podcast para seguir

10 podcasts que você precisa começar a seguir

O nosso tempo é cada vez mais indispensável e precisamos fazer bom uso dele. Para conseguir aprender sobre assuntos importantes de maneira prática e fácil, esse formato pode ser muito útil. Por isso, é importante conhecer alguns podcasts para seguir e se informar com conteúdo rico e de qualidade.

Os podcasts – que já fazem muito sucesso nos Estados Unidos – vão, aos poucos, se popularizando no Brasil. Característico pela sua praticidade e facilidade de ser consumido, esses programas de áudio podem ser um excelente companheiro para quem busca aprender e se informar nas horas vagas.

Apesar do entretenimento ainda ser a principal motivação para escutar um podcast, o aprendizado e a procura por informações aparecem logo em seguida como razões para baixar ou ouvir esses conteúdos por streaming. Portanto, para quem quer tornar o seu tempo vago mais produtivo, esse formato é uma ótima opção.

Então, que tal conferir alguns podcasts para seguir? Listamos os dez melhores programas que você deve acompanhar de perto para aliar aprendizado e entretenimento em um só conteúdo e otimizar os seus momentos de relaxamento. Confira!

O crescimento dos podcasts no Brasil

Nos Estados Unidos, país onde o formato ganhou notoriedade e se fortaleceu a partir de 2014, as estatísticas indicam que 44% da população já ouviu algum podcast e os números aumentam ano após ano. Já no Brasil, o crescimento vem acontecendo apenas mais recentemente.

Por aqui, o primeiro podcast surgiu em 2004, com o Digital Minds, e hoje já são mais de 250 mil programas disponibilizados nesse formato.

De acordo com dados da ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), pouco mais da metade dos usuários ouve episódios diariamente, criando uma grande demanda no setor.

Além disso, pouco mais de 45% dos ouvintes acompanham cinco ou mais podcasts e 62% dos entrevistados ouvem apenas os programas nacionais.

Outro dado interessante é a quantidade de usuários que ouvem todo o conteúdo disponível, chegando aos 91%, o que indica a qualidade do que é disponibilizado nas plataformas.

Ao serem disponibilizados em plataformas populares de streaming – como o Spotify e o Deezer –, além de surgirem maiores investimentos dos grandes portais de comunicação em diferentes programas nesse formato, a tendência é que os podcasts se consolidem cada vez mais no Brasil.

Os 10 melhores podcasts para seguir

Para ajudar você a encontrar os melhores podcasts para seguir, fizemos uma lista com os 10 melhores programas para você.

Afinal, em uma rotina cada vez mais corrida, é fundamental selecionar muito bem o conteúdo que você vai consumir, certo? Por isso, separamos os programas que vão tornar o seu tempo livre mais produtivo. Confira!

1. Braincast

Semanalmente, os apresentadores abordam temas variados sobre o mundo do marketing, tornando assuntos importantes e discussões profundas sobre o futuro desse mercado mais descontraídas e facilitando o entendimento de quem acompanha esse podcast.

A ideia é sempre debater sobre assuntos que tenham a ver com tecnologia, cultura digital, inovação, negócios e, é claro, criatividade.

O Braincast é uma excelente opção para quem busca aprender sobre esses importantes temas em nosso dia a dia enquanto tem algumas horas disponíveis em meio a uma rotina corrida.

2 . De Cabeça

O marketing digital é uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade e é fundamental estar atento aos principais assuntos e novidades sobre a área.

Por isso, o podcast De Cabeça é uma excelente opção para quem quer ter acesso a um conteúdo rico e rápido sobre uma importante estratégia para o sucesso de qualquer negócio.

Para quem está administrando um negócio próprio e precisa de mais conhecimento sobre esses assuntos, esse podcast é extremamente recomendável.

Seus episódios abordam áreas do marketing, indo de dicas sobre a utilização do Google Adwords nas suas plataformas, passando por debates sobre a importância do omnichannel, até dicas de como abrir um e-commerce de sucesso.

3. Marchwill

Por mais prático e rápido seja um podcast, nem sempre é possível encontrar tempo para ouvir todos esses programas em algum momento do dia a dia, principalmente se forem muito extensos.

Esse problema é solucionado com o Marchwill. Com ele, você vai ter acesso a conteúdos ricos sobre tecnologia e os impactos dessas inovações e ferramentas em nossas relações profissionais e até mesmo pessoais.

O grande diferencial desse podcast, porém, é a objetividade das conversas e debates realizados no programa. Por mais importante que seja um assunto, o apresentador raramente ultrapassa os 30 minutos de duração, mas sempre executando um papel educativo e de qualidade para quem busca mais informações sobre tecnologia.

4. Lidercast

Para quem administra um negócio próprio ou ocupa um cargo de gestão, o Lidercast pode ser uma ótima ferramenta de aprendizado para lidar com questões importantes do cotidiano de quem tem muitas responsabilidades.

O programa aborda temas fundamentais para o sucesso de um gestor, que vão do empreendedorismo até desafios psicológicos.

Sempre com um convidado, o apresentador consegue tocar em temas sensíveis sobre gestão e liderança de forma prática e eficiente.

Buscando sempre oferecer um conteúdo rico, o podcast tem como objetivo apresentar histórias, dicas, desafios e inovações para quem quer crescer profissionalmente.

5. Vida de Trainee

Apesar de ser um podcast voltado para quem está iniciando a carreira, o Vida de Trainee aborda assuntos importantes do mercado de trabalho que são válidos até mesmo para quem já tem mais experiência profissional. Afinal, o setor está em constante evolução e é importante sempre ficar antenado.

Muitos episódios são compostos por dicas de como se destacar em entrevistas, por exemplo, mas é possível encontrar conteúdos relevantes para outras abordagens.

Técnicas utilizadas para aumentar o foco e, consequentemente, a performance do seu dia a dia e a importância de cultura organizacional são alguns dos temas debatidos nesse programa.

6. Xadrez Verbal

O formato do podcast permite que você o utilize para se aprofundar em assuntos mais importantes sem que seja necessário dispensar muito tempo ou dedicação para isso.

O Xadrez Verbal, por exemplo, propõe debates e conversas sobre a política internacional de maneira descontraída e fácil de ser absorvida.

Afinal, é preciso ficar antenado ao que está acontecendo em outros países, inclusive por conta dos impactos que isso pode gerar na economia mundial ou mesmo do Brasil.

Os apresentadores conseguem transformar um assunto muitas vezes complicado em programas descontraídos e enriquecedores.

7. Data Science

Os dados e informações são cada vez mais fundamentais para o sucesso de estratégias de marketing. Porém, não é um assunto tão simples de aprender, especialmente quando não se tem muito tempo disponível.

O Data Science, no entanto, consegue abordar temas importantes desse setor de maneira didática e simples.

Com entrevistas e conversas com profissionais da área de Ciências de Dados, o podcast busca esclarecer assuntos mais complexos, mas que podem ser importantes para os mais variados tipos de negócio.

Além disso, aborda temas mais amplos e úteis, como dicas de como construir uma cultura de dados em uma empresa.

8. The Tim Ferriss Show

Para quem tem familiaridade com conteúdo em inglês e quer saber mais sobre produtividade e tomada de decisão, o The Tim Ferriss Show – um dos podcasts mais ouvidos no mundo – é uma excelente opção. 

Sempre recebendo convidados com relevância em suas respectivas áreas de atuação, o apresentador ajuda você a entender quais foram os processos necessários para que essas pessoas construíssem uma carreira de sucesso.

9. The Minimalists

Também em inglês, o The Minimalists é outro programa que faz muito sucesso no exterior e aborda assuntos relacionados ao conceito mais amplo de minimalismo, ou seja, de como viver melhor com menos coisas.

Apesar de parecer um assunto mais abrangente sobre o impacto do ser humano no meio ambiente e ações de sustentabilidade, o podcast aborda outras questões importantes, como os desafios de quem está começando uma empresa própria ou da importância de encontrar paixão em seu trabalho diário.

10. Código Aberto

Entender as tendências e desafios do futuro da mídia, tecnologia e comunicação é primordial para conseguir adotar estratégias inovadoras e eficientes dentro do seu negócio, independentemente da área de atuação. E é justamente isso que o Código Aberto aborda em seus episódios.

O podcast sempre conta com a participação de um convidado que, geralmente, é um profissional influente no mercado.

No programa, são debatidas as experiências e ideias sobre o futuro do mercado com gerente de redes sociais, de um banco ou até mesmo do diretor de inovação e transformação digital em empresa de tecnologia. Um conteúdo enriquecedor para quem está em busca de tendências do mercado.

Os podcasts podem ser muito úteis para quem não tem tanto tempo disponível para aprender sobre temas relevantes para o ambiente profissional. Com opções para todos os gostos e preferências, agora é mais fácil ter acesso a conteúdos ricos como esses listados acima.

Agora que você já conheceu algumas opções de podcasts para seguir, já sabe sobre o crescimento desses programas no Brasil e como eles podem contribuir para o seu desenvolvimento como profissional, que tal entender como utilizar esse formato para engajar a sua audiência?

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo