Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 25 de dezembro de 2018. | Atualizado em 25 de junho de 2019


Organizar o feed do Instagram é uma estratégia capaz de envolver a audiência e conquistar novos fãs para o perfil. Entretanto, é necessário unir estratégias à criatividade. Por isso, veja alguns motivos para dar um up no feed e conheça 7 maneiras de mantê-lo organizado.

Alcançar bons resultados em redes sociais requer mais do que criatividade. É necessário ficar de olho em recursos e tendências para ganhar mais seguidores e atrair mais cliques.

Uma das estratégias para engajar a audiência e conquistar fãs para a sua marca é organizar o feed do Instagram.

Motivos para cuidar do visual da sua marca no Instagram não faltam. Atualmente, são mais de 1 bilhão de usuários ativos na rede social!

Por isso, quem quer se destacar no aplicativo precisa combinar um conteúdo de qualidade com uma estética agradável. Isso significa fazer uma caprichada curadoria de conteúdo.

Dados da pesquisa Social Media Trends 2019 indicam que o Instagram segue como a segunda rede social mais utilizada no país pelas empresas — com 89,4% de abrangência. Quando é analisada a presença de usuários, o número salta para 92,5% de preferência. O melhor? O Instagram desponta como a rede social que tem o maior impacto nas estratégias de Marketing.

Convencido de que é importante cuidar bem da imagem da sua empresa na plataforma? Então chegou a hora de você descobrir 7 dicas essenciais para organizar o feed do Instagram, potencializar o engajamento e melhorar os resultados do seu perfil.

3 motivos para organizar o feed do Instagram

O sucesso de uma empresa na plataforma de compartilhamento de vídeos e fotos pode estar atrelado a um perfil harmonioso. A aparência simétrica, organizada e bem equilibrada agrada esteticamente e também ajuda a deixar as publicações mais coerentes.

Mas, pensando em negócios, existem outras razões pelas quais é tão interessante cuidar do feed do Instagram. Separamos os principais.

1. Fortalecer a identidade de marca

O capricho com a curadoria de imagens para as publicações do Instagram está ligado à identidade de marca. Com uma estética alinhada, que transmite uma única mensagem e comunica de maneira coesa, é possível transmitir exatamente as sensações que são desejadas.

Além disso, organizar o feed do Instagram aumenta o senso de originalidade da empresa. Também faz com que as suas publicações sejam identificadas com mais facilidade.

Da mesma forma, é algo que também está ligado à:

  • fidelidade do cliente;
  • consistência da comunicação;
  • branding.

2. Atrair a atenção do consumidor

Ter um cronograma visual para as postagens e fazer com que elas conversem atrai inscritos. A lógica por trás disso é que a organização estética prende a atenção do seguidor, assim como passa a sensação de maior organização.

Como reflexo, a identidade da marca, ou o chamado branding, também são reforçados — visto que são pontos que conversam diretamente.

Isso acontece porque a impressão que o cliente tem de uma empresa passa por elementos como organização, seriedade, profissionalismo e autoridade. Todos são fatores que, direta ou indiretamente, podem ser comunicados por meio de um feed de Instagram organizado.

3. Diferenciar-se da concorrência

Ter uma presença online não é o suficiente para conquistar bons resultados em uma estratégia de Marketing Digital. É preciso fazer bem-feito e, acima de tudo, se diferenciar da concorrência.

Ao organizar o feed do Instagram, é possível mostrar exatamente como o seu negócio se diferencia da concorrência. Dessa forma, as postagens são facilmente identificadas a partir de elementos da estética escolhida para o seu negócio.

Entre outros benefícios de manter o feed organizado, podemos citar:

  • maior engajamento;
  • fortalecimento do branding digital;
  • comunicação visual mais coerente.

Mas como é possível organizar o feed do Instagram?

7 maneiras de manter o feed do Instagram organizado

Existem várias formas de manter o feed organizado. Separamos alguns pontos que vão potencializar o sucesso do seu perfil!

1. Defina a estética dos posts

A estética para o Instagram pode ser comparada com a decoração utilizada no escritório. O fator está diretamente ligado à percepção do consumidor — nesse caso, o seguidor — para com a marca.

Por isso, a paleta de cores, as formas e até mesmo o estilo das imagens precisam comunicar o mesmo que a marca comunica em suas outras plataformas.

Alguns pontos a serem analisados na hora de construir a estética da conta do Instagram são:

  • Qual a fonte a ser utilizada nas publicações?
  • Serão utilizadas imagens de pessoas?
  • Qual a cartela de cores?
  • Que tipo de imagens devem ser evitadas?

Com um pequeno checklist é possível deixar o feed mais harmonioso e com publicações que se complementam e contam uma única história.

2. Trabalhe com imagens de qualidade

Imagens de baixa qualidade podem prejudicar toda a sua estratégia de Marketing Digital. Por isso, foque na qualidade e capriche na seleção dos elementos visuais.

Para tal, não é preciso nem mesmo realizar altos investimentos. Existem bancos de imagens grátis em alta resolução e centenas de bancos gratuitos que entregam imagens em ótima qualidade — perfeitas para Instagram.

O próximo passo é fazer um planejamento que permita que as postagens tenham uniformidade.

3. Planeje as postagens

O planejamento das publicações na hora de organizar o feed do Instagram é o que garante o equilíbrio do peso visual. Nesse caso, vale pensar nas postagens não de maneira isolada, mas em grupos de três em três.

Para que funcione, crie um calendário mensal ou semanal e organize as publicações de acordo com a proposta visual. Por exemplo, trabalhe com:

  • frases, textos ou citações;
  • fotos ou imagens de pessoas;
  • imagens de ambientes.

Assim, de acordo com a frequência de publicações pensada para a sua estratégia, faça uma divisão na qual o feed seja encarado como um conjunto, e não como uma única publicação.

Outra vantagem do planejamento é que ele permite que o seguidor não seja bombardeado com apenas um tipo de publicação da sua empresa.

Com o feed idealizado em grandes blocos, a persona tem acesso a vários conteúdos, sendo que cada um deles podem ter um objetivo, como o compartilhamento, a interação por comentário ou a curtida.

4. Utilize um único tipo de filtro

Um recurso simples mas muito eficiente para que o feed fique organizado é utilizar apenas um tipo de filtro.

Com as fotos com uma mesma tonalidade, é possível reforçar a conexão entre as postagens. Isso pode ser feito também por meio da escolha da tonalidade (quente ou frio) ou mesmo pela incidência de luz aplicada. O importante é manter a lógica.

O uso de um mesmo filtro também permite que imagens obtidas em contextos distintos passem a conversar melhor. Com um preset próprio para a estratégia, as configurações visuais são unificadas com um único clique.

5. Escolha um tema

Um recurso que funciona muito bem para organizar o feed do Instagram em épocas comemorativas é a escolha de um tema, como no marketing sazonal.

A estratégia pode ser muito positiva para fortalecer um contexto — como festas de final do ano, épocas de liquidação, entre outros.

Ou seja, a escolha de um tema deve estar ligada a assuntos que sejam relevantes para o seu negócio. Assim, é possível contar histórias, ter na ferramenta um gatilho para interação e fazer um link direto com outras estratégias exploradas no marketing.

6. Mantenha um único formato

Atualmente o Instagram permite que as postagens sejam feitas nos formatos square (quadrado), landscape (horizontal) e portrait (vertical). Quanto aos tamanhos das imagens, são variados.

É fato que alguns tipos de imagem funcionam melhor em determinados padrões, mas avalie o que será visualizado ao final.

Para isso, tenha como foco o mosaico que é obtido com a publicação de um número maior de imagens. No mais, mantenha o conteúdo principal centralizado, para que ele possa ser visualizado quando o feed do Instagram é acessado.

7. Faça o uso de aplicativos

Para que a linguagem visual do Instagram tenha toda a coerência que explicamos até aqui, podem ser utilizados diversos aplicativos. Esse, aliás, é o recurso utilizado por muitas empresas que têm uma boa estética visual.

VSCO

O alinhamento visual do feed do Instagram pode ser feito com a ajuda do VSCO. O aplicativo oferece uma série de filtros de cor e tonalidade que ajudam no balanço estético das publicações.

Para fazer isso, acesse a biblioteca de fotos do seu celular e busque aquelas com as quais você quer trabalhar nas suas futuras postagens. Aplique o filtro escolhido para o tema ou momento da sua estratégia e faça quaisquer correções de tom ou intensidade que sejam necessárias.

Depois é só salvar e compartilhar, o que pode ser feito diretamente com o Instagram.

UNUM

O UNUM, disponível para iOS, é um grande aliado para uma estratégia digital de sucesso no Instagram. Basta acessar o app, fazer o login na conta do aplicativo e simular as próximas publicações.

O objetivo do UNUM é entregar ao usuário uma visão clara do feed do Instagram. Assim, é possível avaliar balanço de peso visual e harmonia entre cores, assim como o equilíbrio entre os tipos de postagens.

Preview

Outro aplicativo utilizado para organizar o feed do Instagram é o Preview. A ferramenta permite a visualização antecipada de um grupo de nove imagens, o que mostra como será o resultado final de uma estratégia de publicações.

Uma das vantagens do Preview é que ele permite a publicação automática e auxilia na postagem de mosaicos.

Enfim, cuidar da estética de uma estratégia no Instagram é um diferencial que contribui para o fortalecimento da marca e da identidade visual da empresa. Mas é um trabalho constante.

Por isso, é importante variar os estilos e temas das publicações para que o seguidor não se canse da abordagem.

Organizar o feed do Instagram é apenas uma das maneiras de crescer com a ajuda do aplicativo. Quer conferir outras? Baixe o nosso kit completo para construir uma estratégia fantástica no Instagram.

Ebook Instagram StoriesPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *