O que fazer nas férias? 14 ideias para inspirar seu tempo livre!

Todo mundo ama tirar férias, não é mesmo? Que tal aproveitar o tempo livre para fazer coisas diferentes que você sempre quis? Conheça 14 opções de o que fazer nas férias aqui!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

As responsabilidades relacionadas com trabalho e estudos podem ser bastante desgastantes, não é mesmo? É por isso que, mesmo amando o que fazemos, é normal aguardar as férias com ansiedade.

Tirar um de tempo para si, descansar ou realizar atividades divertidas com pessoas que amamos são ótimas formas de passar o tempo.

O problema é que muitos aguardam tanto pelas férias que esquecem de se planejar e, quanto elas chegam, não têm a mínima ideia do que fazer com todo o tempo livre.

Ninguém merece voltar ao trabalho mais cansado do que saiu, não é? Então, veja 14 dicas práticas para decidir o que fazer nas férias e aproveitar ao máximo o tempo de descanso tão merecido!

1. Pratique seu esporte favorito

Sabe aquele esporte favorito que você não pratica faz um século? Pois é, esse é o momento! Se for um esporte em equipe, como futebol, vôlei ou basquete, é também uma ótima oportunidade de reunir os amigos e passar tempo junto deles.

Caso seja algo individual, como caminhar ou andar de bicicleta, basta ver se as roupas e materiais estão em dia e reservar um horário do dia para isso. Usar um app como o Nike Training Club também serve como incentivo.

Pense em formas de incluir essa atividade na sua agenda mesmo depois de voltar às atividades normais. Cultivar hábitos saudáveis fará toda a diferença no seu desempenho como profissional.

2. Faça uma viagem

Se as finanças permitirem, uma das melhores maneiras de aproveitar as férias é por fazer uma viagem.

Seja para visitar a família ou conhecer pontos turísticos, viajar é a oportunidade ideal de sair da rotina e recarregar as energias.

Mas é preciso se planejar direito. Para isso, vale a pena fazer uma lista de possíveis destinos, bem como cotações de valores e prazo de ida e volta. Veja também se compensa procurar pacotes de viagem em agências de turismo.

Tudo isso vai evitar que você fique sobrecarregado com os preparativos quando as férias chegarem.

3. Devore o Netflix

Eu ouvi falar em maratona? Exatamente, e essa é no conforto da sua casa!

As férias oferecem todo o tempo que você precisa para maratonar aquelas séries da Netflix (ou qualquer outro serviço de streaming que você goste) que você tanto aguardava sem medo de ser feliz.

Na verdade, é o seu gosto que manda: se preferir esportes, vida animal, culinária, moda ou qualquer outro tema, é só colocar as séries/filmes/programas de TV em dia.

4. Aprenda um hobby novo

Aprender um hobby novo é prazeroso e pode acrescentar muito ao desenvolvimento pessoal (e até profissional), mas exige tempo, especialmente no início.

É por isso que vale a pena se dedicar a aprender uma nova habilidade durante as férias.

Será mais fácil manter a regularidade e entender bem os conceitos envolvidos sem a pressão de conciliar isso com os compromissos importantes do dia a dia.

Alguns hobbies que você pode aprender são:

  • cozinhar;
  • tocar um instrumento;
  • desenhar ou pintar;
  • fazer artesanato;
  • criar uma coleção de algum objeto;
  • fotografia;
  • jogar algum jogo (ou criar um!).

5. Descanse

É bastante óbvio, eu sei, mas por incrível que pareça, a maioria das pessoas tem um conceito errado sobre as férias.

Elas encaram esse período como o tempo de fazer tudo que nunca tiveram tempo de fazer durante o ano. Isso faz com que a pessoa fique exausta justamente no tempo que deveria usar para descansar.

Com isso em mente, tenha desde já uma noção realista sobre as férias e tire tempo para descansar. Esse tempo vai fazer diferença depois, quando voltar à rotina.

6. Realize um trabalho voluntário

Realizar trabalhos voluntários também pode ser uma boa opção para aproveitar bem as férias e realizar atividades com propósitos que ajudam a sociedade.

Escolha uma atividade que tenha a ver com o seu perfil — seja de lidar com pessoas ou cuidar de animais, por exemplo — e busque alternativas para ajudar em sua cidade.

Se não encontrar uma próxima a você, que tal fazer uma busca online por causas que você pode apoiar à distância?

7. Coloque a leitura em dia

Ler é um hábito incrível, que pode transformar a sua vida tanto pessoal quanto profissionalmente. E você provavelmente tem alguma leitura para colocar em dia, certo?

