O que fazer quando o seu cliente quer cancelar?

A equipe da Moskit conta nesse artigo o que fazer quando o cliente quer cancelar e como evitar que isso aconteça com a sua empresa!

O que fazer quando o cliente quer cancelar

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Nos últimos anos está crescendo cada vez mais o modelo de serviços por assinatura e você com certeza é cliente de  algum ou vários deles.

Internet, tv por assinatura, Netflix, software para otimizar seu trabalho, ferramentas diversas: esses são alguns exemplos de assinaturas que você faz e paga todos os meses.

Mas existe um detalhe que preocupa equipes que trabalham com esse modelo de serviço, principalmente quando falamos em SaaS (software como serviço): o cancelamento.

Também chamado de churn, o cancelamento é extremamente prejudicial para as metas e para a receita recorrente mensal (MRR) de uma empresa.

Para verificar se o seu churn está alto é simples. Basta dividir o número de clientes que cancelaram pelo total de clientes da sua base.

Se você trabalha com serviços por assinatura e sofre com as taxas de cancelamento, hoje trouxemos 3 dicas para contornar a situação quando seu cliente quiser cancelar. Confira!

1. Entenda muito bem o motivo

Empresa que ouve do cliente o desejo de um cancelamento e não se preocupa em entender o motivo está cometendo um grande erro e que pode gerar uma bola de neve de cancelamentos. Se você não avalia o que aconteceu para o seu cliente desejar cancelar, consequentemente não terá como melhorar e evitar que novos cancelamentos aconteçam.

Então, em um pedido de cancelamento o primeiro ponto é questionar os motivos que levaram à isso, justamente para conseguir traçar estratégias para resolver a situação. Não precisa encher o seu cliente de perguntas, mas ter uma conversa natural é a melhor forma para conseguir essas respostas.

Não esqueça de anotar isso dentro do seu CRM. Contar com a ferramenta certa para acompanhar todo o histórico do cliente em sua empresa é fundamental!

2. Faça uma oferta

Nem tudo é sobre preço, mas quando for, veja a possibilidade de fazer uma oferta para reter esse cliente que deseja cancelar. Você deve se empenhar ao máximo nessa etapa para que o cliente não vá até o fim com o pedido de cancelamento.

Isso significa que você deve ofertar períodos grátis, descontos e condições especiais sempre que isso estiver dentro da sua margem de possibilidades. É claro que ficar no prejuízo não é uma opção.

Também é importante lembrar que mesmo que o cliente tenha optado pelo cancelamento, você não deve desistir. Continue o contato e demonstre real interesse em trazê-lo de volta sem ser importuno, focando em seu relacionamento com esse cliente. Se ele já estiver bem estruturado, essa missão fica bem mais simples.

3. Mostre o valor do seu produto

Aqui no Moskit costumamos bater bastante na tecla que existe uma imensa diferença entre preço e valor. E você precisa mostrar qual o valor do seu serviço, mas isso deve ser feito antes de chegar ao ponto do cancelamento, porque se chega no ponto de uma insatisfação com o serviço, fica muito mais difícil.

Isso pode ser feito começando pelo trabalho do marketing que deve saber educar e informar o cliente em todas as etapas da jornada de compra.  Investir em uma estratégia de produção de conteúdo para educar o seu cliente e deixá-lo bem nutrido é uma ótima opção pra isso.

Além de conseguir trazer mais leads interessadas em seu serviço, elas chegam mais qualificadas, são nutridas com materiais pelas fases do Funil de Vendas e na hora da compra já enxergam o valor do seu serviço, muito além do preço o que diminui significativamente as taxas de churn.

Dica bônus

Como está a sua estrutura de Customer Success – o Sucesso do Cliente? Se você trabalha com assinaturas, é imprescindível contar com alguém responsável por garantir que o cliente tirará o máximo do que foi contratado de forma proativa por parte da empresa.

O sucesso do cliente trabalha ativamente para evitar problemas e quando eles são inevitáveis, poder corrigi-los o mais rapidamente e diminuir os danos causados. Isso faz com que seu cliente confie em você e pense duas vezes antes de cancelar seu serviço justamente por saber o atendimento que recebe.

Se você já passa por essas situações diariamente e tem outras dicas para quem precisa diminuir os cancelamentos, conte para a gente!

*Conteúdo produzido por Isadora Lopes, Analista de Inbound Marketing no Moskit CRM

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.