O que é Pipedrive?

Conheça o Pipedrive e saiba por que a sua empresa precisa de um CRM completo

O Pipedrive é um sistema de CRM (Customer Relationship Management) e atua na automação e gestão do processo de vendas. Por meio dele é possível controlar ações comerciais importantes ao mesmo tempo que também auxilia na criação de um relacionamento mais próximo com os prospects e clientes.

Você usaria um martelo para tentar trocar o pneu de um carro? Ou colocaria um prego numa parafusadeira? 

Da mesma forma, não dá para planejar e executar uma estratégia digital bem-sucedida usando papel e caneta. Muitas vezes nem as famosas planilhas são suficientes.

Como não dá para negar que as ferramentas certas fazem toda a diferença para um trabalho de qualidade, que alcança os objetivos definidos, a busca pelas ferramentas perfeitas é longa e contínua. 

Você precisa saber o que há de melhor no mercado e, mais do que isso, como usar esses recursos em seu negócio. 

Isso é ainda mais importante quando se trata de manter um relacionamento próximo com os clientes.

Nesse caso, uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado é o Pipedrive, que ajuda empresas a conduzir seus clientes até a compra de forma natural. 

Quer conhecer melhor o que esse sistema pode fazer por você? Então vamos lá!

O que é o Pipedrive?

O Pipedrive é um sistema de CRM (sigla em inglês que significa Gestão de Relacionamento com os Clientes) usado por mais de 75 mil empresas em todo o mundo.

Como o próprio nome diz, os sistemas de CRM — como o Pipedrive — , têm o objetivo de ajudar empresas a manter um relacionamento achegado com os clientes. Isso é feito por que ele é capaz de:

  • guardar as informações dos clientes em um sistema centralizado;
  • manter o histórico de contatos com cada cliente, em diferentes canais (telefone, e-mail, chat online, etc.);
  • acompanhar o histórico de compras e antecipar demandas;
  • entre outras formas.

Com o Pipedrive, as equipes de vendas conseguem controlar ações importantes no processo comercial, o que aumenta as chances de fechar mais vendas. 

Assim, gestores e vendedores conseguem automatizar tarefas, simplificar processos e acompanhar o progresso de negociações em um único ambiente, que ainda pode ser integrado a outras ferramentas para ampliar suas possibilidades.

7 pontos altos do Pipedrive que você precisa conhecer

Nenhum software é escolhido por mais de 75 mil empresas em dezenas de países se não tiver uma solução sólida e que entrega resultados.

Logo, você deve estar se perguntando quais são os pontos altos do Pipedrive para levar o seu negócio ao próximo nível. 

E é isso que vou te mostrar agora, com 7 benefícios do sistema que vão facilitar a sua vida e beneficiar o seu negócio. Eles são:

1. Automação de tarefas simples

Pode até parecer que não, mas pequenas tarefas manuais podem ocupar boa parte do seu tempo. 

E o pior, tirar a atenção da sua equipe de realizar atividades mais importantes que contribuem diretamente para o avanço do processo comercial.

Felizmente, o Pipedrive automatiza o rastreio dos seus e-mails, chamadas e progresso da estratégia para que a sua equipe não se preocupe com isso.

2. Controle total sobre o funil de vendas

O Pipedrive é uma ferramenta altamente visual. Por isso, mostra o progresso do seu processo de vendas na interface principal.

Dessa forma, todos sabem o que precisa ser feito em seguida, acompanham o que já foi realizado com sucesso e enxergam o quanto estão perto de vender para determinada pessoa.

Além disso, existe uma ferramenta de estatísticas pronta para mostrar o que precisa de melhoria e o que está indo bem na estratégia.

Kit Planejamento do Funil de Vendas

3. Simplicidade de uso

Não adianta ter uma solução poderosa que demora muito tempo para dominar. Isso poderia custar muito dinheiro.

A forma como o Pipedrive foi projetado deixa o sistema fácil de entender e usar assim que a conta é criada. 

Para melhorar a experiência também existe um recurso de onboarding valioso para guiar os usuários de primeira viagem.

4. Vasta biblioteca de integrações

O Pipedrive conta com vários recursos, o que faz dele uma opção bem completa no mercado de CRMs. Mas e se alguma função que o seu time precisa não está na lista de recursos do app?

Ainda assim, é provável que você ache algo que atenda sua necessidade na biblioteca de aplicativos que podem ser integrados ao sistema. 

São mais de 100 opções, o que inclui até algumas aqui do Brasil.

5. Acesso centralizado às informações

Um dos maiores benefícios de contar com um CRM é ter acesso centralizado a todas as informações importantes para a equipe de vendas, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Como o Pipedrive se baseia em tecnologia na nuvem todos do time podem ver as mesmas informações. Isso é importante para quem precisa de mobilidade, como profissionais que trabalham em casa ou na rua.

6. Previsibilidade de receita

Um dos maiores desafios de quem não conta com um processo comercial bem estabelecido é a falta de previsibilidade de receita, ou seja, não saber direito quanto espera faturar em cada mês.

O Pipedrive tem um recurso de previsão de vendas muito interessante, que até ajuda você a definir as ações mais eficazes para terminar o mês com as metas em dia.

7. Alto nível de personalização

Se o seu negócio exige certo nível de personalização nas configurações do CRM, é melhor contar com uma opção flexível como o Pipedrive do que ir em busca de ferramentas específicas demais.

Dá para ativar e desativar módulos inteiros do sistema com um clique, adicionar campos personalizados e montar o funil do jeito que for melhor para o seu negócio.

3 passos para começar a usar o Pipedrive

Como já ficou claro, o Pipedrive consegue a façanha de ser robusto e simples de usar ao mesmo tempo. 

Por isso, não é difícil dar os primeiros passos na ferramenta. Aliás, esse é outro ponto positivo, pois nem o sistema mais completo vai surtir efeito se a equipe não se adaptar a ele.

Começar no Pipedrive é simples, são só 3 passos básicos que você precisa dar. É o seguinte:

1. Faça o processo de Onboarding

Ao acessar sua conta pela primeira vez você verá um processo de onboarding, ou seja, uma apresentação inicial que vai guiá-lo pelos primeiros passos com a ferramenta.

Não pule essa etapa, pois ela vai ajudar você a se familiarizar com todos os recursos de forma rápida e prática. Incentive todos na sua equipe a fazer o mesmo.

2. Adicione negócios

O primeiro passo depois do onboarding é adicionar oportunidades de negócio, que são seus possíveis clientes.

Dá para incluir detalhes como o nome da empresa onde ele trabalha e informações de contato. 

Isso pode ser feito manualmente, um por um, ou você pode importar uma planilha com os dados de todos os seus prospects.

3. Agende atividades

Ninguém pode controlar a decisão final de um possível cliente, mas pode controlar as ações que deixarão o lead mais próximo de dizer “sim”.

O propósito do Pipedrive é fazer com que você e sua equipe se concentrem no que podem controlar, e uma das formas é por agendar atividades, como ligações e e-mails, follow-ups e assim por diante.

Indo um pouco além, o sistema mostra no topo as atividades que você precisa realizar primeiro.

Conforme seus contatos avançam é só mover os leads pelo funil de forma intuitiva, o que facilita acompanhar o progresso das vendas.

kit de geração de leads

Bônus: 3 integrações que você pode fazer com o Pipedrive

Para fechar com chave de ouro, vou te mostrar 3 integrações que elevam ainda mais o nível do Pipedrive e conferem novos poderes ao software.

É bom lembrar que existem mais de 100 integrações disponíveis na plataforma, mas vamos focar em 2 soluções nacionais que você talvez já use (ou pode vir a usar) e uma baseada no famoso Slack. 

Veja o que você pode realizar com o Pipedrive se integrar com essas ferramentas:

1. RD Station

O RD Station é o maior software de automação de marketing do Brasil, e uni-lo ao Pipedrive vai tornar sua estratégia digital ainda mais poderosa.

Com a integração, você consegue reenviar um lead que desistiu da compra para um fluxo de nutrição automático ou atualizar a marcação de um lead que foi convertido no Pipedrive para o status de “cliente” no RD.

2. Pluga.co

O Pluga é outra ferramenta brasileira interessante, que cria fluxos de automação de tarefas entre diferentes aplicativos.

O principal benefício da integração com o Pluga é a chance de gerar uma cobrança em meios brasileiros de pagamento, como Pagar.me, MercadoPago ou Iugu assim que um lead for dado como “ganho” no Pipedrive.

3. Slaask

O Slaask é um app que permite prestar suporte aos clientes diretamente pelo Slack. Ao integrá-lo no seu Pipedrive você será capaz de:

  • monitorar todas as interações entre seus prospects e sua empresa diretamente no Pipedrive;
  • oferecer uma experiência personalizada para leads e clientes que voltam a entrar em contato;
  • nutrir leads de forma imediata com mensagens segmentadas;
  • e muito mais.

O Pipedrive é um software simples de usar, mas contém tudo que a sua empresa precisa para vender mais e cultivar relacionamentos próximos com seus clientes. 

Além de todos os recursos nativos, a biblioteca ampla com centenas de possibilidades para integrar o sistema com outros aplicativos deixa o arsenal ainda mais variado e poderoso.

Gostou do Pipedrive, mas ainda quer saber melhor como estruturar o time de vendas que irá utilizá-lo? Então conheça também o nosso material completo sobre time de vendas!

Serie Biblioteca de Vendas

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo