Transformação digital: por que os CEOs devem implantar essa estratégia para garantir o futuro da empresa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Em tempos de Marketing Digital, Customer Success e SEO fazendo parte do dia a dia de cada vez mais empresas, é natural concluir que estamos migrando em massa para o digital.

Mas essa migração atinge o ápice com a transformação digital, tema que atrai atenção de executivos das mais diversas organizações e vai muito além de adotar uma ou outra medida tecnológica.

Estamos falando de remodelar organizações, modelos de negócios e até leis reguladoras e causar impacto positivo na sociedade como nunca antes.

Tendo em vista o tamanho do desafio, a primeira pessoa que precisa olhar mais de perto para esse conceito dentro de uma empresa é o CEO — Chief Executive Officer.

Veja por que os CEOs devem levar esse assunto a sério e agir rapidamente para fazer a transformação digital se tornar realidade!

Antes, o que é mesmo a transformação digital?

Nada melhor que um pequeno contexto antes de explorar mais a fundo os motivos que devem levar os CEOs atuais a se dedicarem à transformação digital.

Se você busca uma explicação detalhada do tema, inclusive com dicas sobre como implementar a transformação digital na sua empresa, vale a pena ler esse post completo que fizemos sobre o assunto.

Mas, em um breve resumo, podemos descrever a transformação digital como o amplo uso da tecnologia para melhorar o desempenho e garantir resultados melhores para uma empresa.

Isso não significa usar estratégias digitais, por melhores que sejam, de forma isolada.

Portanto, o fato de estar presente nas redes sociais, investir em anúncios ou no Marketing de Conteúdo não significa que uma empresa esteja realizando essa transformação.

Antes, essa mudança envolve a própria estrutura organizacional, e se baseia em 3 pilares:

Somente quando uma empresa alcança esses 3 alvos, que englobam todos os aspectos do negócio, é que se atinge a transformação digital e é possível colher seus benefícios.

Quer entender mas sobre a transformação digital antes de continuar a leitura? Confira nosso ebook completo sobre o assunto:

Transformação digital e marketing

Por que a transformação digital deve importar para os CEOs?

Já deu para perceber que a transformação digital não é só mais uma expressão do momento, mas um conceito que vem sendo preparado por muito tempo. É o ponto alto de todo o avanço tecnológico.

Mas esse processo não vai acontecer por acaso, como parte das ações comuns das empresas.

O salto entre usar alguns recursos tecnológicos e atingir a maturidade digital é gigante!

Veja por que os CEOs precisam tomar a iniciativa se quiserem um projeto desses feito da maneira correta:

É preciso ter uma visão ampla do assunto

A transformação digital não é um assunto simples, nem se resume apenas a adotar iniciativas digitais de forma isolada, já que a mudança envolve todos os setores de uma empresa.

Há muitos mitos acerca do tema, além dos obstáculos que dificultam a missão de tornar uma empresa realmente digital.

Todas essas variáveis apontam para a mesma conclusão: para criar um programa de transformação digital é essencial ter uma visão ampla da empresa.

É preciso pensar no contexto do negócio como um todo a fim de tomar as melhores decisões estratégicas, e o CEO é a pessoa que tem melhores condições de fazer essa avaliação.

Por manter uma boa comunicação com os gestores, o CEO pode colher as informações mais relevantes para iniciar o planejamento necessário.

A transformação começa no topo

Imagine a seguinte situação: a empresa cresce e é percebida a necessidade de mudar de prédio, saindo para um local muito maior e mais bem equipado.

Logo se iniciam os preparativos para a nova obra, como a busca por um terreno, o desenvolvimento do projeto e, por fim, a construção do novo prédio.

Será que essa tarefa seria delegada aos times de marketing, vendas, financeiro ou atendimento? É claro que não! Esse projeto exige os cuidados dos CEOs e outros diretores.

O que eles precisam fazer é pedir sugestões dos profissionais que trabalham sob sua supervisão a fim de criar um projeto que atenda melhor as necessidades de todos no dia a dia.

O princípio é o mesmo com a transformação digital. Na prática é exatamente isso que vai acontecer: uma grande mudança estrutural, rumo a meios de trabalho mais eficientes e lucrativos.

Um projeto desse nível, que envolve tempo, recursos e afeta a todos, precisa da iniciativa e liderança do CEO.

Naturalmente, ele vai contar com a ajuda de outros diretores e, aos poucos, espalhar a transformação por todos os setores, para criar uma estrutura sólida e que permita a todos realizar o melhor trabalho possível.

Além disso, como numa construção física, o CEO vai recorrer a especialistas, mais especificamente o time de TI, para implementar as mudanças.

A transformação digital exige mudanças radicais

Pense um pouco nos 3 pilares dessa transformação, que citamos acima: experiência do cliente, processos operacionais e modelos de negócio.

Cada um desses aspectos, de forma separada, já exige excelente planejamento e execução para funcionar.

Agora imagina mudar os três ao mesmo tempo?

Sem dúvida é uma série de mudanças radicais, mas isso não é motivo para desistir da transformação digital.

Pelo contrário, saber o tamanho do desafio deve servir de impulso para começar o quanto antes.

E já sabemos quem deve dar o pontapé inicial: o CEO.

Ao ver que a liderança está comprometida com o avanço e que planos de ação específicos estão sendo colocados em operação para garantir que esse avanço ocorra, os colaboradores vão entrar de cabeça no projeto.

A transformação digital ainda está no início

Como já foi dito no início do texto, a migração para o digital ainda está em seus primeiros passos.

Apesar de parecer um pouco estranho falar disso como algo que ainda está acontecendo, essa é a mais pura verdade.

Segundo estudo da McKinsey, as iniciativas digitais em indústrias estão em uma taxa média de apenas 35%.

No entanto, aquelas que estão apostando na transformação digital apresentaram um crescimento médio de 45% de receita.

Isso quer dizer que há muito a ser feito até que as empresas atinjam um estado de maturidade digital.

Logo, quem sair na frente tem tudo para ganhar enorme vantagem e chegar nesse estado primeiro, o que pode trazer resultados muito positivos para a empresa.

Os perigos de esperar demais para encarar a transformação digital

O mais arriscado é não arriscar.

Essa frase, usada por figuras de sucesso no mundo do empreendedorismo, como Jorge Paulo Lemann e Mark Zuckerberg, resume bem o que pode acontecer com os CEOs que demoram demais para encarar a transformação digital.

Basta observar o rumo que a sociedade, como um todo, está tomando para entender que a transformação digital já começou e não vai voltar atrás.

Projetos de casas automatizadas, cidades inteligentes, serviços inteiramente digitais e automatizados, moedas virtuais e mais uma série de outras iniciativas provam isso.

Diante desse cenário, só nos resta a pergunta: o que vai acontecer com os CEOs que não aderirem logo à transformação digital?

Seja qual for o motivo para deixar essa mudança de lado, podemos pensar em pelo menos 3 consequências ruins.

Veja quais são:

CEO também pode ser demitido

Como qualquer outra posição em uma empresa, o cargo de CEO está ligado aos resultados que esse profissional é capaz de trazer para a companhia.

Muitos CEOs em grandes corporações têm sido demitidos pela falta de competitividade frente a empresas com maior poder digital.

O líder da empresa precisa ser a pessoa com maior habilidade de arriscar na hora certa e tomar as decisões que vão causar impacto positivo no futuro. 

Falhar em seguir o caminho digital é ignorar o que o próprio mercado indica, e certamente haverá outro profissional mais inclinado a fazer isso.

O mercado não espera ninguém

É verdade que a transformação digital está no início, mas também não podemos esquecer que esse processo todo leva tempo.

Por isso, esperar demais agora pode representar um atraso grande mais à frente. Os clientes não estarão dispostos a esperar pela sua adaptação e com certeza vão procurar concorrentes habilitados a suprir suas demandas.

É como alguém que leva salgadinhos para uma festa, mas só chega na hora de cortar o bolo. A ação em si é certa, mas o timing é errado e o interesse de todos já vai ter mudado.

Da mesma forma, demorar demais para iniciar a transformação digital pode fazer com que a empresa ofereça algo que os clientes já não querem mais.

 A pressão só vai aumentar

A pressão sempre é grande para o CEO.

Afinal, é ele quem tem a responsabilidade de guiar a empresa por um caminho de sucesso, pensando sempre alguns anos à frente.

Mas pense no CEO que esperou demais para iniciar um programa de transformação e começa a notar que o mercado evoluiu mais rápido do que ele pensava.

A pressão vai ser muito maior, e se já é difícil realizar esse projeto quando as coisas vão bem, uma crise tornaria tudo ainda mais complicado.

Simplesmente não vale a pena “tampar o sol com a peneira”, o melhor é mesmo sair na frente e aprender com os erros, como é próprio de qualquer pioneiro.

Não adianta adiar o inevitável e deixar as mudanças necessárias para depois.

É papel do CEO estar atento à evolução do mercado e agir rapidamente, e não há nada mais relevante hoje em dia que criar um programa de transformação digital.

Iniciar uma transformação desse tipo exige muito, e ler é uma das melhores formas. Por isso, aprenda e se inspire com os 20 melhores livros de marketing de todos os tempos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.