Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 1 de abril de 2020. | Atualizado em 16 de abril de 2020


O OceanWP Theme é um dos temas de WordPress que mais ganham popularidade entre os usuários. Mas, antes de decidir se esse é o ideal, vale a pena conhecer um pouco melhor suas qualidades.

Em qualquer negócio, é necessário aprender uma série de coisas novas para garantir um bom desempenho. Por exemplo, como criar um site. Porém, alcançar um nível adequado de qualidade para sua página é bem mais difícil do que aparenta, especialmente para aqueles que têm pouca experiência na área. Por isso é recomendado utilizar alguns recursos para facilitar o trabalho.

Um bom exemplo disso é o uso de temas para WordPress, que são formatos de site “pré-prontos”, permitindo que você monte uma página mais detalhada em menos tempo. E isso sem sacrificar um visual único e bem criativo que destaque seu negócio.

A questão que resta é saber qual tema melhor se encaixa no que você busca. Existem alguns temas pagos, mas também há muitos temas gratuitos que oferecem bastante diversidade e qualidade para seu negócio. Um exemplo desses é o OceanWP, um tema que tem ganhado bastante popularidade.

Se você tem pesquisado a respeito dos principais temas para WordPress e ainda está na dúvida sobre escolher o Ocean, não se preocupe. Temos aqui toda a informação de que você precisa para saber se esse é o ideal para sua empresa.

Neste artigo, você verá:

  • O que é o OceanWP Theme?
  • O OceanWP Theme é rápido e fácil de usar?
  • Como fazer customizações no OceanWP Theme?
  • Como é utilizar o OceanWP Theme?
  • Quais as razões para utilizar o OceanWP Theme?

Acompanhe e descubra tudo que precisa para tomar sua decisão.

O que é o OceanWP Theme?

Como já mencionamos, o OceanWP é um dos temas disponíveis para o WordPress. Ele pode ser usado para estruturar o visual e a interface do site, além de adicionar outras funcionalidades, como menus extras, barras laterais e integração com redes sociais.

Ele pode ser usado gratuitamente por qualquer usuário, já contando com várias funcionalidades e benefícios, mas também oferece diversos plugins pagos que ampliam sua variedade de recursos. A opção de adotá-los ou não dependerá do seu planejamento estratégico e dos recursos que você busca. Mas, na maioria dos casos, a versão premium deve ser considerada após se familiarizar com a gratuita e entender seus benefícios.

O OceanWP Theme é rápido e fácil de usar?

A principal qualidade e um dos maiores pontos de recomendação para o Ocean como tema para WordPress é o fato de ele ser um dos mais leves e ágeis disponíveis, além de ser fácil de usar. Mas vamos por partes.

Primeiro, é bem fácil adicionar esse template WordPress pelo caminho Aparência > Temas > Adicionar.

oceanwp

Basta procurar o Ocean na biblioteca e fazer a instalação. Ele também recomenda o uso de três plugins adicionais: o Elementor, o Ocean Extra e o WP Forms. Todos complementam o funcionamento desse tema, então é uma boa ideia aceitar sua instalação.

oceanwp

O Ocean Extra é considerado o mais importante, pois ele inicia uma instalação no seu computador que guia o usuário em cada passo da configuração do site. Algo excelente para iniciantes, que teriam bastante dificuldade com a personalização dos temas.

Além disso, o Ocean tem a melhor qualificação em termos de velocidade de carregamento. Isso significa que, tanto para editar quanto para acessar, suas páginas serão processadas mais rápido, o que é ótimo para a experiência do usuário.

Como fazer customizações no OceanWP Theme?

Com o tema já instalado, você terá a oportunidade de fazer mudanças em seus conteúdos e deixar seu visual mais alinhado com a identidade da sua empresa e sua estratégia de marketing. E, para isso, você deve aprender como usar corretamente esse sistema.

Veja aqui algumas informações básicas para começar a fazer alterações no seu site usando esse tema.

Painel de customização

Seguindo o caminho Aparência > Customizar, você já estará imediatamente no customizador do Ocean. Dentro dele, você encontrará uma série de opções de configuração, cada um com diferentes aspectos para personalizar sua página. Veja aqui o que cada uma delas contém:

oceanwp
  • General Options: configurações para lidar com erro 404 em seu site, layout e afins;
  • Top Bar: configura o que é exibido na barra no topo do site, incluindo aba de pesquisa, contatos, redes sociais etc.;
  • Header: customização do cabeçalho do site, destacando efeitos de menu, links principais, logo e afins;
  • Blog: configurações que afetam as postagens em seu blog. Você pode criar alterações que afetam suas postagens como um todo ou que se aplicam a uma única postagem;
  • Footer Bottom: configuração do rodapé do seu site, alterando a cor, adicionando informações e permitindo que ele seja automaticamente ocultado em alguns aparelhos.

Pode parecer que são muitas opções à primeira vista, mas você logo deve se acostumar com essas características. Daqui a um tempo, vai conseguir fazer qualquer mudança nas páginas sem nem pensar muito.

Powered by Rock Convert

Extensões gratuitas

Como já mencionamos, o OceanWP tem alguns plugins e adicionais gratuitos, ou seja, você pode usá-los livremente, de acordo com sua necessidade. E cada uma adiciona mais funcionalidades. Algumas das principais são:

  • Ocean Social Sharing: usado para adicionar e personalizar ícones de compartilhamento instantâneo;
  • Custom Sidebar: criação e customização de barras laterais;
  • Ocean Extra: plugin de configuração e instalação, considerado essencial para qualquer usuário.

Considerando que esses e outros plugins são gratuitos, vale a pena observar a lista e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Extensões premium

Também existem vários plugins e extensões premium, ou seja, eles precisam ser comprados para serem usados. Você pode adquiri-los pelo preço individual ou fazer uma compra conjunta. Alguns dos de maior destaque são:

  • Elementor Widgets: adiciona vários módulos de customização, permitindo a criação de formulários de login, precificação de produtos, entre outras coisas;
  • Sticky Header: permite a criação de um menu ou header que fica sempre no mesmo ponto da tela enquanto o usuário navega pelo site;
  • Side Panel: similar ao Sidebar, mas o menu só é exibido com um clique do usuário, permitindo que seja criado um menu mais amplo sem ocupar uma grande parte da tela o tempo todo.

Mais uma vez, o valor de qualquer uma dessas opções é o que determina se você deve ou não adquirir o plugin pago.

Demos do site

Durante o processo de instalação, o OceanWP Theme também introduz 13 demonstrações de sites, que são, essencialmente, sites completos e pré-montados. Cada um com uma temática e estrutura diferente. Com uma versão premium, você terá acesso a outras 60 opções.

Caso esteja com dificuldades para configurar seu visual, então vale a pena usar um desses como base, como o template de loja virtual, e alterá-lo manualmente.

Como é utilizar o OceanWP Theme?

Devido à sua estrutura e à agilidade de carregamento, ele é um dos temas mais fáceis de usar para novatos, mas ele consegue fazer isso sem sacrificar sua profundidade e opções de customização. E graças a alguns de seus recursos, muitas coisas que exigiriam conhecimento de código podem ser personalizadas dentro da interface do WordPress.

É importante ter em mente que, por mais que seja um tema gratuito, muitas de suas funcionalidades ainda estão localizadas em extensões pagas. Algumas delas, normalmente, seriam consideradas básicas, como a criação de preços. Felizmente, os custos de investimento não são elevados em relação à sua qualidade geral.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 
Rock Stage: a solução completa em performance, conversão e segurança no seu WordPress
👉 
Entenda quais são os passos para a criação de um site profissional
👉 
Conheça os 10 melhores sites de domínio

Quais as razões para utilizar o OceanWP Theme?

Então, por que você deveria escolher o OceanWP como seu tema para WordPress? Resumimos aqui os principais motivos.

Menos tempo de carregamento

Um tema leve é processado mais rápido. Isso permite que você veja imediatamente o resultado de suas edições e facilita a navegação para o usuário final. Com o tempo, isso contribui tanto com a eficiência das suas configurações quanto com a experiência do cliente enquanto acessa a página, seja um site institucional ou um e-commerce.

Tema mais flexível

Como já mencionamos, o Ocean é um tema com ampla variedade de customização, o que o torna adequado para praticamente qualquer tipo de negócio. Seja para uma pequena empresa local ou para uma multinacional, esse tema oferece opções para torná-lo tão elaborado quanto for necessário, sem abrir mão da simplicidade de uso.

Alta responsividade

Considerando que a maior parte dos acessos a sites é feita de celulares, é fundamental que suas páginas estejam otimizadas para esses formatos. Felizmente, o OceanWP tem alta responsividade, adequando-se facilmente a qualquer padrão de tela.

Boas práticas de SEO

Sem um bom trabalho de SEO, é muito mais difícil para um lead encontrar sua página. Com esse tema, você também pode contar com um bom trabalho de SEO no código base, além de opções para otimizar você mesmo sua estrutura.

Compatibilidade com traduções

Por fim, mas não menos importante, o Ocean também é compatível com idioma RTL, permitindo que você crie uma página e depois adicione vários idiomas a ela. Excelente se você quer expandir seu mercado consumidor.

Agora que você conhece melhor o OceanWP Theme e suas vantagens, pode decidir se ele é o que você busca para montar seu site. Considerando os benefícios oferecidos, certamente é uma das melhores opções à sua disposição.

E se quiser mais algumas dicas para potencializar seu site, veja aqui nosso artigo sobre o WooCommerce e conheça melhor este plugin.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *