Otimizar perfil no Instagram para buscadores

Otimize o seu perfil do Instagram para os mecanismos de busca e potencialize ainda mais a sua presença digital

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes para a prática do Marketing Digital. Hoje, uma empresa que não investe em uma conta na rede é essencialmente inexistente na internet. Neste post, vamos falar sobre boas práticas para potencializar o seu perfil no Instagram.

O Instagram já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Adquirida pelo Facebook em 2012, a rede vem ganhando cada vez mais espaço no marketing digital, dado o poder de alcance e engajamento que exerce sobre o público.

Ainda assim, o Instagram é uma pedra no sapato de profissionais que buscam incluir suas contas em resultados de buscadores.

O fato é que a rede bloqueia fotos pessoais de serem ranqueadas no Google. Isso acontece, principalmente, porque grande parte dos usuários não posta com o objetivo específico de se promover.

Então, como otimizar seu Instagram para mecanismos de buscas? É possível?

Neste post, listamos 6 dicas essenciais para você realizar essa otimização e aumentar o tráfego na conta de sua empresa. Fique conosco e leia até o final!

1. Deixe o seu perfil público

Ora, não podemos falar em técnicas de SEO se o seu perfil está configurado para ser visto apenas por seus seguidores, concorda?

Quando o perfil é criado, a configuração padrão é que suas postagens sejam públicas. Se você não mudou essa opção de privacidade, provavelmente, ela já está do jeito que você precisa.

Ainda assim, vale a pena checar duas vezes. Vá nas preferências da sua página, clique em “Privacidade da conta” e certifique-se de que a opção “Conta Privada” está desativada.

Após garantir que você tem o perfil visível para qualquer visitante, é possível trabalhar em estratégias para sua otimização.

2. Faça bom uso das palavras-chave

Você já sabe a importância das palavras-chaveComo o nome sugere, elas funcionam como chaves que revelam seu conteúdo para o público interessado.

Por isso, para tirar melhor proveito de sua função, antes de tudo, você deve ter definido exatamente qual audiência deseja alcançar, para escolher keywords relevantes.

Uma característica interessante do Instagram é o uso de palavras-chave em formato de hashtag. Esse formato, segundo essa pesquisa, pode elevar o engajamento em até 12,6%.

Então, após definir as hashtags mais relevantes para você e para o público que deseja atrair, use-as de forma inteligente nas legendas de fotos, comentários em posts, Stories e na descrição do seu perfil, conhecida como bio.

Marketing no InstagramPowered by Rock Convert

O uso de palavras-chave na bio

A bio da sua página é uma pequena descrição — não mais do que 150 palavras — que aparece logo abaixo da sua foto de perfil.

A importância desse textinho para a otimização do seu Instagram é maior do que você imagina. Acontece que, ao contrário das fotos e vídeos postados na página, a bio é acessível via mecanismos de busca.

Essa característica faz com que a descrição mereça enorme atenção. São 150 palavras que devem ser dispostas de maneira clara, informativa e atraente. De modo geral, é o único conteúdo de texto existente em um perfil do Instagram, o que eleva ainda mais sua importância para a otimização.

Tome cuidado para não deixar essa descrição técnica demais, na tentativa de escrever um texto com palavras atraentes.

Lembre-se de que seu público não vai avaliar sua marca com base em como a conta é otimizada. Essa é apenas uma forma de levá-lo até ela. Portanto, é importante que a bio comunique a personalidade que você quer transmitir.

Para alcançar isso, como mencionamos, é fundamental conhecer a fundo sua persona. Esse conhecimento vai determinar a linguagem utilizada e o tipo de informação disponível. Dependendo das características do seu público, vale até o uso de emojis — sem exagerar, é claro.

O uso de palavras-chave em legendas

Escrever legendas inteligentes para suas postagens não vai levar sua imagem até o ranking do Google, mas vai possibilitar que seja encontrada em buscas dentro do Instagram. As legendas podem ter até 2200 caracteres, incluindo emojis e até 30 hashtags.

Ao redigir as legendas para suas imagens e vídeos, lembre-se de colocar as palavras mais importantes logo no início.

Acontece que, após certo ponto, o texto é cortado e, para continuar lendo, o usuário precisa selecionar essa opção. Tendo isso em vista, foque as primeiras linhas de sua legenda na informação principal que você quer passar. Deixe menções e hashtags para o final.

3. Faça links diretamente para seus posts

A integração entre seus canais é essencial para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Portanto, utilize seu site e outras redes sociais para promover seus posts preferidos no Instagram, já que essas postagens em si não são ranqueadas pelo Google.

Então, se o objetivo é fazer com que os usuários de mecanismos de buscas tenham acesso direto a esses posts, disponibilize seus links em outros canais. Para esse método funcionar, você precisa ter a certeza de copiar o link correto.

Para isso, clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito de cada post. Depois, é só clicar em “copy link” e ele estará pronto para ser disponibilizado.

Criar um blog é uma forma interessante de otimizar seu perfil no Instagram. Lá, além de gerar conteúdo pertinente ao seu público, você pode inserir links dos seus posts na rede social, possibilitando seu ranqueamento e o aumento do engajamento.

4. Use o Instagram Business e suas ferramentas

Desde que foi adquirido por Mark Zuckerberg, o Instagram vem recebendo atualizações cada vez mais voltadas para facilitar a vida de empresas. Isso não acontece por acaso.

De acordo com informações da própria rede, 80% dos usuários seguem pelo menos um perfil de empresa. Talvez a mudança que mais causou impacto até aqui tenha sido a introdução do Instagram Business.

Lançado em 2016 e conhecido no Brasil como Instagram para Empresas, essa função trouxe algumas novidades marcantes:

  • criação de perfis empresariais;
  • posts patrocinados;
  • geração de métricas.

Utilizar a novidade tornou-se algo praticamente obrigatório para marcas presentes na rede. A criação do perfil empresarial permite, por exemplo, conectar sua página diretamente com sua fanpage no Facebook. Além disso, seu website, endereço e telefone de contato podem ser dispostos de forma organizada na descrição do perfil.

Entre as novidades, o que revolucionou mesmo o uso da rede foi a disposição de métricas para análise. Com elas, o profissional de marketing pode visualizar:

  • quantas pessoas acessaram o perfil em determinado período de tempo;
  • o nível de engajamento de cada post;
  • os dados demográficos do público;
  • entre outras coisas.

Analisar esses dados é fundamental para otimizar a estratégia.

Ferramenta Instagram AnalyticsPowered by Rock Convert

O impulsionamento de posts

As ferramentas do Instagram para empresas permitem a criação de anúncios segmentados. Esses Ads podem ser direcionados para uma audiência personalizada por você, de acordo com o tipo de perfil que deseja alcançar.

Não deixe de usar esse recurso para aumentar o engajamento em seus posts mais importantes e potencializar o tráfego de sua página.

5. Invista no marketing de influência

Introduzido por Philip Kotler, o conceito de Marketing 4.0 defende que passamos por um processo de horizontalização da relação entre as empresas e consumidores. Essencialmente, isso significa que as pessoas hoje em dia são mais inclinadas a confiar nas indicações de outros indivíduos do que em conteúdos publicitários.

Com o desenvolvimento desse fenômeno, surgiram os digital influencers. Essas personalidades têm grande poder de influência sobre determinados grupos de pessoas, por diferentes motivos.

Alguns têm autoridade intelectual sobre o assunto, enquanto outros são celebridades. Ainda há quem simplesmente alcançou esse status por utilizar a rede para apresentar dicas de serviços e produtos.

Sendo assim, a parceria com um influenciador pode trazer grande impacto positivo para sua marca. Além de, geralmente, serem ótimos em criar conteúdos, a mera indicação da sua página por uma dessas pessoas pode aumentar de forma significativa seu tráfego e reputação.

Como tudo que envolve o Marketing Digital, é preciso lembrar: certifique-se de que o influenciador escolhido para a parceria tenha relevância para sua persona. De nada adianta se unir a um perfil com milhões de seguidores se esses não estão interessados no que você tem a apresentar.

6. Realize sorteios com prêmios interessantes

Quando uma pessoa segue uma marca no Instagram, não está interessada apenas em ver seus produtos e serviços.

Se você utiliza seu perfil apenas para anunciar e postar coisas claramente direcionadas para converter vendas, verá seu público diminuir o engajamento. O público não quer um catálogo, mas sim um perfil que proporcione boas experiências.

E qual experiência pode ser melhor do que ganhar um brinde? Além da satisfação do público, a realização de sorteios no Instagram garante o ganho de visibilidade e, geralmente, cobre o retorno sobre o investimento.

Você define as regras, que podem incluir a obrigatoriedade de seguir páginas parceiras e marcar o perfil de amigos na sua publicação.

Para realizar um sorteio eficiente, escolha um produto interessante para o público e para a sua estratégia. Pode ser um voucher para seus produtos, um pequeno brinde da empresa ou até uma visita grátis ao seu estabelecimento. Tudo depende das características da marca e das pessoas que você quer atingir.

O uso do Instagram é basicamente obrigatório para qualquer marca que busque estabelecer sua presença online. A facilidade de interação e engajamento do público torna a rede uma excelente ferramenta para construir sua imagem, ganhar novos seguidores e manter por perto os já existentes.

Pelas características do algoritmo da rede, ranquear seu perfil no Google não é tarefa fácil. Com as dicas apresentadas ao longo do artigo, esperamos que você tenha maior conhecimento sobre como otimizar seu Instagram para mecanismos de buscas.

E aí, está pronto para potencializar o alcance de seu perfil no Instagram? Aproveite que está por aqui e aprenda mais sobre como melhorar os seus resultados orgânicos nessa rede social!

Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo