Confira as 6 razões que fazem a sua agência perder dinheiro

Diversas práticas e razões levam uma empresa a perder dinheiro. É importante saber identificar quais processos estão trazendo prejuízo e elaborar estratégias para reverter essa situação. Leia o nosso artigo e entenda como a agência pode garantir melhores resultados e mais lucratividade!

perder dinheiro

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Todo negócio visa o crescimento sólido e o aumento dos lucros, algo que acontece quando os processos são conduzidos de maneira eficiente e com o planejamento adequado. Por muitas vezes, determinadas práticas fazem a sua agência perder dinheiro, prejudicando a gestão financeira e a lucratividade.

Esse é um problema comum e que deve ser combatido, porém, antes disso é preciso identificar quais são as razões que proporcionam a perda de dinheiro. É importante analisar cada parte do processo, detectando aspectos que devem ser melhorados ou substituídos.

Neste artigo, você vai aprender a identificar se a sua empresa está perdendo dinheiro e os principais motivos para isso. Você encontrará os seguintes tópicos:

  • Como saber se sua empresa está perdendo dinheiro?
  • Qual é o papel da gestão nos resultados financeiros da empresa?
  • Como monitorar o fluxo de caixa e detectar gargalos no processo de produção?
  • 6 razões que fazem sua empresa afundar: como evitá-las?

Boa leitura!

Como saber se sua empresa está perdendo dinheiro?

O primeiro aspecto que deve ser entendido é como saber se a sua empresa está perdendo dinheiro. Alguns sinais ajudam a indicar esse processo e facilitam a localização do ponto de gargalo. Confira alguns fatores que demonstram a perda de recursos!

Queda na motivação dos colaboradores

Os colaboradores são importantes para o sucesso da agência, já que a motivação deles contribui para melhorar o engajamento e a qualidade das entregas. Quando os profissionais estão desmotivados, a produtividade tende a cair, prejudicando a lucratividade do negócio.

Uma das maneiras de manter a equipe motivada é delegar tarefas de acordo com a capacidade dos profissionais, ou seja, não sobrecarregá-los com o excesso de atividades. Além disso, é preciso monitorar os relacionamentos e garantir que as interações sejam saudáveis.

Baixa retenção de clientes

A retenção de clientes é fundamental para o sucesso de uma agência de comunicação. Quando esse índice está dentro do normal, demonstra que o trabalho está sendo entregue com qualidade e agradando os consumidores. Isso traz segurança para o negócio e permite planejar o futuro com mais clareza.

Por outro lado, quando a retenção é baixa, indica a falta de qualidade no serviço ou no relacionamento. Isso gera custos para o negócio, pois encontrar novos clientes é um processo demorado e caro, já que os investimentos em marketing, por exemplo, aumentam.

As agências que têm um relacionamento saudável com seus clientes compreendem as necessidades e melhoram as entregas, o que gera novas oportunidades de trabalho. Já aquelas que queimam sua carteira de clientes todos os anos invariavelmente perdem lucros.

Alta rotatividade de colaboradores

A alta rotatividade de colaboradores é um grande problema para as agências, pois afeta significativamente a lucratividade. Contratar e integrar novos profissionais para substituir os membros da equipe é um processo caro e demorado.

Os custos da rotatividade podem ser tangíveis, como nas indenizações e nos gastos de recrutamento, e intangíveis, pois geram perda de produtividade, tempo de treinamento, clientes perdidos e, às vezes, baixa moral na equipe que permanece. As agências que recrutam e mantêm boas equipes costumam ser mais bem-sucedidas e lucrativas que seus concorrentes.

Qual é o papel da gestão nos resultados financeiros da empresa?

Uma boa gestão para agências é fundamental para controlar e otimizar os resultados financeiros da empresa. Afinal, grande parte do sucesso de um negócio acompanha a capacidade de administrar os diferentes recursos e processos, garantindo a melhor produtividade.

Por meio de bons métodos de gestão, é possível manter os colaboradores motivados e engajados com a agência. Para isso, é preciso ter habilidade com relacionamentos, conduzir a comunicação de forma humanizada e definir claramente os objetivos. Com metas plausíveis e desafiadoras, os profissionais tendem a aumentar o comprometimento e a qualidade dos serviços.

A gestão também precisa se preocupar com a retenção, seja de clientes, seja de colaboradores. Ela deve acompanhar o relacionamento com os consumidores, verificando se os projetos são entregues dentro dos prazos estipulados e com qualidade.

Além disso, ela deve acompanhar o crescimento dos profissionais dentro da agência. Trabalhar em uma empresa que não oferece oportunidades é um dos grandes motivos para procurar um novo emprego. Portanto, os gestores precisam de habilidade para oferecer desafios para a carreira dos colaboradores e mantê-los no negócio.

Como monitorar o fluxo de caixa e detectar gargalos no processo de produção?

O fluxo de caixa é um dos passos essenciais para melhorar a detecção de gargalos que fazem o negócio perder dinheiro. Ele é um mecanismo de administração do setor financeiro das empresas que se baseia na entrada e saída de receita, considerando suas respectivas datas.

Sendo assim, entendemos que essa é uma ferramenta que registra todas as movimentações financeiras da agência e as razões pelas quais elas ocorreram. Essas informações são fundamentais para entender quais processos estão trazendo o retorno esperado, quais gastos estão elevados e outros aspectos importantes relativos à parte financeira.

Por meio dessa análise aprofundada, os gestores entendem que determinados setores não estão oferecendo a qualidade esperada e que estão prejudicando a lucratividade do negócio. Quando determinado setor não atinge o nível pretendido, é preciso entender o que é necessário para otimizar os processos e aumentar a rentabilidade desse setor.


6 razões que fazem sua empresa afundar: como evitá-las?

Para facilitar a compreensão sobre o tema, vamos apresentar 6 razões que fazem um negócio perder dinheiro. Confira!

1. Não investir em tecnologia

A tecnologia e as ferramentas que ela oferece trazem diversos benefícios para qualquer empresa. Por meio desses recursos é possível garantir mais produtividade, seja pela automação dos processos, seja pelo controle maior sobre os dados.

Quando uma agência não investe em tecnologia, ela deixa escapar oportunidades de crescimento e, consequentemente, perde dinheiro. Portanto, é fundamental encontrar as ferramentas tecnológicas corretas, que tragam melhoria para os processos, tanto em agilidade quanto em precisão, e aproveitar as possibilidades que elas criam.

2. Não investir em treinamento

Os colaboradores são parte vital para o sucesso do negócio, sendo assim, eles necessitam de motivação e capacitação para entregar um serviço de qualidade. Os treinamentos são uma forma de trazer mais conhecimento e engajamento, permitindo que os profissionais se desenvolvam.

Esse investimento aumenta a produtividade da equipe, trazendo bons resultados em diversas áreas. Com entregas mais qualificadas, a agência tende a aumentar a retenção de clientes, garantindo mais segurança financeira para crescer.

3. Ignorar a gestão

A gestão é fundamental para que o negócio atinja todo o seu potencial, sem perder dinheiro e oportunidades. Ela é importante em diversas etapas da agência, como na produtividade, nas finanças e em outros processos importantes para o crescimento da empresa.

É possível, por exemplo, criar um timesheet, um sistema que tem como finalidade melhorar a gestão de tempo ao registrar a duração de execução de determinada atividade. Dessa maneira, o gestor entende o que é necessário para entregar cada tipo de projeto, permitindo uma previsão financeira mais precisa.

4. Não investir na retenção de clientes

A retenção de clientes deve ser um dos focos da empresa, pois ela aumenta a previsibilidade dos ganhos e traz mais reputação para o negócio. Existem várias estratégias que contribuem para aumentar esse índice, como manter um bom relacionamento, entregar projetos de qualidade, entre outras.

O importante é prestar atenção a esse trabalho, pois é muito mais vantajoso investir na manutenção dos clientes do que na captação. Uma opção é trabalhar com o fee mensal, que funciona como uma mensalidade entre cliente e agência, visando a entrega de um conjunto de serviços. Isso traz previsibilidade e uma renda recorrente para o negócio.

5. Misturar finanças pessoais e as da empresa

Esse é um erro bastante comum em diversas empresas. Ao administrar um negócio, é fundamental entender que existe o seu dinheiro e o dinheiro da agência. Basta um pequeno descuido e finanças pessoais e empresariais se tornam uma só, o que prejudica diretamente a saúde financeira do empreendimento.

A mistura nas contas dificulta o controle financeiro do negócio, pois torna difícil entender os gastos e planejar o futuro. Portanto, a separação dessas finanças contribui para detectar os erros e processos que precisam de aperfeiçoamento, facilitando a gestão do negócio.

6. Não fazer o planejamento financeiro

Outro erro fatal é não fazer o planejamento financeiro. Administrar as finanças exige tempo, dedicação e conhecimento, portanto, é comum ver gestores deixando essa etapa de lado. Essa não é uma prática recomendada, pois prejudica a análise do cenário em busca dos melhores resultados.

Quando esse planejamento não é feito, a empresa tende a perder muito dinheiro, pois gastos são feitos de forma desordenada, sendo mais difícil entender o que é de fato lucro. Portanto, vale a pena investir nessa etapa de trabalho e identificar oportunidades e ameaças.

Neste artigo, vimos algumas razões que fazem a sua empresa perder dinheiro e como identificá-las. A gestão é fundamental para reduzir as perdas financeiras e trazer mais competitividade para o negócio. Portanto, vale a pena cuidar de todos os aspectos, a fim de garantir as melhores oportunidades e bons resultados para a agência.

O Studio é um recurso importante para otimizar os resultados da agência por meio de uma gestão mais eficaz e organizada. Quer saber como aproveitar os benefícios que ele oferece? Faça seu cadastro e experimente nossas ferramentas gratuitamente!


Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.