Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 16 de junho de 2019. | Atualizado em 9 de dezembro de 2019


Se adaptar ao novo ambiente de trabalho e a sua cultura não é fácil. Cabe ao gestor tornar esse trabalho mais simples e o onboarding de colaboradores é um dos recursos que pode ser utilizado. Assim, a tendência é que o desempenho aumente e os resultados apareçam ainda mais rápidos.

A transformação digital modificou completamente a forma como as empresas precisam se comportar, afinal, a concorrência é cada vez maior e o consumidor se empoderou e, hoje, é ainda mais exigente. Dessa forma, quando falamos em integração de funcionários dentro das organizações, é fundamental que a adaptação seja a mais rápida possível.

Sendo assim, o onboarding de colaboradores se torna uma ação essencial para que os novos talentos adicionados ao quadro de funcionários da sua empresa se adaptem de maneira eficiente ao novo ambiente de trabalho. Afinal, não basta ser talentoso, é preciso se encaixar aos valores e cultura, potencializando o desempenho de toda a organização.

Mas, você sabe exatamente o que é e como funciona o processo de onboarding de colaboradores?

Neste artigo, vamos destrinchar a importância desse conceito dentro das empresas, os benefícios dessa prática e, é claro, quais são as ações necessárias para realizar na sua organização. Então é só continuar a leitura!

Quais os desafios na hora de recrutar novos talentos?

O trabalho de recrutamento já não é simples, afinal, você precisa encontrar, em meio a diversos candidatos, aquele que melhor pode se desenvolver e desempenhar suas funções dentro da sua empresa. Outro fator torna essa tarefa ainda mais complicada: a dificuldade de adaptação dos profissionais dentro de uma nova organização.

De acordo com um estudo da PwC, o Brasil ocupa o 9º lugar (entre 11 países) quando o assunto é capacidade de adaptação nos empregos. A pesquisa mostra que os brasileiros não se adaptam facilmente às mudanças e acabam não completando nem mesmo um ano na função. Cabe ao gestor facilitar esse processo e otimizar o desempenho da organização.

Afinal, para conseguir gerir a sua equipe adequadamente e conseguir entregar os resultados esperados, não basta contar com profissionais qualificados e talentosos, eles precisam se adaptar ao modelo e cultura da empresa. Com um trabalho eficiente de onboarding de colaboradores, tudo tende a ficar mais simplificado.

O que é onboarding de colaboradores?

Mas, o que é onboarding de colaboradores? Na prática, é um conjunto de ações e práticas que buscam simplificar a adaptação de novas contratações dentro de uma empresa. O objetivo é integrar mais facilmente os profissionais recém-contratados aos valores, metodologia e cultura da organização, evitando eventuais desconfortos no processo.

Em vez de deixar que o colaborador aprenda sozinho — e da forma mais difícil — como as coisas funcionam internamente, o onboarding serve para apresentar a empresa e deixá-lo a par do funcionamento. Dessa forma, a tendência é que o profissional possa se concentrar apenas na execução das suas tarefas, sem se preocupar com outros fatores.

As equipes de Recursos Humanos utilizam cada vez mais esse processo, deixando de lado uma simples apresentação genérica de como funciona a empresa. O onboarding é muito mais completo, apostando na total imersão do novo contratado. Para isso, a estratégia se baseia em quatro pilares: orientação, acompanhamento, supervisão e treinamento.

Com a execução correta dessas atividades, o profissional passa a se sentir mais confortável dentro do novo ambiente de trabalho. O tempo para que ele se adapte, portanto, se torna mais curto, possibilitando que ele já ofereça uma produtividade mais elevada, gerando resultados mais rápidos e eficientes.

O onboarding de colaboradores preza, portanto, pela satisfação das duas partes envolvidas no processo: empresa e funcionário. Os benefícios e vantagens afetam os dois interessados e, no final, contribuem para a melhora do rendimento, em geral, garantindo um desempenho satisfatório dentro da sua equipe.

Quais são os benefícios dessa prática?

Que tal, então, saber mais sobre os benefícios ao realizar o onboarding de colaboradores dentro da sua organização? Separamos quatro das principais vantagens dessa prática, confira! 

Alinhar os colaboradores à cultura da empresa

Cada empresa tem a sua visão, valores e cultura, certo? Mas, isso não significa que todos os funcionários que estão nela conhecem cada um desses conceitos, por isso, é fundamental apresentar a organização para os novos funcionários. Dessa forma, estão todos alinhados aos objetivos e metas, e a tendência é de crescimento das duas partes.

Retenção de talentos

Não basta contratar funcionários capacitados, é preciso garantir que eles se encaixem dentro da rotina de funcionamento da sua empresa. Afinal, com mais colaboradores alinhados ao perfil da organização, fica mais fácil reter esses talentos. O profissional passa a se sentir mais confortável e à vontade dentro do ambiente de trabalho.

