Tráfego no Pinterest: aprenda como usar a rede social para conseguir mais visitas para o seu blog

Pinterest para gerar tráfego

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quando falamos em conseguir tráfego para um blog, conseguimos pensar de cabeça em muitas opções: Google, Email Marketing, Facebook, Mídias Pagas… e o Pinterest? Você já pensou que a rede social dos pins pode ser uma fonte de tráfego incrível para o seu blog?

Peraí… você está falando sério? O Pinterest não é apenas para imagens e segmentos específicos, como moda e beleza? Como eu poderia usar o Pinterest na minha área?

Esse pensamento já passou na cabeça de muitos profissionais de Marketing quando o Pinterest é mencionado. E esse erro está custando muitas visitas valiosas para o seu blog.

O Pinterest não é interessante só porque ele já tem mais de 170 milhões de usuários. Ele é interessante porque estamos falando de um público altamente engajado.

As pessoas usam a rede social para planejar suas vidas, eventos, sonhos, compras futuras… essa lista é enorme! Além disso, o Pinterest tem um potencial altíssimo de viralização com as imagens que você colocar por lá.

Existe também outro motivo importante (e talvez um dos fatores mais interessantes): a sua concorrência provavelmente não está lá.

O que isso significa?

Isso mesmo que você está pensando.

Menos competição, mais possibilidade de atingir o seu público e divulgar o seu conteúdo. Pense no número de empresas brasileiras que você conhece que usam o Facebook. Quantas empresas brasileiras você conhece que usam o Pinterest ativamente? Você deve ter pensado em um número pequeno, não é mesmo? Esse é o meu ponto!

Usar o Pinterest é sair na frente. Ele é um pote de ouro de visitas para o seu blog e vamos ensinar você como você pode transformar o Pinterest em uma das principais fontes de tráfego para a sua empresa.

Se isso tudo ainda não te convenceu, temos alguns outros dados relevantes (retirados daqui):

  • 93% dos Pinadores usam o Pinterest para planejar compras
  • 87% dos Pinadores compraram algo devido ao conteúdo que viram no Pinterest
  • 72% dos Pinadores afirmaram que o Pinterest os apresenta a novas marcas e serviços
  • 10 bilhões de recomendações são feitas todos os dias

Vamos descobrir como gerar tráfego com o Pinterest e usá-lo na sua estratégia de Marketing Digital?

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Keen App: o que é e como funciona a nova rede social do Google concorrente do Pinterest

Vamos do começo… o seu perfil já está otimizado?

Otimizar o seu perfil é o primeiro passo. Afinal, ele precisa ser encontrado pelos usuários e pelo Google. Use o nome que você normalmente usa nos seus outros perfis nas redes sociais. Se isso não for possível, escolha um username que seja fácil e simples de ser encontrado.

A imagem de perfil que você escolher também deve fazer com que o usuário reconheça facilmente a sua marca.

O seu perfil no Pinterest deve ter foco. Isso quer dizer que você não deve atirar para todo lado. Se seu blog é sobre Marketing, você não vai criar pins sobre moda ou comida só porque eles são alguns dos tópicos mais populares do Pinterest.

Você deve apostar em um nicho específico e criar conteúdo na rede social que converse com esse nicho.

Outro ponto importante é que você deve criar o seu perfil como um perfil corporativo. Além disso criar mais autoridade do que um perfil pessoal, com um perfil corporativo você consegue verificar sua conta (ou seja, comprovar que aquele perfil é mesmo da sua empresa) e ter acesso ao Pinterest Analytics, que te dá dados valiosos com as principais métricas que você deve analisar no seu perfil.

Dica de ouro: o Pinterest tem um blog voltado para empresas, o Pinterest for Business, onde eles postam dicas e atualizações na rede social. Vale a pena ficar de olho por lá!

Tamanho de imagem nas redes sociais

Entenda como funciona o algoritmo do Pinterest

Sim, o Pinterest também tem um algoritmo!

Ele não é apenas uma rede social. O Pinterest também tem um mecanismo de buscas chamado de Smart Feed, é ele que determina o que o usuário verá em seu feed.

O Pinterest escolhe entre repins dos usuários que você segue, pins relacionados e pins que podem ser do seu interesse.

Mas como ele decide o que mostrar? Basicamente, o Pinterest leva em conta alguns fatores:

  • Qualidade do domínio (Use uma conta empresarial no Pinterest e verifique seu site!)
  • Qualidade do Pin (que é determinada pela popularidade do seu pin)
  • Qualidade do Pinador (você está postando bons pins? Você tem uma frequência de postagem? Os seus seguidores gostam dos seus pins?)
  • Relevância (seus pins são importantes para o usuário? Você pode criar mais relevância para seu perfil otimizando seus pins para SEO. Vamos falar disso daqui a pouco!)

Ok, até aqui você já entendeu o que o Pinterest considera em seu algoritmo para mostrar seus pins para os usuários. Agora vamos aprender como gerar tráfego com o Pinterest!

As 10 melhores dicas para gerar tráfego com o Pinterest

Antes de tudo, tenha em mente de que no Pinterest você precisa pensar de forma estratégica sobre o seu conteúdo.

As pessoas podem fazer pins do seu conteúdo mesmo que você não tenha uma conta na rede social, então faça um planejamento do seu conteúdo e tenha uma estratégia eficaz de Marketing de Conteúdo.

1. Otimize suas imagens para SEO

Faça uma descrição das suas imagens, oferecendo contexto e um pouco de informação. Isso é o que chamamos em SEO de alt tag. O algoritmo do Pinterest lerá essa alt tag e entenderá melhor o conteúdo da sua imagem, então é muito importante que todas as suas imagens estejam otimizadas com uma breve descrição.

Não se esqueça também de adicionar as palavras-chave relevantes! É através delas que o usuário encontrará a sua imagem na rede social.

Guia do SEO 2.0

2. NUNCA se esqueça de redirecionar o usuário ao seu site

Muitas empresas erram aqui! Quando subir um pin na rede social, nunca se esqueça de preencher a fonte (source) do pin com o endereço do seu blog.

Se você se esquecer disso, você perderá todo o tráfego e as visitas que aquele pin poderia te trazer!

3. Aposte em imagens verticais

A maioria dos usuários do Pinterest usam a rede social em seus smartphones. Dessa forma, imagens verticais são mais interessantes por performar melhor em mobile.

Além disso, em imagens verticais você consegue colocar mais informações e contar melhores histórias, como em infográficos, que são um formato de conteúdo que trazem resultados muito legais no Pinterest!

4. Engaje com a sua comunidade e ouça o que eles estão dizendo sobre a sua marca

O Pinterest é uma rede social em que as pessoas contam histórias. É claro que você pode subir pins e controlar o que você está postando, mas você não consegue interferir no que os outros Pinadores estão postando sobre você.

Como o Pinterest é baseado na criação de pins de conteúdos que os usuários acham interessante, o que você pode fazer é descobrir quais conteúdos do seu blog são os mais pinados pelos usuários.

E aí vem a dica de ouro! Usando www.pinterest.com/source/url (substitua url aqui com o endereço do seu blog. Se eu quero descobrir o que os usuários estão pinando sobre a gente, por exemplo, eu vou acessar https://br.pinterest.com/source/marketingdeconteudo.com/)

Pronto! Agora você sabe o que os usuários do Pinterest estão falando sobre você dentro da rede social. Use isso como uma oportunidade de ouvir a sua comunidade e criar conteúdo similar, que você sabe que será do interesse do seu público.

5. Crie uma frequência de postagem

O algoritmo do Pinterest leva em conta se você está ativo frequentemente na rede social, então passe cerca de 10 a 15 minutos por dia criando pins e interagindo com outros usuários.

Segundo uma pesquisa da Quintly, um usuário comum faz cerca de 18 pins por dia! Isso é muito mais conteúdo e muito mais tempo dentro do site do que em outras redes sociais. Aproveite essa questão e coloque a sua marca lá dentro.

Mas cuidado para não fazer spam, hein? Você precisa ter uma frequência de uso, mas isso não quer dizer que você precisa criar pins em todos os minutos do dia.

Kit Calendarios de Marketing

5. Crie descrições interessantes

Já falamos da importância de otimizar as imagens que você subir no Pinterest para SEO. Normalmente, colocar o título do post e uma pequena descrição já é o suficiente, mas você pode fazer mais do que isso para conseguir ainda mais engajamento na rede social.

Faça uma descrição útil e que ajude o usuário a entender de forma objetiva qual é o conteúdo que ele vai encontrar naquele pin. Explique em duas frases as principais informações do blog post e, então, inclua um CTA convidando o usuário a ler mais sobre o assunto no seu blog.

Você também pode usar hashtags que achar interessantes e não se esqueça das palavras-chave!

Afinal, queremos visitas e tráfego, não é mesmo?

6. Inclua texto na suas imagens

Vamos combinar: assim como em outras redes sociais, no Pinterest você também vai precisar lutar para conseguir a atenção do usuário. Uma boa ideia para gerar tráfego é adicionar texto às suas imagens, como no exemplo abaixo:

Imagens com texto no Pinterest

Imagem via Persuation Nation.

Isso ajuda o visitante a saber exatamente qual será o assunto do seu texto e chama muito mais a atenção do que uma simples imagem. E ainda é muito fácil de fazer! Você pode usar ferramentas como o Canva para te ajudar nessa tarefa.

7.  Inclua um botão Salvar no seu blog

Essa dica também é muito fácil e simples de ser executada!

Se você quer tráfego no Pinterest, estimular o compartilhamento do seu conteúdo é essencial.

E uma das formais mais legais de fazer isso é adicionando um botão Salvar no seu blog!

Botão de Pin

O botão Salvar aparecerá dessa forma nas imagens do seu blog:

Botão de Pin nas imagens do blog

O botão Salvar funciona quase como um marketing boca a boca. Ele é uma maneira do usuário dizer que gostou tanto do seu conteúdo que decidiu compartilhá-lo com os seus seguidores no Pinterest. Além disso, segundo o próprio Pinterest, ele pode levar MUITO tráfego para o seu site. Muito simples, né?

Aqui você confere como adicionar o botão Salvar no seu blog.

9. Pense na psicologia das cores

Em uma rede social tão visual quanto o Pinterest, você precisa pensar bastante em que tipo de conteúdo você estará mostrando para o seu público. Entender a psicologia das cores vai ajudar você a escolher melhor as suas imagens.

A Curalate analisou mais de 500 mil pins. Veja no infográfico abaixo o que eles descobriram:

Ou seja: o visual importa. Muito!

10. Siga pessoas e marcas influentes

Já é comprovado de que quando você segue e cria interações com um usuário em uma rede social, as chances dele te seguir e engajar com o seu conteúdo de volta são MUITO maiores.

Selecione uma lista interessante de empresas e pessoas para seguir e compartilhe também o conteúdo deles. Não faça do seu perfil apenas uma maneira de promover a sua marca: compartilhando conteúdo interessante de outras pessoas você vai atrair muito mais usuários interessados no que você postar no Pinterest.

O próprio Pinterest fará sugestões de quem você pode seguir, baseado em um conteúdo similar ao seu. Interaja com esses perfis!

Guia Completo do Pinterest para Empresas

Bônus final: Não se esqueça de analisar tudo isso!

Ufa! Você chegou até o final do texto e tenho certeza que agora você já está muito mais preparado para começar a gerar tráfego com o Pinterest.

Eu só tenho uma dica final para dar para você: não deixe o Pinterest Analytics de lado! Ele pode te dar informações muito valiosas sobre sua estratégia no Pinterest e por lá você descobrirá se seus esforços estão dando resultado.

Ele te dá métricas gerais de alcance e do crescimento do perfil. Você também pode investigar mais a fundo suas impressões, dados de pins salvos, cliques para seu site e os interesses do seu público-alvo:

Métricas no Pinterest
Métricas no Pinterest
Pessoas alcançadas no Pinterest

Espero que você tenha aprendido muito sobre o Pinterest! Lembre-se sempre:

Keep calm and start pinning

Até a próxima! 🙂

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.