O Snapchat morreu? O que esperar do futuro dessa rede social?

o snapchat morreu

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Seu Snapchat está morto?

Sua persona não quer mais saber de Snaps, só quer Stories?

Acha que algum outro app tem o necessário para esmagar o Snapchat?

Bem, parece que o caso é um pouquinho mais complicado que isso…

Com a recente adição do Messenger Day, no Facebook, o Status, no Whatsapp, o Story, do Snow, e o já clássico caso do homônimo Stories, no Instagram, o declínio de acessos no Snapchat parece cada vez mais evidente.

Milhares de usuários vêm abandonando a rede para retornar para aplicativos mais simples, mais leves ou já integrados com a sua rede de contatos.

Cerca de 82% do crescimento do app foi minado pelo surgimento das alternativas para sua funcionalidade principal: a publicação de mensagens (combinando vídeo, texto e imagem) com tempo de expiração de 24h.

Mas, mesmo com todos esses pontos negativos, o lançamento da oferta pública inicial da empresa do Snapchat causou algum rebuliço no mercado.

E, de acordo com o relatório lançado pela própria Snap Inc., as coisas não vão tãaaao mal assim.

Será que o app está mesmo morto? Será que hoje o Instagram ainda sairia vitorioso em uma disputa direta contra o Snapchat?

No texto de hoje vamos explorar mais sobre o assunto e tentar descobrir se, de fato, as chuteiras do Snapchat já podem ser penduradas.

Um breve histórico do Snapchat

Antes de saltarmos para uma conclusão precipitada, é fundamental entender todo o percurso do Snapchat no mercado.

Separamos abaixo alguns dados relevantes sobre o crescimento do aplicativo e a adição de novas funcionalidades desde 2011, quando sua primeira versão foi lançada:

  • O app começou em meados de 2011 com o nome de Picaboo, uma ferramenta de troca de mensagens por imagens no iOS. No mesmo ano o aplicativo foi renomeado para Snapchat e já alcançava a marca de mil usuários ativos diariamente.
  • Em 2012 o app ganhou sua versão para Android, e dali em diante passou a ter uma média de um milhão de usuários ativos todos os dias, incluindo também a funcionalidade de gravar e enviar vídeos juntamente de fotografias.
  • Foi em 2013 que a aclamada (e tantas vezes replicada) função Stories surgiu no aplicativo, permitindo que você visualizasse a linha do tempo de um contato. As alternativas de replay e filtros inteligentes surgiu bem no final desse período, tornando o app bem mais dinâmico.
  • A marca dos 50 milhões de usuários ativos diariamente chegou em 2014, logo após a implementação da funcionalidade de chat, Live Stories, Geofiltros e, por fim, propagandas.
  • Em 2015 o app começou a fazer mais dinheiro, lançando a alternativa Discover para grandes nomes do mercado, o recurso Lenses e alcançando a marca de 100 milhões de usuários ativos diariamente, o que acabou culminando na abertura de um escritório internacional para o aplicativo.
  • No ano de 2016 o app se reinventou: Geofiltros sob demanda, Chat 2.0, integração com o Bitmoji, área de Memories, Chat em grupo e o Spectacles foram lançados, levando o app a ganhar mais 50 milhões de usuários ativos, totalizando 150 milhões de acessos diários e superando o Twitter.

Entendendo dados dos últimos anos

Em cinco anos de história o aplicativo mudou – e muito – na maneira como lida com a privacidade dos usuários e com os anunciantes na rede.

Como podemos observar no histórico acima, o crescimento de usuários ativos diariamente teve seu maior boom de 2014 para 2016, somando uma média de 50 milhões a cada ano.

A maior queda, porém, veio nesse mesmo período.

No primeiro trimestre de 2016 a rede teve um crescimento registrado de 21 milhões de usuários ativos, mas, já no último trimestre, acabou apresentando a assustadora marca de apenas 5 milhões em uma data que coincidia com o lançamento do modo Stories do Instagram.

A concorrência acirrada que começava a surgir, tanto com o lançamento do modo Stories, quanto com a crescente popularidade do aplicativo Snow, no oriente, acabou afetando de maneira drástica a incrível escalada que o Snapchat vinha experimentando até então.

Usuários do Android, principalmente, acabaram optando pelo modo Stories, que é bem mais leve e tem reduzido consumo de bateria e memória quando comparado ao Snapchat.

Todas essas mudanças afetaram os dados demográficos do aplicativo, que, até então, reinava entre os adolescentes e jovens adultos.

Desde o final de 2016 pode-se observar um aumento dobrado de usuários com mais de 25 anos quando comparado com os usuários abaixo dessa faixa etária, o que, sem dúvidas, muda um tanto a dinâmica para empresas e influenciadores da rede que trabalhavam com outro espectro demográfico.

Apesar disso, ainda é notável a quantidade de vezes que o app é aberto diariamente: um usuário comum abre o aplicativo, em média, 18 vezes ao dia, mantendo-se conectado pelo tempo de 25 a 30 minutos em cada sessão.

60% desses usuários gasta esse tempo criando novos snaps e aproveitando da função de chat da plataforma.

Ou seja, apesar da redução do crescimento, os usuários que se mantiveram fiéis ainda garantem um bom engajamento para a rede, que mantém uma surpreendente média de criação de 400 milhões de snaps todos os dias.

O Snapchat está morto? E a culpa é de quem?

Apesar da evidente redução no crescimento de usuários ativos no app, está bem claro que ele ainda não morreu.

Mas, a culpa desse declínio é de quem?

Os golpes vieram de todos os lados: Mark Zuckeberg (CEO do Facebook) vinha tentando comprar o app desde 2012 e, desde o primeiro “não” recebido dos responsáveis pelo Snapchat, investiu em quatro ou cinco tentativas de copiar seus principais atributos.

O app Poke (encerrado em 2014), Instagram Direct e o Slingshot, no Facebook, foram os primeiros passos nessa tentativa que culminou no surgimento do modo Stories do Instagram.

Já em setembro de 2015, o Snow, versão sul-coreana do Snapchat, começou a tomar a fatia asiática do mercado do app, totalizando mais de 70 milhões de downloads apenas nessa região – e, como se não bastasse, o Snow tem permissão para funcionar na China, justamente onde o Snapchat é proibido pelo governo.

Agora, com o lançamento do Messenger Day no Facebook, mais um clone chega ao mercado, dificultando ainda mais para o lado do Snapchat.

Outro ponto muito levantado é o fato de empresas acabarem preferindo a alternativa do Instagram Stories para fazer seus anúncios, principalmente por conta da possibilidade de ser organicamente encontrada e a dificuldade de adaptação ao ambiente do aplicativo da Snap Inc.

A falta de métricas mensuráveis também atrapalha o negócio de quem prefere moldar a estratégia com base em dados, e daí o Instagram parece oferecer um melhor suporte às empresas.

A vantagem do Snapchat, porém, está na sua capacidade de atingir um público bem específico e ainda gozar de muita privacidade quando comparado com outros aplicativos que já copiam suas funcionalidades.

O que esperar do futuro do Snapchat?

Então, se o Snapchat não está morto, o que podemos esperar para 2017?

Como a própria empresa disse no documento oficial para o IPO, “a principal estratégia da Snap Inc. é focar em inovações e arriscar na melhoria de seus produtos”.

A insistência em se afirmar como uma empresa de câmera, e não de aplicativos, também pode ser um indicativo do que vem por aí.

No final do ano passado a empresa anunciou o lançamento do Spectacles, o primeiro hardware a levar o nome da Snap Inc. para o mercado.

Esse produto consiste em um par de óculos escuros dotados de câmeras laterais que gravam e enviam todo o conteúdo diretamente para o Snapchat via Bluetooth.

É inegável o impacto que a popularização de produtos como o Spectacles traz na maneira como o conteúdo é criado – principalmente pelos nomes de destaque nas redes sociais. Mas, em termos de mercado, ainda é difícil prever o impacto que esse tipo de produto terá na economia da Snap Inc., e se isso bastará para salvar o Snapchat do esquecimento.

A súbita redução de usuários na rede sinaliza a necessidade de mudanças, e superar seus concorrentes torna-se mais do que fundamental para que o Snapchat continue no mercado.

Para os próximos anos podemos esperar mudanças consistentes na rede social e, de preferência, de funcionalidades que não sejam replicáveis por outros aplicativos.

A adição de novos componentes, apesar dos constantes problemas técnicos gerados no passado, são uma boa alternativa para que o Snapchat continue no mercado reconquistando seus usuários “perdidos”.

Mas, para manter o crescimento de 50 milhões de usuários ativos ao ano de maneira rentável, a rede social precisará encontrar muito mais que o simples equilíbrio entre a privacidade oferecida pelo seu sistem, novas opções de engajamento e a possibilidade de manter anúncios de maneira saudável para o usuário.

Agora resta saber se o Snapchat encontrará a medida certa para a inovação, sem prejudicar toda a personalidade já criada no ecossistema do aplicativo.

E você? Está pronto para uma revolução na rede social? Aproveite então para desbravar algumas dicas incríveis para gerenciar o Snapchat do seu negócio. Se o app cumprir o que promete, é bom estar pronto para o seu triunfal retorno.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.