Como o histórico de clientes ajuda na padronização do atendimento

Quer saber como o histórico de clientes ajuda na padronização do atendimento? Confira o nosso post e entenda!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O dia a dia em uma agência de comunicação é sempre desafiador, não é mesmo? São muitos projetos para gerenciar. Ter mais controle e previsibilidade facilita a rotina e torna os procedimentos mais ágeis. É esse o principal objetivo da padronização do atendimento. Com o histórico de clientes, esse processo de construção de um padrão torna-se ainda mais efetivo, gerando muitos resultados positivos.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre como o histórico de consumidores pode ajudar na padronização do atendimento. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!

Quais são os benefícios da padronização do atendimento?

A padronização do atendimento promove mais agilidade e fluidez para a interação entre o cliente e a marca. A resolução de problemas se torna mais efetiva e precisa porque há protocolos predefinidos que orientam as ações dos colaboradores. A agência tem mais controle sobre os processos e minimiza as inconsistências, as falhas e o retrabalho.

É importante pensar também que a padronização do atendimento promove a fidelização de clientes e estimula a associação da marca com fatores como eficiência, efetividade, qualidade e atenciosidade. Outro fator positivo é que o processo facilita o aprendizado dos procedimentos pelos profissionais, o que otimiza a rotina e simplifica a assimilação do conhecimento compartilhado na agência.

Se você quiser se aprofundar mais no assunto, confira o nosso e-book sobre os problemas de uma gestão não padronizada.

Quais são os benefícios que a documentação do histórico da jornada do cliente pode trazer?

A documentação do histórico da jornada dos clientes deixa a comunicação mais clara e auxilia o time de atendimento e toda a equipe, trazendo uma série de benefícios para a agência. Veja quais são essas vantagens a seguir!

Auxilia na tomada de decisões

O histórico de clientes documentado traz informações valiosas, que podem ser utilizadas na tomada de decisões. Com os dados registrados, é possível avaliar quais são as principais necessidades e preferências do consumidor e escolher formas de abordagem mais adequadas para aquela pessoa. As decisões são tomadas com mais precisão, pois são baseadas em evidências sólidas e robustas.

Ajuda a precificar e avaliar o preço de serviços

A precificação dos serviços oferece desafios para os gestores. Mas ela pode ser facilitada com um registro bem estruturado do histórico da jornada do cliente. Com tudo documentado, é mais fácil identificar quais foram as variáveis envolvidas no processo produtivo e qual foi a mão de obra necessária para a concretização da campanha ou peça.

O histórico de clientes reúne informações precisas que ajudam na condução da precificação e evitam prejuízos. Com ele, você realizará cobranças coerentes com as entregas.

Maior controle do projeto

Manter o registro do histórico do cliente ajuda a agência a ter um maior controle do projeto. A empresa de publicidade tem em mãos as informações fornecidas pelo cliente, de forma que ela tenha mais capacidade para administrar as variáveis e conduzir as atividades. Quando não existe essa documentação, os processos ficam soltos e sem um eixo para orientá-los, demandando um excesso de consultas ao cliente que poderia ser evitado.

Agilidade no atendimento

A falta de documentação do histórico da jornada de clientes gera repetições e decisões equivocadas. Cada interação com o cliente é uma fonte rica de informações sobre esse consumidor e esses dados podem ser utilizados de forma estratégica. A agência consegue realizar os serviços com mais precisão e velocidade tendo um registro consistente, o que contribui para otimizar a rotina e facilitar o fluxo de trabalho.

Melhora na percepção que o mercado tem da agência

Quando a agência mantém um registro consistente sobre os processos de interação com o cliente, ela fornece um melhor atendimento. Os colaboradores são mais eficientes e eficazes na construção de soluções, o que promove a satisfação do público atendido.

A equipe fica mais preparada para o enfrentamento de desafios e para o desenvolvimento de soluções criativas. A consequência disso é a criação de uma percepção mais positiva sobre a agência no mercado.

Você pode ainda considerar investir em soluções que o permitam oferecer atendimento omnichannel. Desta forma, seus canais estarão integrados e o histórico poderá ser acompanhado independente do ponto de contato escolhido pelo cliente.

Além disso, oferecer uma experiência omnichannel significa permitir que o cliente navegue entre os canais sem sentir interrupções ou obstáculos, um forte diferencial na hora de garantir a satisfação com os serviços prestados.

Aumento da capacidade de resolução de problemas

É mais fácil resolver problemas quando você tem um conjunto de dados precisos relacionados à questão. Com a documentação da jornada do cliente, os profissionais podem utilizar as informações para desenvolver estratégias mais adequadas ao perfil do consumidor e que realmente alcancem os interesses dele. O registro proporciona mais autonomia para a agência realizar escolhas, gerando mais eficiência operacional.

Qual a importância de compartilhar o histórico de atendimento entre todas as equipes?

A agência é formada por muitos setores e é fundamental que eles se comuniquem bem entre si. Vimos que o histórico de atendimento é uma ferramenta valiosa, facilitando o trabalho, otimizando tarefas e proporcionando uma melhor experiência para o consumidor.

O histórico de clientes é um registro necessário para a padronização do atendimento. A partir das informações reunidas ao longo do tempo de interação com o público, é possível observar as práticas mais bem-sucedidas e reuni-las em protocolos para atender aos consumidores.

Esse processo torna a agência mais efetiva em sua atuação. Ela demonstra que revisa suas práticas, aprende com os erros e constrói alternativas mais viáveis para promover a satisfação do cliente.

O compartilhamento do histórico entre todas as equipes é essencial para que a padronização possa se expandir para todos os setores, dentro dos limites possíveis. Assim, a agência consegue fornecer um atendimento coerente, com padrões determinados em alguns processos, mas sem abrir mão da personalização que cada cliente necessita.

Esse processo pode ser facilitado com o apoio de ferramentas informatizadas, como um software de gestão para agências. Com esse programa, é mais fácil compartilhar dados e sistematizar os protocolos adotados na empresa de publicidade.

A padronização do atendimento é essencial para melhorar a eficiência operacional do negócio e para maximizar a qualidade dos processos de interação com o consumidor. Um recurso valioso para uniformizar o sistema de atendimento é o histórico de clientes.

Para que esse processo dê certo, é fundamental organizar formas de compartilhamento das informações dentro dos vários setores da agência. Um software de gestão pode ser a ferramenta certa para facilitar essas atividades.

E então? Gostou de saber como a padronização do atendimento pode ser efetivada com o histórico de clientes? Confira também o nosso case de sucesso sobre como o grupo Phocus otimizou os processos internos com uma ferramenta de gestão!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.