Não importa se são histórias em quadrinhos ou livros de negócios, o que vale é aproveitar parte do tempo livre para se atualizar e riscar da lista alguns dos itens que separou para ler.

E se você não tem uma lista para colocar em dia? Tudo bem, temos várias recomendações para te ajudar:

8. Tire tempo para a família e os amigos

A possibilidade de tirar mais tempo para passar com a família e os amigos é uma das melhores partes de sair de férias.

Se a correria do dia a dia torna difícil que as agendas de parentes e pessoas próximas fiquem alinhadas com a sua, nas férias é mais fácil se adaptar para passar tempo junto deles.

Entre em contato com os familiares e amigos que deseja rever e combine com eles o que fazer.

9. Visite lugares novos

E se a grana está curta para viajar, quer dizer que você vai ter de realizar apenas atividades em casa, como a maioria das que foram listadas até aqui? Claro que não!

Visite lugares novos na cidade em que mora! Acesse sites como o Trip Advisor ou o Kekanto para encontrar pontos turísticos, conhecer novas experiências gastronômicas ou participar de eventos culturais interessantes que acontecerem no seu período de férias.

10. Faça planos para o futuro

Sonhar com o futuro é algo que pode ser feito todos os dias, mas fazer planos é algo bem diferente, pois requer tempo e consideração sobre vários assuntos importantes.

O que você espera alcançar no próximo ano pessoal e profissionalmente? E o que você espera alcançar daqui a cinco ou dez anos? O que você faz agora está impactando (ou pode impactar) na realização desses objetivos?

Sentar para pensar nessas questões e traçar metas realistas para o próximo ano vai ser muito útil para o seu sucesso e felicidade, além de gastar pouco tempo das suas férias.

Você também pode se interessar por este outro conteúdo!
Email de férias: crie respostas automáticas de ausência incríveis!

11. Aprenda a controlar seu tempo

Controlar o tempo é um dos maiores desafios da vida moderna. Enquanto muitas pessoas gostariam que o dia fosse mais longo, a verdade é que essa não seria a solução.

Pense nessa lista de dicas, por exemplo. São dezenas de atividades que você pode fazer em algumas semanas.

Enquanto seria incrível fazer todas elas, será mais produtivo escolher algumas e aproveitar ao máximo a experiência.

Se você aprender a controlar seu tempo nas férias, vai ser mais fácil fazer isso depois que voltar à rotina, o que pode ser garantido com o uso de ferramentas de produtividade.

12. Avalie o progresso dos objetivos traçados

Todos os objetivos que você traçou para esse ano se cumpriram? Se sim, como foi a jornada até que conseguisse isso, mais fácil ou difícil do que esperava? Caso a resposta seja não, o que faltou para atingir as metas?

Avaliar o progresso dos objetivos traçados vai ajudar a ver seu desempenho e como ele pode melhorar ainda mais para o futuro.

O período de férias é apropriado porque sua cabeça estará fria e descansada para fazer uma análise imparcial e objetiva.

13. Faça um curso

Fazer um curso durante as férias mostra o seu comprometimento com a melhoria contínua. Uma boa opção para aprender com qualidade e comodidade é apostar em cursos online.

Hoje em dia existem ótimas opções, até com certificado, que permitem alcançar um alto nível técnico em pouco tempo e sem sair de casa.

Trabalha com marketing ou vendas? Conheça os cursos da Universidade Rock Content (3 deles são gratuitos).

universidade rock content

Temas atuais e relevantes para o dia a dia de qualquer profissional, como marketing digital, vendas e gestão de mídias sociais são boas opções de curso.

14. Comece a aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma está na lista de tarefas de quase todo profissional, então que tal aproveitar as férias para dar o pontapé inicial?

Escolha o melhor lugar e os horários em que pode estudar, e não deixe de pensar nos benefícios que terá por dominar uma nova língua, como crescimento profissional e pessoal.

Assim como no caso dos cursos citados acima, existem cursos online de grande qualidade, que oferecem a flexibilidade que você precisa para continuar estudando quando voltar à rotina.

Depois de tantas dicas, é com você escolher o que fazer nas férias! O que importa é usar bem esse período para esfriar a cabeça e se preparar para continuar a sua jornada mais forte do que nunca!

E antes que me esqueça, aqui vai mais uma dica para aproveitar suas férias e ainda se capacitar profissionalmente: Veja agora os 10 filmes sobre marketing que todo profissional precisa assistir!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.