Conheça o Pardot, a solução em automação de marketing da Salesforce, e suas principais vantagens

O Pardot é um software de automação de marketing e gerenciamento de leads. Criado pela Salesforce e com foco no mercado B2B, a ferramenta, que é baseada na nuvem, apresenta diversos recursos que têm tudo para aprimorar sua estratégia de Marketing Digital.

Pardot

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A gestão de uma empresa pode ser encarada como um processo infinito de tomadas de decisão. O responsável precisa decidir desde coisas mais simples, como o nome de um produto, até assuntos mais complexos, como as estratégias que serão empregadas para alcançar determinados objetivos.

Ao longo de todo esse percurso, é fundamental contar com o auxílio de recursos tecnológicos, que se encontram em pleno desenvolvimento. Com o uso das ferramentas certas, é possível automatizar os processos da empresa e, assim, melhorar sua eficácia em diversas frentes, como a geração de leads.

Por isso, queremos apresentar o Pardot, um software desenvolvido pela Salesforce que tem tudo para auxiliar a gestão do seu negócio. Neste texto, você vai saber:

Continue a leitura e confira!

O que é o Pardot?

Pardot é um software B2B de automação de marketing e gerenciamento de leads criado pela Salesforce.

Conhecido como a solução de automação mais inteligente na plataforma de CRM número um do mundo, o Pardot permite que suas equipes de marketing e vendas criem, implementem e lidem com campanhas digitais para otimizar os resultados da empresa.

Trata-se de uma solução inteiramente baseada na nuvem, que oferece um conjunto completo de ferramentas para ajudar os marqueteiros a criar conexões positivas, gerar mais oportunidades de venda e qualificar leads, favorecendo a taxa de conversão.

Com os recursos oferecidos pelo Pardot, você acelera a jornada dos leads ao longo do funil sem deixar de prezar pela qualidade da experiência. Campanhas dinâmicas e personalizadas encorajam o engajamento dos consumidores e, para completar, o sistema oferece relatórios que facilitam o cálculo de ROI.

Como esperado de um produto da Salesforce, o Pardot oferece, ao mesmo tempo, sofisticação e facilidade de uso. Além disso, conta com uma segurança de dados altamente confiável.

Quer saber mais sobre os recursos oferecidos pelo Pardot? Confira o próximo tópico.

Quais são os recursos do Pardot?

Como já mencionamos, o Pardot traz consigo um set de ferramentas que pode auxiliar em diferentes áreas de uma estratégia de Marketing Digital. Antes mesmo de começar a utilização do software, contudo, já é possível notar a qualidade do produto.

Mesmo com uma interface intuitiva e simples de usar, o Pardot oferece atendimento de suporte via três canais: email, telefone e chat. O serviço fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, quem adquire a solução ganha acesso a textos tutoriais e videoaulas sobre a ferramenta.

No que diz respeito aos recursos oferecidos, é possível separá-los em duas categorias. Isso facilita a visualização de cada elemento contemplado pelo Pardot.

Automação de marketing

A automação de marketing é uma das grandes aliadas de uma campanha de Marketing Digital. Com o uso de recursos de automação, é possível agilizar e personalizar os processos de comunicação com o público, prezando por sua experiência e facilitando sua fidelização.

Como você sabe, esses processos devem ocorrer em mais de um canal, estabelecendo a presença da marca na internet. Um dos recursos trazidos pelo Pardot endereça justamente essa questão.

Por meio do software, é viável gerenciar todos os canais de relacionamento com o público em um só lugar. Além disso, você pode controlar, monitorar e fazer publicações em suas redes sociais, o que é fundamental para alcançar níveis de engajamento satisfatórios.

Falando em engajamento, o Pardot também facilita a criação de fluxos de nutrição baseados no comportamento da persona e no histórico de interações com a sua marca. Os leads, aliás, podem ser segmentados de acordo com diversos critérios, incluindo os considerados mais propensos para conversão.

Outras funcionalidades incluem mecanismos para otimizar o Search Marketing e ferramentas para acompanhar em tempo real quem está acessando o seu website.

Dashboard Pardot
Fonte: Salesforce

Email marketing

O email marketing é outro pilar de qualquer estratégia digital, especialmente as que envolvem práticas de Marketing de Conteúdo. O canal, embora erroneamente considerado obsoleto por alguns, segue sendo um dos mais populares entre diversas gerações de usuários de internet.

Para conduzir uma estratégia bem-sucedida de email marketing é preciso, antes de tudo, contar com uma base de leads orgânica. A compra desses contatos é uma prática não recomendada, já que pode gerar uma audiência que nada tem a ver com a sua persona e, assim, desperdiçar tempo e dinheiro do seu negócio.

Como você sabe, uma das melhores maneiras de conseguir leads é por meio da criação de landing pages, as páginas que atraem os usuários para capturar seus dados de contato. O Pardot facilita a criação dessas páginas, inclusive fornecendo templates personalizáveis.

Depois de criar sua lista de prospects, é preciso segmentá-la. A segmentação é fundamental para enviar mensagens personalizadas de acordo com as diferentes características do público, potencializando o impacto que elas têm sobre os destinatários.

As funcionalidades de gerenciamento e segmentação de leads do Pardot otimizam esse processo.

O software também oferece a criação de testes A/B. Esses recursos são utilizados para testar diferentes formatos de mensagens e, com base nos resultados, definir as que melhores se adequam à estratégia.

Assim, é fácil definir o melhor estilo de linguagem, os melhores CTAs, os títulos mais chamativos, os conteúdos que mais convertem etc.

Fora isso, o Pardot oferece o acesso a uma biblioteca de imagens que podem ser incorporadas nas mensagens.

Elementos visuais são fundamentais para atrair a atenção do público e otimizar sua experiência, mas devem ser utilizados com cuidado para não criar mensagens pesadas demais.

A solução da Salesforce possibilita, também, o agendamento de mensagens, garantindo a organização, pontualidade e consistência da sua campanha. Por fim, o acesso a análises e relatórios permitem que você mantenha a estratégia em constante otimização.

Quais problemas podem ser resolvidos com a ajuda do Pardot?

A resolução de problemas é um desafio frequente na rotina de qualquer pessoa que trabalha com marketing e vendas. Assim, é natural que, ao buscar mais informações sobre um software, procure saber que tipos de problema ele pode resolver.

O Pardot é uma solução preparada para lidar com obstáculos de diversos tipos e tamanhos. Vamos imaginar um? Pense que uma firma está com problemas para visualizar os dados de clientes provenientes de diferentes fontes. Por conta disso, as equipes de vendas e marketing se encontram fora de sintonia.

O Pardot foi projetado para trabalhar com o Salesforce CRM, tornando possível a visualização dos dados de diferentes setores em uma única plataforma.

Seu dashboard e relatórios reúnem não apenas dados internos, mas também dados externos, que são importantes para enriquecer a fonte de informações.

Agora, imaginemos que a empresa está tendo problemas mais abrangentes, que vão desde a nutrição de leads no funil de marketing até a criação de campanhas baseadas nos dados coletados. Como o Pardot poderia solucionar esse caso?

Bem, como se trata de uma solução de automação de marketing, a resposta é evidente. O Pardot empodera os times de marketing para criar campanhas de nutrição contundentes, separando os leads de acordo com a fase do funil em que eles se encontram. Essa segmentação é crucial para a eficácia da abordagem.

Por meio do mapeamento da jornada do consumidor, o software permite que a equipe de marketing classifique os leads e determine o que eles precisam fazer para serem considerados prontos para conversão.

No momento em que eles tomam a ação proposta, são automaticamente transferidos para o time de vendas, que pode concluir a transação com mais chance de sucesso.

Qual é o custo de utilização do Pardot?

Embora o investimento em soluções qualificadas seja fundamental para garantir a competitividade de uma empresa, sabemos que nem todas contam com um orçamento confortável para novas aquisições. Por isso, checar o custo de uso de um programa é sempre relevante.

O Pardot conta, sim, com uma versão gratuita, mas não passa de um período de testes.

Ao fim dele, para continuar usando o software, é preciso investir em um dos três planos oferecidos, que são: Growth, Plus e Advanced. O plano Growth é o que apresenta o preço mais baixo: 1.200 dólares mensais, cobrados em parcela única anual. O Growth oferece:

  • email marketing;
  • 50 Formulários;
  • 50 Landing Pages;
  • rastreamento de posts sociais;
  • 50 regras de automação;
  • tags variáveis;
  • programas de engajamento e nutrição;
  • lead Scoring;
  • relatórios de ROI;
  • monitoramento de 10 competidores;
  • monitoramento de 100 palavras-chave de SEO;
  • 100 MB para armazenamento de arquivos;
  • treinamento semanal em tempo real;
  • integração com CRMs e Webinars;
  • URLs completamente customizáveis.

Já o plano Plus, apontado como o mais popular, custa 2500 dólares mensais. Entre as principais diferenças para o Growth, notamos o aumento da capacidade de armazenamento, que passa a ser de 500 mb.

Além disso, o monitoramento de competidores e palavras-chave são mais potentes, assim como os relatórios disponibilizados.

O plano mais caro é o Advanced, que custa 4.000 dólares mensais. Assim como os outros, esse plano é cobrado anualmente e tem capacidade para processar até 10.000 contatos. Como você pode imaginar, essa opção é muito mais potente que as anteriores.

Além de reunir todas as soluções existentes no Pardot, o plano Advanced aumenta a capacidade de armazenamento de arquivos para 10 GB.

O monitoramento de palavras-chave passa a ter um limite mais alto, aceitando até 1000 entradas diferentes. Movimento similar acontece com o monitoramento da competição, que tem o limite elevado de 10, no plano Growth, para 100.

Quais são os benefícios de utilizar o Pardot?

Se você chegou até aqui, já deve ter identificado no Pardot algumas funcionalidades que podem otimizar o planejamento e execução de sua estratégia, não é?

Para reforçar a importância de contar com uma solução desse tipo, separamos três vantagens essenciais que você pode alcançar com o software. Confira!

Construção de campanhas inteligentes

Embora a personalização da experiência dos usuários seja fundamental para conquistar o consumidor 4.0, muitas marcas ainda encontram dificuldades em executar essa ideia.

Um problema comum é a falta de dados que gerem insights para a estruturação de campanhas personalizadas.

Com o uso do Pardot, você tem acesso fácil e rápido às informações armazenadas no CRM da Salesforce.

Elas podem servir como peças centrais para seu time de marketing construir campanhas inteligentes e direcionadas, tornando-as mais eficazes na geração de novos leads e agilizando o ciclo de vendas.

Visualização e compreensão da performance das campanhas

Com as ferramentas analíticas e os relatórios disponibilizados pelo Pardot, você será capaz de descobrir insights para entender melhor o desempenho das campanhas e, assim, realizar as otimizações necessárias.

O software permite que você aproveite os KPIs e as métricas de sucesso, determinados previamente, para vislumbrar rapidamente os detalhes sobre a performance de uma estratégia.

Além disso, você pode visualizar e testar cada elemento das suas campanhas, de modo a entender melhor a experiência do usuário.

Com a facilidade para aprender sobre o desenvolvimento individual dos seus ativos, você passa menos tempo saltando entre os relatórios e mais tempo fazendo melhorias práticas para aprimorar suas campanhas.

Simplificação da geração e gerenciamento de leads

Com suas funcionalidades de segmentação e automação, o Pardot facilita o processo de geração e gerenciamento de leads. Afinal, ao focar seus esforços nos usuários que refletem as características da sua persona, as chances de convertê-los em leads se torna muito maior.

Com uma base de leads consolidada, você também vai observar benefícios nos esforços de nutrição.

O Pardot viabiliza um processo inteligente, que se adapta às características da sua audiência e, a partir do histórico de interações e outros dados, lança mensagens automáticas com gatilhos que encorajem o avanço no funil de vendas.

É possível explorar a base de dados até o limite, inclusive entrando em contato e buscando o engajamento de leads tidas como adormecidas.

A qualificação de leads no Pardot é facilitada pela segmentação que permite identificar leads quentes, pontuar interações de prospects para saber quem está interessado e segmentar os clientes de acordo com sua fase no funil.

Você poderá usar os dados para gerar conteúdos dinâmicos e mensagens relevantes, exibindo ofertas direcionadas em seus sites e landing pages.

Pardot é uma solução B2B que tem como foco a automação de marketing e a otimização do gerenciamento de leads. Com diversas funcionalidades e capacidade de integração, o software utiliza dados como fontes de insights valiosos, proporcionando a elaboração de estratégias excelentes de Marketing Digital.

Escolher uma plataforma de automação de marketing é uma decisão e tanto. Então, sugerimos que você dê uma olhada neste ebook que lista o que deve ser considerado no processo e ensina a identificar empresas que cumprem seus requisitos. Confira!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.