Assim como a fidelização de clientes é importante, o nível de satisfação dos seus colaboradores também é fundamental. Reter os melhores profissionais pode ser uma missão difícil, mas o onboarding pode ajudar: um estudo da Onboardia mostra que 75% dos funcionários satisfeitos com esse processo se dizem leais ao empregador.

Redução da rotatividade

Além de não perder os seus profissionais para a concorrência, você evita outra dor de cabeça muito comum para quem trabalha com RH: rotatividade. Historicamente, as empresas no Brasil sofrem com esse problema, com o índice chegando aos 38,5% em 2016. O onboarding de colaboradores pode ser uma excelente solução.

Engajar e motivar o funcionário

Atualmente, não basta oferecer um salário competitivo no mercado, benefícios e uma estrutura adequada para tirar o máximo de cada funcionário e, consequentemente, melhorar o desempenho da sua empresa. É preciso que o máximo de pessoas estejam engajadas e motivadas para exercer o seu trabalho e a adaptação é parte desse processo.

Integração e produtividade

Quanto mais rápido o funcionário se sentir confortável, mais cedo os resultados do seu trabalho vão aparecer. Portanto, a integração impulsiona a sua adaptação, facilitando o surgimento de novas ideias, possibilitando o trabalho em equipe, enfim, tirando o máximo de cada profissional em busca dos melhores resultados para a sua empresa.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Gestão de Pessoas: como valorizar os colaboradores da empresa

👉 Teste DISC: o que é e como identificar o perfil comportamental?

👉 O que é Assessment e como usar esse método no seu negócio?

👉 Quais as diferenças entre cultura e clima organizacional

👉 Clima organizacional: como melhorar a atmosfera da empresa

👉 Comunicação interna: entenda o que é e como isso impacta sua empresa


Quais ações são necessárias para realizar o onboarding de colaboradores?

As vantagens de facilitar a adaptação e imersão de novos funcionários ao ambiente da sua empresa são muitas, por isso, essa é uma estratégia que deve ser considerada e aplicada pelo RH da sua organização. Para facilitar esse trabalho, listamos algumas dicas importantes e que devem ser consideradas dentro desse processo. Confira!

Defina um objetivo para o processo

As vantagens e benefícios já foram listadas, mas é importante que, ao aplicar o onboarding de colaboradores, você tenha um objetivo traçado. Geralmente, a solução vem a partir de um problema que apareceu, como um aumento na rotatividade ou a dificuldade de adaptação de novos contratados. A partir do problema, estabeleça a sua meta. 

Dar início ainda no recrutamento

O trabalho de adaptação não começa apenas no início do trabalho do profissional recém-contratado. Por isso, o onboarding de colaboradores deve começar ainda na fase de recrutamento. Nessa etapa, é importante já esclarecer — mesmo que de forma genérica nas primeiras etapas — como funciona a organização como um todo.

À medida que o processo de contratação vai se intensificando, o trabalho de adaptação também deve aumentar. A descrição do trabalho e das funções que vão ser exercidas deve ser uma prioridade, por exemplo. Assim, as chances de captar aquele candidato mais próximo da realidade da empresa são ainda maiores e todo o processo é agilizado.

Criar um checklist de recebimento do funcionário

Estabelecer um cronograma é essencial para que o novo contratado tenha acesso aos dados e informações mais importantes da sua empresa. Por isso, crie um checklist com o que vai ser oferecido em cada etapa do processo de onboarding, garantindo que nada passe despercebido e a imersão seja a mais ampla e eficiente possível.

Documentar todo o processo

Tudo o que for feito dentro do processo de onboarding de novos colaboradores deve ser devidamente documentado. Dos procedimentos adotados até os resultados obtidos, tudo precisa ser detalhado para ações futuras. Assim, fica mais fácil identificar quais ações funcionam melhor e aquelas que precisam ser aprimoradas dentro do processo.

Marcar avaliações e feedbacks

Apesar de o foco do onboarding ser no momento da chegada de novos funcionários, ele é um processo que não pode ser abandonado. O monitoramento da adaptação dos colaboradores deve ser constante, por isso, marcar avaliações e feedbacks periódicos pode ser importante para receber informações e avaliações do próprio processo e que não foram vistas pela organização.

Dentro do processo de onboarding de colaboradores, portanto, o gestor tem um papel fundamental para a execução correta. Quem ocupa o cargo de liderança precisa garantir que a integração do novo funcionário aconteça de maneira simples e prática, deixando que ele foque apenas no seu trabalho e, consequentemente, aumente a sua satisfação.

A contratação de novos talentos não é uma tarefa tão simples, certo? Mostramos neste artigo como o onboarding de colaboradores pode ser importante, porém, antes disso, é preciso saber e determinar os valores do seu negócio. Que tal, então, entender o que é cultura organizacional, principais tipos e como definir a da sua empresa?

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *