Google mostrará episódios de podcasts nos resultados de busca

O Google anunciou que serão apresentados episódios de podcasts nas páginas de busca, tornando-se possível ouvi-los individualmente no próprio buscador.

Podcasts no Google

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você ainda não se convenceu do potencial dos podcasts, talvez esse seja um momento interessante para saber que o Google tem se mostrado bem confiante em relação a esse tipo de conteúdo. 

E, caso você faça parte do crescente grupo de pessoas que consomem diariamente o formato, vai ficar muito feliz em saber que o maior buscador do mundo decidiu apresentar episódios de podcasts nas próprias páginas de resultado.

O pronunciamento sobre a novidade foi feito na quinta-feira, dia 8 de agosto, e a funcionalidade já está disponível para as buscas em inglês localizadas nos Estados Unidos.

Quer saber mais como funcionará o streaming de áudio pelo Google e quais serão os efeitos dessa grande mudança? Então continue a leitura e fique inteirado sobre o assunto!

Como ouvir podcasts na página do Google?

Antes de explicarmos como funcionará a novidade, é importante falar um pouco sobre como funciona a pesquisa por podcasts atualmente no buscador. Nessas situações, ainda é preciso especificar o formato desejado, digitando a palavra-chave mais o termo “podcast”. 

Ou seja, uma pesquisa como: “podcast sobre Marketing Digital”, era uma das únicas formas possíveis de encontrar algum episódio ou podcast que contenha essa KW no título.

Com essa mudança, para qualquer busca — desde que exista algum material em áudio de qualidade e relacionado ao tema — será possível encontrar podcasts rankeando na SERP.

Veja o exemplo retirado da notícia produzida pelo The Verge:

Vale lembrar também que a empresa de tecnologia confirmou que essa modificação também estará disponível para o Google Assistant. Dessa forma, será ainda mais fácil ouvir um podcast, e, até mesmo, conhecer novos sobre os temas que o agradam. 

Como rankear os podcasts no Google?

Partindo para uma visão mais prática, a grande pergunta que surge é: como conseguir rankear bem com um podcast?

E, para responder isso, Zack Reneau-Wedeen, product manager do Google Podcasts, afirmou que serão levados alguns critérios em conta, como:

Apesar de parecerem um pouco vagos, esses três pontos podem ser um bom parâmetro se combinados com outros conhecimentos de SEO que temos conquistado até então. Partindo dessa perspectiva, a qualidade do conteúdo estará relacionada a questão técnica de produção do conteúdo, mas também poderá ter muito a ver com o seu alinhamento com a intenção do usuário.

Outro exemplo seria a autoridade do podcast, que pode estar vinculada a força do domínio de origem, podendo ser ele um grande produtor de conteúdos digitais ou simplesmente uma marca já consolidada no mercado. Esse último poderia ser ilustrado com o caso da Fini, empresa reconhecida por suas balas de goma e que iniciou neste ano o projeto FiniCast.

Além disso, um fator extremamente importante para o rankeamento de podcasts no Google é a presença de um Feed RSS dos episódios, de forma que será possível conseguir uma indexação automática do buscador

Isso acontece porque o algoritmo de busca não consegue ler diretamente o áudio e, por esse motivo, os conteúdos passam, primeiramente, por um processo de transcriação pela plataforma. De acordo com o próprio Google, mais de 2 milhões de episódios já foram indexados.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
Pesquisa por voz: saiba como voice search impacta no SEO
Áudio Marketing: 6 formas que o áudio pode melhorar seus resultados
Como rankear em primeiro no Google para qualquer palavra-chave?

Quais as possíveis consequências do rankeamento de podcasts?

Como apresentado, uma das grandes preocupações dos produtores de podcasts será a conquista de boas posições na SERP e isso poderá dar origem a efeitos colaterais, principalmente nos próprios ouvintes.

Será que os podcasts otimizados conseguirão manter a sua naturalidade? Ou se tornarão longos áudios com palavras-chave a cada 5 minutos? Seria mais uma movimentação a favor da midiatização desses conteúdos? Eles ficariam chatos, cansativos ou padronizados demais?

Ainda é muito cedo para formular respostas para essas perguntas, mas tomando como base o universo da otimização para textos, podemos inferir que tudo isso poderá acontecer, mas não de forma generalizada. Serão produzidos conteúdos bons ou ruins, otimizados em excesso ou não.

Fora isso, o Google já conhece muito bem práticas como o keyword stuffing e outras consideradas como black hat, e, para isso, ele já confirmou que serão feitas penalizações de acordo com a gravidade da ação.

Indo além das questões de SEO, essa novidade revela o caminho pelo qual o comportamento do consumidor tem tomado nos últimos anos e de que modo os imperativos da urgência, facilidade e hipersegmentação tem se confirmado cada vez mais presentes na sociedade.

Se você gostou de ficar por dentro dessa novidade, aproveite para se inspirar sobre o mundo dos áudios com os 10 melhores podcasts para seguir!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.