LinkedIn: 17 dicas incríveis para você ter um perfil campeão

Para ter um bom perfil no LinkedIn vários fatores devem ser levados em consideração. Descubra tudo que você precisa fazer para ter um perfil campeão!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O LinkedIn é uma rede social focada em negócios. Por isso, esse é o espaço da internet para você trabalhar o seu marketing pessoal e conseguir novas oportunidades de negócios.

São tantas pessoas, possibilidades e oportunidades reunidas em apenas um lugar que é um desperdício você não prestar atenção ao seu perfil no LinkedIn

Nele, você pode adquirir novos conhecimentos, conhecer bons profissionais que agregam valor ao seu trabalho e participar de discussões que o ajudarão a alavancar a sua carreira profissional.

Mas atenção: o LinkedIn não é uma rede social que deve ser usada apenas por quem está procurando emprego. Duvida? Então veja agora 17 segredos de um perfil no LinkedIn que podem mudar a sua imagem no mercado:

Continue a leitura e veja, em detalhes, como colocar em prática cada um desses segredos!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    1. Mantenha seu perfil atualizado

    Criar o seu perfil é apenas o primeiro passo para marcar presença nessa rede social. Para ser bem-sucedido em promover sua imagem é preciso atualizar a sua página.

    Não basta apenas escolher uma boa foto e preencher parte das informações. Para ter um perfil campeão, atualize o seu perfil no LinkedIn sempre que houver uma nova informação.

    Fez um curso novo, participou de algum treinamento, ganhou um prêmio ou tem alguma nova informação profissional? Inclua todas as novidades na sua conta.

    Se possível, poste fotos dos eventos que você participa e marque outros usuários da rede. Isso vai agregar valor ao seu perfil.

    E lembre-se: nunca abandone seu perfil. Ser bem-sucedido nessa rede social depende de você!

    2. Utilize uma boa foto de perfil

    Independentemente de você ser tímido ou extrovertido é preciso ter clareza de que um perfil sem foto não é o mais atrativo. Isso é um fato, e faz muita diferença na hora de ter o perfil encontrado no LinkedIn.

    Essa é uma rede social diferente das outras. Por isso, na maioria das vezes, a foto que você usa no Instagram, no WhatsApp, no Twitter ou no Facebook não são adequadas para o seu perfil no LinkedIn.

    Para ter uma foto apropriada na sua página, procure uma imagem em que você tenha uma aparência profissional adequada e que esteja nítida. Pense em qual impressão você passará para as pessoas que avaliarão o seu perfil.

    Assim como tudo que será postado no LinkedIn, a sua foto tem o poder de mostrar que você é um profissional de excelência, e não um amador.

    3. Escolha uma boa imagem de capa

    Assim como o Facebook e o Twitter, você tem a possibilidade de colocar uma imagem de capa no seu perfil e tornar a sua página no LinkedIn mais atrativa aos visitantes.

    Por isso, use com sabedoria esse recurso. Ele tem o objetivo de melhorar a sua comunicação, e pode despertar a curiosidade das pessoas que vão visitar o seu perfil no LinkedIn.

    Uma dica é postar imagens que retratem os seus valores, tenham relação com você ou mostrem qual é a sua postura profissional. Nesse momento, deixe a criatividade fluir e faça uma boa escolha.

    Lembre-se que essa imagem precisa medir 1400×425 pixels e ser menor do que 4MB.

    4. Capriche no resumo

    Nessa seção, você tem a oportunidade de se descrever em 2 mil caracteres. Assim, apresente para o mundo como você espera que as pessoas te vejam. Para utilizá-lo da melhor maneira possível, siga este roteiro:

    • apresente-se;
    • fale sobre seus interesses profissionais;
    • defina sua área de atuação;
    • fale o que te motiva;
    • inclua informações de contato.

    5. Faça bom uso de palavras-chave

    Como você já deve saber, o LinkedIn conta com um grande número de usuários espalhados pelo mundo todo. Então, como você conseguirá se destacar no meio de tantos profissionais?

    Uma dica é fazer o uso de palavras-chave, tanto no seu resumo como no seu título profissional. Assim, as suas chances de ser encontrado por quem tem interesse no seu perfil são maiores.

    Para escolher a palavra-chave mais apropriada, pense no seu ramo de atuação e no que as pessoas interessadas buscariam. Isso vai variar de acordo com a sua área de atuação e função.

    6. Defina seu título profissional

    Uma das informações mais importantes de um perfil no LinkedIn é o título profissional. Afinal, ele é um dos principais responsáveis por atrair visitantes e fazer com que leiam o seu perfil.

    Essa informação é tão importante que se encontra logo abaixo do seu nome, e uma boa maneira de usar esse espaço é colocando a sua função (que pode ser a sua palavra-chave) e o seu local de trabalho.

    7. Capriche na sua experiência profissional

    Na hora de criar o coração do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Além de incluir as datas específicas sobre o período que você trabalhou em cada empresa, liste detalhadamente todas as atividades desenvolvidas no cargo.

    A riqueza dos detalhes nesse ponto pode ser o diferencial para um possível avaliador, headhunter ou até mesmo um profissional da área em busca de novas conexões para fazer networking.

    8. Personalize a URL do seu perfil

    Compartilhar seu perfil do LinkedIn em seu currículo ou na assinatura do e-mail pode ser um pouco complicado sem uma URL amigável.

    Por isso, acesse o painel de edição de perfil e modifique a URL destino da sua página para um termo que lembre seu trabalho, marca, empresa ou seu próprio nome. Abaixo listamos alguns exemplos para inserir depois de “br.linkedin.com/in”:

    • /seunome/
    • /suaempresa/
    • /suamarca/
    • /umamensagemespecífica/

    9. Solicite recomendações

    No LinkedIn, as recomendações que suas conexões enviam sobre você são extremamente valiosas.

    Caso você não tenha recebido nenhuma até o momento, uma ótima alternativa para conquistar algumas é começar escrevendo recomendações para pessoas que você tenha trabalhado. Ao criar recomendações sem pedir nada em troca, as pessoas se sentirão mais abertas para retribuir a ação.

    Se isso não adiantar, nada impede que você solicite formalmente para alguns conhecidos, pessoas que estudaram com você ou colegas de trabalho, para que eles escrevam recomendações em seu perfil.

    10. Liste suas habilidades

    Utilize a aba de habilidades a seu favor. Liste pelo menos 5 delas em seu perfil e deixe que suas conexões te avaliem. Assim como as recomendações, você não poderá se avaliar, apenas criar a lista.

    Para ganhar pontos em suas habilidades, utilize uma estratégia semelhante à utilizada para garimpar novas recomendações.

    Visite diversos perfis e comece a listar as principais habilidades de seus conhecidos que sejam verdadeiras. Nessa aba, o LinkedIn também permite que você crie uma habilidade para um contato, caso ele ainda não a tenha listada.

    A seção de habilidades é extremamente relevante para o seu perfil, então não a deixe em branco. Ao mesmo tempo, não inclua quaisquer informações apenas para preencher espaço.

    11. Siga empresas e faça parte de grupos

    Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Assim, participe de discussões construtivas sobre temas que você conheça e que despertem o seu interesse.

    Esse tipo de conversa te auxiliará a ganhar visibilidade, além de ajudá-lo a se posicionar perante outros profissionais da área.

    Outra dica para ficar atualizado no que acontece no mercado é seguir o perfil de algumas empresas que sejam referência em seu segmento.

    12. Não participe de discussões desnecessárias

    Como já vimos, participar de discussões construtivas, ou seja, em que diferentes pessoas apresentam de modo saudável opiniões distintas de um assunto profissional, ajuda você a ganhar visibilidade no LinkedIn.

    Por outro lado, se envolver em discussões desnecessárias, como brigar por causa de política, tentar obrigar outras pessoas a aceitarem a sua opinião como a certa ou simplesmente ficar batendo boca sem respeitar os outros membros do grupo, prejudica, e muito, a sua imagem.

    Além de ser uma situação muito chata, as pessoas verão você como inconveniente, e isso pode afetar novas oportunidades de networking.

    Em resumo: seja participativo, mas tome cuidado com a imagem que vai passar a outras pessoas.

    13. Customize os convites para novas conexões

    Diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, você não precisa conhecer alguém para querer que ela faça parte de sua rede de conexões. Como dito, adicionar pessoas que trabalham na mesma área que você é uma ótima maneira de fazer networking.

    Quando for solicitar uma nova conexão, certifique-se de se apresentar devidamente e deixar claro por que você deseja fazer parte da rede de contatos da pessoa.

    14. Não cometa erros de português

    Pode torcer o nariz, você não está entrando em uma rede social comum.

    Diferentemente do Twitter e do Facebook, em que pouco importa a forma como você se comunica com seus amigos e com o mundo, no LinkedIn o buraco é mais embaixo.

    É essencial ter cuidado redobrado para todo conteúdo que você incluir em seu perfil. Certifique-se que não existem erros de digitação, concordância e de português em nenhuma das áreas onde você especifica sua experiência ou em seu resumo pessoal.

    Assim como em qualquer outro momento de sua vida profissional, erros de português serão prejudiciais para sua imagem.

    15. Não minta

    Esse é um dos segredos mais importantes para o bom uso do LinkedIn: não mentir — nunca, em momento algum.

    Não minta para parecer melhor e não minta para parecer menos pior. A sua mentira mais cedo ou mais tarde vai ser descoberta e, no lugar de proporcionar um crescimento profissional para você, diminuirá a sua credibilidade no mercado.

    16. Poste bons conteúdos

    Uma boa maneira de sempre manter o seu perfil no LinkedIn atrativo é escrevendo e publicando artigos de assuntos que você domina.

    Assim, você pode compartilhar com outros a sua experiência profissional, atrair as pessoas certas para a sua página e mostrar o que os outros profissionais estão procurando.

    17. Faça bom uso das mensagens do LinkedIn

    Manter uma boa comunicação com os seus contatos é um modo eficiente de saber o que as pessoas que chegam até o seu perfil estão buscando. Para isso, use o espaço de mensagens do LinkedIn e conheça os seus contatos.

    Esse espaço também serve para agradecer as recomendações que você recebe. Ser cordial contribui para que você tenha uma boa imagem.

    Chegamos ao fim da linha, mas tenho certeza que os segredos para ter um perfil imbatível no LinkedIn serão uteis para você. Esteja sempre antenado, compartilhe conteúdos pertinentes, seja engajado e desfrute dos benefícios dessa rede social.

    Quer saber mais? Então, baixe nosso guia completo sobre marketing no LinkedIn!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.