Por Matheus Clemente

Growth Hacker no Rock Stage

Publicado em 5 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 11 de junho de 2019


A otimização de imagens no seu blog no WordPress não deve ser negligenciada. Além de aprimorar a experiência do usuário, essa prática permite o aumento da eficiência de estratégias de SEO. Neste artigo, reunimos 15 formas simples de otimizar suas imagens. Confira!

A produção de material para blogs é uma das práticas mais utilizadas por empresas que investem em Marketing de Conteúdo. Trata-se de um ótimo canal para diversificar o tipo de post, integrando o texto com vídeos, gifs, imagens e afins.

O conteúdo visual é crucial para a experiência do visitante e, por isso, otimizar imagens no WordPress influencia diretamente na eficiência da estratégia.

Ignorar essa etapa é prejudicial para o SEO, já que pode atrasar o carregamento da página, dificultar a visualização do conteúdo e, consequentemente, prejudicar o ranqueamento nos motores de busca.

Para que você não enfrente esse tipo de problema, elaboramos este artigo com 12 plugins essenciais para a otimização das imagens no WordPress. Confira!

hospedagem wordpress

1. Imagify Image Optimizer

O Imagify é muito celebrado por sua interface, considerada esteticamente atraente e com uso bastante intuitivo. Na página inicial, você tem acesso a tudo o que a ferramenta tem a oferecer, o que torna a experiência simples e eficiente.

A principal funcionalidade do plugin é a compressão de imagens sem que a qualidade seja alterada. Para isso, você precisa utilizar o nível de compressão indicado como normal. Existem ainda dois outros níveis: agressivo e ultra.

Por serem mais poderosos, esses níveis alteram minimamente a qualidade do conteúdo visual, mas, em contrapartida, diminuem drasticamente o seu tamanho. O plugin conta ainda com uma opção interessante: todas as imagens enviadas para a biblioteca são automaticamente otimizadas, tornando o processo muito mais eficaz.

O preço é baseado no tamanho dos arquivos que você deseja comprimir. Assim, existem planos mensais com o valor mínimo de 5 dólares para 1GB, e máximo de 69.99 dólares para 50 GB de data por mês.

2. Optimole

O plugin de otimização de imagens Optimole é 100% baseado na nuvem, o que significa que não sobrecarrega o seu servidor. Seu funcionamento é, em grande parte, automático. Basta criar sua conta, dar upload nas imagens que você quer otimizar e o plugin dá conta do resto do trabalho.

A personalização, é claro, também é possível. Depois que o Optimole realiza a otimização automática, você ganha acesso às imagens no Dashboard, em que é possível modificar o tamanho, qualidade e outras características do arquivo.

A ferramenta apresenta a possibilidade de rastrear e monitorar as imagens, trazendo informações detalhadas sobre o processo de otimização e a quantidade de espaço que está sendo economizado.

Quanto custa?

Se você deseja tratar menos de 1GB por mês, boas notícias: o serviço é completamente gratuito. Se necessitar de mais espaço, pode contratar um dos seguintes planos:

  • personal: 9 dólares por mês com limite de 10GB;
  • business: 29 dólares por mês com limite de 50GB;
  • custom: mais de 750GB por mês com valor a combinar.

3. Smush Image Compression and Optimization

Um dos plugins mais populares do mercado, o Smush se orgulha de ter vencido duas vezes seguidas a competição de melhor compressor e otimizador de imagens. O aplicativo oferece a opção de otimizar tanto as fotos antigas, quanto as novas. Assim, você garante que mesmo as imagens postadas há algum tempo serão beneficiadas.

O Smush permite que o usuário otimize um número ilimitado de imagens sem qualquer tipo de cobrança, desde que elas não excedam 1MB cada. Se isso não for suficiente, será necessário desembolsar 49 dólares por mês para contar com a versão PRO.

4. EWWW Image Optimizer

Entre todos os plugins listados, o EWWW é o que, talvez, apresenta a interface menos atraente. Ainda assim, a aplicação se destaca por permitir a otimização de arquivos JPG, PNG, GIF ou PDF. Você pode optar por compressões mais agressivas, que alteram a qualidade da imagem; ou menos agressivas, que mantém a qualidade original.

Ao contrário de muitos outros concorrentes, o EWWW Image Optimizer realiza as otimizações em seu próprio servidor, evitando o desperdício de tempo ao transferir coleções de um servidor para o outro.

Além disso, o aplicativo é completamente gratuito. O único caso em que você precisaria gastar dinheiro seria se desejasse utilizar outro servidor para o processo de otimização, o que não é necessário.

5. ShortPixel Image Optmizer

O ShortPixel apresenta uma interface muito parecida com a do Imagify, mas adiciona algumas abas para funcionalidades avançadas. A partir do momento de sua instalação, todas as imagens enviadas para sua biblioteca serão automaticamente otimizadas.

É possível ainda ativar a otimização em massa, que lida com imagens postadas anteriormente.

O ShortPixel oferece, mensalmente, uma cortesia de 100 imagens gratuitas. Caso você precise de mais do que isso para alimentar o seu site, existe uma variedade de planos. O mais em conta custa 4.99 dólares e permite o envio de até 5000 arquivos.

6. Compress JPEG & PNG images by TinyPNG

Procurando por um plugin básico e eficiente? O TinyPNG pode ser a solução. Com uma interface extremamente simples, você precisa de apenas alguns segundos para se situar e iniciar o procedimento.

O TinyPNG não estabelece um limite de tamanho para cada arquivo otimizado e oferece 500 uploads gratuitos por mês. Depois disso, cada imagem terá um custo de 9 centavos.

Quem acessou este conteúdo também se interessou por:
👉 Os 76 melhores plugins gratuitos de WordPress para seu blog. Confira!
👉 Rock Convert: CTAs automatizados e mais conversões para seu blog
👉 SEO para Google Imagens: suas imagens no primeiro lugar do Google
👉 Blogger ou WordPress: descubra qual é a melhor opção
👉 Templates de WordPress: 145 temas gratuitos para o seu blog!

7. CW Image Optmizer

Com o processamento de todas as imagens em seu próprio servidor, o CW Image Optmizer garante o carregamento rápido de seu site e a redução do uso de recursos de banda larga.

Assim como outros plugins na lista, o CW permite a otimização automática de todos os novos arquivos, bem como os que já existiam antes de sua instalação. O diferencial dessa alternativa é a aplicação do Littleutils, uma conhecida ferramenta do Linux que traz melhorias para a sua experiência no WordPress.

8. Optimus

O Optimus foca seus serviços na otimização de arquivos grandes sem que haja perda de qualidade. Segundo seus desenvolvedores, é possível alcançar até 70% de redução do arquivo, de suas características.

Uma vez ativado, o plugin transfere todas as imagens para um servidor próprio antes de retorná-las com seus novos tamanhos. Como essa otimização ocorre em segundo plano, o trabalho do desenvolvedor do site não sofre nenhum tipo de interferência.

Como todo bom serviço oferece dados para sua avaliação, o Optimus informa quanto foi reduzido de cada imagem, permitindo que você saiba o quão eficiente foi o procedimento. O plugin conta com uma versão gratuita sem limite de uploads, mas restringe cada arquivo para um máximo de 100 KB.

9. SEO Friendly Images

Como o nome sugere, esse plugin tem foco total na otimização de imagens para SEO, ou seja, busca torná-las mais atrativas para os mecanismos de busca. Como isso é feito? O SEO Friendly Images trabalha diretamente com os atributos ALT e TITLE de uma imagem.

ALT é a pequena descrição da sua imagem para o mecanismo de busca e, portanto, um fator-chave para o ranqueamento em buscas por imagens. Já o TITLE é, simplesmente, o título da figura que será exibido para os usuários, tornando mais fácil sua compreensão.

Com a instalação do plugin, os atributos ALT e TITLE de todas as imagens são otimizados para ranquear melhor nos motores de busca. Além disso, imagens que não contam com tais atributos serão automaticamente atualizadas para que possam ser incluídas.

10. Imsanity

Costuma fazer uploads de imagens enormes e tem dificuldades em redimensioná-las manualmente? Aqui está a solução. O Imsanity é configurável para limitar a altura, qualidade e largura das imagens.

Caso um de seus uploads ultrapasse os limites estabelecidos, o plugin vai automaticamente redimensionar o arquivo.

11. Hammy

Se você tem alguma noção de marketing digital, sabe da importância da responsividade de um site para manter o engajamento do visitante. Esse conceito tem a ver com a possibilidade de visualizar o conteúdo em qualquer dispositivo, seja um desktop, seja um smartphone. Hammy foi desenvolvido para tornar seu site mais responsivo.

O plugin pega suas imagens e cria versões de diversos tamanhos. Assim, quando um visitante acessa sua página, ele visualiza a versão mais apropriada para a tela que ele está usando. Isso é um fator crucial para a satisfação do usuário, especialmente o que realiza o acesso via mobile.

12. Media File Renamer

Outro plugin que dá toda a atenção a otimizações de SEO é o Media File Renamer. Com ele, você pode facilmente alterar o título de suas mídias, o que pode ser necessário para melhorar seu ranqueamento em motores de busca.

O melhor de tudo é que a ferramenta realiza uma alteração automática dos links desses arquivos em posts já existentes. Dessa forma, você precisa se concentrar apenas em encontrar o título mais apropriado, sabendo que o restante será realizado pela aplicação.

A necessidade de otimizar imagens no WordPress se dá pela influência que isso tem na experiência do usuário e na aplicação de técnicas de SEO. Imagens de qualidade são essenciais para entreter e engajar os visitantes de um site, mas elas precisam contar com um carregamento rápido para não prejudicar sua experiência nem o ranqueamento no Google.

Assim, utilizando um dos plugins apresentados ao longo do texto, você tem a oportunidade de entregar ao consumidor uma navegação agradável. Além disso, por meio do fortalecimento do SEO, é possível aprimorar sua abordagem de Inbound Marketing.

E aí, pronto para otimizar as imagens de seu blog no WordPress? Caso você deseje continuar o ganho de conhecimento, recomendamos este e-book gratuito que oferece um guia do WordPress para blogs corporativos. Vamos lá!

Guia do Wordpress para blogs corportativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *