Os melhores blogs de empreendedorismo do Brasil

A ideia é muito simples, compartilhar com vocês nossa lista de leitura obrigatória com: Os melhores blogs de empreendedorismo do Brasil.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Existem diversos outros que poderiam estar na lista, mas que ou são muito pouco atualizados ou focam demais em notícias, não em orientação ao empreendedor.

Portanto, aqui está a elite da elite, os blogs de leitura obrigatória para quem quer ser a cada dia aumentar seu conhecimento sobre empreendedorismo.

Blogs focados em análise sobre as características do empreendedor e como desenvolvê-las

Insistimento

Editado por Marcos Rezende, o Insistimento é um espaço com reflexões sobre como o empreendedor pode desenvolver seus talentos.

O Pulo do Gato

Editado por Alice Sosnowski, esse blog tem diversas análises sobre o perfil dos inovadores e eterna busca para entender o “pulo do gato”, o fator que leva empreendedores ao sucesso.

Empresa Brasil

Editado por um Bob Wollheim, o Empresa Brasil sempre trás ótimas reflexões sobre as características de um empreendedor, embasadas na experiência de um dos maiores empreendedores da internet brasileira.

Marcelo Toledo

Apesar de postar pouco, os artigos de Marcelo são sempre excelentes.

Ele fala sobre empreendedorismo sem papas na língua e sempre traz ótimos pontos para reflexão de como podemos nos capacitar cada vez mais.

Blog do Leo Kuba

Além de fazer resenhas e análises sobre livros e novas tecnologias, Leo Kuba tem uma sessão contando sua experiência como empreendedor.

Seus relatos em primeira pessoa nos fazem pensar “Caramba, estou passando por isso. Vou aprender com a experiência desse cara”.

Jornal do Empreendedor

Criado por André Bartholomeu Fernandes, que tem o empreendedorismo correndo nas veias, o Jornal do Empreendedor é uma revista digital que traz ideias, notícias e dicas sobre empreendedorismo e tecnologia.

Já foi citado diversas vezes como um dos principais blogs de empreendedorismo do Brasil.

Jovem Empresário

Fundado por Felipe Cortes, o blog Jovem Empresário, como o próprio nome diz, é focado em jovens que já estão no caminho ou sonham em se tornarem empresários.

A inspiração vem do próprio Felipe, que vendeu seu primeiro negócio aos 17 anos.

O blog traz informações e dicas nas áreas de empreendedorismo, finanças, produtividade, marketing e negócios online.

Geração de Valor

Este blog foi idealizado por um dos maiores empreendedores jovens do Brasil, o Flávio Augusto, criador da escola de inglês WiseUp.

A trajetória dele é bem interessante, já que estudou em escola pública e saiu da periferia do Rio de Janeiro, uma prova de que grandes ideias vencem sim barreiras econômicas e sociais.

O conteúdo do blog é um dos mais completos, com podcasts, vídeos e até charges. Flávio também fundou a escola de empreededorismo online meuSucesso.com

Romero Rodrigues

O nome do co-fundador e principal executivo do Buscapé, Romero Rodrigues, chama a atenção por si só, mais ainda quando reúne em um blog conteúdo exclusivo sobre empreendedorismo, tecnologia e consumo para quem quer abrir seu próprio empreendimento. Nada melhor do que beber diretamente da fonte.

Vale a pena dar uma olhada neste vídeo que postamos aqui no saiadolugar com o Romero Rodrigues.

Na palestra, ele conta algumas histórias de como foi a criação do Buscapé, além de dar dicas de como é importante ouvir que seu projeto é “impossível”.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Dicas de empreendedorismo para o dia a dia

Tribo do Mouse

Autores do Manual do Empreendedor, o trio Reggie the Engineer, Dr. Zamboll e Jack DelaVega sempre trazem ótimas histórias que representam o cotidiano dentro de qualquer empresa. Seu formato de escrita através de crônicas é simplesmente sencional.

BizRevolution

Sempre polêmico, Ricardo Jordão é o tipo de pessoa que você pode concordar ou discordar, a única coisa que não se pode fazer é ignorá-lo. Seu estilo de falar sobre Marketing é o mais objetivo e direto ao ponto que já vi.

Beco com Saída

Editado por Vivianne Vilela, analista do Sebrae Nacional, o beco com saída tira diversas dúvidas relacionadas a gestão diária da empresa: impostos, pesquisa de mercado, legislação, etc.

O Conselheiro Criativo

Editado por Renato Fonseca, consultor do Sebrae que nos deu a entrevista de como o Sebrae pode ajudar sua empresa, O Conselheiro Criativo traz tendências de mercados e das necessidades de capacitação dos empreendedores que querem inovar.

Blog do Bernardo Porto

Nesse blog o também empreendedor Bernardo Porto reúne material extremamente relevante para quem está começando a carreira de empreendedor.

ResultsON

Editada porAlexandre Finelli e Thomaz Gomez, a ResultsON é uma revista que traz conteúdo diário sobre tecnologia, empreendedorismo e negócios em geral.

Falando de Varejo

Pra quem quer montar uma loja física, o Falando de Varejo é altamente recomendado.

Além de novidades sobre o setor, existe uma sessão para perguntas do público que já teve mais de 120 perguntas respondidas nos 2 anos de atividade do blog.

