7 passos para elaborar um plano de carreira que leve ao sucesso

Plano de Carreira

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você sabe o que é um plano de carreira? Neste post, ensinaremos a você o que é e quais são os passos essenciais para que a sua carreira obtenha sucesso.

Basicamente, o plano de carreira é um conjunto de metas e de etapas para que a pessoa atinja objetivos específicos em pequeno, médio e longo prazo.

O plano deve servir como um direcionamento que visa o crescimento profissional. Assim, a pessoa pode alcançar cargos melhores e mais estáveis dentro da sua empresa ou em outra instituição.

Porém, o profissional deve ser paciente, persistente e disciplinado, visto que é um processo gradativo que normalmente possui muitos obstáculos.

Para que seu processo tenha o menor número de problemas, listamos 7 passos essenciais para criar um plano de carreira.

Está pronto para mudar o futuro da sua carreira? Então continue a leitura:

Como elaborar um plano de carreira de sucesso

1. Tenha um objetivo claro

Como em tudo, o plano de carreira também deve contar com objetivos claros. Isso faz com que você saiba exatamente aonde deseja chegar.

Um problema comum acontece quando os profissionais vão apenas “levando”. Diferentemente da música de Zeca Pagodinho, devemos evitar deixar a vida nos levar.

Se nós somos levados, não saberemos o que nos esperará no futuro.

Um problema comum é confundir nossos objetivos e não chegar em lugar nenhum. Embora objetivos abrangentes sejam interessantes, eles não conseguem exprimir com clareza o que, de fato, queremos.

Por exemplo: o desejo de se aposentar aos 50 anos. Ainda que esse seja um desejo interessante, você precisa focar naquilo que é necessário para atingir tal meta.

Uma meta mais clara, então, seria assumir um cargo de diretoria na atual empresa. Você percebe que, dessa maneira, é mais fácil saber por onde caminhar?

Então, não se esqueça: tenha um objetivo claro e palpável.

2. Conte com metas em curto e médio prazo

É certo que não conhecemos o que nos espera e que somos surpreendidos com frequência.

Porém, isso não deve fazer com que não tenhamos metas — principalmente as que são mais palpáveis.

Em um 1º momento, dissemos qual é a direção que queremos ir. Agora, precisamos tomar os primeiros passos rumo a esse objetivo.

Para chegarmos ao ponto desejado, não devemos apenas pensar em longo prazo; devemos dar os primeiros passos hoje para que consigamos chegar lá na frente.

Então, lembre-se de qual é o lugar ocupado por você. Independentemente do cargo que você tenha hoje, é possível chegar aonde deseja. Porém, os passos serão diferentes.

Por exemplo: se você é um zelador ou faz parte da equipe de limpeza, os seus primeiros passos serão diferentes daqueles que embora ocupem uma posição inferior da almejada, já que estão no meio que desejam.

De toda maneira, analise:

  • quais ações você pode fazer nesse momento para atingir os seus objetivos;
  • o que você não pode fazer, por não depender de você ou que não tenha os recursos financeiros suficientes;
  • o que falta para que você consiga tudo o que precisa para cumprir o item anterior.

Em resumo, o que depender de você, faça! O que não depender deve ser planejado até que se supere os empecilhos.

Para que você não se perca no caminho, é muito importante estipular os prazos.

3. Estipule prazos para cumprir cada etapa

Não adiantará de nada contar com metas em pequeno e médio prazo se você não estipular prazos.

Eles servem para que você possa estar sempre motivado e dar o próximo passo em direção ao objetivo desejado.

Para isso, porém, use prazos adequados. Caso você dê muito tempo para cumprir as tarefas previstas, você poderá, simplesmente, deixar de cumpri-las.

Por outro lado, caso os prazos sejam muito curtos, talvez não consiga atingir os objetivos e se sentirá frustrado. E isso poderá fazer com que você abandone todo o projeto.

Para que isso não aconteça, pense em quanto tempo será necessário para cumprir cada meta. Não somente isso: conte com problemas que podem acontecer na caminhada. Assim, os seus prazos estarão estipulados de maneira ideal.

4. Verifique pontos fortes e fracos

Outro ponto muito importante é verificar os seus pontos fortes e fracos. Só dessa maneira você será capaz de traçar quais são os caminhos mais adequados para que a sua carreira atinja os objetivos traçados.

Em 1º lugar, faça uma análise crítica para entender se o seu perfil está adequado em relação ao que é esperado no ramo de trabalho desejado.

Muitas vezes, são nos pontos fortes que devemos dar a nossa maior atenção. Embora possamos atingir um nível aceitável em outras áreas, são nossas habilidades naturais que nos fazem mais reconhecidos.

Dessa forma, utilize boa parte do seu tempo para que os seus talentos sejam ainda mais apurados. Veja quais são os melhores cursos, livros e exercícios e inclua tudo isso no seu plano de metas.

Por outro lado, algumas vezes temos pontos fracos que fazem com que nossas melhores práticas fiquem encobertas. Isso acontece, por exemplo, com profissionais que possuem dificuldade para trabalhar em grupo, para se organizar ou para expressar as suas ideias em público.

Em todos esses casos, você deve se planejar para que esses pontos sejam corrigidos. Atualmente, as grandes empresas dão grande atenção para organização, trabalho em equipe e oralidade.

Além desses pontos, outros podem ser necessários dependendo do seu ramo de trabalho. Então, avalie aquilo que é básico e corra atrás para que esses pontos não desvaneçam os seus pontos positivos.

Da mesma forma que você fez com os pontos positivos, coloque prazos para corrigir o que ainda não está legal na sua vida profissional.

5. Seja persistente

É importante não desistir. Quando você pensar em não usar mais o seu plano de carreira, lembre-se dos seus principais objetivos.

Atingir os sonhos profissionais, como em qualquer área, não é fácil e exige dedicação e esforço.

Por isso, não desista caso você tenha dificuldade nos primeiros passos. A persistência é fundamental para que você esteja pronto para atingir os melhores cargos no futuro.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Plano de trabalho: o que é, como fazer e dicas de sucesso

6. Atualize o seu plano quando preciso

Em algum momento será necessário atualizar o seu plano de carreira. Isso poderá acontecer por diversos motivos, como mudanças:

  • nos objetivos;
  • das exigências do mercado;
  • dos pontos fracos e fortes;
  • nos cursos e atividades acadêmicas.

Como vimos, muitos fatores podem fazer com que o seu plano seja modificado. Alguns deles de maneira drástica, como mudanças de objetivos. Outros, farão com que apenas alguns pontos sofram alterações, como as exigências do mercado.

O mais importante é compreender que você pode fazer alterações no seu plano para que ele esteja mais consistente com o mercado, com a empresa e com a sua autoavaliação.

7. Avalie o seu plano de carreira

Nada melhor do que ver os frutos da sua dedicação e do seu trabalho, não é mesmo? Por isso, é importante avaliar o seu plano de carreira.

Ainda que pareça difícil, a tarefa consiste apenas em comemorar tudo o que foi positivo e aprender com os erros.

Aqui mora o perigo. Diversas pessoas desanimam com os problemas que tiveram. Em vez disso, use-os para alterar a forma com que você tem agido ou mesmo algum ponto no plano.

Como é a carreira em marketing

Você já possui uma carreira em marketing ou quer começar? Para ajudar no seu plano de carreira, veja a importância da especialização, as áreas de maior prestígio e as principais oportunidades:

A importância da especialização

Para que você atinja os objetivos na área de marketing, considere fazer uma especialização. Como ela, você terá:

  • formação formal e completa em todas as áreas importantes do mercado. Isso fará com que seu conhecimento não esteja particionado ou condicionado apenas ao que você acha interessante;
  • entendimento das novidades na área. Isso fará com que suas práticas estejam conectadas ao que já é feito e estudado por grandes profissionais;
  • tempo para refletir sobre outras necessidades que você, como profissional, necessita.

As áreas de maior prestígio

O marketing possui muitas áreas de prestígio. Os profissionais podem encontrar formas interessantes de exercer a sua profissão, como:

Todas essas áreas podem ser consideradas em alta e modernas. Sendo assim, caso você queira exercer qualquer uma delas, estará em postos interessantes.

As tendências e as oportunidades do mercado

As especializações também são úteis para entrar em mercados especializados, como marketing de moda, esportivo ou educacional.

Além de entender sobre o comportamento normal dos usuários e das ferramentas, é necessário saber como esse público interage com as empresas. Para isso, deve-se entendê-lo profundamente.

Mais do que isso, pequenos e médios negócios também estão interessadas no marketing de atração. Assim, criar conteúdos interessantes e relevantes para o seu público é algo valioso para as empresas.

Por fim, como o número de usuários mobile só aumenta, profissionais capacitados para criar campanhas específicas para essa grande parcela do mercado também é bem-vinda pelas empresas.

Agora que você terminou a leitura, está na hora de colocar tudo isso em prática e fazer o seu plano de carreira.

Faça com calma e intensa reflexão para que ele possa exprimir as suas principais necessidades e mostre o tempo adequado para saná-las.

Além de aprender sobre o plano de carreira, o que você acha de ver as 9 lições de Frank Underwood para profissionais de marketing digital? Nos vemos lá!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.