Os principais erros de gestão em agências de publicidade e como evitá-los

Todo mundo comete erros, mas o importante é aprender com eles. Confira agora os principais problemas enfrentados na gestão de agências de comunicação!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

uma lâmpada quebrada remetendo aos erros de gestão em agências de publicidade
Você sabe como mitigar erros na gestão da sua agência?

Gerenciar uma agência que presta serviços de publicidade é uma tarefa cercada de desafios. Para alcançar o sucesso nesse ramo de atividade, é preciso saber transpor esses desafios por meio de uma gestão eficiente. Para isso, é necessário evitar erros de gestão em agências de publicidade!

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com os principais erros de gestão em agências de publicidade.

Continue a leitura para conferir quais práticas devem ser evitadas na busca por melhores resultados em seu negócio. 

Os principais erros de gestão em agências de publicidade

1 – Serviços com preços muito baixos

Ainda é bastante comum que os serviços de publicidade sejam encarados como gastos supérfluos, por alguns clientes, e não como um investimento. Por isso, muitas empresas, ao contratar uma agência, ficam descontentes com os preços cobrados.

As agências, para não perder a oportunidade de fechar um negócio, acabam reduzindo muito o preço dos serviços, o que é um erro grave.

Colocar preços muito abaixo do que é cobrado no mercado pode acabar tendo um efeito contrário ao de atrair mais clientes. Isso porque preços muito baixos levantam dúvidas sobre a qualidade.

Além disso, essa é uma estratégia capaz de comprometer o caixa da agência e sua sustentabilidade financeira.

Lembre-se: o motivo dos cliente fecharem negócios com sua agência deve ser o seu diferencial competitivo, aquela qualidade especial que faz sua empresa melhor que a dos concorrentes, e não os preços baixos!

2 – Falta de conhecimento sobre o perfil do cliente

Dentre os principais erros de gestão em agências de publicidade, não conhecer a fundo o perfil do cliente e suas demandas ocupa posição de destaque.

As estratégias utilizadas para divulgar algum produto ou serviço deve estar de acordo com os valores defendidos pelo cliente, com sua trajetória e com os objetivos que ele quer alcançar.

Por isso, procure entender quem é o seu cliente e busque sempre ouvir o que ele tem a dizer, desde sugestões de ideias para uma campanha até reclamações.

3 – Orçamento mal estruturado

Planejar bem a estrutura de gastos é uma prática fundamental para qualquer negócio, inclusive para agências de publicidade.

Sem um orçamento definido e bem estruturado, os recursos podem acabar sendo gastos de maneira incorreta, gerando prejuízos para a empresa.

O mesmo vale para o orçamento destinado à campanha de determinado cliente. Se você não souber quanto dinheiro há disponível e qual a quantia destinada para cada estratégia, a campanha pode dar muito errado e seu cliente ficará extremamente insatisfeito.

4 – Briefing mal redigido

Em linhas gerais, podemos definir o briefing como um resumo de toda uma campanha ou ação publicitária, de marketing ou de comunicação. Trata-se de um documento com todas as instruções e recomendações para o serviço que será executado.

Quando mal redigido, um briefing pode levar a erros de interpretação entre os envolvidos no projeto. Um colaborador entende “A” e o outro entende “B” só que o cliente queria “C”. Isso gera muita confusão e coloca em risco a qualidade final do projeto.

Para que todos possam falar a mesma língua, o briefing precisa ser claro e direto. Assim, será possível atingir o público correto e da maneira correta, atendendo às expectativas do cliente.

5 – Não cumprimento de prazos

Cumprir os prazos estabelecidos é extremamente importante para a gestão de uma agência de publicidade. 

Isso mostra para os clientes que a empresa está comprometida em executar os serviços contratados e dentro do prazo que foi combinado.

Dessa forma, evite fazer promessas grandiosas em prazos muito apertados, pois isso só vai fazer com que o cliente fique estressado e impaciente quando o projeto não estiver concluído na data que ele esperava.

Seja realista em relação aos prazos. Não precisa colocar caráter de urgência em todas as demandas só para impressionar o cliente.

6 – Deixar de mensurar e acompanhar os resultados

Encerrando a nossa lista com os principais erros de gestão em agências de publicidade, temos a falta de mensuração e acompanhamento dos resultados.

Todo projeto ou campanha precisa contar com indicadores de desempenho para saber se está tudo progredindo conforme o esperado ou se é necessário fazer alguns ajustes. 

Por isso, meça e monitore os resultados de maneira contínua e compartilhe essas informações com o cliente. Dentre os dados a serem coletados, fique atento, por exemplo, às interações nas redes sociais, os acessos ao site e blog do cliente, a reação do público ao conteúdo da campanha, etc.

Um dos maiores gargalos de produtividade nas agências de publicidade é o número de refações causadas por erros.

Quer saber como resolver isso? Então, confira este vídeo:

Esses foram os principais erros de gestão em agências de publicidade. Fique atento a eles e evite cometê-los na sua empresa.

* Este artigo sobre os principais erros de gestão em agências de publicidade foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.