O que é PCP (Plano de Controle de Produção) e qual a sua importância na logística de sua empresa?

PCP é a sigla para Plano de Controle de Produção. Em outras palavras, é um sistema que gerencia os recursos operacionais de uma organização.

PCP (Plano de Controle de Produção)

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Os setores de produção e logística são fundamentais em uma empresa. É por meio desses departamentos que a organização obtém mais qualidade, agilidade e economia em seus processos, conseguindo uma vantagem competitiva.

Mas como podemos alcançar tudo isso? A melhor ferramenta é o PCP.

Neste post você vai aprender:

    Acompanhe!

    O que é o PCP — Plano de Controle de Produção?

    PCP é a sigla para Plano de Controle de Produção. Se trata de um sistema de gestão operacional de uma empresa, envolvendo todas as operações e a consolidação de informações.

    Ou seja, no PCP, os bons resultados são conquistados por meio do planejamento, controle e programação dos processos produtivos. Dessa forma, a empresa consegue garantir mais qualidade e produtividade. Além disso, permite reduzir os custos operacionais.

    Quais são os objetivos do PCP?

    Devido às suas principais características, o PCP influencia todo o negócio. As funções desse tipo de planejamento são baseadas em três pilares:

    1. Planejamento — determina quais produtos serão produzidos e quando;
    2. Programação — define os recursos que serão utilizados do início ao fim do fluxo de produção;
    3. Controle — realiza o monitoramento para corrigir possíveis desvios e/ou erros identificados.

    Além desses pilares, outros pontos são verificados, como:

    • a quantidade de produtos que serão produzidos;
    • o layout da fábrica, com o objetivo de aproveitar melhor o fluxo de insumos;
    • as etapas que compõem o processo de fabricação;
    • a definição de trabalho, mecânico e humano.

    Com essas delimitações, a empresa pode planejar, programar e controlar melhor o processo de produção, revisando sempre os objetivos estabelecidos e evitando que ocorram desvios.

    Caso seja necessário fazer alterações devido a erros ou falhas, ter esses fatores internalizados permitirá tomar melhores decisões. É por isso que essa ferramenta de planejamento também oferece suporte técnico à gestão, mostrando os principais problemas do setor de produção.

    Quais são as vantagens do Plano de Controle de Produção?

    Confira as vantagens de aplicar este método no dia a dia da empresa.

    Obter suporte para tomada de decisão

    Como mencionamos, essa ferramenta permite controlar todo o fluxo do processo de produção da empresa. Isso significa que os dados estarão sempre à mão e poderão ser consultados sempre que necessário. Além disso, facilita a identificação de problemas e falhas.

    A partir dessa constatação, a gerência e direção podem tomar decisões com base em dados reais, definindo o que deve ser feito para resolver o problema.

    Conseguir resultados finais mais atraentes

    A empresa que adota o Plano de Controle de Produção apresenta resultados finais mais atraentes. Isso porque, basicamente, consegue identificar melhor os pontos fortes e fracos da produção e logística, atacando os problemas de acordo com a ordem de prioridade.

    Ter maior compatibilidade entre os setores de produção e vendas

    O setor de produção precisa estar interconectado com toda a empresa, especialmente com o setor de vendas. Afinal, de nada adianta um vendedor realizar a venda de um produto se tal produto não está disponível.

    Ao adotar o processo de planejamento e controle, a empresa sabe exatamente quantos produtos estão no estoque, quais terá que produzir e quais estão faltando (possivelmente exigindo atenção e produção urgentes).

    Sistematizar o processo de produção

    O objetivo ao usar um planejamento operacional é ter controle sobre o processo de produção, o que resulta em uma produção sistematizada. Isso traz mais organização, agilidade, facilidade, segurança, qualidade, correção, velocidade e menos custo.

    Reduzir de custos

    Essa conta é bem simples: mais controle equivale a menos perdas, menos trabalho, menos desperdício e, consequentemente, mais redução de custos.

    Você também pode se interessar por este conteúdo!
    Plano de trabalho: o que é, como fazer e dicas de sucesso

    Quais são as etapas do PCP?

    Previsão de demanda

    Fazer uma previsão de demanda é uma ação importante para que a empresa saiba quando precisa de cada produto — para o setor de vendas ou para os departamentos de estoque, produção e logística.

    Essa técnica é subjetiva, mas é baseada em dados históricos e estatísticos para identificar os produtos mais vendidos, a matéria-prima mais utilizada, o estoque mínimo de cada produto e as vendas sazonais.

    Com esses dados, os gerentes conseguem dimensionar a produção e verificar os recursos materiais e humanos necessários para o processo.

    Planejamento e capacidade de produção

    Essa etapa utiliza os dados de previsão de demanda definidos a médio e longo prazo. Com base nisso, é necessário analisar a capacidade de produção da empresa para verificar se deverá ser feito algum tipo de adaptação no setor.

    Dessa forma, a capacidade de produção pode ser aumentada ou reduzida de acordo com a demanda.

    Planejamento agregado de produção (PAP)

    No PAP, o objetivo é definir a melhor estratégia de produção para a empresa. Assim, são consideradas as decisões relativas ao volume de produção, estoque, demissão e contratação de pessoas, subcontratação, necessidade de horas extras e contratos de serviços de logística e fornecimento.

    O PAP é geralmente considerado anualmente, mas há uma revisão mensal, que leva em consideração a demanda do consumidor e a capacidade de produção. O objetivo é tomar decisões adequadas às necessidades da empresa.

    Plano mestre de produção (PMP)

    Essa etapa considera a execução de curto prazo dos planos de produção. O PMP permite analisar e direcionar recursos para que a produção de um determinado período seja executada e atenda à demanda.

    Essa programação, portanto, é mais detalhada, cobrindo não apenas a previsão de demanda, mas também as ordens de compra e produção em aberto e as encomendas feitas.

    Programação detalhada de produção (PDP)

    O principal objetivo do PDP é mostrar como a empresa realizará suas operações diariamente — ou seja, abarca o próprio lado operacional. As atividades envolvidas nesse processo são:

    • sequência de ordens de produção — define a sequência operacional das máquinas para reduzir a ociosidade, atrasos e estoques;
    • gerenciamento de materiais — visa controlar o estoque, definir o tamanho dos lotes, o estoque de segurança e como reabastecer a matéria-prima.
    • emissão de ordens de produção — é a implementação do programa de produção, emitindo os documentos necessários para que as operações sejam iniciadas; a liberação da produção também é feita deixando os recursos necessários disponíveis.

    Nas empresas que trabalham com produção repetitiva (ou seja, têm um grande volume de produção e pouca variedade de produtos), o PDP deve ser orientado por sistemas de produção. Alguns exemplos são Kanban, Seis Sigma, Poka-yoke e Kaizen.

    Por outro lado, as empresas que têm produção intermitente (ou seja, baixo volume de produção e uma grande variedade de produtos) têm mais dificuldade em realizar o PDP. Nesse caso, o uso de um software específico é o mais indicado.

    Controle de produção

    O processo de produção deve ser acompanhado para garantir que esteja andando conforme o esperado. Esse estágio também fornece anotações sobre o tempo e o desempenho do processo, armazenando os dados atualizados para uso em decisões posteriores.

    Quais são as ferramentas que podem ser usadas?

    Kanban

    O sistema Kanban é baseado no uso de post-its para identificar e visualizar o fluxo de produção. Em geral, são utilizadas 3 colunas em um quadro.

    A primeira compõe as tarefas que precisam ser executadas, a segunda traz as tarefas em execução e a última mostra as tarefas finalizadas. Essas etapas devem ser adequadas de acordo com as necessidades da empresa, mas, em geral, são nomeadas em “A fazer”, “Em andamento” e “Finalizadas”.

    À medida que as tarefas evoluem, o post-it é movido à coluna correspondente. Dessa forma, é mais fácil visualizar se algum processo está atrasado e identificar possíveis problemas. Além disso, garante que os prazos sejam cumpridos.

    Six Sigma

    A ferramenta Six Sigma é reconhecida internacionalmente porque fornece mais eficiência, economia e qualidade aos processos de produção da empresa. Isso é alcançado por meio da identificação de problemas e implementação de melhorias. Dessa forma, são obtidos custos operacionais mais baixos, o que aumenta os lucros como resultado.

    O Seis Sigma também está relacionado à frequência com que uma operação específica utiliza mais dos recursos mínimos necessários para satisfazer os clientes. Isso representa uma taxa de desperdício por operação, o que permite um diagnóstico do nível de desempenho do processo.

    Kaizen

    Essa teoria tem o trabalho coletivo como ponto principal. Portanto, os recursos humanos são altamente valorizados, devendo ser motivados para aliar seus interesses pessoais aos objetivos da organização.

    O método Kaizen apresenta algumas características. São elas:

    • eliminação de resíduos;
    • envolvimento de todos os colaboradores, independentemente de hierarquias;
    • maior produtividade com baixos investimentos;
    • princípio do gerenciamento visual, que fornece transparência em procedimentos, valores e processos;
    • atenção ao ambiente de trabalho ou ao chão de fábrica, ou seja, às instalações da empresa que geram valor;
    • processos orientados;
    • aprendizado por meio da prática.

    Poka-yoke

    Essa ferramenta é aplicável em qualquer situação que envolva riscos de defeitos ou falhas. Ou seja, é um método de gestão da qualidade que visa reduzir custos, eliminando falhas ou problemas (desacordo) com os produtos.

    Podemos perceber que o PCP – Plano de Controle de Produção é uma ferramenta ideal para obter mais produtividade, eliminar erros, falhas e reduzir custos, aumentando o lucro. O uso de ferramentas variadas e a execução das etapas do PCP garantirão que o processo seja realizado da melhor maneira possível para que a empresa obtenha o máximo de benefícios.

    Quer conhecer outras ferramentas capazes de ajudar na gestão de uma empresa? Baixe agora o material gratuito com mais de 200 ferramentas disponíveis!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.