Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 17 de setembro de 2018. | Atualizado em 16 de abril de 2019


Os colaboradores, em sua atuação cotidiana, geram dados que mostram como tem sido seu desempenho na empresa. Transformar essas informações em indicadores pode ser ótimo por dois motivos: para extrair o máximo das pessoas e para oferecer boas condições de trabalho.

O trabalho com dados está cada vez mais presente no cotidiano das empresas, porém, isso vai além de resultados de mercado.

As pessoas também estão sob constante observação por parte do setor de RH, já que elas precisam ter um bom desempenho. Nessa tarefa, o People Analytics tem sido importante para as empresas.

Gerir colaboradores requer uma análise eficaz e estratégica em relação a como eles se comportam, produzem e estão engajados com a empresa. Os dados de desempenho estão mais acessíveis e isso representa ganhos significativos.

Neste post, você entenderá mais sobre o assunto! Conheça o impacto do People Analytics, saiba como ele deve ser implementado corretamente e entenda quais são os resultados que ele proporciona.

O que é People Analytics?

Ao ler esse termo pela primeira vez, é comum que as pessoas pensem que o People Analytics é um software; no entanto, trata-se de uma prática que consiste no estudo constante do desempenho de colaboradores por meio dos dados que eles geram ao exercer suas atividades.

O People Analytics cuida de todas as etapas principais do trabalho com dados: a coleta, a organização e a análise deles. Tudo isso é feito pelo setor de RH da empresa, sempre avaliando alguns parâmetros básicos e estratégicos.

Na prática, avaliar essas métricas ajuda a entender o papel de cada pessoa no negócio.

A gestão estratégica de empresas é uma realidade e, para que as metas sejam atingidas, é fundamental que os funcionários estejam envolvidos. Mais do que exercer suas funções, eles precisam manter um bom nível de produtividade, sempre engajados com a cultura organizacional e com os objetivos dos seus setores.

Cada colaborador tem seu papel para as metas do negócio. O People Analytics tem como objetivo acompanhar o desempenho dos funcionários para entender se eles estão alinhados ao que a companhia precisa.

Assim, os gestores podem ter um maior controle de suas equipes, ajudando em seu desenvolvimento.

Como ele pode ser aplicado em uma empresa?

Qualquer empresa pode começar a colher, gerenciar e analisar dados de seus funcionários, no entanto, é preciso se preparar adequadamente.

Da aquisição de um software até a rotina de análise dos resultados, tudo precisa ser planejado.

Para algumas empresas, essa realidade pode não ser novidade, caso já trabalhem com dados para a gestão do negócio.

Apesar de terem diferentes finalidades, os processos têm semelhanças, o que ajuda na implementação. Caso contrário, adaptações mais amplas devem ser feitas para que o People Analytics funcione.

Entenda melhor a seguir quais são as etapas de preparação do negócio e o que deve ser aplicado em cada uma delas, visando ao funcionamento da análise de pessoas.

Aquisição de um software para trabalhar com dados

Colher os dados relacionados aos colaboradores é a primeira etapa do trabalho de People Analytics.

Para isso, um software especializado é necessário. Ele precisa ter como base a tecnologia de Big Data, ou seja, deve ser capaz de captar um grande volume de informações de várias fontes diferentes, que construirão uma base rica.

Esse software também vai processar todas essas informações, filtrando aquelas que são realmente importantes para gestores e para o RH. Nesse processo, a plataforma usada utiliza a tecnologia de Business Intelligence. Isso permite extrair as percepções estratégicas desses materiais.

A análise também é feita dentro do ambiente do software. Os mais avançados oferecem dashboards personalizáveis, em que os analistas podem criar indicadores próprios.

Assim, a avaliação do desempenho é feita com base em informações que sejam realmente relevantes para o negócio.

Treinamento de colaboradores

Os colaboradores precisam estar familiarizados com a nova realidade quando o Analytics for aplicado.

Nem sempre contratar especialistas é o suficiente, já que muitos funcionários estarão envolvidos no processo. Por isso, os treinamentos são fundamentais para que as novas práticas sejam absorvidas adequadamente.

Primeiramente, o treinamento deve abordar como os softwares de apoio devem ser operados. Isso é fundamental, já que os dados só podem ser coletados e geridos com a ajuda deles. Assim, cada colaborador que estiver envolvido nessas etapas do trabalho estará capacitado a ter um bom desempenho.

Além disso, há a necessidade do treinamento operacional quanto ao processo de trabalho com dados.

Os colaboradores precisam ser orientados sobre como o fluxo de demandas funciona, seguindo uma linha de trabalho padronizada. Isso garante que o RH e gestores tenham os dados sempre à disposição.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Clima organizacional: como melhorar a atmosfera da empresa

👉 Quais as diferenças entre cultura e clima organizacional

👉 Saiba como investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas


Quais são as vantagens de usar o People Analytics?

Colocar essa prática no cotidiano de uma empresa é importante para gerar uma série de vantagens. Muitas delas são estratégicas, ou seja, ajudam no desenvolvimento da empresa.

Analisar dados dos colaboradores os ajuda a se desenvolverem, o que impacta positivamente o próprio negócio. A seguir, conheça as vantagens e saiba o que cada uma delas traz para funcionários e companhia.

Aumentar o engajamento dos colaboradores

Bons resultados dependem do esforço, principalmente quando se trata de uma gestão estratégica. Para isso, os colaboradores precisam, primeiramente, entender os objetivos que a empresa precisa alcançar, além de se mostrarem envolvidos.

A análise do desempenho é importante para mantê-los focados, já que sabem que estão sob avaliação o tempo todo. Algumas empresas também bonificam quem se desenvolve bem, e isso é mais um fator que fortalece o engajamento.

Fortalecer a gestão estratégica da empresa

Uma gestão estratégica depende do acompanhamento constante dos resultados do negócio. Para que tudo dê certo, departamentos precisam estar alinhados às metas, assim como os colaboradores devem conhecer o seu papel.

Quando há captação e análise de dados, os resultados passam a dar uma base mais sólida para que gestores tomem decisões. Assim, cada passo é dado com toda a certeza, mantendo a empresa dentro de seus objetivos de crescimento.

Fornecer as melhores condições ao colaborador

O People Analytics não é uma metodologia que visa apenas extrair o máximo de cada funcionário e avaliar constantemente sua atuação.

Colher dados de desempenho também é uma forma de entender o que eles precisam para desempenhar bem.

Resultados ruins também devem estimular os gestores a entender o que os tem causado. Muitas vezes, a insatisfação é um fator, e a empresa pode ter sua parcela de culpa.

O trabalho estratégico com dados ajuda a companhia a providenciar as melhores condições às pessoas que lá atuam.

Como esse conceito pode ser importante no recrutamento?

O People Analytics não baseia sua atuação apenas em gerir pessoas dentro da empresa, afinal, o RH tem o papel de captar talentos. Dessa forma, os recursos de gestão e análise de dados são utilizados no recrutamento de colaboradores.

O trabalho é feito na hora de preencher cargos que as empresas oferecem. Nesse momento, estrategicamente também é preciso trazer quem já está pronto, e isso é observado por meio das qualificações desse profissional.

Nessa etapa, o People Analytics dá suporte para que o RH consiga cruzar suas informações com o que o candidato é capaz de oferecer.

Assim, de maneira objetiva, essa possível compatibilidade é constatada ou não. A seguir, entenda mais sobre o uso dos dados no recrutamento.

Definição dos parâmetros para cada posição

Ao buscar um novo colaborador no mercado, a empresa sabe bem o que deseja do seu novo contratado. Essas qualificações são fundamentais e devem ser definidas de forma estratégica.

O People Analytics dá o suporte necessário para definir os parâmetros de exigência para o candidato, tornando a busca mais precisa.

A partir disso, o processo de recrutamento acontece de forma estratégica, considerando as capacidades dos candidatos. Isso significa que somente quem tem aquelas características será interessante para o processo seletivo.

Na prática, ao colher os dados dos candidatos, a empresa consegue fazer um cruzamento de informações, comparando as qualificações com suas exigências.

Os softwares de apoio ajudam a colher esses dados e compará-los com o que a vaga pede. Isso dá maior certeza de que aquele é o talento de que a empresa precisa.

Identificação de chances de turnover

Outra questão de extrema importância para a estratégia da empresa são as taxas de turnover.

A cada vez que um colaborador sai, um novo deve ser buscado com parâmetros restritos e, após contratado, precisa ser integrado. Isso gera esforços a mais e, de certo modo, atrasa o alcance das metas da companhia.

Uma empresa que tem uma rotatividade grande de colaboradores sofre com consequências que impactam seu planejamento.

No entanto, com a aplicação do People Analytics é possível reduzir consideravelmente esse problema. Colaboradores que têm um perfil mais propenso a abandonar seus cargos podem ser identificados.

No momento da avaliação do currículo e dos dados dos candidatos, os softwares conseguem identificar fatores que apontam as chances do turnover. Ao cruzar algumas informações, os analistas apontam quais desses talentos tendem a pedir demissão rapidamente. Assim, esses perfis podem ser evitados.

Aplicar o People Analytics em uma organização proporciona ao RH a chance de ter maior controle sobre o desempenho dos seus colaboradores.

Isso garante que eles estejam empenhados, produzindo bem e engajados com as metas. Além disso, também possibilita proporcionar as melhores condições de trabalho.

Curtiu este conteúdo? Aproveite e saiba o que é turnover e por que você precisa diminuir a rotatividade na sua empresa!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *