Por Raphael Pires

Publicado em 5 de março de 2020. | Atualizado em 16 de março de 2020


Os períodos sazonais são fatores externos que influenciam os resultados de uma empresa. Saber aproveitar as oportunidades nos momentos de alta e estar preparado para enfrentar a fase de baixa é essencial para a saúde do negócio. Veja como lidar com o assunto!

ilustração sobre períodos sazonais
Você se prepara para períodos sazonais na agência?

Um dos segredos do sucesso de um negócio é aproveitar os períodos sazonais. Embora isso pareça um desafio, ajuda a aumentar a probabilidade de conseguir novos clientes e, consequentemente, a lucratividade do negócio.

Pensando nisso, elaboramos um material com as principais dicas para quem pretende aproveitar a sazonalidade e otimizar os processos. Neste post, você pode dar uma espiada no conteúdo do ebook para ter uma noção da qualidade do material especial que preparamos. É possível já baixar o arquivo aqui embaixo ou acompanhar o artigo até o final. Vamos nessa?

O que é sazonalidade?

A sazonalidade se refere aos fatores externos que influenciam os resultados comerciais de uma empresa. Ela ocorre quando um produto, por exemplo, vende mais no verão, por causa do calor, e menos nos dias mais frios. Portanto, podem ser positivos e negativos.

Desse modo, é bom estar preparado para aproveitar as oportunidades nos momentos de alta, potencializando a capacidade do empreendimento e aproveitando a fase boa. Do mesmo modo, é essencial estar preparado para as épocas que não são favoráveis, pois, caso o planejamento não seja feito, o efeito no faturamento mensal pode ser muito prejudicial.

Como a sazonalidade funciona nas agências?

Assim como em vários outros ramos, as agências também são atingidas pela sazonalidade, sendo que a oferta de seus produtos e serviços pode aumentar ou diminuir de acordo com o período do ano. Estar atento às datas comemorativas é uma forma de aproveitar oportunidades.

Com lidar com os períodos sazonais?

A seguir, confira algumas dicas importantes para lidar com esses momentos da maneira mais efetiva.

Faça um planejamento

Ao fazer um bom planejamento no começo do ano, é possível montar uma estratégia para tirar bom proveito dos momentos de alta e evitar que os meses ruins prejudiquem os resultados.

Considere imprevistos

Os imprevistos fazem parte da rotina. Planeje ações para serem realizadas quando a primeira ideia não der certo. Se você planejou vender muito em determinado mês, mas ele não foi como o esperado, saiba o que será feito para repor esse desfalque.

Delegue as tarefas corretamente

Isso é fundamental para que tudo funcione de forma correta. Um único colaborador não deve ficar responsável por muitas etapas do serviço, sendo mais produtivo encontrar maneiras de dividir o trabalho.

Atente-se aos prazos

Se estamos falando de períodos sazonais, precisamos dar atenção aos prazos. Um conteúdo produzido para determinada data precisa ser entregue na data acertada, pois, caso contrário, perderá a utilidade.

Identifique oportunidades de mercado

Os períodos sazonais não estão limitados às datas comemorativas. Eventos em sua cidade ou outros fatores podem ajudar a empresa. Portanto, é bom identificar outras oportunidades de mercado.

Alinhe os objetivos de todos da agência

O trabalho dos membros da agência deve estar de acordo com os objetivos do negócio. Faça um planejamento para que todos saibam como serão as campanhas e que o trabalho flua de modo mais ágil.

Neste texto, falamos resumidamente sobre alguns tópicos que você encontrará no ebook, mas não para por aí. Ao baixá-lo, você vai conferir outras dicas e entender de forma detalhada como estar preparado para os períodos sazonais.

Gostou do tema? Então confira nosso material completo e saiba TUDO sobre como se planejar para todos os períodos sazonais na sua agência!

Baixar ebook Períodos Sazonais: como agilizar suas entregas com um bom planejamento

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *