O que procurar em um computador

Descubra o que procurar em um computador e em um celular para usar no trabalho

O que procurar em um celular/computador de trabalho é sempre uma dúvida de quem está prestes a fazer a compra. Essa decisão depende de fatores que vão desde o desempenho voltado para o segmento de atuação até o custo-benefício envolvido.

A busca por novas ferramentas de suporte no cotidiano sempre gera a dúvida básica: o que procurar em um celular/computador de trabalho?

Esses são, basicamente, os eletrônicos mais comuns à rotina em plena era de transformação digital e entregam suporte para diferentes tarefas, independentemente da atividade desempenhada.

Porém, para serem realmente úteis ao trabalho, celular e computador precisam atender a alguns requisitos básicos.

O custo-benefício, sem dúvida, deve ser a base para essa escolha! O valor que você pagará deve ser justo e compatível diante dos recursos disponíveis nesses dois aparelhos.

Além do preço dentro da sua realidade, há muitas outras funções, qualidades e características específicas que serão mais úteis para diferentes segmentos na sua área de trabalho.

A proposta deste conteúdo é ajudar você a escolher o melhor celular e computador para trabalho! Mostraremos o que você deve considerar antes de escolher cada um deles. Confira!

O computador ideal para as suas necessidades

O computador é há algumas décadas a principal ferramenta de trabalho dos modelos de trabalho modernos. Não importa a sua atividade profissional, se é o marketing, vendas ou finanças: ele sempre será útil em alguma demanda.

Para algumas áreas, o computador precisa ser usado apenas para tarefas gerenciais, ou seja, rodando sistemas de trabalho, softwares variados e realizando outras demandas simples, como textos e acesso a emails.

Em contrapartida, há as atividades em que o computador é muito mais exigido e, sem ele, é impossível até mesmo começar as tarefas do dia.

Para trabalhadores de áreas mais técnicas, as máquinas precisam ser potentes e preparadas para a atividade, como no design e no audiovisual. Quem trabalha nessas áreas sabe que o investimento é maior, já que se exige muito em nível de desempenho.

A escolha de um computador adequado passa primeiramente por entender qual é a sua necessidade em relação ao uso da máquina no seu cotidiano de trabalho. Você vai rodar softwares de alto desempenho e que exigem muito das máquinas? Se sim, sua busca é mais técnica e específica.

Agora, se sua rotina de uso é mais básica, o foco será em um computador eficiente e que cumpra o trabalho, sem exageros.

Para orientar a sua escolha, confira alguns tópicos que vão guiar as suas decisões! Eles vão propor reflexões e o melhor direcionamento na avaliação de cada característica que você precisa considerar.

A escolha entre desktop ou notebook

Essa é sempre uma escolha muito importante, mas que, hoje, não está mais relacionada a desempenho. É possível encontrar notebooks extremamente poderosos, mesmo que em uma estrutura física bem menor.

A questão é mesmo o tamanho e a mobilidade que cada tipo de máquina possibilita, e como isso gera impacto na rotina do profissional. Afinal, você precisará desse computador em um escritório ou em casa.

Para trabalhadores remotos que gostam de liberdade, um notebook pode ser uma boa alternativa. Assim, é possível trabalhar de qualquer lugar sem perder mobilidade.

O desktop é uma boa opção se o computador for usado apenas no escritório. Ainda assim, é importante considerar se você se adapta a um notebook em atividades mais técnicas e que exijam uma tela maior e um nível diferenciado de conforto.

A necessidade de desempenho do computador

O desempenho é uma das principais características quando o assunto é o que procurar em um celular/computador de trabalho. É uma unanimidade a demanda por máquinas rápidas, capazes de rodar softwares básicos do dia a dia e que nunca deixem você na mão, mas há diferentes tipos de trabalho e cada um exige um nível de performance.

Quais são suas tarefas mais comuns? Se você só lê e redige emails e documentos, opera em sistemas básicos de gestão, e navega na internet e redes sociais, um computador de desempenho mediano é o suficiente. Isso terá um impacto menor no custo que você pagará por ele.

Se você trabalha em atividades mais complexas e que exijam mais da máquina, não hesite em considerar alternativas potentes o suficiente, mesmo que isso represente um investimento maior.

O importante é que a sua escolha de computador seja totalmente adequada ao que você precisa, entregando o desempenho esperado.

O custo-benefício

Prepare o bolso para o investimento necessário! Você não precisa nem deve buscar a opção mais cara do mercado, esperando que isso traga a melhor opção.

Sua decisão precisa ser equilibrada e compatível tanto com as suas necessidades quanto com as suas finanças. Pense em uma escolha que resulte em uma boa relação custo-benefício, ou seja, que saia por um valor interessante diante da sua aquisição.

Elenque sempre pontos básicos, como desempenho, design, utilidade no dia a dia, qualidade e funcionalidade. Diante dessas bases, busque um computador que consiga entregar todas ou a maioria dessas características pelo preço mais interessante possível.

Essa análise vai garantir que você escolha um computador por um preço justo, ou seja, não muito caro sendo o melhor do mercado, nem muito barato e abaixo do que você necessita. O custo-benefício preza por uma compra em que o valor justifica o que você tem em troca.

Os melhores computadores no momento

Que tal conferir algumas das melhores opções de computadores para trabalho disponíveis no mercado atualmente? Entre as diferentes opções que você pode considerar, as principais são:

  • Samsung Essentials E30: custo-benefício interessante para quem trabalha com sistemas e tarefas mais básicas;
  • Dell i1567: potente, essa é uma alternativa para programadores e profissionais da área de TI que necessitam de mais desempenho;
  • Lenovo Ideapad 330: ideal para quem trabalha com audiovisual e precisa de potência na placa de vídeo;
  • MacBook Pro Retina 13”: campeã em performance, essa máquina é para anos de desempenho excelente para qualquer tipo de atividade profissional.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre!
👉 Como se tornar o profissional de Marketing Digital mais desejado do mercado
👉 13 melhores aplicativos para gravar a tela do seu celular e computador
👉 Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para trabalhar remotamente
👉 Como usar Google Drive: Explore todo o potencial da ferramenta

A melhor escolha de celular para o seu cotidiano de trabalho

Na hora de buscar o que procurar em um celular/computador de trabalho, com certeza, você pensou em um smartphone potente e moderno, não é mesmo?

Os celulares são excelentes ferramentas de apoio profissional em diferentes segmentos de atuação na atualidade. É claro que você não usará um celular para fazer uma edição de um vídeo grande e complexo, muito menos para programar uma aplicação. Ainda assim, os smartphones proporcionam uma série de possibilidades.

Desde os emails, com suporte rápido para responder às demandas, até o acesso de sistemas que têm versões em aplicativos, os aparelhos podem e devem cumprir um papel importante na rotina profissional.

Eles são a melhor solução para o cotidiano corrido em que o trabalhador está sempre em deslocamento.

Outro tipo de uso de grande importância atualmente são as redes sociais. Empresas têm suas estratégias de Marketing Digital cada vez mais ligadas ao Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn ou ações para ganhar seguidores no Instagram.

Ter um celular capaz de atender a essas demandas faz toda a diferença. Que saber o que procurar nele? Confira a seguir!

O custo-benefício

Aqui, vale a mesma base de pensamento. O custo-benefício é um dos principais pontos sobre o que procurar em um celular/computador de trabalho. Você precisa do smartphone que reúna as características mais importantes para seu cotidiano e que tenha o preço mais interessante diante disso.

Vale o destaque para a atenção extra que você deve ter com celulares! O mercado de smartphones traz novidades o tempo todo, mas nem sempre elas representam avanços realmente concretos para as suas necessidades. Fique atento às especificações e não se deixe levar apenas por publicidade.

O desempenho em tarefas comuns

Hoje, um smartphone precisa ter o suficiente para não deixar você na mão em nível de desempenho. Ler emails, acessar aplicativos básicos e sistemas empresariais, realizar pesquisas, e responder a mensagens são algumas das tarefas mais básicas.

Se o aparelho não consegue entregar isso em alto nível, desconsidere a possibilidade de ele ser a sua escolha para o trabalho. Há diferentes opções no mercado e, naturalmente, cada uma delas tem um foco. Veja qual aparelho é desenvolvido com um apelo maior para o seu tipo de atividade.

Alguns funcionam quase como notebooks, e isso pode ser interessante quando o assunto é performance. No entanto, se você trabalha com mídias e fanpage, seu foco é outro e a sua busca é por características distintas no smartphone.

A qualidade ao produzir conteúdo audiovisual

Os novos celulares têm câmeras potentes e que substituem até mesmo os equipamentos profissionais.

Fotos em alta resolução e vídeos em 4K são algumas dessas características que têm extremo valor para quem trabalha com conteúdo visual ou faz a gestão de contas de mídias sociais de empresas. Boas câmeras fazem toda a diferença e garantem um celular com desempenho de destaque em nível profissional.

Se você precisa fazer stories para o Instagram, por exemplo, sua escolha deve prezar por um aparelho que tenha uma câmera de grande desempenho.

O mesmo vale para quando as contas de seus clientes ou até mesmo da sua empresa precisam ser atualizadas diariamente com fotos e registros em vídeos. Nesse caso, procure pelos aparelhos que tenham foco maior nessa linha.

As melhores escolhas do momento

As opções de smartphones do mercado são realmente muitas, mas separamos abaixo algumas das melhores para diferentes propostas:

  • Samsung Galaxy Note 9: o melhor do mercado quando o assunto é cotidiano de trabalho corporativo, funcionando como um verdadeiro computador, com excelente desempenho;
  • Asus Zenfone 5 Pro: ótimo custo-benefício que atende muito bem tanto em termos de desempenho para tarefas corporativas quanto qualidade nas câmeras para audiovisual;
  • iPhone 8 Plus: com preço mais atrativo em 2019, o 8 Plus tem uma câmera de altíssimo desempenho, bom processador e uma tela de destaque. É a melhor alternativa também em custo-benefício, já que a geração X da Apple está ainda muito cara e pouco à frente em performance.

Agora você já sabe o que procurar em um celular/computador de trabalho! Foque sempre a entrega de desempenho em relação à sua realidade de trabalho e preze por uma escolha baseada em custo-benefício. Isso vai garantir uma aquisição certeira e que vai se justificar em longo prazo!

Você sabia que uma câmera de qualidade pode ser decisiva na gravação de um vídeo corporativo de qualidade? Saiba neste post quais são as melhores do mercado!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo