique atento aos pontos abaixo.

Cative a atenção do usuário

A internet está repleta de informações, que vão desde péssimos conteúdos até ideias brilhantes. Por isso, é preciso encontrar uma maneira de cativar a atenção do usuário.

Pense em alguma característica que fará com que o consumidor encontre o posicionamento da sua marca em meio a tantas outras informações: isso é um diferencial.

Produza conteúdo relevante

Produzir apenas para seguir a tendência não vai trazer resultados positivos para a sua marca.

É importante que o conteúdo seja relevante e realmente faça algum sentido, seja por meio de uma ideia mais engraçada, seja por um material mais aprofundado. Uma ação eficiente se torna uma excelente publicidade para a sua empresa.

Pense na viralização

Para se destacar na internet é preciso pensar em conteúdos facilmente compartilháveis e que, no melhor dos casos, viralizem na rede.

Ao produzir um conteúdo que se encaixe nessas três características, a tendência é que a sua ação de Newsjacking seja eficiente e gere resultados positivos para a sua marca.

Quais as melhores dicas para colocar em prática na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é e quais as principais características do conceito de Newsjacking, que tal conhecer as ações para colocar em prática dentro da sua organização?

Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas importantes e que podem tornar a sua estratégia mais eficiente.

1. Fique atento e monitore os principais canais

Para não perder o tempo de um evento ou uma notícia em alta, é preciso monitorar os principais canais de comunicação e mídia.

Utilize o recurso de alertas e sempre fique de olho nos principais assuntos comentados nas redes sociais e fóruns. Assim, você pode ganhar um tempo em relação à concorrência.

2. Escolha a palavra-chave certa

Ao encontrar uma notícia que possa ser útil para promover a sua marca, pensar também nas palavras-chave certas se torna necessário para fazer com que a sua ideia seja encontrada nos mecanismos de busca.

Por isso, o SEO (Search Engine Optimization) também tem sua importância e é importante produzir conteúdo pensando nisso.

3. Produza rapidamente um conteúdo de qualidade

Tempo é tudo quando falamos em Newsjacking e, por isso, é importante produzir o conteúdo rapidamente, garantindo que a sua marca seja uma das primeiras a se posicionar sobre o assunto.

Porém, é preciso cuidado e cautela para produzir um material relevante e de qualidade. Caso contrário, a publicidade gerada pode acabar sendo negativa.

4. Não utilize qualquer evento para promover sua marca

Por falar em publicidade negativa, é essencial entender que nem tudo que está em alta entre os usuários deve ser utilizado para promover a sua marca.

Em meio ao Furacão Sandy, que atingiu os Estados Unidos em 2012, a loja de departamento Sears teve a péssima ideia de utilizar a hashtag #HurricaneSandy para divulgar seus produtos.

propaganda sears

A repercussão, claro, foi péssima.

Quais empresas fazem um ótimo uso de Newsjacking?

Para ilustrar melhor as ações eficientes de Newsjacking no mercado, listamos algumas empresas que utilizaram o conceito da melhor maneira possível.

McDonald’s

No início de julho, algumas redes sociais — Facebook, Instagram e WhatsApp — sofreram com a instabilidade no Brasil, o que chamou a atenção dos usuários e tornou-se um assunto bastante comentado. As imagens enviadas no WhatsApp, por exemplo, não carregavam corretamente.

newsjacking mc donald's

O McDonald’s aproveitou o buzz sobre a instabilidade e publicou o post acima. A partir do humor, a rede de lanches conseguiu atrair mais olhares para a sua marca, mesmo utilizando um assunto que não estava diretamente ligado à sua atuação.

Oreo

O Super Bowl é um dos maiores eventos esportivos do planeta, com uma audiência enorme na final da temporada de futebol americano nos Estados Unidos.

Em 2013, porém, uma queda de luz no meio da partida se tornou o assunto comentado do momento, já que a maior parte do país estava assistindo ao jogo.

newsjacking oreo

Com uma publicação simples do seu principal produto — o biscoito recheado —, a Oreo recebeu quase 20 mil curtidas no Facebook e teve a publicação retweetada mais de 15 mil vezes em pouco tempo.

Além do engajamento com o público, portais especializados em Marketing destacaram a ação positiva da empresa.

O Newsjacking é, portanto, uma excelente maneira de conseguir receber mais atenção do que o esperado.

Por meio da execução correta de algumas ações, a tendência é que você atraia mais olhares para a sua marca e consiga capturar um pouco da popularidade de um evento ou notícia que esteja em alta.

Após a leitura deste texto, você conseguiu entender melhor como é importante inovar nas suas estratégias de Marketing para conseguir resultados mais positivos, certo?

Que tal, então, gerar ainda mais valor para a sua empresa? Entenda mais do conceito de Branding & Buzz e veja as melhores formas de aplicar em sua empresa. Faça sua inscrição no curso de Branding & Buzz da Universidade Rock!

Curso Branding & Buzz

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo