7 passos eficazes para guest blogging: alcance resultados reais com a estratégia!

Guest blogging

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Guest blogging é uma das mais poderosas alavancas de marketing. Essa tática permite jogar em vários campos ao mesmo tempo: reputação, backlinks, tráfego, relevância, geração de leads, etc.

Resumindo, é uma mina de ouro para qualquer especialista de marketing. Mas não é tão fácil como parece.

Para que seus esforços possam trazer um resultado desejado, você precisa preparar o seu plano de ataque! Apresentamos um guia rápido que irá ajudá-lo a melhorar os resultados de seus guest posts!

1. Defina objetivos específicos

Se você embarcar nessa viagem sem objetivos não chegará longe. Guest blogging irá trazer resultados só se você publicar com uma certa frequência.

Para isso precisará de motivação, e o melhor jeito de alimentar a motivação é com resultados super satisfatórios. E para isso você precisa definir seus objetivos.

Por exemplo, você pode querer:

  • Obter mais backlinks de qualidade
  • Trazer mais tráfego para seu site
  • Atrair público novo
  • Criar relações de longa data com outros blogueiros e encontrar oportunidades para parceria
  • Construir sua marca pessoal
  • Investir na sua imagem de especialista na área

Sua estratégia de guest blogging vai depender de objetivos que você escolher. Eles ajudarão a escolher temas de artigos, plataformas para guest blogging, backlinks que você vai inserir no seu texto etc.

2. Encontre uma boa plataforma para seus guest posts

Você não precisa estar em todos os lados, só precisa estar no lugar certo.

Em quais blogs você deve publicar?

Caso tenha dificuldades de decidir, separamos algumas dicas para identificar os blogs mais influentes na sua área:

Faça pesquisa no Google

Os primeiros sites que encontrará nos resultados de pesquisa também são os primeiros blogs que seus leitores encontram ao pesquisar as soluções de dúvidas deles.

Já que até o Google considera esses blogs pertinentes, você deveria considerar a possibilidade de aparecer nas páginas deles.

Identifique os influenciadores

Encontre os blogueiros mais famosos na sua área e identifique as plataformas onde eles publicam seus guest posts para escolher uma plataforma ideal para alcançar seu público alvo.

Além disso, a maioria dos influenciadores possui blogs próprios. Faça o estudo do público deles para entender se uma publicação nesse blog seria vantajosa

Utilize as ferramentas de marketing

Algumas ferramentas existentes no mercado permitem identificar os influenciadores e contactá-los. As mais conhecidas são:

  • FollowerWonk, ferramenta muito eficaz para construir sua rede de contatos no Twitter
  • KeyHole permite identificar os hashtags mais usados e os influenciadores que têm maior engajamento com a sua marca
  • SEMrush Brand Monitoring ajuda a monitorar as menções da sua marca online.
  • Klout,permite encontrar os principais influenciadores da sua área graças à uma taxa KloutScore

3. Escolha os blogs mais relevantes

Para isso você precisa avaliar os seguintes critérios:

Guest friendly

Certifique-se que o influenciador tem artigos de outros blogueiros no site dele antes de enviar o seu post.

Dessa forma você identifica se ele tem disponibilidade para receber outros posts.

Alta visibilidade

Confira a quantidade de seguidores nas páginas de Facebook, Twitter, YouTube etc.

Depois, verifique a taxa de engajamento com os posts do blog.

Encontrou um blogueiro com 20.000 seguidores no Twitter, mas seus posts não são compartilhados e não recebem comentários? É melhor escolher uma outra plataforma.

Temas parecidos

Os assuntos abordados no blog alvo devem ser parecidos com os seus para que o seu artigo possa se integrar organicamente.

Isso é importante para os leitores do blog, mas também para a qualidade de backlinks e do tráfego referencial que você vai receber. .

4. Se prepare para entrar em contato com a plataforma escolhida

Assim que você definir a lista de seus objetivos comece o ataque!

Recomendamos não começar com o site que está no topo da sua lista. Construa sua imagem na área para interessar o editor desse blog e comece com as plataformas menores.

Veja algumas etapas importantes para preparar para o primeiro contato:

Leia o guia do autor convidado

Muitos blogs possuem um guia de autor convidado com conselhos e dicas. Lá você pode encontrar a quantidade de palavras recomendada por post, os temas de interesse, informações acerca de utilização de imagens, links etc

Analise as publicações mais populares

Isso pode ajudar a entender o estilo de posts que ganham maior engajamento dos leitores. Repare no tipo de conteúdo (entrevista, pesquisa, estudo de caso, infográfico etc), o tamanho, tom e tema.

Se você tiver um ideia de tema que poderia completar um dos artigos mais populares, pode ser mais fácil convencer o editor a publicar seu post.

Analise os perfis de autores do blog

Você consegue se ver entre eles? Se você está começando no campo de guest blogging e vê que um blog só publica os posts de autores bem conhecidos no mercado, o ideal seria começar em algum outro lugar.

Outra solução pode ser incluir um comentário de um autor conhecido no seu post — isso aumentará a sua credibilidade aos olhos do editor do blog.

Faça parte da comunidade do blog

O objetivo é de entrar na comunidade.

Participe ativamente nas redes sociais do blog, comente e compartilhe os posts para aumentar suas chances de ser publicado

5. Entre em contato

A mensagem que você enviará para o editor do blog dará a primeira impressão sobre você, por isso é importante investir no conteúdo e estrutura desse email.

Prepare um email personalizado

Para que o seu primeiro contato seja mais eficaz você precisa personalizar mais que apenas o nome do blog.

Seria bom mostrar que você está acompanhando o blog e que tem objetivos em comum.

Fale de você

O editor deve poder entender rapidamente com quem está conversando. Destaque seus pontos fortes — sua experiência e conhecimentos. Inclui alguns links de suas publicações recentes.

Proponha um assunto atual para o blog

Explique o valor do seu conteúdo e porque ele pode ser interessante para os leitores. Se o artigo já estiver pronto pode anexá-lo.

6. Prepare um artigo de qualidade

Para escrever um bom guest post que pode rapidamente ganhar destaque nas páginas da plataforma escolhida recomendamos seguir os seguintes conselhos:

Ofereça um conteúdo “never seen before”

Aposte em um conteúdo único, trazendo o melhor da sua experiência.

Se for um artigo com dicas e hacks, seja generoso, não tenha medo de revelar seus truques pessoais — é justo isso que vai trazer valor para o seu artigo.

Se for um artigo informacional prepare as tendências mais recentes da sua área. Evite inserir conteúdo promocional nos guest posts, esse tipo de conteúdo não é bem-visto.

Insira links de qualidade

Certifique-se que os links externos que você inclui estão lá para ajudar o leitor a entender melhor o conteúdo e aprender mais sobre o assunto, não para promover o seu blog ou empresa.

Dê atenção especial à sua biografia

A biografia que acompanha o post deve ser escrita de acordo com os seus objetivos — atrair o tráfego, melhorar a visibilidade do seu blog, se apresentar como especialista da área, etc. — e pode incluir teasers (ebooks, guias etc) e links relevantes.

7. Analise o desempenho de seus conteúdos

O seu trabalho não acaba assim que você publicar o artigo. Você precisa medir o desempenho do seu artigo para entender se a sua estratégia foi bem-sucedida ou se será preciso corrigir algo na próxima postagem.

Seguem algumas métricas que você pode querer medir:

  • Likes, compartilhamentos e likes nas redes sociais
  • Comentários
  • Backlinks
  • Re-posts
  • Solicitações de artigos

Use as ferramentas de análise que permitem obter dados sobre conteúdos publicados fora do seu site. Ferramenta de Conteúdo da SEMrush pode ser uma boa opção.

A ferramenta é muito simples: insira o link do seu conteúdo e obtenha dados sobre backlinks, compartilhamentos e palavras-chave.

Passos eficazes para guest blogging

Conclusão

Um guest blogging eficaz é uma estratégia que traz resultados satisfatórios e ajuda a alcançar os objetivos. Monitore os resultados, e adapte a sua estratégia para se posicionar como especialista no mercado.

E se você tem experiência útil na área de marketing digital que você gostaria de compartilhar esperamos o seu guest post no blog da SEMrush Brasil!

Se você quiser aprender mais sobre gestão de blogs e tirar suas dúvidas, assista ao webinar  “Como tratar seu blog como negócio” com Raquel Furchinetti, autora do blog Plano B Life.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.