Altamente recomendado o trabalho do Caio Camargo.

Endeavor Brasil

Blog da Endeavor Brasil. Além de conter diversas novidades sobre tecnologia e empreendedorismo em geral, eles contam com colunistas extremamente renovados, incluindo o famoso Millor Machado, do blog Saia do Lugar.

Carreira Solo

Editado por Mauro Amaral da Contém Conteúdo, o Carreira Solo tem dicas extremamente pra quem trabalha sozinho e presta trabalhos como freelancers. Além disso, eles tem o Podcast Fala Freela.

Pensando Grande

Editado pelo pessoal da Microsoft, o Pensando Grande tem excelentes dicas  e notícias extremamente relevantes para empreendedores de todas as áreas, não só de tecnologia.

Blog dos Empreendedores

Editado pela Caixa, o Blog dos Empreendedores tem sempre dicas muito bacanas.

Sebrae

Já estamos cansados de saber da importância do Sebrae para o desenvolvimento de PMEs, mas o conteúdo produzido ali também é extremamente relevante.

São diversos vídeos, textos e podcasts que englobam temas importantes e informações indispensáveis para quem deseja abrir seu próprio negócio, entre eles, Inovação, Leis e Normas, Finanças e Planejamento.

Material de estudo para quem quer empreender na área de tecnologia

Manual da Startup

Referência brasileira na metodologia Lean Startup (criação rápida e barata de empresas de base tecnológica), Eric Santos sempre passa conceitos de uma forma extremamente lógica e organizada.

Se você está começando uma startup e ainda não conhece esse blog, vá para lá agora!

Aceleradora

Yuri Gitahy é outro que escreve pouco, mas quando sai post novo pode ter certeza que será uma ótima visão sobre investimentos e empresas de base tecnológica.

Blogs de empreendedorismo para acompanhar as novidades na área de tecnologia

Blog do Nubank

O blog do Nubank explica temas complexos do universo financeiro e econômico de forma leve e simplificada. Desde quem quer entender como abrir um negócio até dicas para organizar o financeiro da empresa e entender minúcias do universo PJ, os conteúdos do Nu são essenciais para quem começa a empreender.

Startupi

Editado por Diego Remus, o Startupi traz novidades referentes a eventos e novas empresas brasileiras que estão se destacando.

ReadWriteWeb

Liderado por Diego Gomes, o ReadWriteWeb sempre tem novidades referentes a novas tecnologias da internet e alguns artigos específicos para orientação de empreendedores.

Blog do Miguel Cavalcanti

Diretor da Agripoint,Miguel Cavalcanti tem uma capacidade ímpar de resumir informações complexas. Desde resenhas de livros e palestras até o impacto de novas tecnologias, vale  sempre a pena conferir seus comentários.

Inovação e negócios na era da internet

Blog editado pelo Leandro Reinaux, sempre com novidades muito bacanas na área de tecnologias. Para ficar por dentro do que tem aparecido de mais novo, fica aí a dica.

Blogs sobre Marketing e Nomadismo Digital

Empreendedor Digital

Este blog criado por Bruno Picinini dá informações e dicas para quem pretende criar um negócio online calcado nos fundamentos do Marketing Digital.

Bruno faz parte da geração de nômades digitais, que resume o sonho de muita gente: ganhar dinheiro tendo a liberdade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, no seu próprio tempo.

Conrado Adolpho

Outro nome que não pode faltar quando falamos de marketing digital é o Conrado Adolpho.

Palestrante, consultor e criador da Publiweb, ele mantém o blog que tem como foco seu consagrado método 8Ps do marketing digital. Também é uma das principais fontes de informação quando o assunto é copywriting.

Viver de Blog

Criado por Henrique Carvalho, o Viver de Blog ensina, por meio de um conteúdo de altíssima qualidade, exatamente o que ele propõe no nome: mostrar como é possível sim que as pessoas ganhem uma renda por meio de blogs e trabalhando remotamente de qualquer lugar.

Como Henrique mostra, o Viver de Blog está perto de alcançar a marca das 3 milhões de visitas, uma média de 1.000 compartilhamentos por artigo e mais de 200.000 seguidores nas redes sociais. Ou seja, ele sabe do que está falando.

Mentalidade Empreendedora

Este blog traz dicas de como aliar trabalho com propósito e uma qualidade de vida invejável por meio do empreendedorismo digital.

O seu fundador, Pedro Quintanilha, recebeu mentoria direta de Flávio Augusto, por meio do Geração de Valor. É assim, a semente do empreendedorismo vai se espalhando e gerando frutos em todos os lugares.

Outros blogs que merecem uma menção são o Dinheirama que apesar de foco em finanças pessoas, tem uma sessão de empreendedorismo editada pelo Bruno Biscaia e o Sana Inside do Diego Sana que apesar de não ser atualizado faz um tempinho, tem ótimos posts.

Recomendamos também a leitura do Super Empreendedores, que agrega bastante conteúdo bacana de outros blogs através de parcerias, incluindo o Saia do Lugar.

P.S.: Todos os links de pessoas são links para os perfis no Empreendemia. Se quiser entrar em contato com o pessoal, fica aí a dica.

Gostou das nossas dicas? Confira também: Os melhores blogs gringos sobre empreendedorismo. 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.