Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 7 de maio de 2019. | Atualizado em 22 de outubro de 2019


Otimização de sites significa utilizar de técnicas de SEO para promover um melhor rankeamento das suas páginas. Por meio dela, é possível oferecer uma experiência positiva ao usuário, assim como conquistar as melhores posições nos buscadores.

Garantir a reputação e a autoridade da sua empresa no cenário digital é uma ação cada vez mais fundamental. Para isso, é preciso utilizar algumas técnicas de otimização de sites, como SEO (Search Engine Optimization) e se certificar de que as suas páginas estão oferecendo uma experiência completa e satisfatória ao consumidor.

Afinal, ele mudou: está cada vez mais exigente e para que você não fique atrás da concorrência, fortalecer a sua presença digital e adotar as melhores práticas de usabilidade é essencial para o sucesso do seu negócio, e é exatamente por isso que você deve adotar técnicas que ajudem a otimização de sites.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como uma estratégia de SEO pode beneficiar o desempenho do seu negócio? Continue a leitura deste artigo para entender como algumas dessas técnicas podem ser aplicadas e, como consequência, as suas páginas vão alcançar resultados cada vez mais relevantes. Você vai conferir:

Qual a importância de ter um blog e/ou site otimizado?

A transformação digital mudou completamente a forma com que empresas e consumidores se relacionam. Por muito tempo, as marcas se importavam apenas com o número de vendas e conversões, não dando muita atenção ao que o usuário achava ou deixava de achar sobre o produto e/ou serviço oferecido.

Essa relação, porém, mudou e o consumidor está mais exigente. Mas não foi apenas isso que se alterou: o comportamento também é diferente e, por isso, as empresas precisam se adaptar o mais rápido possível. Com um usuário mais conectado, é cada vez mais importante investir em ações que fortaleçam a presença da marca no ambiente digital.

Quer um exemplo? De acordo com um estudo realizado pela HubSpot, mais da metade (51%) dos consumidores confiam mais em uma pesquisa feita no Google do que uma indicação feita por um amigo ou familiar. O que isso significa? Que você precisa investir nas técnicas certas de otimização de sites para ser relevante aos olhos deste usuário.

O mesmo relatório também indica que muitos usuários acabam conhecendo novas empresas por meio das redes sociais, com Facebook e YouTube sendo as favoritas. Ou seja, a sua marca precisa estar presente nessas plataformas. No Instagram, por exemplo, 80% das contas ativas seguem, no mínimo, uma empresa na plataforma.

Além de garantir que o usuário fique satisfeito ao visitar a sua página, por exemplo, você também pode colher frutos para outros setores, como a área de Vendas, ao utilizar técnicas como o SEO. Segundo a mesma pesquisa da HubSpot, essas práticas são as que geram os leads de maior qualidade — e com maiores chances de conversão — para as empresas.

Os números evidenciam a necessidade de que as marcas invistam em ações que fortaleçam suas presenças digitais, como criar um blog ou adequar o seu site para uma experiência mais satisfatória do usuário. Portanto, é essencial conhecer algumas das principais técnicas de otimização de sites do mercado e destacar a sua marca de forma eficiente.

Quais as principais estratégias e fatores da otimização de sites?

Com as evidências estatísticas acima comprovando a importância de fortalecer a presença da sua marca no ambiente digital, é hora de conhecer quais estratégias podem ser úteis e eficientes no trabalho de otimização de sites. A principal delas é, sem dúvidas, o SEO. Um conjunto de técnicas com exatamente esse mesmo propósito.

O objetivo é conseguir um melhor posicionamento de uma página nos resultados dos buscadores da internet, conseguindo um lugar de destaque para chamar a atenção de mais usuários e fortalecer a presença da sua marca. Na prática, portanto, a ideia é gerar um maior tráfego orgânico, evitando depender apenas, por exemplo, de links patrocinados.

Mas como isso pode ser alcançado? Adotando algumas práticas bem-vistas pelos mecanismos de pesquisa, como o Google ou Bing. Afinal, a ideia desses sites de busca é facilitar a vida do usuário e, dessa forma, eles estabelecem alguns critérios que fazem com que determinadas páginas apareçam na frente de outras.

Os principais fatores que influenciam no posicionamento de uma página nos mecanismos de busca são:

  • Qualidade do conteúdo;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Título;
  • URL amigáveis;
  • Tempo de permanência nas páginas;
  • Uso das palavras-chaves certas;
  • Tempo de carregamento;
  • Link building;
  • Autoridade.

Um trabalho eficiente de SEO busca aprimorar o desempenho desses pontos e, como consequência, alcançar melhores níveis de autoridade e posicionamento dentro desses mecanismos de busca. Não é simples e exige muita paciência, já que os resultados costumam aparecer somente à médio e longo prazo, mas o prêmio é recompensador.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 SMO: o que é e como otimizar conteúdo de midias sociais
👉 Passo a passo de como otimizar o WordPress
👉 Conversão em blogs: 8 dicas para otimizar seus resultados

Quais são as melhores dicas para otimização de sites?

Que tal, então, saber quais são as técnicas de SEO que podem ajudar no seu trabalho de otimização de sites? Separamos algumas dicas que devem fazer parte do seu plano de Marketing se você procura fortalecer a presença digital da sua marca e aumentar as suas chances de sucesso. Confira!

1. Faça uma auditoria nas suas páginas

O primeiro é simples: identificar o que funciona e o que precisa ser ajustado para atender aos principais critérios de rankeamento dos mecanismos de busca. Portanto, faça uma auditoria nas suas páginas — pode ser utilizando ferramentas como o Quick Sprout — e entenda como você pode oferecer uma experiência mais satisfatória ao usuário.

2. Produza conteúdo relevante

A produção de conteúdo relevante, uma tática de Marketing de Conteúdo, fortalece a autoridade da sua marca e conseguir um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Ajudando o consumidor com materiais que, de fato, sejam úteis para ele, você ainda cria um relacionamento mais próximo, contribuindo para a fidelização.

3. Crie landing pages

Além da produção de conteúdo para alimentar um blog, você pode criar landing pages e, assim, potencializar as chances de rankeamento e atração de leads qualificados. Nessas páginas, você pode disponibilizar materiais mais completos — como e-books — em troca de informações e dados dos usuários para ajudar no processo de qualificação.

4. Tenha um site responsivo

Não é só o conteúdo que é avaliado como fator de rankeamento e, por isso, você também deve pensar no layout e design das suas páginas. Ter um site responsivo — ou seja, que se adapte aos diferentes dispositivos de acesso —, por exemplo, contribui diretamente para a experiência do usuário e é um processo importante para otimização de sites.

5. Descubra o que os usuários querem

Outro ponto importante para que o trabalho de otimização do seu site seja eficiente é entender melhor o comportamento de quem você quer atrair. Descubra quais são os interesses da sua persona e do público-alvo e, a partir dessas informações, determine quais são as palavras-chaves que podem ser mais eficientes, por exemplo.

6. Saiba quais são os formatos mais eficientes

Analisar e descobrir quais são os formatos que geram os melhores resultados também é extremamente importante, garantindo que o usuário encontre aquilo que procura ao acessar a sua página e a sua taxa de rejeição, por exemplo, não aumente. Além disso, o tempo de permanência pode crescer, outro fator importante de rankeamento.

7. Explore o LSI

As palavras-chave são fatores de rankeamento nos mecanismos de busca, mas não precisam ser utilizadas exatamente iguais para influenciarem no seu posicionamento. Por conta do LSI (Latent Semantic Index ou Indexação Semântica Latente), você pode usar variações dos termos para criar textos mais fluídos e com um bom desempenho.

8. Fortaleça o link building

Outra etapa importante de SEO que vai ajudar na otimização das suas páginas é o fortalecimento de ações de link building. Produza conteúdos de qualidade, invista em ações como guest posts e aumente o número de páginas direcionadas para o seu site, o que é visto como um indicativo de relevância e autoridade pelos mecanismos de busca.

9. Realize testes A/B com frequência

Além de todos esses itens, outra dica importante é realizar os testes A/B. Na prática, eles consistem em analisar o desempenho de diferentes possibilidades de títulos, CTAs e outros elementos de engajamento com os usuários. Assim, é possível determinar as estratégias que funcionam melhor e, consequentemente, geram melhores resultados.

A otimização de sites, portanto, pode ser feita por meio da adoção de técnicas de SEO, por exemplo, potencializando o desempenho das suas páginas e se certificando de que o usuário vai ter uma experiência satisfatória. Colocando em prática as dicas que listamos acima, você aumenta a possibilidade de sucesso do seu negócio.

Neste artigo, mostramos como algumas técnicas de SEO podem melhorar o desempenho do seu site e/ou blog, certo? Agora, que tal aprimorar conferir o nosso checklist completo e gratuito de auditoria de sites?

Checklist de Auditoria de SitePowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *