Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 27 de janeiro de 2020. | Atualizado em 27 de abril de 2020


O PagSeguro é um modelo de pagamento bem adequado a esse momento de transformação digital: é seguro, cômodo e ágil, traz confiabilidade às transações financeiras e permite que o lojista, que atua tanto em lojas virtuais quanto em PDV, realize suas vendas com tranquilidade. Também, que acompanhe seus resultados de perto para uma tomada de decisão mais acertada.

O PagSeguro é muito versátil: além de ser uma plataforma de pagamentos online, que pode ser integrada ao seu blog em WordPress, por exemplo, fornece máquinas para pagamento via cartão de crédito, débito e NFC. Além disso, oferece conta bancária digital, aplicação para controle de finanças e fluxo de caixa e outras facilidades para a promoção de vendas físicas e digitais.

Toda essa gama de produtos é da empresa UOL, que se tornou uma gigante no mercado brasileiro. O processo de adesão é simples: depois de efetivar um cadastro, o usuário tem acesso às soluções para compra e venda. Fizemos um compilado de informações importantes acerca dessas ferramentas. Continue a leitura e entenda:

  • O que é PagSeguro e por que você deve considerar esse meio de pagamento em seu e-commerce ou PDV?
  • Como funciona o PagSeguro?
  • Quais as vantagens dele?
  • Como abrir uma conta PagSeguro?
  • Como funcionam as taxas?

O que é PagSeguro e por que você deve considerar esse meio de pagamento em seu e-commerce ou PDV?

Não podemos definir o PagSeguro como um produto. A empresa oferece variadas soluções para reduzir a burocracia e os custos associados aos processos de venda, por meio de uma plataforma em que cada agente participante, clientes e vendedores, estão aptos a exercer suas funções.

Enquanto o comprador se cadastra e fornece informações de pagamento para que seu processo de consumo seja seguro e ágil, empresas de todos os segmentos têm acesso a um dashboard para administrar suas vendas e recebíveis. Além disso, o PagSeguro intermedeia a relação com instituições bancárias, facilitando a rotina dos empreendedores e beneficiando os clientes, que podem optar por variadas formas de pagamento.

A empresa não cobra mensalidade dos lojistas, como antes era praticado pelas administradoras de cartão, e as taxas cobradas sobre as vendas são menores que as de empresas convencionais. As maquininhas mais modernas do PagSeguro têm cinco anos de garantia, câmera integrada e aceitam 22 formas de pagamento, que incluem débito, crédito, voucher e NFC (Near Field Communication, ou pagamento por aproximação).

Menos custos

A plataforma fornece um serviço de recuperação de carrinho, para reduzir o volume de desistência dos clientes em lojas virtuais, por meio do envio de emails que alertam aos clientes sobre a não efetivação da compra. Isso aumenta consideravelmente as taxas de conversão de e-commerces e o faturamento dos lojistas.

Os custos de frete dos produtos comercializados também são mais baixos para clientes do PagSeguro, uma vez que a a empresa tem parcerias firmadas com transportadoras e os Correios, serviço chamado Envio Fácil. Algumas modalidades de entrega podem chegar a uma economia maior que 70% em relação a forma de despacho tradicionais.

Além disso, o lojista não precisa se preocupar com o acompanhamento da logística de entrega, uma vez que o PagSeguro se responsabiliza por essas ações a partir da aprovação da compra até a entrega na casa dos clientes. Garante, inclusive, que a entrega será realizada no prazo estipulado: basta que o vendedor atualize as informações de postagem junto aos Correios.

Se existir integração da plataforma ao sistema da loja virtual, como um CMS, todo o processo é efetivado automaticamente. Caso o cliente fique insatisfeito com a compra, o PagSeguro também se responsabiliza pelo ressarcimento do valor pago em caso de cancelamento e com o serviço de troca, que deve ocorrer em até 14 dias e sob condições especificadas pelas empresa.

Como funciona o PagSeguro?

Pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar. As informações solicitadas são:

  • nome;
  • email;
  • telefone;
  • CPF ou CNPJ;
  • endereço.

Com o cadastro efetivado na plataforma, o cliente tem uma espécie de credencial garantida pelo PagSeguro para comprar com mais agilidade em sites e e-commerces. Para as empresas oferecerem essa forma de pagamento digital, também é necessário cadastrar os produtos que serão oferecidos e informações como o nome que aparecerá na fatura dos clientes, conforme descrevemos a seguir:

  1. acesse a página inicial;
  2. clique em “crie sua conta”;
  3. selecione o usuário “vendedor”;
  4. adicione as informações solicitadas;
  5. aceite os termos de uso;
  6. confira se recebeu o email e efetive a confirmação;
  7. acesse a área reservada com seu login e senha;
  8. clique em “verificar conta” e informe seus dados bancários;
  9. clique no botão continuar.

Em alguns dias, a empresa realiza dois depósitos de baixo valor para confirmar o real acesso da conta bancária do usuário. Os dígitos dos centavos depositados serão o código que deve ser informado no campo indicado, logo que um novo acesso na área reservada for realizado. Preencha o valor correto e confirme a operação para habilitar a conta.

Existem duas formas de recebimento: depósito na conta bancária cadastrada ou crédito em cartão de débito. Também será necessário escolher qual a modalidade que mais se enquadra na necessidade da sua empresa e do seu perfil como empreendedor. Essa escolha é feita na opção de recebimento:

  1. clique em “minha conta”;
  2. clique em “transferências”;
  3. escolha a opção “Cartão Pré-pago” ou “Conta Corrente”.

Se você optar pelo cartão pré-pago, o saldo de vendas será creditado em uma conta digital e um cartão de débito comum é disponibilizado para a realização de compras. A segunda opção transfere os valores para a conta bancária cadastrada.

A ferramenta pode ser integrada a APIs por HTML e CSS e a empresa tem uma documentação para orientar nesse processo. Sites que fazem venda, mas não são lojas virtuais, também podem oferecer essa forma de pagamento aos seus clientes, por meio da criação de botões que direcionam os clientes para a página do PagSeguro.

O PagSeguro também comercializa as maquininhas, o meio de pagamento que tornou a empresa tão popular. São vários modelos, com preços variados. A Moderninha X, por exemplo, é o mais avançado e já está integrado com o PagBank, a conta digital do PagSeguro, e o aplicativo que auxilia na gestão corporativa, o PagVendas.

A ativação das maquininhas também é fácil. Conforme o site do PagSeguro, para usar a Moderninha, modelo com chip e plano de dados gratuito, por exemplo, basta ligá-la apertando o botão liga/desliga por alguns segundos, verificar o código de ativação enviado por SMS no celular cadastrado ou no site (www.pagseguro.com.br/ativar), ativar o código e prosseguir.

Quais as vantagens do PagSeguro?

Transações seguras

O maior valor propagado pelo PagSeguro é a segurança nos processos de pagamento digitais. Ela é embasada no Selo PCI, também conhecido como PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standard, ou seja, Padrão de Segurança de Dados para a Indústria e Cartões de Pagamento).

Powered by Rock Convert

A certificação é usada mundialmente para atestar a segurança no uso e armazenamento no banco de dados em processos que envolvem informações críticas, como a venda online. O selo é concedido a empresas que garantem esses requisitos e protegem a privacidade dos seus usuários para mitigar qualquer tentativa de fraude eletrônica e vazamento de dados.

A empresa recebeu o Selo PCI em 2013, depois de ser aprovada em rigorosos testes que comprovam a aptidão para o processamento de dados de clientes em transações financeiras. Segundo o blog da empresa, alguns requisitos que permitiram receber essa concessão foram:

  • instalação e manutenção de ferramentas de endpoint (antivírus) e firewall que protegem os dados financeiros do usuário contra ataques e intrusões;
  • proteção ampla de informações armazenadas em seu banco de dados;
  • desuso de senhas e configurações padronizadas de segurança em todos os sistemas utilizados pela empresa;
  • rastreamento e monitoramento dos acessos à infraestrutura e aos dados críticos;
  • criação de um programa que mitiga e gerencia vulnerabilidades;
  • uso e criação de aplicações mais seguras conforme a política exigida;
  • uso de criptografia nas operações;
  • implementação de um forte controle de acesso;
  • designação de um único ID para cada usuário da rede e dos sistemas da empresa;
  • restrição de acesso físico financeiros;
  • restrição hierárquica (por tipos de negócio e por pessoas) do acesso de dados financeiros;
  • promoção de testes regulares de todos os sistemas e da rede que compõem a infraestrutura de TI;
  • manutenção de uma política que enderece as informações de segurança.

Em todas as transações, os dados financeiros e pessoais dos usuários são protegidos e, dessa forma, não são repassados aos lojistas. Se a mercadoria comprada não estiver de acordo, a empresa oferece 14 dias para o cancelamento do processo e ainda pode usar o recurso de disputa.

Variedade de formas de pagamento

São mais de 30 formas de pagamento, compreendidas entre o modelo físico, por meio do uso das maquininhas comercializadas pela empresa, e pelo modelo digital, com cartões de crédito, débito, depósito em conta corrente, débito e boleto. Além disso, a empresa oferece aos usuários maior flexibilidade para o parcelamento das contas, em até 18 vezes, o que aumenta consideravelmente as chances de efetivar uma venda.

Agilidade e comodidade na compra e venda

Com o cadastro do PagSeguro, o processo de compra e venda é mais ágil: os dados dos cartões de crédito e débito são armazenados em um em ambiente seguro, por meio da opção de Cartão Preferencial. Dessa forma, o cliente necessita apenas das credenciais de login (email e senha) quando finalizar a compra ou o pagamento digital.

O empreendedor também é beneficiado, pois pode instalar o aplicativo da empresa em seu smartphone e acompanhar todos os resultados e vendas de onde estiver, aumentando assim o controle sobre seu negócio. Além disso, permite gerar dados para a tomada de decisão: quanto e como investir, por exemplo.

Aqueles que ainda não têm um e-commerce podem adicionar um leitor de débito e crédito em seu dispositivo móvel para funcionar como uma máquina de cartão.

Gratuidade na adesão

Todo o processo de cadastro e criação de conta no PagSeguro é gratuito. O usuário não paga a mais para aproveitar todas as vantagens oferecidas. Mas como funciona a cobrança de taxas para os lojistas? Explicaremos no próximo tópico.

Como funcionam as taxas do PagSeguro?

O PagSeguro disponibiliza um simulador em sua página que fornece aos empreendedores uma visão dos seus recebíveis, após descontadas as taxas da administradora.

pagseguro

Nele, é possível simular:

  • o valor de cada parcela;
  • o valor total a receber;
  • a taxa de parcelamento via vendedor ou comprador.

Em cada modalidade de venda é aplicada uma taxa, que varia conforme o plano de recebimento aderido pelo lojista, ou seja, de acordo com o prazo concedido ao cliente do parceiro do PagSeguro. São dois tipos de cobranças, como descrevemos a seguir.

Taxa de intermediação

É um valor fixo, cobrado independentemente do tipo de venda, em função da intermediação e gestão da transação pelo PagSeguro, em qualquer opção escolhida pelo cliente: por meio do uso da máquina ou na venda online. O cálculo é baseado na diferença do período entre o recebimento da parcela e o pagamento do cliente.

Ou seja, se o cliente compra com o prazo de 60 dias, mas o lojista antecipa essa parcela e recebe no dia seguinte da venda, a tarifa será em função desses 60 dias de antecipação.

Taxa de parcelamento

Essa taxa é aplicada somente nas vendas de cartão de crédito a prazo, ou seja, quando o cliente da empresa parcela sua compra. Como o dinheiro é sempre repassado integralmente para a conta do lojista, o custo de financiamento também muda, conforme o tempo que o comprador demora para pagar: quanto maior o número de parcelas, maior será o custo, que pode ser um encargo do lojista ou do cliente.

O plano de recebimento pode ser alterado quando o lojista desejar, em sua área privativa na conta conta do PagSeguro, mas o novo prazo de recebimento é válido apenas para vendas realizadas após essa mudança. Se o lojista tiver alguma dúvida quanto a essas taxas, pode usar a qualquer momento o simulador do site ou no aplicativo do PagBank.

O PagSeguro oferece muitas vantagens aos lojistas e empresas que atuam na Internet e em PDVs. Por isso, integra vários processos para se adaptar às necessidades do usuário e fornecer a empreendedores e clientes a possibilidade realizar transações financeiras com segurança, agilidade e comodidade.

Veja como criar um site para integrá-lo ao PagSeguro e melhorar rapidamente os resultados do seu negócio!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *