Plataformas de marketplace: o que levar em consideração e quais as melhores opções do mercado

As plataformas de marketplace funcionam como shoppings virtuais, em que diversas lojas podem exibir e comercializar seus produtos. Para ajudar você a escolher a melhor plataforma, vamos listar o que deve ser levado em consideração e apresentar as principais opções no mercado.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

[Atualizado: Outubro 2023]

Por que você realiza compras pela internet? A maioria esmagadora dos consumidores aponta o preço, a comodidade e a facilidade de comparar produtos como motivações para realizar compras online.

O que isso nos diz é que, além da questão do preço, proporcionar uma boa experiência ao consumidor é a principal vantagem competitiva a ser explorada nesse mercado.

Para alcançar esse objetivo, durante a montagem de seu negócio, é essencial escolher a melhor plataforma de marketplace para vender seus produtos. Afinal, uma de suas funções é facilitar e otimizar o processo de compra.

Existem alguns critérios que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão. Ao longo deste post, vamos enumerá-los, além de falar da importância de usar plataformas de marketplace e indicar as principais opções do mercado. Acompanhe!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Em uma pesquisa realizada pela All in47% dos entrevistados afirmaram preferir fazer compras em plataformas de marketplace do que utilizar ferramentas de busca.

    Só esse número já é suficiente para resumir as vantagens de usar marketplaces de serviços e comércio. Com a entrada de profissionais e empresas nesse mercado, alinhados ao crescimento do interesse de público, o varejo digital brasileiro hoje já representa 12% do total de mercado.

    As plataformas de marketplace são, essencialmente, uma forma de colaboração mútua. Ao adotá-las, os donos de empresas de todos os tamanhos e profissionais de diversas áreas têm uma excelente oportunidade de expor seus produtos e serviços, aumentar a visibilidade da marca e potencializar o volume de vendas.

    Lembra quando falamos da importância da experiência do consumidor para uma estratégia de marketing capaz de competir com a concorrência?

    Pois bem, uma das principais vantagens de vender em um desses “shopping virtuais” é a praticidade que eles oferecem para o comprador, o que torna mais provável sua satisfação ao final da transação.

    Outra vantagem é a possibilidade de elevar a reputação de uma empresa, especialmente, as que estão começando suas atividades ou ainda não se firmaram no mercado.

    Isso porque, ao associar sua marca a uma plataforma de marketplace — que, presumivelmente, é vista com credibilidade pelo consumidor —, o lojista vai diminuir as desistências causadas por falta de confiança.

    Custos consideravelmente menores

    Além dos benefícios já citados, outro motivo pelo qual os empreendedores devem considerar se ligar a um marketplace são seus custos, consideravelmente menores se comparados às outras opções.

    Uma vez que questões como desenvolvimento, programação e hospedagem são tratadas pela empresa que gerencia a plataforma, você têm mais dinheiro e tempo para investir em outras frentes.

    As vantagens para marketplaces de serviço

    Junto com a explosão dos marketplaces comerciais, várias plataformas de serviço começaram a surgir. Porém, elas demoraram um pouco mais para captar o interesse e, principalmente a confiança do público.

    Esse processo foi possível com a robustez cada vez maior dessas opções, que oferecem contratação simples e segura de serviços em diversas áreas de atuação.

    Hoje, marketplaces de serviço são plataformas capazes de facilitar os dois lados dessa negociação:

    • do lado da empresa ou profissional, permite mostrar seu trabalho para milhares de pessoas, com ferramentas eficientes de gestão de prazos e comunicação;
    • do lado do cliente, permite encontrar os profissionais que se destacam sem sair de casa, analisando desempenho, opiniões e valores para decidir o que melhor se encaixa em suas necessidades.

    O que considerar na hora de escolher uma plataforma?

    Como você pode presumir, considerando a enorme demanda de mercado, existem múltiplas opções de plataformas de marketplace. Então, como dito lá no início do texto, escolher a melhor opção para o seu negócio é um fator crucial para o sucesso.

    Mas como tomar essa decisão? Antes de tudo, é preciso traçar toda a sua estratégia e observar quais critérios a seguir são mais importantes para você.

    Confira as funcionalidades da plataforma

    Para atender à enorme variedade de comércios eletrônicos, existem plataformas direcionadas a nichos de mercado específicos.

    Assim, entendendo bem o objetivo do seu negócio, é necessário observar se as funcionalidades oferecidas pelo marketplace atendem às suas necessidades.

    Vamos imaginar, por exemplo, que o seu comércio esteja inserido no mercado de venda de joias. Para realizar uma boa apresentação do produto e converter vendas, é crucial que a plataforma suporte imagens de ótima qualidade.

    Afinal, é preciso proporcionar ao comprador a visualização dos detalhes do item. Além disso, também é importante permitir o zoom com boa resolução e a rotação de imagens.

    Em outro cenário hipotético, em que o negócio é voltado para a venda de livros, a resolução e visualização tornam-se menos importantes. Por outro lado, é imprescindível contar com um design organizado, facilitando a leitura dos resumos dos livros e avaliações de outros leitores.

    Então, o mais importante é selecionar uma plataforma que seja eficiente para o desenvolvimento das características de sua loja.

    Avalie o atendimento e suporte oferecidos

    Nada é pior para um comerciante do que ter problemas que afetam o funcionamento ideal de sua loja. Por isso, antes de escolher sua plataforma, avalie como ela lida com a resolução de problemas e como pode oferecer suporte em caso de distúrbios técnicos ou imprevistos.

    É fundamental que a plataforma tenha um atendimento eficiente. Não por acaso, a grande vantagem da venda online sobre as lojas físicas é o funcionamento ininterrupto.

    Sendo assim, o serviço de atendimento deve estar sempre disponível para solucionar suas dúvidas e problemas, preferencialmente, também de forma não interrompida. Outros pontos para avaliar a qualidade do atendimento oferecido são:

    • variedade de canais de suporte ao lojista;
    • transparência no status da resolução de um problema;
    • fácil acesso a uma página FAQ.

    Observe a otimização do SEO e os serviços oferecidos

    Contar com uma loja bem otimizada para SEO pode ser a diferença entre ser ou não ser encontrado em buscadores de pesquisa.

    Um SEO bem trabalhado é essencial para o sucesso de estratégias de marketing digital. Com isso em mente, observe pontos como o tempo de carregamento da página e a responsividade para aparelhos mobile.

    Além do mais, procure saber se a plataforma oferece serviços como controle de estoque e integração com outros endereços virtuais que sua loja possa ter. Para facilitar o processo de checkout, certifique-se de que será ofertada uma variedade razoável de formas de pagamento.

    Quais são as principais opções no mercado?

    Mesmo sabendo o que analisar, decidir a melhor plataforma de marketplace não é das tarefas mais fáceis. Para facilitar, vamos apresentar as principais opções atualmente.

    Mercado Livre

    O Mercado Livre é a iniciação de muitas pessoas no mundo do comércio online. Em atividade no Brasil desde 1999, essa plataforma já conta com a confiança do público geral.

    Lá, é possível vender praticamente todo tipo de produto, começando com o preço mínimo de 6 reais. O cadastro extremamente simples é um de seus diferenciais.

    Quando se fala em custo-benefício, o Mercado Livre também salta aos olhos. Você não precisa pagar nenhuma taxa para anunciar por lá, embora seja preciso certo investimento para impulsionar a visibilidade de seus anúncios.

    BW2

    A B2W nada mais é do que a fusão de gigantes. Ela simplesmente reúne as Lojas Americanas, o Submarino e o Shoptime.

    Só aí, já dá para notar que a visibilidade e confiança é um de seus principais diferenciais, concorda? O tráfego da B2W é imenso, o que potencializa as chances de novos clientes se depararem com a sua loja.

    Para se cadastrar na plataforma, há algumas exigências. É preciso contar com um eCNPJ, mostrar-se capaz de emitir nota fiscal eletrônica, e apresentar a Certidão Negativa de Débitos. Incluindo o valor do frete, é cobrada uma taxa fixa de 16% em cima de cada transação finalizada.

    Magazine Luiza

    Investindo em estratégias de crescimento nos últimos anos, a Magalu, como é conhecida a plataforma digital da Magazine Luiza, assumiu posição de certo destaque no cenário de marketplaces no Brasil. São mais de 35 milhões de acessos por mês.

    Para ser aceito na plataforma, é preciso passar por uma avaliação interna. As empresas interessadas devem contar com, pelo menos, um ano de existência, além de um CNPJ regularizado e a necessidade de estar em dia com a Receita Federal.

    Sobre cada compra realizada na plataforma, é cobrada uma taxa de 13%, que pode variar, dependendo das opções de parcelamento oferecidas ao comprador.

    Amazon

    Quando o assunto é vendas online, a Amazon certamente se destaca. A empresa, que se tornou a mais valiosa do mundo no início de 2019, continua explorando formas de expansão de suas atividades.

    Em 2017, abriu espaço em seu marketplace para vendedores independentes, cobrando taxas bem abaixo da média do mercado.

    Para usar a plataforma da Amazon, o empreendedor digital pode optar por dois planos: um cobra a taxa fixa de 2 reais por venda, enquanto o outro estabelece um valor mensal de 19 reais.

    Nas duas opções, são cobrados 10% sobre cada item vendido. O processo legal para utilizar a plataforma é simples. É possível vender mesmo sem ter um CNPJ.

    Netshoes

    A Netshoes é a maior plataforma de materiais esportivos da América Latina, o que a torna uma excelente opção para quem trabalha com artigos de moda fitness ou produtos voltados para a prática de esportes.

    A simplicidade para aderir ao marketplace da Netshoes é uma de suas principais vantagens. Basta realizar um cadastro com suas informações, aguardar aprovação e, logo, poderá criar seu catálogo na plataforma.

    Toda a cobrança é feita a partir de comissões impostas sobre vendas, então, não há mensalidade ou taxa de adesão.

    Walmart

    Como falar de marketplace sem mencionar o Walmart? Trata-se da maior empresa de varejo do mundo, com uma imagem tão consolidada que os consumidores não pensam duas vezes antes de confiar em lojas vinculadas ao seu nome.

    Para aderir, é preciso realizar um cadastro mais detalhado, especificando a área de atuação e a presença de mercado da empresa.

    O Walmart também não cobra taxa de adesão ou mensalidade. Sua única forma de captação é a porcentagem imposta sobre as vendas de produtos.

    Uma desvantagem considerável, porém, é a maneira como a loja recebe seus pagamentos: eles acontecem apenas uma vez ao mês e são efetuados apenas 60 dias após a compra.

    Quais são os principais marketplaces de serviços?

    Se você é profissional ou tem uma empresa que oferece serviços a clientes, existem várias opções que conectam clientes e prestadores de forma simples e eficiente. Veja as opções mais utilizadas no Brasil.

    GetNinjas

    O GetNinjas é uma das plataformas mais antigas de marketplace no Brasil, oferecendo todo tipo de serviço: diarista, mudança, eventos, pintura, assistência tecnológica entre muitos outros.

    A grande vantagem do GetNinjafs é que você pode visualizar todos os serviços disponíveis e investir apenas nos que interessam, ficando no fim com 100% do valor negociado entre você e o cliente.

    Fiverr

    O Fiverr é um marketplace de serviços que se destacou nos Estados Unidos e já funciona também no Brasil. É voltado para freelancers com foco em serviços digitais, como design, criação de sites e outros.

    No Fiverr, você recebe por projeto e tem o valor acordado disponível instantaneamente assim que o cliente aprova. É uma garantia de sustentabilidade de carreira sem precisar ficar cobrando o pagamento por conta própria.

    Hotmart

    A Hotmart é um tipo diferente de marketplace de serviço: ele é voltado para oferta de conhecimento como produto. Isso significa que você pode criar e distribuir cursos, aulas, dicas e vender para milhões de potenciais compradores.

    A plataforma conta com toda a estrutura para montar suas aulas sem conhecimento em programação e não cobra taxa de adesão ou mensalidades.

    Encontre um Nerd

    Como o próprio nome sugere, a Encontre um Nerd é um marketplace voltado para prestação de serviços de TI e informática.

    Se você tem experiência na área, pode encontrar clientes para expandir seu portfólio ou até encontrar novas oportunidades de consolidação de carreira.

    WriterAccess

    A WriterAccess é uma das plataformas mais utilizadas para Marketing de Conteúdo nos EUA e recentemente foi adquirida pela brasileira Rock Content.

    Atraindo empresas de todos os setores e tamanhos, oferece inúmeras oportunidades para profissionais nas áreas de produção de conteúdo, seja texto, design, vídeo e adjacentes.

    Na plataforma, é possível se candidatar para projetos e comunicar-se diretamente com o cliente, incluindo a possibilidade de negociar valores.

    Utilizar plataformas de marketplace para vender seus produtos ou prestar serviços é uma prática muito comum hoje. Ao adotá-la, o empreendedor pode contar com diversos benefícios, incluindo o aumento de visibilidade, autoridade e alcance de sua loja.

    Para alcançar esse sucesso todo, é crucial levar em consideração esses aspectos na hora de definir qual opção é melhor para você.

    Que tal conhecer a melhor alternativa de marketplace de serviços no mercado para quem gosta de produzir conteúdo? Faça parte da rede de talentos WriterAccess hoje mesmo!

    Utilizar plataformas de marketplace para vender seus produtos é uma prática muito comum no comércio online. Ao adotá-la, o empreendedor pode contar com diversos benefícios, incluindo o aumento de visibilidade, autoridade e alcance de sua loja.

    Para alcançar esse sucesso todo, é crucial levar em consideração esses aspectos na hora de definir qual opção é melhor para você.

    E então, pronto para analisar e decidir a melhor opção de marketplace para o seu negócio? Aproveite que está por aqui e continue seu aprendizado! Confira este artigo com 7 dicas para você potencializar suas vendas na internet. Vamos lá!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.