Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 11 de abril de 2018. | Atualizado em 17 de dezembro de 2018


Saiba como fazer pesquisas avançadas de imagem pelo Google e transforme essa ferramenta em uma fonte de análise e tráfego valiosa. Confira!

O Google Imagens é um dos mecanismos alternativos de busca do Google, assim como as pesquisas de vídeo, notícias, shopping, livros e mapas.

Por meio dele, as pessoas podem encontrar sites, conteúdos ou fotos específicas usando os resultados de imagens em vez de textos e links.

É o caso, por exemplo, de buscas por referências de decoração, roupas, pratos de comida ou fotos de algum famoso ou evento.

Uma particularidade do Google Imagens é a possibilidade de fazer uma pesquisa não só por palavras-chave. Veja abaixo as diversas maneiras de pesquisar!

Como fazer pesquisa de imagem no Google?

Existem 4 formas de pesquisas por imagens no Google. Abaixo nós iremos explicar cada uma delas.

Pesquisa por URL

Agora você pode iniciar uma procura por meio de uma imagem, desde que seja enviada do seu computador ou por meio de um URL de uma outra imagem da web.

Veja abaixo como pesquisar imagem no Google:

  1. Vá para o Google Imagens e clique no ícone de câmera:google imagem
  2. Você terá acesso à tela abaixo, na caixa de texto, insira a URL da imagem que você quer pesquisar:
  3. google-imagensPronto! Você terá informações sobre a imagem como a fonte, palavras-chave ligadas a ela, além de outras opções de tamanho:

google imagem

Pesquisa por upload de imagem

A pesquisa de imagem por upload funciona de forma parecida com a por meio de URL. Confira o passo a passo!

  1. Você acessa novamente o Google Imagens e clica no ícone de câmera:
  2. google-imagensAgora, em vez de inserir a URL, clique na outra opção, “Envie uma imagem” e depois clique em “Escolher arquivo”:google-imagens
  3. Você automaticamente vai ter acesso às pastas do seu computador, selecione a imagem que você quer pesquisar:google-imagens
  4. Agora o Google pesquisará sua imagem e pronto! Você terá acesso à mesma tela e informações de quando pesquisou por URL.

Arrastar e soltar uma imagem na caixa de pesquisa

Para pesquisar por upload, você pode pular a etapa de clicar para procurar o arquivo e simplesmente arrastar a imagem direto da pasta do seu computador para a caixa de pesquisas do Google:

google-imagens

Clicar com o botão direito em uma imagem

Quando você estiver em um site, ver uma ilustração ou foto e querer saber mais a respeito, nem precisa copiar a URL ou salvar a imagem em seu computador para fazer a pesquisa reversa!

Se você estiver usando o Chrome ou o Mozilla Firefox, com um simples clique, é possível usar a busca por imagens.

Veja o passo a passo:

  1. Sobre a imagem, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Procurar imagem no Google”:
  2. google-imagensPronto! Uma nova guia será aberta com todas as informações sobre a imagem pesquisada:

google-imagens

Ferramentas de pesquisa de imagem

Além da pesquisa reversa, o Google Imagens oferece diversas ferramentas para você filtrar a busca e encontrar resultados mais precisos. Você tem acesso a elas na barra acima dos resultados, clicando em “Ferramentas”, como no print:

google-imagens

Nas opções, você poderá selecionar:

  • Tamanho: escolha entre opções predeterminadas de resolução (Grande, Médio e Pequeno), determine o tamanho mínimo para sua imagem na opção “Maior que” ou determine um tamanho exato para o seu resultado na opção “Exatamente…”);

google-imagens

  • Tempo: determine a idade do seu resultado, escolhendo entre “Em qualquer data”, “Nas últimas 24 horas”, “Na última semana” ou defina um intervalo de tempo exato em “Intervalo personalizado”;

google-imagens

  • Procure imagens parecidas ou encontre mais tamanhos na terceira opção, selecionando entre “Aparência similar” ou “Mais tamanhos”;

google-imagens

  • Direitos de uso: escolha quais imagens você vai ver conforme os direitos de uso, ideal principalmente para quem está procurando imagens de uso livre para um post ou peça.

google-imagens

Por que as imagens do seu site precisam aparecer nesses resultados de busca?

Preparamos uma breve lista com 4 razões para comprovar que o seu site ou blog podem crescer se forem otimizados para o Google Imagens.

Confira nas próximas linhas!

Produz um crescimento mais rápido no ranqueamento

Uma vantagem do Google Imagens é que, ao fazer apenas uma simples rolagem no mouse para descer a tela, dezenas de resultados são exibidos — algo em torno de 30 a 40 imagens.

Logo, as chances de o público ser impactado pelas imagens do seu site são bem maiores do que nas pesquisas textuais, que comportam 10 resultados por página (sendo que as pessoas raramente avançam para a segunda ou terceira página).

Possibilita aparecer nos resultados de pesquisa de texto

Um detalhe do funcionamento que pode ser considerado um benefício é a chance de uma imagem do seu site aparecer nos resultados globais de pesquisa.

Se você costuma utilizar o Google, já deve ter notado que, para algumas buscas, as imagens são exibidas antes, ao lado ou entre os resultados de links.

Por exemplo, se você for ao Google e fizer uma pesquisa por “Quentin Tarantino” (famoso diretor de filmes, como Os Oito Odiados e Pulp Fiction), verá que as fotos dele aparecem ao lado dos links.

Gera mais tráfego para o site ou blog

Se você pode aparecer mais rapidamente no topo dos resultados de pesquisa e ainda tem a possibilidade de exibir suas imagens nos resultados de texto, é natural que o tráfego em seu site ou blog seja maior.

Mais do que um caminho alternativo, o Google Imagens é uma fonte complementar de visitantes, assim como são as redes sociais, o e-mail e outros canais indiretos.

Os segredos do tráfego orgânico

Melhora experiência de consumo de conteúdo

Esse é um benefício mais voltado para os visitantes. Quando você utiliza e otimiza as imagens em seus conteúdos, pode-se melhorar a experiência dos usuários de 3 maneiras:

  1. Oferece uma opção a mais de imagem para uma determinada pesquisa: se você postar uma foto, meme, montagem ou ilustração própria, há uma boa chance de atrair visitantes por ser algo novo, ou seja, com ângulo, visão, cores e contextos diferentes das demais imagens sobre o mesmo assunto;
  2. Torna o entendimento do conteúdo mais lúdico: as imagens ajudam a ilustrar e a explicar tutoriais e conceitos mais complexos;
  3. Promove a acessibilidade: quando as imagens não são carregadas, o Google exibe as tags alt text (veremos mais sobre elas mais à frente) para descrever o conteúdo da imagem aos leitores. No caso de deficientes visuais, essa mesma tag poderá ser lida por programas que falam o conteúdo dos sites. Assim, as imagens ficam acessíveis a todo tipo de público.

Conclusão

O Google Imagens é uma rota interessante de ser explorada para atrair mais tráfego para o seu site ou blog.

Enquanto a maioria das páginas focam nos resultados de busca textuais ou de vídeos, você pode crescer se otimizar suas imagens do jeito certo.

Agora, o próximo passo é saber escolher as fotos e figuras para tornar os seus posts mais atrativos e engajadores.

Por isso, indicamos a leitura do nosso artigo com os 103 melhores bancos de imagem gratuitos para você achar as melhores imagens para os seus posts!

Tamanho de imagem nas redes sociais

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *